MANUAL DA ORDEM PÚBLICA

Rio de Janeiro, 18 de Janeiro de 2012


OPERAÇÃO CHOQUE DE ORDEM


Os movimentos sociais do bairro de Ipanema vêm reivindicando ações em prol da melhoria de qualidade de vida, relativas à segurança e, conseqüentemente, ao meio-ambiente.

Nosso bairro tem sofrido entre outros agravantes, estes, relatados a seguir:

1- grande densidade demográfica;
2- circulação maciça de ônibus e outros veículos;
3- deseducação da população com relação ao lixo, pichações e pouco comportamento social.

Dessa forma, no sentido de apoiar e incentivar a OPERAÇÃO CHOQUE DE ORDEM da Prefeitura do Rio de Janeiro, toma-se a iniciativa de transcrever neste espaço, o MANUAL DE ORDEM URBANA que foi lançado quando do início daquele projeto chamado ainda de IPABACANA:

1- NÃO ANDAR COM CACHORRO SEM COLEIRA, E NÃO DEIXAR DE RECOLHER SUAS FEZES. POR QUÊ?
O animal de estimação merece todo o carinho, e o passeio é muito saudável, porém, esse passeio não pode ser um incômodo para os outros.

2- NÃO ESTACIONAR O CARRO NA CALÇADA. POR QUÊ?
Calçada é feita para o pedestre. Você já imaginou a dificuldade de um cadeirante ou de uma mãe com carrinho de bebê ao andar em uma calçada tomada de carros?

3- ANDAR DE BICICLETA NA CICLOVIA E NÃO ESQUECER O CAPACETE.
POR QUÊ?
Por motivos de segurança. BICICLETA NA CALÇADA OU NA ÁREA DE
LAZER PODE PROVOCAR ACIDENTE.

4- NÃO DAR DINHEIRO PARA MENORES DE RUA. POR QUÊ?
Lugar de criança é na escola. A criança em sinal, ou mesmo no meio da rua
Pedindo dinheiro, provavelmente está sendo explorada por terceiros ou mesmo
pelos pais.

5- NÃO JOGAR LIXO NA RUA. POR QUE?
Quem acaba pagando a limpeza desse lixo é você, com seus impostos . Além,disso piora a imagem de nossa cidade, emporcalhando as ruas e entupindo bueiros.

6- NÃO COMPRAR MERCADORIAS SEM SABER A PROCEDÊNCIA.
POR QUÊ?
Muitas vezes a mercadoria vendida nas ruas é pirataria ou é de procedência
criminosa. Não se pode esquecer a nota fiscal.

7- NÃO AVANÇAR O SINAL E NÃO PARAR NA FAIXA DE PEDESTRE OU
CRUZAMENTO. POR QUÊ?
O carro mal conduzido vira uma arma. Assim como as calçadas, a faixa de pedestres se destina ao pedestre e, muitas vezes, um único carro em um cruzamento produz um transtorno para centenas de motoristas.

8- SEJA SOLIDÁRIO. POR QUÊ?
AJUDAR O PRÓXIMO É SEMPRE IMPORTANTE. GENTILEZA GERA GENTILEZA. ASSIM, VOCÊ COM PEQUENOS ATOS CONSEGUE GRANDES MUDANÇAS E TORNA O MUNDO MAIS HUMANO E MENOS VIOLENTO!

JGuia
Rio de Janeiro, 19 de janeiro de 2012

Um comentário:

  1. Ahh.. minha Ipanema cheia de graça que faz o turista não querer ir embora apesar de todas as perturbações, sujeiras, e desrespeito.
    Ahh.. minha Ipanema que foi cantada e "decantada" por quem não mora no Bairro e está pouco se lichando para onde pisa. Aliás, só quer fazer o caminho do mar largando seus dejetos pelo caminho sem se importar. Acho que pensam que Ipanema é auto-limpante.
    Ahh.... você que me lê agora e não se manifesta. Para que né, não vai adiantar reclamar, denunciar. É ser chato e inconveniente. Por quê?
    Eu quero ser ouvida nos quatro cantos dessa cidade. Pela madrugada, pela manhã e à noite, pois amo esse Bairro onde nasci e vou morrer. Alguns vão me identificar pelo que vou dizer: O mar é meu útero e a areia é o meu cemitério. Fúnebre? Não, é amor incondicional que faz querer que eu volte sempre das viagens e queira sedenta abraçar o mar azul que se debruça sobre os corpos morenos do meu Bairro. Por que não do nosso bairro? Ai você vai querer cuidar, preservar, etc...Esse meu jardim que você visita estasiado pode ser seu se o respeitar.Só assim vou acreditar que você realmente o admira.
    Vem comigo conhecer a Ipanema dos sonhos de criança, onde apenas a olhar era um deleite e conquista os corações mais frios e intolerantes. É, Ipanema é do mundo.Ela é de todos os povos, raças e crenças.É uma princesa que se delicia com quem a visita . Se deslumbra e se mostra toda faceira e sem preconceitos. Aqui você pode ser quem quiser sem ter medo de represarias. Somos todos e de todos.
    Que fique aqui o registro, mudando um pouco o assunto mais voltada também para o Bairro: O caminho de árvores em frente ao famoso Hotel Fasano. Na calçada da praia ao lado do quiosque na Vieira Souto, é ornado com a mesma árvore que foi ceifada no "Garota de Ipanema", digo Bar do Veloso. Vai até lá, estão como estava a que foi cerrada rente a calçada. Esplendidas, cheias de vida e frutos.
    Vamos revitalizar o Bairro? Sim, sempre. A reconstrução da orla está belíssima, cheia de flores lilás. Por que então não trazemos de volta os bares simpáticos também, com seus toldos emborrachados azul marinho ou verde e cadeiras e mesas de armar de ferro? Estrutura de concreto armado atrapalhando a calçada, a passagem das pessoas. NÃO!Boa noite.

    ResponderExcluir