FERIADÃO

Em feriadão de sol e infrações de todo tipo, mais de mil veículos são multados na orla

Calor deixou as areias lotadas e um mar de irregularidades
JOYCE CAETANO
MARIO CAMELO

O estudante Éverton Viana caminha com o seu porco na areia

HUDSON PONTES / AGÊNCIA O GLOBO

RIO - Após um longo período sem um fim de semana ensolarado, uma multidão de banhistas aproveitou o feriado prolongado e as altas temperaturas para buscar um lugar ao sol nas areias das praias. Mas o calor também gerou um mar de irregularidades, velhas conhecidas de outros verões. Após três dias, de sexta a domingo o balanço final das operações da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) registrou os números da desordem. Ao todo, 1.257 veículos foram multados e outros 66 rebocados por estacionamento irregular no trecho que vai do Leme ao Recreio dos Bandeirantes. Em Ipanema, uma cena chamou a atenção. Um porco, que atende pelo nome de Madredeus, também resolveu aproveitar o sol. O estudante de aviação Éverton Viana, dono do animal, disse que é a segunda vez que o bicho o acompanha no banho de mar.

— Nunca me incomodaram. Nem mesmo quando estou próximo dos fiscais. Não vejo problema algum. Os porcos são bem limpos, e o meu gosta de praia — disse o estudante, mostrando-se preocupado com o bem-estar do animal. — Trago frutas, hidratante e o filtro solar fator 60 para proteger a pele dele.

Fila em banheiro gera reclamação

Em Copacabana e Ipanema, seis veículos — cinco Kombis e uma van — com problemas na documentação estavam sendo usados indevidamente como depósitos de mercadorias e foram rebocados. Próximo à água, a fiscalização orientou banhistas, evitando a prática de 1.143 jogos, como altinho e frescobol, e a presença de 251 cães nas areias do Flamengo ao Recreio.
As filas para usar o banheiro do Posto 8, em Ipanema, foram motivo de reclamação. De acordo com frequentadores, a interdição do Posto 9 para obras causou o problema.
— Essa obra não acaba, e ficamos sem opção. Falam da repressão a quem urina na rua, mas não criam uma estrutura para acomodar tantos turistas nas praias — reclamou o aposentado Sebastião Batista.

Próximo ao Posto 8, uma embarcação podia ser vista perto da areia, fora do limite de 50 metros de distância da arrebentação das ondas, determinado pelas Normas de Autoridade Marítima, da Capitania dos Portos.

A eficácia das cadeiras suspensas de observação usadas pela Guarda Municipal foi questionada por banhistas. Utilizadas desde o réveillon para monitorar e combater irregularidades $nas areias, elas mal foram ocupadas ontem, devido ao calor.

— Em duas horas que estou na praia, só os vi subir na cadeira uma vez. É impossível ficar lá em cima nesse calor. Elas ainda são de ferro. Isso é desperdício de dinheiro público e falta de planejamento — avaliou o aposentado José Jorge Contursi.

No Arpoador, banhistas se arriscaram saltando das pedras sem serem repreendidos por guarda-vidas. Ambulantes não autorizados vendiam alimentos mal refrigerados e perecíveis $areias. Já no Leme, o maior problema, além do lixo, foi a prática de jogos, como frescobol e futebol, fora do limite de distância permitido.

— Não adianta reclamar. Mesmo com a fiscalização, eles não param de jogar. Os agentes vêm e apreendem as bolinhas, mas logo eles voltam. Deve haver uma campanha maior de conscientização — opinou uma frequentadora do Leme, que pediu para não ser identificada.
Na Barra da Tijuca, também não faltaram maus exemplos. Ontem, na $do Posto 8, a Seop apreendeu 250 mídias piratas. O responsável pela mercadoria foi levado para a 16 DP (Barra da Tijuca). Também na Zona Oeste, 29 barraqueiros foram multados, durante o feriado prolongado, por apresentarem irregularidades como ausência do titular cadastrado no local, perturbação da ordem pública, mau estado de conservação da barraca e uso da orla como depósito.
O lixo também é um problemas na região. Frequentadores do Pepê reclamam da falta de coleta e de lixeiras que transbordavam em alguns pontos.

— A Comlurb só realiza a coleta à noite. Durante o dia é essa sujeira — protestou Gabriela de Aquino.

Apesar das reclamações, a assessoria de imprensa da Comlurb informou em nota que, na altura do Pepê, são disponibilizados 40 contêineres, colocados estrategicamente em duplas. Segundo o órgão, a limpeza é realizada 24 horas por dia, em três turnos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário