ALERTA DE CHUVA

..Mais 35 favelas do Rio terão sirene de alerta de chuva

Por Isabela Bastos (isabelab@oglobo.com.br)

Agência O Globo –



RIO - Mais 35 comunidades do Rio ganharão 55 conjuntos de sirenes de alerta contra deslizamentos até abril. De acordo com a Secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil, a maioria dos equipamentos será instalada em 20 localidades da Zona Norte. Seis morros da Zona Sul - entre eles Cantagalo, em Ipanema; Pavão-Pavãozinho e Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana; e Santa Marta, em Botafogo - foram incluídos na lista, que tem ainda seis comunidades do Centro e de Santa Teresa e três da Zona Oeste.

Primeiro equipamento foi instalado há um ano

A meta, segundo o subsecretário de Defesa Civil, Marcio Motta, é atender às famílias que moram em 3.478 imóveis em áreas de risco nessas favelas, segundo mapeamento feito pela Geo-Rio. A cidade já tem 117 conjuntos de sirenes instalados em $66 comunidades. Hoje, faz um ano que o primeiro equipamento foi instalado no Morro do Borel, na Tijuca.

A implantação das novas sirenes começou pelo Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, que tem 120 casas em áreas de risco e receberá quatro conjuntos de auto-falantes. O subsecretário explicou que a instalação dos equipamentos ficará centrada, de início, nas comunidades da Zona Norte, para só então partir para Zona Oeste, Centro e Zona Sul. Isso porque a prefeitura pretende, depois do carnaval, fazer um grande simulado de alerta para chuvas fortes na Zona Norte. Um segundo simulado, voltado para as comunidades da Zona Sul, será realizado em abril.

- Não descartamos incluir nesses simulados as comunidades que já têm sirenes. Queremos fazer simulados maiores e não ações em cada comunidade - esclareceu Márcio Motta.

Na Zona Sul, serão instaladas sirenes no Morro do Can$, onde foram mapeadas 40 casas em áreas de risco; Ladeira dos Tabajaras, com 50 imóveis; Pavão-Pavãozinho, com 124 residências; Santa Marta, com 150; Fazenda Catete, com 50 casas; e Guararapes, com 130. Em Santa Teresa, as comunidades Júlio Otoni e Fallet, com 150 imóveis em situação de risco, também foram incluídas na lista.

Prefeitura também instalará 25 pluviômetros

O Morro de São Carlos e a comunidade do Rato, ambas no Estácio, também ganharão sirenes. Nesses pontos, segundo levantamento da Geo-Rio, há 315 imóveis em áreas de risco. Já no Catumbi, serão contempladas as comunidades da Mineira (com 115 imóveis em risco) e Azevedo Lima (com 180).

Ainda de acordo com o subsecretário, até abril, serão instalados mais 25 pluviômetros (equipamentos que medem a quantidade de chuva) nas comunidades. A cidade tem hoje 91 desses equipamentos já em funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário