UOP

..Oito meses após a 1ª UOP, cariocas insistem na cultura da desordem

Por Selma Schmidt (selma@oglobo.com.br)

Agência O Globo – 24 minutos atrás....


RIO - A cena se repete em duas praças, ambas incluídas no perímetro de Unidades de Ordem Pública (UOPs): de um lado, guardas municipais; de outro, a desordem. No fim da tarde da última quarta-feira, cinco agentes e dois carros da Guarda Municipal estavam na Praça General Osório, junto à Rua Teixeira de Melo, em Ipanema. Bem perto dali, na Rua Jangadeiros, um flanelinha agia livremente no estacionamento do Rio Rotativo, e a rampa para deficientes em frente a um restaurante estava, mais uma vez, bloqueada por dois carros - como O GLOBO já havia noticiado dez dias antes. Já na área da UOP da Tijuca, uma hora e meia antes, dois guardas faziam o patrulhamento da Praça Vanhargem, onde os motoristas, para ampliar as vagas de estacionamento, não pouparam a esquina da Rua Felipe Camarão.

Oito meses depois da inauguração da primeira UOP e de a prefeitura investir R$ 44 milhões na implantação de quatro unidades - sem falar nos custos de manutenção, estimados em cerca de R$ 9 milhões por ano em cada uma delas -, a cultura da ordem ainda não pegou nessas áreas. Faltam campanhas educativas, e o carioca resiste, apesar dos 62.906 veículos multados e 1.796 rebocados até o dia 20 deste mês no perímetro das UOPs da Tijuca, do Centro, do Leblon e de Ipanema. Mas o coordenador do Laboratório de Etnografia Metropolitana do Ifcs/UFRJ, o antropólogo Marco Antonio da Silva Mello, diz que não há como pensar em mudança de comportamento do carioca, se o poder público não fizer a sua parte.

Problemas migram para áreas vizinhas

As quatro primeiras UOPs contam com um efetivo de 1.094 guardas municipais, distribuídos por turnos. Para Mello, as regras só vão vingar quando o poder público passar a tratar bem o cidadão:

- A prefeitura está cobrando. O que está oferecendo? Oferece transporte coletivo de qualidade? E por que permite a particularização do espaço público? Deixa fecharem ruas com cancelas e guaritas, colocarem grades em calçadas e milícias controlarem territórios.

Ele lembra que, na história urbana do Rio, a tentativa de disciplinar os espaços públicos é antiga: começou na gestão do prefeito Pereira Passos. $das dificuldades, acrescenta, é que o carioca vê esses espaços como sendo do Estado, e não seus.

Responsável pelas UOPs, o secretário Especial da Ordem Pública, Alex Costa, trata como um desafio mudar a cultura do carioca de resistir ao ordenamento da cidade, mas prefere não fixar prazo:

- Esse é um processo longo de convencimento. O carioca tem de entender que a ação da prefeitura é permanente e que o objetivo não é multar, mas ordenar melhor a cidade.

Além das tentativas de burlar a fiscalização nas áreas das UOPs, há infratores que migram para a vizinhança das unidades. Na terça-feira passada, pouco após o meio-dia, por exemplo, dezenas de camelôs se concentravam junto às grades do Campo de Santana, na Avenida Presidente Vargas.

Também fora, embora próximo da área da UOP do Centro, ambulantes em situação irregular se concentram em ruas coladas ao camelódromo da Rua Uruguaiana. Na Buenos Aires e na Senhor dos Passos, entre Uruguaiana e Rua dos Andradas, eles não se limitavam às calçadas, espa$se pelas pistas. Mais adiante, em frente ao prédio-sede do Detran, na Avenida Presidente Vargas 817, o mau exemplo era dos motoristas, que estacionavam junto ao meio-fio ou em fila dupla - neste caso, com o pisca-alerta ligado, aguardando vaga num estacionamento próximo.

- Nossa intenção é criar outras unidades no Centro - diz Costa.

