OBRAS


Rio de Janeiro: Obra na ciclovia de Ipanema fecha trecho da Rua teixeira de Melo até dezembro

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro


A Rua Teixeira de Melo, em Ipanema, ficará parcialmente interditada até 9 de dezembro, das 7h às 17h, para realização de obra em ciclovia. O fechamento será no trecho entre a Avenida Vieira Souto e a Rua Prudente de Moraes, na faixa à esquerda do sentido do tráfego.


ATA DO DIA 7 /11/2011

Ata da Reunião de 7 de novembro de 2011

Local e Horário : Colégio Notre Dame às 18:00 h

Participantes : 20

EVENTO PRAÇA NSraPAZ

A Coordenadora Ignez Barreto deu início aos trabalhos, fazendo um breve relato sobre a manifestação de 22/10, da ampla cobertura da imprensa, do número de participantes-503 (quinhentas e três) assinaturas em lista de presença, improvisada, a pedido dos próprios ,superando expectativa dos organizadores, em todos os sentidos.


Os presentes, entretanto, indignados, como a imprensa vem tratando aquele evento, desde então, quiseram ser informados que tipos de ações o PSI tem tomado; como vem lidando com todo esse mal-estar , problema que inexistiria se o debate se desse de forma edificante e justa.Foi levado ao conhecimento dos presentes bem como, neste ato, através deste canal de comunicação para as mais de 600 (seiscentas) pessoas constantes de nossa lista de endereçamento que nos acompanham, via facebook/ blog/ twitter : Enviamos cartas e e-mails para VejaRio , repudiando veementemente a matéria grosseira, leviana, intitulada “A Turma do Atraso” – edição no.44 bem como a Nota imprópria, desrespeitosa e ofensiva divulgada no Segundo Caderno de OGLOBO.Os manifestantes pró-Praça e contra a estação não merecem esse tipo de tratamento.Afinal, nosso evento foi pacífico e jamais atacamos ninguém quando procurados pela mídia para demonstrar nossos motivos.Temos enfatizado que a concorrência tem sido desleal porquanto os meios de comunicação são formadores de opinião e mentem quando informam para a população em geral de que não queremos o metrô.Somos obrigados a repetir continuamente que este já existe há quase dois anos – inaugurado que foi em dez/2009, com a presença do ex-Presidente Lula e que jamais fizemos qualquer movimento de objeção.Também rebatemos todos os argumentos utilizados pela parte contrária.

Até o momento não recebemos retorno de nossos e-mails.

Tivemos a presença,em nossa reunião, do Sr.Antonio Fernando, engenheiro que , segundo nos informou, presta serviços de consultoria para parlamentares da Alerj/Câmara de Vereadores.Apresentou dados técnicos e emitiu opinião que o PSI deve ter acesso a questões mais técnicas para melhor embasamento.A Coordenadora Sra.Ignez Barreto retrucou que nossa argumentação já seguiu para o Ministério Publico e que se o referido senhor tivesse interesse em agregar valor à nossa questão , no debate e defesa de nossos pontos que enviasse, por e-mail – todos esses dados técnicos de seu conhecimento e que extrapolam aos nossos.A Coordenadora lembrou que é muito saudável para a democracia que o poder publico perceba – através desses movimentos que a população tem voz e precisa ser ouvida.Foi ressaltado que o Projeto inicial custa quatro vezes menos.Que se a Linha 4 for mera continuação da Linha 1 – ninguém será atendido.

Pela explanação do Sr.Antonio ficou entendido que houve erros na Estação General Osório e que agora querem corrigí-los , com a construção da estação N.Sra.da Paz.

Informamos que o Promotor Carlos Saturnino aceitou a nossa representação e está iniciando as tratativas de um inquérito civil público , dando direito aos moradores de se manifestarem.Aguardando providências.

Segundo informação do Sr.Benjamim Rangel, muito discretamente os trabalhos já foram iniciados, com a colocação de manilhas na Praça, inclusive.

BAILES NO CANTAGALO e ASSISTENCIA JURIDICA

Monica, da Entrelaces entrou em contato com o SEBRAE visando agendar reunião com os organizadores dos bailes e novo Comandante da UPP para o encontro de solução satisfatória tanto para os interessados – organizadores/frequentadores dos bailes quanto reclamantes – parte prejudicada pelos danos causados pelo barulho excessivo.

Foi igualmente informado que está funcionando há 15 dias, gratuitamente, para a Comunidade Cantagalo, serviço de atendimento jurídico, em duas salas, quinzenalmente aos sábados, das 9:00h às 15:00h.O serviço é prestado por advogadas e duas estagiárias.Esta é uma iniciativa conjunta de Entrelaces, PSI/Projeto de Segurança de Ipanema e UPP Cantagalo.

