SEBASTIANA


Evento discute superlotação de blocos no carnaval de rua do Rio

Diretores de blocos e autoridades vão se reunir com moradores.

Liga defende manter percurso original dos blocos mais tradicionais.

Tássia Thum
Do G1 RJ


Ciclo de debates discute melhorias para o carnaval


de rua do Rio (Foto: Tássia Thum/G1)Diretores de blocos carnavalescos do Rio se reuniram, na noite desta sexta-feira (7), com representantes dos órgãos de turismo de Salvador e Recife, para trocar ideias e discutir melhorias para o carnaval de rua, em 2012. Entre os principais assuntos a serem debatidos estão a superlotação de alguns blocos e o deslocamento deles para outros pontos da cidade.

O secretário municipal de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, também participou do ciclo de debates, batizado de “Desenrolando a Serpentina”.

Uma das organizadoras do encontro, Rita Fernandes, presidente da Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro (Sebastiana), disse que no sábado (8) haverá uma nova reunião dos diretores dos blocos de rua com integrantes das associações de moradores de bairros que reclamam dos transtornos causados pela folia. O evento, promovido pela Globo Rio, acontece no Instituto de Arquitetos do Brasil.

“Acredito que este é um momento propício para as ideias surgirem, trocar experiências com quem já faz carnaval de rua há muito tempo, além de resgatarmos a tradição dos blocos de rua”, comentou Rita, que realiza a série de debates pelo quarto ano.


O Cordão da Bola Preta antecipou o carnaval e se
apresentou no evento (Foto: Tássia Thum/G1)O diretor da Sebastiana, Nei Barbosa, enfatizou que vai defender o percurso original dos blocos mais tradicionais do Rio, como o Simpatia é quase amor, Suvaco de Cristo e Barbas. Os cortejos acontecem em Ipanema, Jardim Botânico e Botafogo, todos na Zona Sul.

“Vamos acertar o cumprimento dos horários de saída e concentração dos blocos. Estamos abertos a melhorias, para evitar o caos”, frisou Barbosa.

Moradores x foliões
O secretário de Turismo do Rio, Antonio Pedro Figueira de Mello, disse que o importante é chegar a um consenso para garantir mais conforto ao folião e aos moradores das áreas por onde passam os blocos.

“O mais importante é adequar a quantidade de blocos, espalhando-os pela cidade, olhando a capacidade de carga de cada bairro. O nosso objetivo é superar e melhorar a festa a cada ano, com o intuito de promover a harmonia entre todos os envolvidos”, disse o secretário.

Intercâmbio carnavalesco
O presidente da Empresa de Turismo de Salvador (Saltur), Cláudio Tinoco, prometeu trazer ao encontro experiências do carnaval baiano, principalmente em relação à oferta de serviços públicos, como transporte, segurança, limpeza e saúde. Segundo Tinoco, a folia de rua em Salvador é composta por quase 300 entidades carnavalescas, entre blocos de afoxé, estrelas da axé music e camarotes nos principais circuitos.

“Vou colocar em pauta algumas questões de organização do espaço, inspeção dos trios elétricos, captação de patrocínio privado para o carnaval de rua e campanhas de conscientização para que se evite, por exemplo, o xixi na rua. Acho importantíssimo esse intercâmbio entre as três principais cidades de carnaval de rua do país”, concluiu Tinoco.

Após o debate, o Cordão da Bola Preta antecipou o clima de carnaval, tocando marchinhas tradicionais. A Orquestra Leviana também se apresentou no final da noite.

Serviço:
Debate: 'A cidade é nossa em fevereiro?'
Instituto dos Arquitetos do Brasil
Rua do Pinheiro, 10, Flamengo
Horário: no sábado (7), das 18h às 22h30; no domingo (8), das 14h às 22h30

12 de OUTUBRO DE 2011














www.movimento31dejulho.blogspot.com



CONVOCAÇÃO – Aos Cidadãos Brasileiros



Quando: Dia da Criança, 12 de outubro 2011, quarta-feira - 13:00 h

Onde: Copacabana, Av. Atlântica, Posto 4.



