PRESÉPIOS

Rio de Janeiro abre Festival de Presépios

Da Redação, com Arquidiocese do Rio de Janeiro

Na sexta-feira, 2, às 19h, foi realizada no Jardim de Alah, em Ipanema, a cerimônia de abertura do Festival de Presépios 2011. O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, abriu o Festival com uma benção de boas vindas aos presentes e falará também do objetivo do evento que é resgatar o verdadeiro significado do Natal – Nascimento de Jesus – através da arte dos presépios.

Organizado pela Dez Mais Promoções e Eventos, com os apoios da Prefeitura do Rio de Janeiro, Governo do Estado e Arquidiocese do Rio, o Festival de Presépios é considerado pelo Guiness World Records a maior exposição de Presépios Natalinos em tamanho grande a céu aberto do mundo. Em sua 3ª edição, o evento mostrar a diversificação da arte genuinamente brasileira com obras de estilos, técnicas e materiais variados.

O Festival foi aberto ao público na manhã deste sábado, 3, e traz vinte e nove presépios distribuídos pela cidade e uma Vila do Papai Noel instalada no Jardim de Alah. Com o tema “Natal do Polo Norte”, o espaço concentra vinte trabalhos, além de atividades e shows gratuitos para toda a família. Entre os outros nove presépios espalhados pelo Rio, três estão expostos na Lagoa Rodrigo de Freitas, enquanto Leblon, Barra, Rocinha, Cidade de Deus, Complexo do Alemão e Morro Santa Marta têm um cada.

O destaque deste ano é o presépio produzido por portadores de deficiência visual da Oficina de Cerâmica do Instituto Benjamim Constant. Participam também do Festival artistas de outras cidades e estados como Petrópolis, Niterói, Cachoeira de Macacu, Volta Redonda, Paraty, Fortaleza (CE), São Mateus (ES), Bento Gonçalves (RS) e Barbacena (MG).

A Vila do Papai Noel oferece também praça de alimentação, lounges, e uma vasta programação cultural gratuita durante todo o mês de dezembro. Serão apresentados vários espetáculos infantis, shows musicais, corais e atrações como a Casa do Papai Noel, Fábrica de Brinquedos, entre outros.

A arena do Festival funciona diariamente de 3 a 25 de dezembro, das 10h às 22h. A programação infantil (Vila do Papai Noel) será realizada todas as sextas-feiras, sábados e domingos, a partir das 17h. Para conferir a localização dos presépios e a programação das apresentações culturais acesse o site www.festivaldepresepios.com.br.



REUNIÃO

A próxima reunião do Projeto de Segurança de Ipanema será, SEGUNDA FEIRA, dia 05/12 às 18hs. no Colégio Notre Dame .


PAUTA

UOP em Ipanema

MP N. Sra. da Paz - Tereza

MP carnaval – Tereza – Ignez

Cantagalo – Bienal/livro

Evento N. Sra. da Paz

Novo comandante da UPP Cantagalo

ACESSE O NOSSO BLOG – WWW.PSIPANEMA.BLOGSPOT.COM

PROJETODEIPANEMA@gmail.COM.

ENTRE NO FACEBOOK E INDIQUE NOVOS AMIGOS - PSI IPANEMA

Twitter: @psi_seguipanema

HTTP//WWW.flickr.com/photos/psi ipanema

DEDIC – 14ª. DP – 23322866/ 23322880

DISQUE DENÚNCIA – 22531177

REUNIÃO DEPOIS DO DIA 21/11 SERÁ DIA 05/12 –

UOP



Estacionamento irregular na mira da UOP de Ipanema

Bairro ganhará uma Unidade de Ordem Pública na segunda-feira, com efetivo de 234 guardas

Rafaela Santos

Carro para irregularmente na Maria Quitéria:

prática é alvo da UOP

Pedro Kirilos / O Globo


RIO - A quarta Unidade de Ordem Pública (UOP) da cidade chega a Ipanema na próxima segunda-feira com o desafio de coibir uma das principais irregularidade praticadas no bairro: o estacionamento em locais proibidos. A unidade da Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) vai fiscalizar ilegalidades na região que abrange as ruas Barão da Torre, Visconde de Pirajá, Prudente de Morais, Farme de Amoedo, Barão de Jaguaripe, Joana Angélica, Vinícius de Moraes, Teixeira de Melo, Maria Quitéria e Garcia D’Ávila, além da Avenida Epitácio Pessoa. Para fiscalizar a área de 470 mil metros quadrados, a UOP contará com 234 guardas municipais.

Numa ronda feita pelo GLOBO na tarde de quinta-feira, foram encontrados mais de 70 carros e motos parados sobre a calçada e em fila dupla. Quase metade desses veículos estava estacionada fora da área delimitada para a UOP. Em algumas ruas com grande índice de estacionamento irregular, como Maria Quitéria e Joana Angélica, apenas nos trechos entre as ruas Visconde de Pirajá e Barão da Torre haverá fiscalização.

O secretário de Ordem Pública, Alex Costa, garante que a área delimitada para a UOP concentra os maiores problemas. Para ele, a desordem nas outras vias pode ser controlada pelo efetivo já existente no bairro.

— A área foi decidida depois de uma pesquisa feita com os guardas que atuam na região — disse o secretário.

Os agentes da UOP vão fiscalizar também irregularidades como o comércio ambulante não autorizado e a ocupação de calçadas por mesas de restaurantes sem permissão. A presidente da Associação de Moradores de Ipanema, Maria Amélia Loureiro, diz que acha estranho delimitar uma área para a fiscalização:

— O certo seria atuar em todo o bairro. Para começar está bom, mas é preciso ter cuidado para a desordem não sair de um lugar e ir para outro.