MP CARNAVAL

Informado que se encontra dentro dos trâmites, dos prazos.

Acompanhando liminar.Riotur e AmBev foram citados.

Assuntos Gerais

Comentado que helicópteros têm circulado excessivamente, inclusive de madrugada, apesar da proibição de vôos após o pôr-do-sol.

Esclarecimento sobre construção de deque com mirante , obra a cargo da RioOrla, no Posto 9 : Será no local onde atualmente se encontra o emissário submarino da Farme.

A próxima reunião está agendada para 21 de novembro , próximo.

Ata por Grace Fabor

15 DE NOVEMBRO

Assunto: ATO ANTICORRUPÇÃO COPA 15 NOV V2


ATO CONTRA A CORRUPÇÃO NO DIA 15 DE NOVEMBRO, ÀS 15 HORAS, EM COPACABANA

Será realizado nesta terça-feira, 15 de novembro, Dia da Proclamação da República, manifestação contra a corrupção e a impunidade em Copacabana, Rio de Janeiro. O ato, organizado pelo Movimento 31 de Julho, está programado para as 15 horas, Posto 4, na Avenida Atlântica, em frente à Rua Constante Ramos.

A manifestação será pela aplicação imediata e integral da Lei da Ficha Limpa, cujo julgamento está em curso no STF, pelo voto aberto no Congresso Nacional, pelo limite à imunidade parlamentar e pelo aumento das penas e agilização dos processos de corrupção na justiça.

O ato contará com a presença de representantes de movimentos anticorrupção e pela valorização da cidadania e terá apresentações de hip hop e de uma coreografia, que foram criadas especialmente para a manifestação.

Caso chova, a manifestação será transferida automaticamente para domingo, 20 de novembro, no mesmo local e horário.

O Movimento 31 de Julho apóia as demais manifestações anticorrupção programadas na cidade no dia 15 de novembro, como os atos em Manguinhos às 10h e na Cinelândia, às 15h.

Outras informações:

Marcelo Medeiros:

21-8165-4444

movimento31dejulho@gmail.com

www.movimento31dejulho.blogspot.com

SOLAR LITERÁRIO

Enviado por Bairros.com -


Pavão-Pavãozinho e Cantagalo participam do Solar Literário

Em parceria com a Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ), a instituição filantrópica Solar Meninos de Luz promove encontros dos alunos com autores e ilustradores duas vezes por mês. Nesta quinta-feira,dia 10, a partir das 15h, o pedagogo, arte-educador, psicodramatista, radialista e diretor da ZZ Produções, Zé Zuca, visita o Solar. Durante o encontro ele vai ensinar algumas dinâmicas com base no livro “Vou contar um segredo – uma história cheia de medo”. A obra fala sobre a vida de Lara e o relato dos medos que os adultos ao redor dela sentem. A menina faz a sua listinha e vai jogando fora cada medo, contando como reagem sua mãe, dinda, avó e bisavó às diversas circunstâncias.

A Biblioteca Meninos de Luz fica na Rua Saint Roman 146 – Copacabana. Tel.: (21) 2522-9524.A entrada é franca.

VIAGEM AO PASSADO







Enviado por Bairros.com - 10.11.2011 7h00m.


Viagem de volta ao passado




Restaurantes e lojas da região estão apostando suas fichas na decoração com elementos retrô. Ao entrar, o cliente se depara com um pedacinho do passado aqui e ali. Para os fregueses, as peças são uma atração à parte. No Frontera, em Ipanema, uma lambreta da década de 50 se mistura com relógios de parede de épocas variadas, mapas e peças de aviões, entre outras raridades que compõem o ambiente do estabelecimento. Sócio do restaurante e frequentador assíduo de feirinhas de antiguidades, Raimundo Costa levou a paixão de infância para o local.

— Faço questão que as peças sejam originais. Para alinhar a decoração com o nome do restaurante, escolho objetos que remetem à ideia de transpor fronteiras. Escolho peças de meios de transportes, como aviões e navios antigos. Também busco referências a viagens, como tíquetes de hotéis, malas e mapas — diz Costa.



Se a ideia é mergulhar no passado, então a hamburgueria Zack’s foi fundo na proposta. Para fazer o cliente entrar no clima retrô, TVs — de época, é claro — passam continuamente clipes e seriados dos anos 60 e 70 como “Perdidos no espaço” e “Jeannie é um gênio”.

— Quando eu era criança, só almoçava vendo esses seriados. E eu meus sócios vivemos essa época e trouxemos um pouco do saudosismo para a casa, inspirada nas hamburguerias americanas — conta Sílvia Carvalho.

