HORÁRIO DE VERÃO 15 / 10

Fim só depois da festa

Por causa do carnaval, horário de verão terá uma semana a mais

Agência Brasil




BRASÍLIA - O horário de verão começa no primeiro minuto do próximo domingo. Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar seus relógios em uma hora. Desta vez, o novo horário vai terminar uma semana mais tarde, no dia 26 de fevereiro, porque na data prevista por lei seria o terceiro domingo de fevereiro, que é carnaval.

INFOGRÁFICO : Relógios devem ser adiantados em uma hora. Confira o mapa

De acordo com o decreto que instituiu o horário de verão, quando há coincidência entre o dia previsto para o término da hora de verão e o domingo de carnaval, o encerramento deve ser no domingo seguinte. O objetivo é evitar que, em meio a um feriado, a população acabe esquecendo de ajustar os relógios.

- O pessoal está em festa e aí há uma mudança de horário, realmente o reflexo seria negativo - explicou o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner.

Grüdtner informou que a previsão do governo é que haja uma redução entre 4,5% e 5% da demanda de energia no horário de pico, entre o fim da tarde e o início da noite, semelhante ao que foi registrado no ano passado (4,4%). A redução total de consumo deve ficar em torno de 0,5%.

Uma novidade deste ano é a adesão da Bahia , a pedido do governador do estado, Jaques Wagner. Ele solicitou a inclusão com o objetivo de manter o governo baiano alinhado ao horário de Brasília.

Anac pede que passageiros confirmem horário de voos

A Agência Nacional de Avião Civil (Anac) recomenda que os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas para confirmar os horários de decolagens de voos e, assim, evitar transtornos.

A recomendação da Anac vale em especial para voos com origem ou destino na Bahia, por ser a primeira vez que o estado é incluído no horário de verão. Os demais estados com horário alterado são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e o Distrito Federal.

PARQUE GAROTA DE IPANEMA

Enviado por Pablo Rebello -


A nova garota de Ipanema da Zona Sul

A música de Vinicius de Moraes e Tom Jobim marcou gerações, serviu de trilha sonora para milhares de casais apaixonados e ganhou o mundo. Mesmo após tantas décadas de existência, a melodia continua a inspirar artistas como Romero Britto, autor da escultura que será inaugurada em breve no Parque Garota de Ipanema, no Arpoador.

A obra de arte captura a simplicidade e a sensualidade da canção imortal em traços coloridos, numa mistura de características dos vários biotipos femininos que embelezam a Praia de Ipanema. O local escolhido para receber a peça também atende ao apelo do mar, pertinho da cerca que separa o parque do calçadão onde caminham os banhistas. Até parece que a expressão da moça de pedra aprecia o quebrar das ondas a poucos metros de distância.

Feito todo com peças de vidrotil de tamanho irregular, o desenho forma um mosaico colorido que fica mais bonito com os reflexos da luz solar. Uma empresa de São Paulo se encarregou da montagem do mosaico, enquanto outra firma de Porto Alegre ficou responsável por produzir a base de concreto da nova estátua.

O artista mora em Nova York e doou o monumento para a cidade. Romero Britto nasceu em Recife e se mudou para Miami aos 25 anos, quando alcançou fama internacional com sua arte pop profundamente influenciada pelos trabalhos de Matisse e Picasso.

O subprefeito da Zona Sul, Bruno Ramos, explicou que o local escolhido para abrigar a estátua foi definido após uma vistoria no parque realizada juntamente com a Fundação Parques e Jardins, o Instituto-E e a Associação de Moradores de Ipanema. Eles levaram em conta o pedido do artista de deixar a escultura num local que não atrapalhasse a passagem de pedestres.

— Sem dúvida, a estátua vai agregar mais valor à paisagem do parque e atrair visitantes de todos os lugares — opina Ramos.

JOGOS PAN AMERICANOS

HOMENAGEM À IPANEMA

O desenho do uniforme utilizado pela delegação brasileira no desfile de abertura dos Jogos Pan-Americanos confundiu a apresentadora Ana Paula Padrão durante a transmissão da Record.

Durante a entrada dos brasileiros no estádio Omnilife, em Guadalajara, Maurício Torres consultou Ana Paula Padrão: “Está aí o uniforme desenhado por Oskar Metsavaht. Agradou, Ana Paula?”

Ela respondeu: “Agradou muito, lembra o calçadão de Copacabana”. Mas, na verdade, o desenho é inspirado no calçadão da praia de Ipanema, também no Rio de Janeiro:

COMPAREÇA !!!!!!



















Jogos Pan-americanos/Bastidores -



Brasil será o décimo a desfilar na cerimônia de abertura
Guadalajara (México)

A delegação brasileira será a décima a desfilar na cerimônia de abertura dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, marcada para esta sexta-feira. O local será o Estádio Omnilife. A informação foi confirmada pela organização do evento.

Os atletas nacionais vestirão uniformes criados por Oskar Metsavaht, os quais estamparão um calçadão de Ipanema estilizado. Além disso, o porta-bandeira do Time Brasil será o mesa-tenista Hugo Hoyama.

Sergio Barzaghi/Gazeta Press


O mesa-tenista Hugo Hoyama será o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura do Pan de GuadalajaraO estádio destinado à solenidade tem capacidade para 45 mil lugares e todos os ingressos estão esgotados. A festa será composta pelos shows de artistas mexicanos Vicente Fernandez, Alejandro Fernandez, Maná, Lila Downs, Eugenia León e pelo grupo colombiano Juanes.

A festa será baseada em tradições mexicanas, repleta de luzes e cores e com os tradicionais mariachis. Produzida pela Five Currents, do norte-americano Scott Givens, a mesma empresa que produziu as cerimônias de abertura e de encerramento do Rio 2007, a celebração terá, entre os momentos especiais, o centro do gramado se transformando em uma nuvem.

FISCALIZAÇÃO EM ALBERGUES

Polícia Civil realiza operação para fiscalizar albergues na Zona Sul


Jornal do Brasil


Policiais da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT) estão neste momento realizando uma operação para fiscalizar albergues na Zona Sul do Rio de Janeiro. Já foram encontrados produtos vencidos e documentos irregulares. Três pessoas foram detidas em Ipanema.

Na ação participam 45 agentes da especializada e das Delegacias do Consumidor (DECON), de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) e de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). Os policiais estão agora na Rua Barão da Torre, 175, em Ipanema.

HORÁRIO DE VERÃO 15 / 10

Horário de verão começa à meia-noite de sábado e lojas de rua devem ficar abertas até mais tarde para garantir lucro.

VERÃO CHEGANDO !



Verão chegando e com ele ,academias de ginática na areia,distribuição de barracas e cadeiras aos assinantes do Globo ,som dos carros dos barraqueiros aos berros tocando funk,etc.............................



PARQUE GAROTA DE IPANEMA














Sem doce balanço


Insegurança e má conservação afastam frequentadores do Parque Garota de Ipanema

O Globo, com a colaboração dos leitores Carlos Borges e Roberta Moura

RIO - O Parque Garota de Ipanema não tem feito jus ao charme de seu nome. Com brinquedos quebrados, grades soltas e pouca segurança, a área de lazer do bairro da Zona Sul tem afastado frequentadores. Embora tenha sido adotada pelo Instituto-E, da Grendene, que investiu R$ 600 mil no local desde 2008, a região sofre com a falta de manutenção, denunciam os leitores Carlos Borges e Roberta Moura.


"O descaso é permanente no parque. Ainda com tentativas de melhorar a área, a falta de segurança no local não permite que os trabalhos tenham continuidade. Não há jardim, lixeiras e os brinquedos estão constantemente quebrados. Sem falar nos inúmeros assaltos que ocorrem ali em plena luz do dia", diz Roberta Moura.

Para a presidente da Associação de Moradores de Ipanema, Maria Amélia Loureiro, a estrutura do parque melhorou após investimentos privados. No entanto, ela reconhece que a segurança é falha na região, principalmente quando a noite cai.


- À noite, o parque fica abandonado, não tem segurança - resume.

Assim como a representante do bairro, o Instituto-E afirma que a ação constante de vândalos tem prejudicado a conservação do parque. Com isso, a verba mensal, doada pela Grendene para a manutenção de jardins e aparelhos, é aplicada em reformas emergenciais. O instituto admite, ainda, que falta segurança na área, relatando furtos constantes de cabos de luz, "o que torna o local escuro e mal frequentado".

Além das melhorias realizadas desde 2008 - com o desenvolvimento de um projeto paisagístico, cercamento de canteiros, obras de drenagem e repavimentação, assim como a reforma do parque infantil -, o Instituto-E planeja o reparo e pintura das gangorras nos próximos meses.



A entidade disse que vai solicitar aos órgãos públicos o reforço da vigilância, além da regularização do sistema de abastecimento de água e a reposição da fiação.


Reforço na segurança
A respeito da falta de segurança no parque, a Polícia Militar informou que implementou o patrulhamento com motos para reforçar a segurança no local. O órgão informou, ainda, que a vigilância é realizada 24 horas no local, com policiamento a pé, a cavalo, na cabine e em viaturas.

Já a Guarda Municipal disse estudar a possibilidade de incluir uma dupla de agentes permanentemente no parque. Atualmente, a guarda faz rondas motorizadas e a pé das 7h às 19h, horário de funcionamento do parque.

O Parque Garota de Ipanema, que ocupa 25,8 mil metros quadrados, foi inaugurado em 1978 e, em 1994, passou a integrar a área de proteção ambiental das pontas de Copacabana e do Arpoador. Já serviu de palco para shows gratuitos memoráveis, como o do cantor Tim Maia.

Este texto foi escrito com a ajuda de um leitor do Globo. Quer participar também e enviar sua notícia?Clique aqui
Links patrocinados.
.

CONVITE ! !



Vamos ter a participação do Paulo Cintura que fazer dar uma atividade de exercícios aeróbios para as pessoas que estiverem na praça, distribuição de mudas, músicos voluntários e outras atrações.

- Faremos um protesto pacífico , mas vamos mostrar ao Governo do Estado do Rio de Janeiro que os moradores de Ipanema não querem que a nossa praça se descaracterize, que suas árvores vão abaixo, que nossas crianças e velhinhos percam o seu local predileto de lazer, que a fauna e a flora do local seja depredada e isto sem a menor necessidade uma vez que com duas estações uma em cada ponta do bairro - Gen. Osório e Jardim de Alá, Ipanema vai estar muito bem servida de metrô.

ATA 03/ 10 / 2011

Ata da Reunião de 3 de outubro de 2011

Local : Colégio Notre Dame

Participantes : 11 voluntários,

Sr. Tony Teixeira, assessor do Vereador Carlo Caiado



1.Audiência / Linha 4

A Coordenadora, Sra. Ignez Barreto, abriu a sessão explanando sobre o contato que teve com o promotor Carlos Frederico Saturnino , da Promotoria de Tutela Coletiva e Defesa da Capital.

Ressaltada que se a ação for bem sucedida, ou seja se a construção da continuação da Linha 1 do metrô , considerada inviável, pela Justiça, nossos problemas acabarão, sem necessidade de maiores desdobramentos, porque sem a Linha 1 a estação N. Sra. da Paz deixa de existir.



2.Manifestação Pró-Praça N.Sra. da Paz

Ficou decidida a data de 22 de outubro próximo, sábado , no horário das 11:00 às 13:00 h, o evento programado pelo PSI e Quadrilátero do Charme, conforme detalhado , abaixo :

Faixas - Deverão ser colocadas frente às Ruas V.Pirajá , Joana Angélica e M.Quitéria , bem visíveis pelos passantes , tanto pelo fluxo de tráfego quanto transeuntes. Sugeridos os dizeres " A PRAÇA É NOSSO PULMÃO.NÃO À ESTAÇÃO !" e " RESPEITEM

O TOMBAMENTO DA PRAÇA ! ESTAÇÃO NÃO ! "



Tony ficou encarregado de providenciar orçamentos e viabilizar confecção.As faixas serão importantes para convocar a população local e chamar a atenção da população flutuante , aquela que não é moradora de Ipanema , mas por aqui circula bastante.Será excelente recurso para motivar as pessoas a participar.