TODOS JUNTOS CONTRA A CORRUPÇÃO E A IMPUNIDADE



para darmos às nossas crianças um GRANDE presente:



A PERSPECTIVA DE UM BELO FUTURO PARA O BRASIL



Sem pressão da sociedade para mudar o que acontece hoje, nossas crianças jamais terão:



Saúde de qualidade, Educação de qualidade, Segurança, e sem a ROUBALHEIRA IMPUNE do dinheiro dos contribuintes;


Corruptos e corruptores na cadeia, devolvendo o que roubaram do povo brasileiro;


Deputados e Senadores “Ficha Limpa” trabalhando todos os dias pelo bem do Brasil;


Governantes competentes e zelosos do interesse público, que não as envergonhem diante de tamanho descaso com a Moralidade e a Ética;


Juízes (concursados, principalmente nos Tribunais Superiores) julgando para a sociedade, e não acobertando interesses pessoais dos corruptos que os nomearam;


PARTICIPE DESTE MOVIMENTO APARTIDÁRIO E AUTÊNTICO

EM DEFESA DA DEMOCRACIA, DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO

E PELO FUTURO DOS CIDADÃOS BRASILEIROS



Vamos em frente, o Brasil precisa de nós e nós somos o Brasil !!!

BAIRROS .COM

Enviado por Pablo Rebello -


Medo da dengue em Ipanema

A faixa fixada em frente ao imóvel resume a situação. Abandonada desde 2007, a casa de número 157 da Rua Redentor, em Ipanema, transformou-se numa fonte de preocupação para moradores da região. Eles alegam que o local se tornou um perigoso foco de dengue, além de ninho de ratos.

— Coloquei a faixa para ver se fazem alguma coisa. Ninguém toma providências — diz a vizinha Ana Maria Guimarães, preocupada com a própria saúde.

Só este ano foram registrados mais de 5.500 casos de dengue na Zona Sul. Na região, Ipanema é o bairro que tem o maior número de imóveis fechados notificados: 17. A Secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil prevê uma epidemia em 2012 e tem intensificado as ações preventivas. Nas últimas semanas, agentes visitaram a Urca e as comunidades de Pavão, Pavãozinho e Cantagalo. O superintendente de Vigilância em Saúde, Márcio Garcia, pede que a população denuncie a existência de possíveis criadouros pelo telefone 1746

BAIRROS .COM



Enviado por Bruna Talarico -


Barão do caféMarcos Modiano fala sobre a bebida que é tradição e paixão nacional

São quase 15 anos do mais puro cafezinho. E quem pensa que o segredo está apenas nos grãos especialmente selecionados, na torrefação feita quase na frente do cliente ou na água especialmente filtrada, sem cloro, precisa prestar mais atenção quando der um pulinho ao Armazém do Café. Por trás das sete lojas espalhadas pela cidade — são cinco só na Zona Sul — está o catalão Marcos Modiano, de 63 anos, que trocou o mercado financeiro por outro, mais palatável: o cafeeiro.

Morador de Ipanema, ele gosta de dizer que se, como economista, sua formação, ele lidava com milhões de quatro ou cinco, hoje trabalha com tostões de muita gente.

— Sou uma vítima do Armazém do Café. Comecei pequenininho, com o que era para ser uma loja de café gourmet, com torrefadora para o café daquela loja, em Ipanema. Mas o cheirinho chamava o público, e fui empurrado a crescer muito rápido — conta.

De família burguesa — seu tio, Humberto Modiano, foi o maior exportador de café na década de 70 —, ele introduziu no Brasil o que apenas se ouvia falar nas terras tropicais. Capuccinos, irish coffes e mais um punhado de variantes da bebida foram provados pela primeira vez na rede aberta por Modiano.

E se, na infância, ele via no futebol um possível futuro profissional, o que Modiano dribla, hoje, são infortúnios do mundo gastronômico. Com a alta do dólar levando cafeterias a passar o ponto pela cidade, ele usa Darwin e sua teoria evolucionista para explicar um possível futuro dos estabelecimentos do ramo:

— Os fracos morrem antes. Os fortes morrem depois, ou sobrevivem, formando uma nova espécie. Li outro dia que a Starbucks vai investir dois milhões na América Latina. Eu digo: seja bem-vinda, porque o jovem de hoje vai ser o adulto de amanhã. Se agora ele toma um fast food de café, depois vai tomar um café gourmet no Armazém do Café. Só espero não viver tanto para presenciar isso.

BAIRROS .COM

Enviado por Pablo Rebello -


Capacitação praiana

Precisa de uma cadeira? Um guarda-sol? Deu vontade de tomar uma bebida gelada para rebater o calor? Os barraqueiros estão na praia de olho nas necessidades dos clientes. Mas nem sempre esses comerciantes possuem a formação necessária para oferecer um serviço de qualidade.

Essa percepção levou o Instituto-E, ONG da Osklen, a desenvolver o projeto Praia Mais, que capacitará 50 barraqueiros das praias de Copacabana, Ipanema e Leblon até o ano que vem. Aulas de inglês, educação ambiental, empreendedorismo, cooperativismo e gestão de negócios fazem parte da programação. No total, foram investidos R$ 235 mil na iniciativa.

— Oferecemos aulas interativas direcionadas para o universo dos vendedores da praia. Temos tido um retorno muito positivo da parte deles — destaca a diretora do Instituto-E, Nina Braga.

BAIRROS .COM

Enviado por Pablo Rebello -


Capacitação praiana

Precisa de uma cadeira? Um guarda-sol? Deu vontade de tomar uma bebida gelada para rebater o calor? Os barraqueiros estão na praia de olho nas necessidades dos clientes. Mas nem sempre esses comerciantes possuem a formação necessária para oferecer um serviço de qualidade.

Essa percepção levou o Instituto-E, ONG da Osklen, a desenvolver o projeto Praia Mais, que capacitará 50 barraqueiros das praias de Copacabana, Ipanema e Leblon até o ano que vem. Aulas de inglês, educação ambiental, empreendedorismo, cooperativismo e gestão de negócios fazem parte da programação. No total, foram investidos R$ 235 mil na iniciativa.

— Oferecemos aulas interativas direcionadas para o universo dos vendedores da praia. Temos tido um retorno muito positivo da parte deles — destaca a diretora do Instituto-E, Nina Braga.

MORADORES DE RUA














Mendigos tipo exportação
Levantamento mostra que quase metade da população de rua vem de fora, até de outros países

Athos Moura (athos.moura@oglobo.com.br) e

Ediane Merola (ediane@oglobo.com.br)



RIO - Leblon e Ipanema estão repletos de moradores que não pagam o alto IPTU desses bairros. São mendigos que fazem da praia e das calçadas suas moradias. E muitos deles sequer são daqui. Durante a madrugada de quarta-feira, uma equipe do GLOBO percorreu ruas dos dois bairros e contou mais de 15 mendigos. Há menos de uma semana, equipes da Secretaria municipal de Assistência Social fizeram uma operação de recolhimento de população de rua na região. De acordo com o órgão, no mês passado, os educadores sociais realizaram 210 abordagens na Zona Sul. Desse total, 47% eram de outros estados, municípios da Região Metropolitana e até de outros países. Os motivos mais usados para justificar a vida ao relento foram consumo de drogas (39%) e conflito familiar (29%).

DESAFIOS: Prefeitura tenta tornar abrigos para mendigos mais atraentes e enche viadutos de pedras

Na madrugada de quarta-feira, repórteres do jornal flagraram, durante uma ronda, grande concentração de pessoas passando a noite sob marquises de lojas na Avenida Ataulfo de Paiva, a principal do Leblon. Segundo seguranças do local, as lojas são escolhidas porque porteiros são orientados a expulsar os mendigos da frente de prédios residenciais.

Na Rua Barão da Torre, em frente à Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, um homem dormia dentro de um saco de lixo, na porta de uma casa de festa. Em um outro ponto, um adolescente usava pedaços de papelão para se proteger do frio.

Até detetive investigou mendigos


A Praça Nossa Senhora da Paz, segundo o presidente da Associação de Moradores e Amigos de Ipanema (Amai), Carlos Monjardim, está entre os pontos com mais moradores de rua. Há dois anos, ele contratou um detetive que se disfarçou de mendigo para investigar a origem dessa população. Monjardim ficou surpreso ao descobrir que uma mulher, dona de imóvel na Zona Sul, esmolava em frente à Igreja Nossa Senhora da Paz e chegava a arrecadar R$ 2 mil por mês.

- Esse é um problema constante no bairro por ser uma região de classe média alta, com grande circulação de turistas. Atrai tanto uma população de rua realmente necessitada como também profissionais. As portas das agências bancárias também são disputadas - diz Monjardim, acrescentando que contratou o detetive após ter sido criticado ao lançar uma campanha contra a doação de esmolas.

Monjardim conta que o problema é um dos mais discutidos nas reuniões do Conselho Comunitário de Segurança, realizadas no 23º BPM (Leblon). Para ele, a frequente troca de comando no batalhão do bairro contribui para agravar a situação:

- Morador de rua não é só uma questão social. Flanelinhas e pivetes acabam se infiltrando para roubar as pessoas.

"
Esse é um problema constante no bairro por ser uma região de classe média alta, com grande circulação de turistas. Atrai tanto uma população de rua realmente necessitada como também profissionais
"
--------------------------------------------------------------------------------
.Na orla de Ipanema, entre os postos 8 e 9, o quadro encontrado era igualmente desolador: um homem dormia na areia e outro encolhido embaixo do fraldário do Baixo Bebê.

Na Rua Aristides Espínola, no Leblon - onde mora o governador Sérgio Cabral -, uma moradora de rua remexia em lixeiras, deixando a sujeira espalhada pelo chão. A cena não é incomum. Todo início de madrugada, funcionários de restaurantes e moradores dos prédios costumam deixar lixo na calçada para a coleta da Comlurb. Mas, antes disso, mendigos vasculham os sacos à procura de restos de comida e de objetos jogados fora.


Presidente da Associação de Moradores do Leblon, Evelyn Rosenzweig diz ter recebido várias queixas de moradores sobre o aumento da população de rua no bairro, sobretudo nos fins de semana.

- Durante a noite, a população adulta é grande. É possível perceber que as pessoas trabalham por aqui, normalmente como flanelinhas, e depois dormem na rua, com papelões, trouxas de roupa. Há verdadeiros acampamentos em plena Ataulfo de Paiva - observa Evelyn, que relata ter feito várias reclamações à prefeitura.

Para o turista americano Chris Smith, de 30 anos, a presença de mendigos dormindo pelas ruas causa desconforto. Na Rua Farme de Amoedo, ele viu um homem coberto por um lençol, dormindo numa cadeira.


.- É triste ver pessoas dormindo nas ruas. Visualmente é feio. Mas, em geral, não causa medo. Mas fiquei apreensivo com o homem debaixo do lençol. Não sabia se ele estava dormindo de verdade ou com alguma faca ou arma - contou Chris.

Segundo a Secretaria de Assistência Social, informações sobre moradores de rua podem ser repassadas pelo telefone 3973-3800, de segunda a sexta-feira, das 9h30m às 17h.

PRAÇA NOSSA SENHORA DA PAZ

Em primeiro lugar gostaria de relatar a reunião do Promotor Carlos Frederico Saturnino sob cuja responsabilidade está a representação feita pelo PSI e pelo Quadrilátero do Charme de Ipanema para que não seja construída a estação de metrô N. Sra. da Paz. O encontro aconteceu ontem, dia 5/10 às 20 hs. no Colégio Santo Inácio. O objetivo foi o promotor relatar à sociedade, representada por diversas associações de moradores como está se desenvolvendo a representação que as outras associações fizeram no sentido de se fazer não a Linha 1 do metrô mas sim a Linha 4 e que corre paralela à nossa sob a responsabilidade do mesmo promotor. Se a ação civil pública que vai ser proposta der resultado e a Linha 1 não puder ser construída, o nosso problema acaba, uma vez que se a linha não for passar por Ipanema, obviamente não terá estação na N. Sra. da Paz. O promotor vai propor a ação baseado no fato de que esta linha (1) está sendo feita na marra pelo Governo do Estado, mas ela está completamente irregular. Não tem as licenças ambientais necessárias, o planejamento também é caótico e existe o grande risco do mau uso do dinheiro público no sentido de se fazer uma obra desta magnitude às pressas, só para atender aos vinte dias das Olimpíadas. O promotor vai cumprir com a sua obrigação que é deixar esta situação clara para a Justiça, mas ele não está muito seguro do êxito. Ele acha que vai ser muito difícil, sobretudo porque as licenças que estão faltando são dadas por órgãos do próprio governo estadual, de modo que não vai haver dificuldade do Governo do Estado conseguir em tempo hábil regularizar toda a obra. Desta forma, a nossa representação fica mais urgente e pertinente.

Para o promotor é importante que os moradores do bairro se mobilizem e exprimam de maneira clara e pública o seu repúdio à construção da estação de metrô.

Marcamos a nossa manifestação para o sábado dia 22/10 de 11hs. às 13hs. Vamos fazer uma manifestação pacífica, e que terá o seguinte formato:

- quatro faixas colocadas nos quatro cantos da praça chamando a população para o evento.

- balões verdes enfeitando as duas principais entradas da praça.

- participação do Paulo Cintura que vai fazer uma aula de ginástica pública.

- distribuição de mudas.

- músicos tocando.

- abaixo assinado.

- ainda não está certo – animação infantil.

Distribuição de uma filipeta dizendo o porque de não querermos a estação na praça.

- distribuição de 10.000 convites nos dias anteriores ao evento convidando os moradores para participar.

- contato com o Pde. Manoel para que ele anuncie durante a Missa o na nossa manifestação.

- as pessoas devem levar cartazes com dizeres tipo – A praça é Nossa – Não à estação de metrô etc.


AJUDA

É LÓGICO QUE TODA ESTA ORGANIZAÇÃO NÃO PODE SER FEITA POR UM PEQUENO GRUPO DE PESSOAS. PRECISAMOS AJUDA!!!!


1) A FESTA VAI TER UM CUSTO: 200,00 CUSTO DAS QUATRO FAIXAS. + 50,00 COLOCAÇÃO DAS MESMAS+ 400,00 CUSTO DOS BALÕES E COLOCAÇÃO. TOTAL =R$ 650,00

2) OS CONVITES E FILIPETAS:

a) ARTE – ESCRITÓRIO Paulo Amendoeira de design

b) Convites – restaurante Fazendola na Praça Gen. Osório

c) Filipetas – vereador Carlo Caiado

Estamos fazendo uma vaquinha para pagar as faixas e balões uma vez que o resto foi conseguido graças a generosidade de nossos parceiros. Peço a contribuição que cada um puder e quiser dar entre R$ 10,00 e 50,00. Qualquer quantia é bem vinda, por favor, não se sintam constrangidos. Deixar as contribuições na minha portaria – Rua Prudente de Moraes 660 – a/c de Ignez. Na próxima semana já tenho de pagar as faixas e a colocação que serão 250,00 os outros 400,0 dos balões só no dia da manifestação.


3) DISTRIBUIÇÃO DOS CONVITES

Temos de distribuir os convites entre dias 17 e 21/10. O PSI já tem bastante experiência neste sentido. Como tem de fazer? Ir de prédio em prédio, chamar o porteiro, perguntar quantos moradores tem e pedir que deixe um convite na correspondência de cada um. Não adianta colocar em loja nem prédio comercial. As pessoas que trabalham nestes locais, gerentes etc. em geral não moram no bairro e querem mais é que tenha uma estação de metrô em cada esquina. Vai ser contraproducente. Penso que devemos entregar prioritariamente nos arredores da praça. Entre as Ruas Garcia d’Ávila e Farme de Amoedo da praia até a Lagoa. Se sobrar convite a gente aí entrega em outras ruas chegando mais para as pontas do bairro. Preciso saber quem se prontifica a ajudar neste serviço e que locais podem ficar sob a sua responsabilidade. Duas pessoas não podem fazer a distribuição no mesmo local. Pela minha experiência pode se fazer uma quadra – por exemplo Barão da Torre entre Vinicius e Joana em meia hora. Não é nada complicado, mas tem de ser feito. Uma rua como a Vinicius da praia até a Lagoa a gente faz em uns 45 minutos.

Fico aguardando a manifestação de todos.

Um abraço,

Ignez

POPULAÇÃO DE RUA



Metade da população de rua vem de fora, de acordo com levantamento

Redação SRZD



De acordo com um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, dos 210 mendigos que foram abordados, 47% são vindos de outros estados, outros municípios e até de outros países. Parte desses moradores de rua se concentram nos bairros do Leblon e Ipanema. Segundo a pesquisa, 39% desses moradores estão nas ruas por causa das drogas, e 29% por causa de conflitos familiares.

O presidente da Associação de Moradores e Amigos de Ipanema, chegou a contratar um detetive disfarçado de mendigo para buscar maiores informações sobre a origem dessas pessoas. Durante essa investigação foi descoberta uma mulher que pedia esmola mesmo sendo dona de um imóvel na Zona Sul. Na ocasião, ela declarou que arrecadava cerca de 2 mil reais por mês.

Há concentração de moradores de rua embaixo de marquises e em frente às lojas. Muitos constroem verdadeiros acampamentos, utilizando papelões. Esse tipo de situação causa grande desconforto para os moradores dos bairros. Um dos problemas é a infiltração de flanelinhas e pivetes entre essas pessoas, que acabam roubando as pessoas que passam.

AUDIÊNCIA PÚBLICA





Prezad@s Amig@s,


Contamos com sua participação na Audiência Pública final da Comissão Especial do Verde da Cidade do Rio de Janeiro, na qual apresentaremos as considerações levantadas e apuradas durante vistorias, reuniões e estudos sobre as atuais condições da arborização, parques/UCs e reflorestamento do Município do Rio de Janeiro.


O evento será no próximo dia 10 de outubro de 2011, no horário de 09h00 às 13h00, na SEAERJ- Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro, localizada à Rua do Russel, Nº 01, Glória.



Vamos cuidar do nosso patrimônio ambiental.


Conto com sua participação e apoio.



Saudações,


MARCHA CONTRA A CORRUPÇÃO







http://www.youtube.com/watch?v=nm2yUmMWZe8

Amigos,



Sinceramente, esse vídeo me emocionou. Foi realizado por um jornalista (Carlos Senna da revista Amigos da Web) que me contactou no Ato da Cinelândia e hoje só hoje me enviou. Vale ver na íntegra e divulgar, pois também é um convite para o dia 12 de outubro, em Copacabana.



http://www.youtube.com/watch?v=nm2yUmMWZe8


Abraços

Marcelo


ACIDENTE EM IPANEMA

Atropelamento em Ipanema complica o trânsito no local

Rio - Uma pessoa foi atropelada no começo da tarde desta quinta-feira em Ipanema, na Zona Sul do Rio. O acidente aconteceu na Rua Visconde de Pirajá, próximo a Rua Maria Quitéria. Segundo o Centro de Operações Rio, o trânsito no local é congestionado com retenções, já que uma faixa de rolamento da via permanece interditada.

Equipes da CET Rio, dos bombeiros e da Polícia Militar estão no local. Ainda não há informações sobre o estado de saúde da vítima.

.

CARTÃO POSTAL


Enviado por leitora Giulia Peluso -

EU-REPÓRTER


Esgoto vaza na Praia do Arpoador há meses

Há meses, o esgoto está vazamento diretamente na areia da Praia do Arpoador, incomodando banhistas e ambulantes. A foto acima foi feita no dia 17 de setembro. Segundo um barraqueiro, já foram feitas diversas reclamações na prefeitura, mas nenhuma providência foi tomada. O verão daqui a pouco está aí e esse problema precisa ser resolvido

CELEBRAÇÃO





Celebração

Animais são abençoados no dia de São Francisco de Assis


O Globo (granderio@oglobo.com.br)





RIO - O Dia de São Francisco de Assis, comemorado nesta terça-feira, está sendo celebrado com a tradicional benção dos animais, em Ipanema. Padre Jorjão está reunindo com fiéis na Praça Nossa Senhora da Paz, nesta manhã, para rezar pelos bichos de estimação dos cariocas.

Considerado o padroeiro dos animais, São Francisco de Assis nasceu em Úmbria, Itália, em 1182. Filho de um rico comerciante de tecidos, teve uma adolescência boêmia e, aos 20 anos, foi aprisionado. Depois de libertado, voltou à boêmia, porém gradativamente foi sentindo desinteresse pela vida mundana. Ele foi canonizado em 1228.

Em 1979, o Papa João Paulo II proclamou São Francisco de Assis como o santo patrono dos ecologistas.

FLANELINHAS










.Loteamento de vagas

Na Zona Sul, flanelinhas agem à vontade em ruas de Ipanema e do Leblon e fazem até dobradinha


Taís Mendes (tais@oglobo.com.br)


RIO - Não é apenas no Centro que os flanelinhas fazem a festa, como mostrou O GLOBO na segunda-feira . Em bairros da Zona Sul que esperam uma Unidade de Ordem Pública (UOP) até o Natal, como Leblon e Ipanema, repórteres flagraram na segunda-feira flanelinhas totalmente à vontade. Eles atuam, principalmente, em vias internas, onde não há operadores da Embrapark. Mas há casos em que flanelinhas e guardadores oficiais convivem lado a lado, cada um tomando conta de um trecho da rua.


Em Ipanema, um flanelinha chegou a oferecer ao motorista da equipe de reportagem - que estava em carro sem logomarca - uma vaga em cima da faixa de pedestres, na esquina da Avenida Henrique Dumont com a Rua Barão da Torre. No outro quarteirão da via, o estacionamento era organizado por um operador da Embrapark.

- Da faixa branca para cá é comigo - disse o homem, sem saber que falava com repórteres, ao ser questionado se o carro não seria rebocado caso estacionasse em lugar impróprio.

.Pela vaga na esquina sobre a faixa de pedestres ele cobrou R$ 4. Nas áreas liberadas para estacionamento, o talão do Rio Rotativo custa R$ 2.

- Se quiser que lave o carro, é R$ 10 - ofereceu-se o flanelinha.

O operador do Rio Rotativo que trabalhava no quarteirão entre as ruas Barão da Torre e Visconde de Pirajá chegou a trocar dinheiro para o flanelinha. Segundo a funcionária de uma lanchonete na Rua Aristides Espínola, no Leblon, a bandalha é mais comum quando falta o operador da Embrapark. Na segunda-feira, um flanelinha - que inclusive reservava uma das vagas com uma cadeira - agia livremente, cobrando R$ 2 dos motoristas.


- Duas senhoras operam o Rio Rotativo aqui na rua, mas hoje elas não vieram - explicou a funcionária, que pediu para não ser identificada.

Na Rua Aristides Espínola, onde mora o governador Sérgio Cabral, moradores contam que os flanelinhas chegam a danificar os carros de motoristas que se recusam a pagar pela vaga.

- Estacionei meu carro no domingo passado e perguntei pelo talão. Ele disse que trabalhava por conta própria. Acabei pagando porque, senão, eles arrancam o retrovisor e arranham o carro - disse outra moradora que, por medo de represália, pediu para não ser identificada.

Na Rua Nascimento Silva, em Ipanema, um flanelinha, ao ser perguntado se tinha o talão de estacionamento, fez de longe sinal negativo. Ao longo da via, poucos carros tinham o talão do Rio Rotativo, de uso obrigatório, no painel.

- Depois das 19h, quando a gente vai embora, eles tomam conta de todas as ruas - contou uma operadora da Rua Rainha Guilhermina, no Leblon.

.No Centro, nos fins de semana, as principais avenidas transformam-se em zonas de extorsão, conforme revelou O GLOBO na segunda-feira, após fazer rondas nos últimos três sábados. Eles tomam conta das vagas e exigem pagamento antecipado, cobrando de R$ 5 a R$ 20. Após os flagrantes, o secretário especial da Ordem Pública (Seop), Alex Costa, admitiu conhecer o problema e afirmou que os flanelinhas expulsam os operadores do Rio Rotativo das ruas nas manhãs de sábado. Na segunda-feira, o secretário não foi localizado para comentar a bandalha de flanelinhas da Zona Sul. A assessoria de imprensa da secretaria lembrou que os flanelinhas cometem crime de extorsão e devem ser denunciados à polícia.

QUE AVE SERÁ ESTA ???



Fotografei essa ave em uma árvore da praça Nossa Senhora da Paz.

Nunca vi uma tão grande assim !

Que ave será essa????



BENÇÃO DOS ANIMAIS



DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

PRAÇA NOSSA SENHORA DA PAZ

BENÇÃO DOS ANIMAIS









BRS



Ipanema e Leblon ganham mais um corredor exclusivo para ônibus


Orientações para motoristas e passageiros começa no próximo sábado


..Evelyn Moraes / R7.


Primeiro corredor exclusivo para ônibus foi implantado nos bairros em agosto.

...Ipanema e Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro, vão ganhar mais um corredor exclusivo para ônibus, o BRS (Bus Rapid System) no próximo sábado (8). As faixas chegam à rua Prudente de Morais e à avenida General San Martin. Haverá mudança no itinerário de 14 linhas de ônibus.

Em agosto, foi inaugurado o corredor na Visconde de Pirajá e Ataulfo de Paiva. O objetivo do novo sistema é reduzir o tempo de viagem nos coletivos.