MIRANTE NA PRAIA




Praia de Ipanema ganha mirante em dezembro

Localizada no Posto 9, estrutura será ecologicamente correta e cercada por vegetação


por Ernesto Neves 08 de Novembro de 2011

Projeção do mirante, que será feito em cima de uma estrutura desativada da CEDAE

A praia de Ipanema vai chegar ao próximo verão com uma novidade. É o que promete e prefeitura, que pretende inaugurar até o final de dezembro um mirante. Feito com madeira plástica, material ecologicamente correto e reciclável, será um ponto de observação para as ilhas Cagarras. O espaço vai ter 72 metros quadrados e será construído no Posto 9, em frente à Rua Vinícius de Moraes, com um custo de R$ 60 000. O dinheiro faz parte de uma parceria da prefeitura com a iniciativa privada, que terá entre outras marcas, a participação da Grendene.

Outra novidade será o plantio de vegetação nativa, mesmo modelo já aplicado em dunas daquela praia. Serão introduzidas 700 mudas da espécie ipoméia, bastante comum nas areias do Rio até os anos 50. A nova atração terá ainda uma ducha movida a energia solar, que retira a água do lençol freático localizado a 9 metros de profundidade.

No início dos anos 70, uma outra estrutura montada ali virou ponto de encontro de artistas e intelectuais. Utilizado para as obras de construção do emissário submarino de esgoto, o píer de Ipanema tornou-se um hit no verão de 1972. Na busca de maior liberdade em meio à ditadura militar, a região tornou-se ponto de encontro da contracultura e teve como frequentadores Gal Costa, Lulu Santos, Caetano Veloso, Jards Macalé e outras figuras importantes do cenário cultural. O consumo de maconha feito em larga escala colaborou para o Posto 9 ser chamado por um novo nome: Dunas do Barato. Quem sabe o próximo verão fique marcado pelo sucesso do mirante.

PRAÇA GENERAL OSÓRIO

Assunto irá a discussão

Praça General Osório pode perder grades


Ruben Berta (rberta@oglobo.com.br)




RIO - A consolidação das Unidades de Ordem Pública (UOPs) deve trazer de vez na carona a discussão sobre o cercamento das praças no Rio. Na segunda-feira, a Praça Saens Peña, na Tijuca - primeiro bairro a receber o projeto de controle urbano na cidade - começou a ter suas grades retiradas . E o secretário municipal de Conservação, Carlos Osório, adiantou que, assim que a UOP chegar a Ipanema, irá promover debates com representantes do bairro para analisar a remoção do gradil também da Praça General Osório. Hoje áreas do Centro e do Leblon já têm UOPs.

- Na visão da prefeitura, as praças são locais públicos por excelência, que deveriam estar de portas abertas. Mas sabemos que há espaços em que isso não é viável. Existe uma tendência de retirarmos as grades, mas teremos que analisar caso a caso - comentou Osório, acrescentando que na Nossa Senhora da Paz, também em Ipanema, não há intenções de retirar o cercamento.

Na Saens Peña, a retirada das grades foi decidida no fim do mês passado, após uma reunião entre líderes comunitários da região e o prefeito Eduardo Paes. Há cerca de três anos, a Associação Comercial e Industrial da Tijuca vem pedindo a revitalização da praça, que tornou-se centenária este ano. Com o fim do cercamento, a entidade espera dar um pontapé inicial neste processo.

- A verdade é que muito se falava na revitalização, mas as pessoas não acreditavam mais. A retirada das grades já vai trazer uma limpeza visual que deve ter um impacto muito positivo para impulsionar a região. A partir daí, a nossa intenção é promover parcerias público-privadas para que a Saens Peña ganhe força e se torne, por exemplo, um grande polo gastronômico e cultural da região - afirmou o presidente da associação, Jaime Miranda.

Retirada do gradil na Saens Peña vai demorar dez dias
O trabalho na Saens Peña, que deve durar dez dias, será realizado pela Coordenadoria de Operações Especiais (COE) da Secretaria de Conservação, com o apoio da Subprefeitura da Grande Tijuca. Além disso, a praça terá bancos e banheiros públicos realocados. A Rioluz também fará revisão da iluminação.

Jaime Miranda reforçou que a implementação da UOP da Tijuca e a instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Salgueiro foram importantes no processo de reabertura da praça. Ele adiantou também que entrou em contato com o escritório Burle Marx para a realização de um amplo processo de revitalização.

- É um espaço que está a cerca de 15 minutos andando do Maracanã, palco da Copa da Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. O potencial é muito grande - disse Miranda, ressaltando que em volta das Saens Peña há cerca de 1.500 estabelecimentos comerciais por onde circulam diariamente mais de 200 mil pessoas.

A discussão em torno do cercamento das praças ganhou força a partir de agosto deste ano quando a prefeitura divulgou pela primeira vez sua intenção de ampliar a retirada grades, após tomar a medida na Praça Tiradentes, que foi reinaugurada após um ano de obras.


OPINIÃO ! !