Convites e Panfletos - Ignez se encarregará de providenciar os lay outs que serão oferecidos pelo escritório de criação gráfica Paulo Amendoeira, o restaurante Fazendola oferecerá a confecção dos convites e o vereador Caiado a dos panfletos que serão distribuídos no evento.Nestes panfletos o PSI lista as razões de serem contrários à construção desta estação ;

Mudas de plantas - À cargo da colaboradora Nazaré ;

Balão do Greenpeace - Sendo providenciada a participação do Greenpeace.Para tanto, Tony mantém contato com aquela entidade.Aguardando retorno.

Balões em geral - Para ornamentar os arcos da Praça: Sendo providenciados por Ignez, orçamentos e execução.

Participação de Artistas -Está sendo aguardado retorno da Sra. Sonia Tomé no sentido da participação de alguns artistas da Rede Globo, voluntários e simpáticos à causa;

Mídia/contatos - A cargo de Roselene , através do blog e Ana e Ignez, através seus contatos pessoais.

Ignez também contatará a Sra. Lucimar , da Paróquia N.Sra. da Paz , no sentido de obter do Pe. Manuel autorização para colocação de convites na mesinha de entrada bem como a participação de representantes da Igreja para aderirem ao movimento , levando em conta que foi justamente a Paróquia quem há poucos anos obteve o tombamento da Praça e tão importante argumento quanto - a segurança da construção da edificação , já que acabaram de completar 90 anos - quase um século ! existindo sim , grande preocupação quanto aos seus alicerces, pilares, etc.



3."Desenrolando a Serpentina"

O PSI e Quadrilátero do Charme, nas pessoas dos Coordenadores Ignez Barreto , Ana Archer, Monica Garcia e Bruno Pereira, estarão presentes na reunião que será realizada , sábado próximo , dia 08/10 , nas dependências do IAB - Instituto dos Arquitetos do Brasil para ,juntamente com a Presidente da Sebastiana - Liga dos Blocos da cidade do RJ ; representantes da Prefeitura e de carnavalescos de outros estados debaterem sobre o carnaval , em 2012.

O grupo levará proposta de agenda, organizando o desfile dos blocos e Banda do Bairro - um por dia; a ratificação dos cuidados com a comercialização de bebidas ; o ordenamento das ruas , a fim de se evitar o caos verificado neste ano.

Ana apresentou slides mostrando irregularidades verificadas neste Carnaval - 2011.

Deverá ser obtido , por escrito , documento de intenções que, esperemos, sejam cumpridas pelos organizadores.

Independentemente dessa ação , também ficou de ser planejado movimento no sentido de alertar a Riotur e patrocinadores do Carnaval 2012 , que " esse ano não vai ser igual aquele que passou "... As brincadeiras ( direitos ) de uns não podem prejudicar o bem-estar (direito idem ) dos outros. Estaremos de olho vivo para que não sejam repetidas as barbaridades - vandalismo, venda de bebidas a menores e por menores, sujeiras nas ruas, atos de urinar publicamente, impossibilidade de os moradores poderem desfrutar de descanso, ou seu direito de ir e vir ameaçados , pois não podem sair nem receber visitas, verificados nos últimos festejos de Momo.Lembramos e ressaltamos que a maciça maioria de freqüentadores de blocos e bandas não são de Ipanema.Vêm de outros bairros e turistas, do Brasil e Exterior, atraídos pelo carnaval de rua , grátis, sem controle.Por não terem compromisso com o bairro , aqui estando somente na condição de foliões em usufruto do bônus , deixam rastro de destruição e aborrecimentos para os residentes , que ficam com o ônus - prejuízos materiais e pessoais.



4.UPP/Cantagalo - A comunidade funkeira insiste na realização dos bailes e o Comando da PM na necessidade de colocação de proteção acústica da quadra a fim de que a comunidade do entorno, tanto na favela como no bairro - MAIORIA da população atingida! não seja prejudicada.

Entende o PSI que quem organiza os eventos é quem deve arcar com esse tipo de despesa.Monica, da ONG Entrelaces ficou de providenciar cotação de preços.O Comandante da UPP fará uma reunião com o PSI, e os organizadores do evento. Se não houver consenso , será feita representação junto ao Ministério Publico.



A próxima reunião será no dia 17/10 às 18:00 h, no Colégio Notre Dame

Ata por Grace Fabor



--------------------------------------------------------------------------------

FEIRA HIPPIE






Sala é montada com peças de dez barracas da Feira Hippie por R$ 7,8 mil


RIO - São tantas bolsas de couro, pulseiras de palha e camisetas alternativas, que é curioso imaginar como um cômodo da casa pode ser montado e decorado usando, apenas, produtos da Feira Hippie de Ipanema. E mais: no meio da Praça General Osório, em plena tarde de domingo. Pois na segunda reportagem da série "A casa vai à rua", o arquiteto Thoni Litsz criou uma sala completa e artesanal por R$ 7,8 mil. E ainda provocou interação com alguns expositores.

LEIA MAIS:Na primeira reportagem da série, sala é montada num cruzamento da Saara e sai por R$ 15,5 mil

LEIA TAMBÉM: Os profissionais e os preços das peças que fazem parte da sala montada na Feira Hippie

VÍDEO: Tem uma sala no meio da Feira Hippie

- Vocês estão querendo roubar os meus clientes, é? - brincou um artesão ao perceber que o ambiente estava sendo montado numa área próxima a da sua barraca de telas de pintura.


--------------------------------------------------------------------------------
..Dos 200 estandes da feira, dez vendem móveis e mais de cem, objetos de decoração. A maior parte desse nicho fica concentrada na esquina das ruas Jangadeiros e Prudente de Moraes. Depois de comer o pudim de tapioca típico da feira, Thoni enveredou pelo corredor por um par de horas para buscar as peças do projeto. O grande painel de couro (R$ 2 mil), da artesã Mari Pomp, com desenhos de pássaros brasileiros gravados à mão, foi o primeiro a ser levado ao centro da praça.

O sofá da barraca vizinha, de couro com base de cedro (R$ 1.900), feito pela expositora Marlene Silveira, foi em seguida, definindo o estilo rústico do cômodo. Faltava um toque branco para combinar com as pedras portuguesas da praça e fazer o contraste com a madeira e o couro do sofá. No Atelier Giovanni e Rita Fornezi, Thoni encontrou o tapete cor de gelo, feito de pelo de $(R$ 450, com 2mx1,5m) e os pufes com estampa de vaca (a partir de R$ 130). Dos mesmos artesãos, é a cadeira de sucupira e assento de couro (R$ 480).


As peças casaram tão bem com o ambiente ao ar livre que visitantes da feira perguntavam se poderiam descansar um pouco naquele cenário. Ainda não podiam, pois, para delimitar o espaço, faltavam o biombo (R$ 450) e a mesa lateral, ambos de ferro, do artesão Ivan Jilek, um dos organizadores da Feira Hippie. Já o baú, de couro e compensado naval (R$ 560), dos artistas Marco Antônio e Madalena de Oliveira, foi instalado no meio da sala para servir de mesa de centro. Mas o arquiteto, inquieto, ainda não estava satisfeito.


- É preciso ter cuidado, pois o uso excessivo de móveis rústicos pode fazer o ambiente ficar pesado demais - dizia Thoni, enquanto a turista boliviana Carla Irusta tentava registrar todos os detalhes do nosso miniprojeto de decoração com sua câmera fotográfica.

Bem, para deixar o cômodo mais leve, o arquiteto colheu flores de tecido (R$ 13 cada) na barraca da artesã Maria de Lurdes Seabra, que foram colocadas no vaso azul de vidro fundido (R$ 280) do expositor Sérgio Barros. Almofadas de tafetá em tons de vinho e lilás com pingentes (entre R$ 35 e R$ 38), de Adelaide Guimarães, completaram o cenário, junto à dupla de bonecas pintadas em cabaça e porcelana (R$ 60 cada), a nega charmosa e maluca (R$ 90) e o trio de galinhas (R$ 25 cada), da artista plástica Vanessa Lima. Pronto. Agora, sim, a casa tinha ido à praça.