Centro é onde há maior resistência

O monitoramento das UOPs, feito pela Seop, indica o Centro como a área de maior resistência. Na tarde de terça-feira, repórteres do GLOBO contaram sete automóveis parados, com o pisca-alerta ligado do lado esquerdo da Avenida Rio Branco, entre a Presidente Vargas e a Almirante Barroso. Na esquina das ruas do México e Santa Luzia, havia um camelô vendendo bolsas. Na Almirante Barroso, um carro de passeio ocupava uma vaga para táxi. Outro estava estacionado na esquina da Rua do México com o porta-$aberto, para permitir que um camelô vendesse quentinhas.

Do Centro para o Leblon, os problemas no miolo e nas vizinhanças da UOP também não dão trégua. Na Rua Dias Ferreira, apesar da repressão, há motoristas que insistem em parar em fila dupla. Ligam o pisca-alerta e aguardam passageiro. Na terça-feira, alertado pelo guarda André Antunes, o publicitário Jorge Luiz Moraes fechou a mala do carro e saiu.

- Parei só para desembarcar uma pessoa. Abri a mala por alguns instantes, mas já estou saindo. Não estaciono em fila dupla - garante.

Segundo Antunes, a Dias Ferreira e o trecho da Avenida Ataulfo de Paiva em frente à padaria Rio-Lisboa e ao restaurante Talho Capixaba são os pontos da UOP do Leblon onde os motoristas mais param irregularmente para embarque e desembarque:

- Nosso trabalho é mais educativo. Só multamos quando o motorista não está no carro ou não concorda em sair. Se fôssemos multar todos, seria um infinidade de multas.

Presidente da Associação de Moradores do Leblon, Evelyn Rosen$se diz preocupada especialmente com a migração da desordem para a vizinhança da UOP. Até na Avenida Visconde de Albuquerque já há camelôs, conta ela:

- Que projeto é esse? É para mudar de lugar as irregularidades?

Moradora de Ipanema há 64 anos, a aposentada Roselene Soares sentiu uma melhora, embora insuficiente, dentro do perímetro da UOP. Ela, no entanto, critica o que chamou de falta de preparo dos guardas:

- Eles conversam muito, não coíbem as infrações como deveriam.

Mais otimista, o presidente da Associação Comercial e Industrial da Tijuca, Jaime Miranda, sente que a UOP freou a ação de camelôs e dos distribuidores de panfletos. Em relação ao estacionamento irregular, porém, a situação só vai melhorar, diz ele, se houver transporte coletivo de qualidade e a construção de edifícios-garagem.

- No entorno da Praça Saens Peña, há 1.500 lojas e salas - diz ele.

CADEIA NELE !

Flanelinha é preso em Ipanema após denúncia de moradores

Acusado foi autuado por exercício ilegal de profissão

Jornal do Brasil


Guardas da Unidade de Ordem Pública de Ipanema (UOP-Ipanema) da Guarda Municipal do Rio de Janeiro prenderam em flagrante, na tarde desta sexta-feira, dia 23, Adilson José Saturnino da Silva, de 45 anos, por atuar como flanelinha no cruzamento da rua Barão da Torre com a avenida Henrique Dumont, em Ipanema. A equipe da GM-Rio chegou até o local da irregularidade a partir de denúncia de moradores.

Quando os guardas chegaram no local, Adilson havia acabado de estacionar um veículo na esquina das rua Barão da Torre com a avenidade Henrique Dumont. Percebendo a aproximação dos guardas, o acusado pegou um balde vazio e disse que estava apenas lavando o veículo. A chave do automóvel estava com ele. Os guardas municipais informaram ao acusado que o levariam para a delegacia a fim de prestar esclarecimentos.

Neste momento, um morador, que estava registrando a ocorrência com um aparelho celular, se ofereceu para testemunhar contra o acusado. Segundo Peter Hohl, de 49 anos, o flanelinha atuava há muito tempo na região, cobrando irregularmente para estacionar veículos. Ainda de acordo com o morador, o flanelinha não se incomodava de parar em local proibido, nas esquinas das ruas e até na frente de portões de garagem.

Os guardas municipais deram voz de prisão ao acusado e o levaram para a 14ª DP (Leblon), onde o caso foi registrado como exercício ilegal da profissão (artigo 47 da lei nº 3688/41). Adilson foi liberado, mas terá que responder a processo.

É TUDO O QUE IPANEMA QUER !!



APOIADO !



IPANEMA AFUNDANDO !



Calçada em frente ao nº 318 da rua Visconde de Pirajá.

SUJEIRA ! EDUCAÇÃO REFINADA DO POVO



LIXO DEIXADO PELO FLORISTA !



PAPAI NOEL EXISTE !!!!!!

A praça é das crianças


Papai Noel existe e seu nome é Zuenir Ventura , nosso bom Velhinho Ipanemense !

Depois do verdadeiro bombardeio de insultos : " elitistas" , "grâfinas" , "dondocas", "tias velhas de Ipanema",
"aposentados" ( com conotação de inuteis e eleitores de quinta categoria ) que os organizadores do evento Pró-Praça N.S.da Paz , em 22/10/2011, e manifestantes , receberam , injustamente , contrariando o próprio regulamento do Jornal , foi verdadeiro presente de Natal a opinião, em 21/12, do prestigiado jornalista e da psicanalista Renata Salgado, no texto intitulado " A praça é das crianças " (aqui peço licença para incluir os velhinhos cadeirantes também, tão apreciadores da aprazível área de lazer ).

Segundo Ruy Castro , autor do livro " Ela é carioca " :
..." Ipanema tem 1,67 quilometro quadrado e dentro dessa estreita faixa é possível atravessá-la a pé em duas horas." Complemento :
Quem não tiver tempo ou disposição para andar, várias linhas de ônibus circulam pelo bairro , inclusive a de integração com o metrô, desde dezembro 2009...

Que imbuídos do mais alto sentimento de Boa-Vontade e Sensatez, as autoridades envolvidas nesse projeto absurdo da estação naquele local, desistam.A comunidade ipanemense ; as árvores quase centenárias, o verde que brilha sob o sol ; os pássaros que lindamente cantam e encantam; os gatinhos lá refugiados e que são voluntariamente bem tratados e alimentados por moradores ( alô Cora ! ) penhoradamente agradecerão.

Maria da Graça Cunha

VERGONHA !!!!!!



Inaugurado em outubro, corredor viário de Ipanema já está destruído

Foto mostra o início da Rua Visconde de Pirajá, próximo ao Obelisco

Pablo Rebello



Inaugurado em 8 de outubro, o corredor de ônibus de Ipanema já mostra sinais de má conservação. O flagrante é no início da Rua Visconde de Pirajá, próximo ao obelisco. Os tachões são arrancados pelos ônibus que trocam de faixa, passando para a via destinada apenas aos veículos leves.

PRAIA DE IPANEMA







GAROTA DE IPANEMA FAZ 50 ANOS!


Shows celebram 50 anos de "Garota de Ipanema"



Tom Jobim em sua casa no Rio de Janeiro em 1994

Uma série de shows com os ícones da bossa nova celebrará os 50 anos, em 2012, do clássico "Garota de Ipanema". Primeiramente gravada por Pery Ribeiro, a música de Tom Jobim e Vinicius de Moraes contabiliza mais de 160 registros, entre eles os de Frank Sinatra, Ella Fitzgerald e, mais recentemente, Amy Winehouse.

O projeto "A Caminho do Mar" passará por Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e Rio. "Embora surjam poucos artistas dedicados estritamente ao gênero, a gravação da Amy comprova que a bossa nova continua influenciando músicos de todo o mundo", afirma Leonardo Conde, idealizador da iniciativa.

PRAIA DE IPANEMA


Praia de Ipanema recebe novas mudas de vegetação de restinga
Objetivo é recuperar as dunas entre os postos 9 e 10. Replantio vai se estender até o Arpoador

Simone Avellar



A Praia de Ipanema, entre os postos 9 e 10, acaba de ganhar novas mudas de vegetação de restinga

Simone Avellar


RIO - A Praia de Ipanema, entre os postos 9 e 10, acaba de ganhar novas mudas de vegetação de restinga, com o objetivo de recuperar as dunas da praia. O projeto é custeado por empresas parceiras, que adotaram os canteiros. A meta agora é estender o replantio até o Arpoador.

EMAIL RECEBIDO

Bairro.

Mandei um email prá o jornal agradecendo o interêsse da prefeitura em manter as tradições, usos e costumes dos bairros. Apenas pergunto porquê nossa Ipanema está de fora , se não conseguimos nem manter nossa principal praça preservada.

Então listo, ponto a ponto o q. nosso bairro trouxe de novidades, conceitos, entre êles : a bossa, com Nara e Cartola unindo môrro e asfalto, Pasquim , a diferençao em jornalismo, a moda com sandalinha rasa, teatro q. se não fôsse o pequeno C. Mendes nuncaa haveria o Asdrúbal, N. Rodrigues e J. Saldanha no futebol, R. Braga e sua cobertura cheia de árvores, Tom e Vinicius botando Ipanema no mapa-mundi, etc. Nem cheguei no pier, no verão da lata e na Mulher de Branco, mas deu vontade.

Aquí, nossa livrarias viraram farmácias ou lojas de porcarias chinesas e nossa calçadas estão cheias de tapumes da Ceg, e em menos de 3 kms teremos 3 estações de metrô!!bj

GALO CANTOU


Prezado(a)s,

A Editora Record, o Instituto Atlântico, o Projeto de Segurança de Ipanema e a Localiza tem o prazer de convidá-lo(a) para o lançamento do livro “GALO CANTOU” de autoria de Paulo Rabello de Castro e colaboradores, que ocorrerá no dia 20/12 às 19hs na Livraria da Travessa, situada no shopping Leblon - 2º piso (convite em anexo). Nesta oportunidade, será realizado um bate-papo com Paulo Rabello e vários co-autores, do livro, inclusive o PSI e com a participação do vice-governador, Luiz Fernando de Souza Pezão, da deputada Aspásia Camargo e do colunista de O Globo, Merval Pereira.

Contamos com a sua presença!

MAZELAS DE UMA PRAIA



LIXO DO DEQUE ABANDONADO NO LOCAL DA OBRA.

A CERCA QUE VIROU VARAL DE CANGAS



DEQUE DE IPANEMA


Praia de Ipanema ganha chuveiro movido a energia solar

Aparelho foi instalado na altura da Rua Vinícius de Moraes e será inaugurado até o fim do ano

Carolina Radu

Prefeitura vai inaugurar chuveiro movido a energia solar até o fim do ano

Hudson Pontes / O Globo

RIO - Começou a funcionar experimentalmente, no sábado, a ducha ecológica movida 100% a energia solar, na Praia de Ipanema, em frente à Rua Vinícius de Moraes. O sucesso foi imediato e os banhistas aproveitaram a manhã de sol para se divertir e admirar a inovação. O chuveiro foi instalado a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Ambiente, responsável pelo deque de madeira reciclada, com 72 metros quadrados; a Blue Sol, que doou a ducha; e o Instituto-E, que adotou a ideia. A previsão é de que todo o conjunto seja inaugurado até a última semana do ano.

O engenheiro Allan Veríssimo, que vive nos Estados Unidos e veio ao Rio passar férias, achou a iniciativa interessante.

- Achei bem bacana. Deviam fazer mais e espalhar por toda a orla. Os chuveiros das barracas desperdiçam muita água, este evita justamente isso - elogia. A novidade

O invento funciona somente durante o dia, quando o tempo está aberto, e uma placa alerta que em dias nublados ou chuvosos a vazão de água diminui, devido a menor incidência do sol. Neste domingo os banhistas também puderem confirir o evento Transperformance, que fez das areias de Ipanema palco de uma performance teatral.

