BICICLETÁRIO !

..Sem bicicletários, cariocas apelam ao improviso


Por Elenilce Bottari (elenilce@oglobo.com.br)

Agência O Globo –


RIO - Na última quarta-feira, o projeto Bike Rio - de aluguel de bicicletas - bateu a marca de cem mil viagens desde que começou a funcionar em 28 de outubro passado. Mas, se por um lado o programa Rio Capital da Bicicleta vem conquistando o coração dos cariocas, por outro, o crescimento da demanda aumentou ainda mais o déficit de bicicletários na cidade. A falta de vagas de estacionamento levou a ONG Transporte Ativo a fazer um levantamento para verificar a extensão do problema. Só no percurso entre as avenidas Ataulfo de Paiva, Visconde de Pirajá, Gomes Carneiro, Francisco Sá e Nossa Senhora de Copacabana, que cruzam os bairros de Leblon, Ipanema e Copacabana, a ONG encontrou em único dia 608 bicicletas estacionadas em postes, árvores e grades, entre outras improvisações.

- Com o aumento do uso de bicicletas, torna-se necessário pensar em locais para estacionamento delas. A certeza de encontrar local adequado para estacionar seguramente seu veículo é fator muitas vezes decisivo para os ciclistas, novatos ou não. E foi para buscar informações sobre esta demanda que fizemos esse levantamento - explicou o presidente da entidade, José Lobo.

O levantamento foi feito entre 10h e 16h do dia 14 de dezembro passado, por amostragem. No Leblon, foram encontradas sete bicicletas estacionadas irregularmente por quarteirão. Já em Ipanema, a média subiu para 15,7, voltando a cair em Copacabana, onde média ficou em 7,6.

O estudo defende ainda a adoção da troca de algumas vagas de carros por vagas de bicicletas, de preferência perto das esquinas.

- Isso é muito usado em cidades europeias, americanas e já foi usado no Rio como solução para a instalação de estações de bicicletas públicas - diz Lobo. - É uma forma de incentivo ao uso da bicicleta e aumenta a segurança nas esquinas, permitindo uma visão mais ampla do entorno.

A prefeitura promete reverter a situação a partir deste mês, com o início das instalações dos novos bicicletários. Segundo o secretário de Conservação, Carlos Osório, a instalação começará pela orla de Ipanema.

O Rio possui hoje três mil vagas de estacionamento de bicicletas, 2.350 a mais do que no início do governo, há três anos, diz Osório. Ele garante que o problema já está sendo enfrentado.

- O Rio tem um conjunto de bicicletários de vários tipos, muitos com modelos antigos, pouco adequados. No fim do ano passado, as secretarias do Ambiente e do Urbanismo criaram um novo modelo que começará a ser instalado na orla - disse o secretário.

..

Nenhum comentário:

Postar um comentário