A exemplo do que acontece nas outras UOPs — na Tijuca, Centro e Leblon —, os guardas de Ipanema terão radiotransmissores e computadores de mão com mini-impressoras. Com o equipamento, poderão registrar e transmitir em tempo real as irregularidades para uma central da Guarda Municipal. A base de apoio da UOP de Ipanema ficará na inspetoria da guarda localizada na Rua Mário Ribeiro, no Leblon. Os agentes terão 11 viaturas, quatro motos, nove bicicletas, cães treinados e equipamentos não letais.

No fim do mês, será a vez de Copacabana receber uma UOP. Em 2012, Botafogo, Flamengo, Glória e Catete também ganharão uma unidade. A meta é chegar ao fim do ano que vem com três mil guardas nas UOPs.

QUANTA NOVIDADE !





Ambulantes vendem artigos natalinos em Ipanema

Comércio acontece na Avenida Visconde de Pirajá, em frente à Praça General Osório

Cibelle Brito



Ambulantes vendem artigos natalinos na Avenida Visconde de Pirajá, em frente à Praça General Osório, em Ipanema
Cibelle Brito - O Globo


RIO - Já é Natal no comércio informal. Em Ipanema, ambulantes vendem artigos natalinos, como papai Noel de brinquedo e pisca-pisca, em áreas movimentadas. Na foto, eles atuam em frente à Praça General Osório, na Avenida Visconde de Pirajá, a menos de uma quadra de uma cabine da Polícia Militar.


.

MAIS UM !!!

Di Ferrero inaugura bar no Rio

Vocalista do NX Zero investe na noite carioca e vai se mudar para a cidade


POR FLÁVIA MUNIZ

Rio - O músico Di Ferrero, 26 anos, agora é empresário. Ele resolveu investir no lazer carioca e passará a dividir os vocais da banda NX Zero com seu novo empreendimento: o Barzin, que inaugura amanhã, em Ipanema, junto com os sócios Tulio Dek, Cacá Bueno e Bruno de Luca. “O Rio é a nossa ‘menina dos olhos’. Criamos um conceito bem legal e tentamos ao máximo colocar nossa cara nesse bar”, define Di.

Para abrir a casa em grande estilo, Tiago Abravanel, sucesso no teatro com o musical ‘Vale Tudo’, cantará Tim Maia. “É um lugar eclético, que ficará aberto praticamente dia e noite. Lá você pode almoçar, ir à praia e depois voltar para curtir uma roda da samba. Também tem o lounge com DJ e música ambiente. E, se preferir, pode aproveitar a noite na laje”, adianta o cantor. Segundo Di, o cardápio é bem variado: “Além de drinks exóticos, terá petiscos de boteco, refeição em serviço volante de panelinhas, chope e cerveja bem gelados. Sempre!”, garante.

Animado, ele acredita que vai saber como lidar com a agenda do grupo, seus trabalhos paralelos e o negócio: “Temos uma estrutura e uma equipe muito talentosa. São pessoas que já viveram e correram atrás dos objetivos. Quanto a isso, não tenho com o que me preocupar”.

E as novidades não param por aí. O músico, que mora em São Paulo, está de mudança para a Cidade Maravilhosa. Quer ficar de olho no novo investimento e mais pertinho da namorada, a atriz Mariana Rios.

.

ACIDENTE EM IPANEMA

Carro capota na Praia de Ipanema

Acidente aconteceu na pista sentido Copacabana da Avenida Vieira Souto.
Bombeiros foram acionados; ainda não há informações sobre feridos.


Do G1 RJ

Comente agoraUm carro capotou na manhã desta terça-feira (29) na Avenida Vieira Souto, na Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio. Segundo a CET-Rio, o acidente foi na pista sentido Copacabana, na altura do nº 600. Bombeiros foram acionados, mas ainda não há informações sobre feridos.

De acordo com o Centro de Operações Rio, por causa do acidente, o trânsito é intenso na via, principalmente na altura da Avenida Rainha Elizabeth. Agentes da CET-Rio orientam motoristas.

FETIVAL DE PRESÉPIOS - JARDIM DE ALAH

Conta Social: 'Festival de Presépios envolve portadores de deficiência


POR LEILA SOUZA LIMA

Rio - O ‘Festival de Presépios’, proposta da DezMais Promoções e Eventos com apoio da Arquidiocese e dos governos estadual e municipal, este ano envolve portadores de deficiência na produção das obras — presépios em tamanho natural, sob diferentes concepções artísticas. As instalações serão expostas nas ruas do Rio e em arena no Jardim de Alah, Ipanema, Zona Sul, a partir do dia 3.

Com apoio de oficinas de cerâmica, artesanato e reciclagem, 40 alunos deficientes visuais da Reabilitação do Instituto Benjamin Constant construíram uma obra de grandes proporções. Eles contaram com a ajuda de voluntários, instrutores, equipes do IBC, engenheiros, arquitetos, cenógrafos, escultores e ceramistas.

O presépio ‘Luz Guia’ do IBC concorre ao prêmio ‘Presépio Mais bonito’, promovido pelo Festival de Presépios. A votação é popular, com urna exposta no Jardim de Alah, até 25 de dezembro.

A obra produzida pelos portadores de deficiência visual é feita com cerâmica, argamassa, telas e metais reciclados (cobre, alumínio e ferro), corda de violão, caixa de leite, lata de refrigerante, gesso e corantes. Informações: www.ibc.gov.br.

.