As estudantes Cecília Andrade e Vanessa Mattos também gostaram da ideia.

- É muito legal. A água está geladinha. Vamos aproveitar muito isso neste calor que faz no verão - comemora Cecília.

Revestido de madeira plástica e reciclada, o mirante terá uma escada de acesso à praia, feita do mesmo material. No entorno, serão plantadas 700 mudas de ipoméia. No total, serão investidos cerca de R$60 mil.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, acredita que o mirante será um ótimo ponto para que cariocas e turistas vejam o pôr do sol, conversem e aproveitem a ecoducha.

- O local também trará a vegetação que outrora havia ali com o plantio da vegetação de restinga. Assim, faremos a consolidação de tempos idos dos anos 40/50/60, numa das praias mais lindas do Rio e de frente ao monumento tão bonito que são as ilhas Cagarras.

Este é um projeto-piloto, e a intenção é, primeiramente, ver a receptividade do público e, em seguida, estudar a viabilidade de colocá-lo em outros pontos da orla.

O primeiro chuveiro solar instalado em uma praia carioca capta água do lençol freático através de uma bomba instalada a nove metros de profundidade. O sistema usado é o da fotovoltaica, que é a luz do sol convertida em energia elétrica. Esta fonte energética evita o aquecimento global, pois não emite carbono. Atualmente, os chuveirões instalados na praia são alimentados por bombas a diesel, gasolina e energia elétrica.

MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA

MEIO-AMBIENTE E SEGURANÇA


O bairro de Ipanema vem há pelo menos quatro anos, através de suas Associações de Moradores e Projeto de Segurança de Ipanmea, propondo ações e medidas que concernem à preservação do meio-ambiente e conseqüentemente à segurança e preservação da vida de seus cidadãos.

Tais ações podem ser relatadas, dentre as mais relevantes, como o apoio inicial e permanente às operações IPABACANA que posteriormente transformaram-se em OPERAÇÃO CHOQUE DE ORDEM que visam prioritariamente a recuperação de pessoas abandonadas nas ruas e conscientização geral do bairro. Esta Operação é de capital importância pois remete aos conceitos de convivência pessoal e civilização, destruídos depois de tinta anos de descaso.

O sub-projeto de conceder títulos de propriedade aos habitantes da comunidade do Cantagalo, é, notadamente crucial, a fim de mais uma vez proporcionar cidadania àqueles moradores, na medida que terão seus direitos públicos garantidos mediante o pagamento de impostos e taxas como todos os demais moradores. Para ilustrar este tópico, faz-se menção ao lixo que é despejado na encosta do morro por falta de infra-estrutura de recolhimento.

A questão dos transportes coletivos, com ênfase nas linhas de ônibus que pesadamente circulam e fazem do bairro seus estacionamentos,, inclusive com superposição para idênticos destinos e, permanentemente com veículos vazios é fator de grave preocupação ambiental. Os GASES TÓXICOS E POLUENTES EMANADOS POR TAIS VEÍCULOS, movidos por energia de combustíveis fósseis é diretamente causador de doenças bronco-respiratórias que grande parte da população desconhece.

A recuperação da área verde na orla da praia como manutenção das APA, é também preponderante para a revitalização da vida marinha, já destruída pela devastação ambiental, vide o desaparecimento dos tatuís.

O Rio de Janeiro sediará em junho de 2012, a CONFERÊNCIA RIO+20. Dessa forma, o momento é extremamente importante para a reflexão dos fatos sobre MEIO-AMBIENTE E SEGURANÇA, não podendo deixar-se de ressaltar o pensamento de
Lawrence Summers, economista-chefe do Banco Mundial, quando da preparação da Rio 92:
- “ Cá entre nós, não deveria o Banco Mundial estar incentivando mais a migração de indústrias poluentes para os países menos desenvolvidos?....” (1)


JGuia,
Rio de Janeiro, 18 de dezembro de 2011.