DEQUE DE IPANEMA

Novo mirante em Ipanema é alvo de pichadores

Prefeitura fará limpeza; secretário faz apelo para que população denuncie atos de vandalismo

Isabela Bastos


O deque pichado e com faixa do movimento Rio Eu Amo Eu Cuido

Rafael Esteves / O Globo


RIO - Inaugurado há pouco mais de um mês na Praia de Ipanema, o deque de plástico reciclado do Posto 9 não resistiu ao vandalismo. Construído pela prefeitura em parceria com a iniciativa privada e batizado de Mirante das Cagarras, o deque amanheceu pichado na última quinta-feira. A ação dos vândalos mobilizou o movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, que, em protesto, colocou uma faixa no local: "Sujaram novamente. Quem faz esse tipo de vandalismo não merece a cidade que tem".

De acordo com o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio, a pichação será removida na segunda-feira. O trabalho de limpeza, diz ele, exigirá cuidados especiais, por causa da natureza do material:

— Não é simples limpar a madeira plástica sem danificar o produto.

No Arpoador, denúncia levou pichadores à prisão

A prefeitura comunicou a pichação à Guarda Municipal e ao comando do 23º BPM (Leblon). Além disso, o secretário fez um apelo aos moradores do bairro, para que denunciem novos atos de vandalismo ao deque ou a outros itens do mobiliário urbano. Ele lembrou o caso da pichação nas pedras da Praia do Arpoador, no fim do ano passado, quando dois rapazes foram presos. As denúncias podem ser encaminhadas à central de atendimento do município, pelo número 1746.

— O equipamento é novo. Foi feito com todo cuidado. Se tivermos recorrentes pichações, isso poderá inviabilizar a benfeitoria na praia. No caso do Arpoador, um surfista que tinha participado do mutirão de limpeza das pedras viu os pichadores e os denunciou. É preciso que os moradores adotem esse tipo de atitude — ressaltou Osorio.

Membro do movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, o engenheiro Daniel Oelsner corria na praia na manhã de quinta-feira quando viu a pichação.

— A gente valoriza os pequenos atos que fazem diferença na rua e no trânsito, por exemplo. Qual o sentido de sujar um bem público em vez de cuidar dele? — reclamou.

O mirante começou a ser montado em outubro pela Secretaria municipal de Meio Ambiente, em frente à Rua Vinicius de Moraes. Com 72 metros quadrados, o deque tem uma ducha ecológica, que funciona com placas de energia solar. Orçado em R$ 60 mil, o projeto foi financiado pelo Instituto-E/Grendene, que já cuida de um canteiro de plantas de restinga plantadas em Ipanema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário