EMAIL RECEBIDO

Prezado Felipe,
segue abaixo a resposta do Sub-Prefeito da Zona Sul sobre nossas demandas.
Cordialmente,
JGuia



From: Leonardo Spritzer
To: Julio - UOL
Sent: Thursday, September 22, 2011 10:38 AM
Subject: Re: de Julio Sergio

Prezado Julio,

Sua demanda foi encaminhada ao nosso coordenador da SMTR.

Tão logo receba seus comentários entraremos em contato.

Att.,

Leonardo


2011/9/22 Julio -


Prezado Sr. Spritzer,
como deve ser do seu conhecimento estamos com sérios problemas com relação ao entorno da Praça Gen. Osório, principalmente com ônibus. Assim, envio anexo, moção já amplamente divulgada, dessa vez com foto comprobatória para sua verificação.
Atenciosamente,
JGuia



--
Leonardo Spritzer
Adm. Regional - VI RA

FROTA NOVA


Frota moderna chega mais rápido à Zona Sul

Região terá 60% dos novos e mais confortáveis ônibus Mega BRS na 1ª quinzena do mês que vem. Já a Zona Norte terá que esperar até ano que vem para ser beneficiada


POR CHRISTINA NASCIMENTO

Rio - Apresentado nesta quinta-feira, Dia Mundial sem Carro, o ônibus Mega BRS — novo modelo de coletivo mais moderno que vai circular nos corredores exclusivos de mesma sigla na cidade — gradualmente substituirá a frota atual. Mas, embora 18 veículos do tipo estejam desde ontem percorrendo as faixas exclusivas já existentes na Zona Sul, a população da Zona Norte terá que esperar até, pelo menos, o ano que vem.

.
Com piso baixo para facilitar acesso, motor traseiro, câmbio automático, mas sem ar-condicionado, o Mega BRS começou a circular Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
A troca da frota pelos ônibus supermodernos vai de vento em popa na Zona Sul, que conta com corredores BRS em Copacabana, Ipanema e Leblon. Na primeira quinzena do mês que vem, entram em operação mais 70 carros — 60% de uma frota de 115 novos veículos. Cada ônibus custa R$ 350 mil. O restante vai para as ruas da região em novembro.

Secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão informou que os corredores BRS do Centro devem começar a funcionar no início de dezembro, e o primeiro da Z. Norte, no Méier, ficará só para 2012. Sem data ainda.

Os Mega BRS são equipados com piso baixo, que facilita o acesso de pessoas com deficiência e idosos; motor traseiro, que oferece melhor condição de trabalho aos motoristas e diminui ruído e temperatura média no interior do ônibus; e mecanismo que impede parada fora do ponto. O veículo não é equipado com ar-condicionado.

Foi num desses que o prefeito Eduardo Paes chegou ao trabalho, em Botafogo. Antes, Paes pedalou meia hora da Vista Chinesa, vizinha à residência oficial, até o ponto do coletivo, no Leblon: “Sei que a cidade no verão é muito quente. Mas existem pequenos deslocamentos que podem ser feitos de bicicleta ou com transporte público. É um esforço que todos podemos fazer”.

Mais de mil multas

Estacionamento proibido nesta quinta-feira no Rio rendeu 1.006 multas a motoristas. Só no Quadrilátero do Centro (Av. Presidente Antônio Carlos, Rua 1º de Março, Av. Rio Branco e transversais desde a Rua Santa Luzia até a Candelária), que ontem era zona livre de estacionamento, 494 veículos foram multados e outros 23 recolhidos para depósitos.

Nas zonas Sul, Norte e Oeste, mais 512 carros foram multados e 55 rebocados por estacionamento irregular.
Com as iniciativas para diminuir o número de veículos motorizados nas ruas, a redução média no tempo de viagem ontem foi de 3,5% no pico da manhã, calculou a CET-Rio. Entre os nove corredores monitorados, a maior redução de tempo perdido no trânsito foi na Avenida Brasil: 9%. A menor queda foi no corredor Barra-Leblon (1%).

.

LORD JIM



Enviado por Monique Vasconcelos -


Para quem curte o estilo britânico

A dez meses das Olimpíadas de Londres, pubs vêm colocando cariocas no típico clima britânico. É o caso do Lord Jim, que funciona na Rua Paul Redfern, em Ipanema, desde 1974. Ali, as competições são bem diferentes daquelas que fazem parte da programação dos Jogos: há os tradicionais torneio de dardos e rodadas de quiz, nas quais grupos tentam responder perguntas sobre a terra da rainha.

— Estamos num ótimo período. Com o início da Copa do Mundo de Rúgbi, na Nova Zelândia, passamos a oferecer um café da manhã no estilo inglês, com torradas, bacon, ovos e batata frita. Mesmo com a diferença do fuso horário, a casa fica lotada. É importante interagir com a clientela e investir em programações diferenciadas. Vamos ter muitas atividades nas Olimpíadas — diz o proprietário do espaço.

O Lord Jim ainda transmite partidas do campeonato inglês de futebol e abriga shows. O espaço funciona diariamente, das 18h às 3h.

Já no Big Ben Pub, na Rua Muniz Barreto, em Botafogo, as performances do público viraram destaque na programação do espaço, fundado em 1992, e acontecem de quarta a sábado, a partir das 20h30m.

— A noite começa com uma espécie de aquecimento de uma banda. Aos poucos, os clientes sobem ao palco. É legal ver a animação da plateia — diz o proprietário do pub, Maurício Maia.

Outro programa que anima a noite dos cariocas no Big Ben é o alvo eletrônico, espécie de jogo de dardos que pode ser disputado com uma pessoa que mora em outro país.

BAIRROS .COM






Enviado por Simone Avellar -








Alagamentos nunca mais


O problema é antigo e quem frequenta a Lagoa Rodrigo de Freitas conhece bem. Toda vez que chove forte, o trecho da ciclovia entre o Parque do Cantagalo e a Curva do Calombo inunda e, para ultrapassá-lo, é preciso improvisar, equilibrando-se no meio-fio. Mas esses dias de sufoco estão contados: após anos de medidas paliativas, uma obra da Geo-Rio, iniciada na semana passada, promete solucionar definitivamente a questão dos alagamentos num prazo máximo de quatro meses.

As enchentes na região acontecem devido a um progressivo afundamento do solo, que deixou o terreno em desnível, abaixo do espelho-d’água.

— A margem da Lagoa é um depósito de sedimentos, com camadas de argila liquefeita, de baixíssima resistência. Ao longo dos anos, o terreno foi afundando e sofrendo deformação. Qualquer chuva mais intensa já basta para alagar — explica Márcio Machado, presidente da Geo-Rio.

Para estabilizar a área, no passado, pensava-se como única solução definitiva a instalação de muretas de contenção rígidas, uma técnica de custo altíssimo, que acabou nunca sendo utilizada. Um estudo recente da Geo-Rio, realizado em parceria com a Coppe-UFRJ, PUC-Rio e Fundação Rio-Águas, descobriu uma solução mais barata e rápida para fazer a estabilização: a consolidação profunda radial, que tem um custo estimado de R$ 8,5 milhões.

ATA 19 DE SETEMBRO DE 2011

PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA

MOVIMENTO APOLÍTICO, FORMADO POR VOLUNTARIOS MORADORES DO BAIRRO,
COM O PROPÓSITO DE CONTRIBUIR PARA O AUMENTO DA SATISFAÇÃO SOCIAL.

ATA DA REUNIÃO REALIZADA EM 19 SETEMBRO DE 2011

LOCAL: COLÉGIO NOTRE DAME –RUA BARÃO DA TORRE- 1800 HORAS
COORDENAÇÃO; IGNEZ BARRETTO.
PRESENTES : DEZ MORADORES- NENHUM REPRESENTANTE DE PODER PÚBLICO.
ASSUNTOS TRATADOS:

• A visita à Cooperativa do Côco está agendada para o dia 21 set, quando
será feita uma exposição do trabalho que lá está sendo realizado.
• A audiência pública sôbre os grandes eventos na orla continua, tendo sido entregue um documento pelo PSI no sentido de não autorizar a venda de bebida alcoólica por ambulantes. Estamos acompanhando.
• Bruno Pereira, do Quadrilátero do Charme, explanou quanto a possível destinação da casa que foi de Guilherme Araujo, esquina da Garcia d’Ávila com Redentor. Serão envidados esforços para que o imóvel seja uma espécie de centro cultural relativo à memória de Ipanema , baseado num projeto que foi feito pela Prefeitura ( Sítio Cultural de Ipanema ).
• Quanto à açao civel referente ao carnaval e reveillon estamos agurdando apreciação do MP, que deverá sair esta semana.
• Continuamos aguardando a convocação para a reunião sôbre o metrô na Praça NSRA Paz. Tentaremos conseguir a reunião esta semana( Ignez)
• A FIRJAN realizou um trabalho muito completo sôbre o problema de lixo nas encostas , incluindo o Cantagalo, Pavão e Pavãozinho, com sugestões. Será providenciada uma reunião com o responsável pelo projeto na Firjan, o Presidente da Associação de Moradores da comunidade, Comlurb, para que possamos acompanhar de perto e contribuir ( Rogerio).
• Dia 8 de outubro oPSI comparecerá `a reunião com a Liga de Blocos, Riotur e outras agremiações sôbre ordenamento do carnaval.

PRÓXIMA REUNIÃO DIA 3 DE OUTUBRO ÀS 1800 HORAS NO COLÉGIO NOTRE DAME.
COMPAREÇA, PARTICIPE!
DENUNCIE PELO NOSSO E-MAIL : projetodeipanema@gmail.com

CALÇADA DA FAMA

Daniel Jobim grava suas mãos na Calçada da Fama de Ipanema

Jornal do Brasil


Num ato solene e público programado para 19 horas do domingo 25 de setembro, na porta da Livraria Toca do Vinicius, em Ipanema, o músico Daniel Jobim, neto do “Maestro Soberano” gravará suas mãos numa placa de cimento fresco, a de no. 100, que fará parte da CALÇADA DA FAMA DE IPANEMA, monumento à cultura que vem sendo construído, no Bairro da “famosa Garota” desde 1969.

Na mesma ocasião, o projeto Bossa-Nova-Ipanema-Rio, seu Museuzinho e a Livraria Toca do Vinicius festejam seu 18º aniversário de fundação (27 de setembro de 1993). O conjunto de placas que compõe o Monumento de Mãos Calçada da Fama de Ipanema faz parte do acervo do Museuzinho Bossa-Nova-Ipanema-Rio.

Reunindo mãos impressas de nomes como Pixinguinha, Oscar Niemeyer, Paulo Gracindo, Chico Buarque, Bellini, Elis Regina, Lula, Chacrinha, Vinícius de Moraes, Ruy Castro, Leila Diniz, Grande Otelo, Tônia Carreiro, Helô Pinheiro, Martha Rocha, Roberto Menescal, Milton Nascimento, Wagner Tiso, Aldir Blanc, Johnny Alf, Braguinha, Maria Bethânia, Toots Thielemans, Henri Salvador, Ferreira Gullar, Toquinho, Marlene e Emilinha, entre tantas outras personalidades saídas do Teatro, Cinema, Esporte, Poder Público e da Música, a Calçada da Fama de Ipanema não por acaso, lembrará, em sua centésima placa do mais célebre nome do Bairro e principal responsável pela dimensão internacional de Ipanema, o músico e compositor, Tom Jobim. E nenhuma carícia a sua memória lhe seria mais cara do que o reconhecimento ao jovem talento de seu neto, o músico Daniel Jobim, que gravará suas mãos na Placa nº 100.

Durante o ato de gravação da centésima placa de cimento da Calçada da Fama de Ipanema, o músico Daniel Jobim será homenageado pela tradição musical de Ipanema. Para tanto, estão sendo convidados a participar a Banda de Ipanema e o Quarteto de Samba Jazz No Olho da Rua. O artista plástico César Villela, designer das famosas e charmosas capas de LPs do Selo Elenco, e considerado o principal projetista visual da bossa nova, vai autografar 100 camisas exclusivas impressas com a marca da Placa 100, numeradas e disponibilizadas para venda durante o evento.

Segundo o professor Carlos Alberto Afonso, responsável pelo Projeto, “o convite à Daniel Jobim para gravar suas mãos na Placa Nº 100 simboliza a felicidade do Bairro de Ipanema, em particular, e da música, em geral, face a materialização da garantia de perpetuação da Grande Música e do Grande Músico Brasileiro, Tom Jobim, que permanece vivo na nova geração.”

Serviço:

Homenagem a Daniel Jobim com a gravação da Placa de nº 100 e aniversário de 18 anos da Toca do Vinícius, do Projeto Bossa-Nova-Ipanema-Rio e de seu Museuzinho.

Dia 25/09, às 19h.

A Banda de Ipanema vai abrir e encerrar o evento tocando “Cidade Maravilhosa”, o hino da cidade do Rio de Janeiro.

Quarteto No Olho da Rua faz intervenção tocando três músicas em homenagem a Daniel Jobim.

Endereço: Calçada da Toca ( Rua Vinicius de Moraes, 129 C ), grátis.

Telefone para outras informações: 2247-5227.

CONVITE

Philippe Jean Henri Mayer

Para quem deseja conhecer os pioneiros da reciclagem do coco verde no Brasil: sugiro:


www.projetococoverde.com.br

INCÊNDIO

Bombeiros controlam incêndio em lanchonete de Ipanema

Ninguém ficou ferido; chamas voltaram a assustar funcionários nesta manhã

Do R7



...Bombeiros do Quartel de Copacabana foram acionados nesta quarta-feira (21) para controlar um incêndio em uma lanchonete na rua Visconde de Pirajá, número 321, em Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro. Ninguém ficou ferido.

De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 1h40 desta madrugada. Às 7h20, os agentes retornaram ao local para um outro princípio de incêndio que assustou os funcionários. Até as 10h50, não havia informações sobre as causas do incidente.

/RELATÓRIO PROCESSUAL

RELATÓRIO PROCESSUAL

Processo nº 0427740-11.2010.8.19.0001

Ação Civil Pública

Juízo: 4ª VARA DE FAZENDA PÚBLICA

Autor: Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro

Réus: 1) Município do Rio de Janeiro; 2) Riotur Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro; 3) Companhia de Bebidas das Américas – AMBEV; e 4) Banco Itaú

Principais Andamentos:

16/12/2010 – Distribuição da Ação Civil Pública, com pedido de liminar, para a 4ª Vara de Fazenda Pública.

16/12/2010 – A Juíza Maria Paula Gouveia Galhardo deferiu o pedido de liminar, conforme decisão anexa. Entretanto, por um erro do cartório, a decisão não foi publicada na época.

08/04/2011 – Os Réus requereram a reconsideração da decisão que majorou a multa cominada.

15/07/2011 – O cartório verificou, após observação do Ministério Público, que a decisão que deferiu a liminar ainda não havia sido publicada.

28/07/2011 – A decisão liminar datada de 16/12/2010 finalmente foi publicada.

08/08/2011 – Publicação de devolução do prazo para interposição de recurso contra a decisão que deferiu o pedido de liminar.

31/08/2011 – Foi autuado recurso Agravo de Instrumento sob o nº 0045307-89.2011.8.19.0000, interposto pelo Município do Rio de Janeiro, contra a decisão que concedeu a liminar.

01/09/2011 – O Agravo de Instrumento foi distribuído para a 17ª Câmara Cível, sendo relatora a Des. Márcia Alvarenga. Em breve os autos do recurso serão remetidos à conclusão, e a Desembargadora Relatora determinará a intimação do Ministério Público para responder ao Agravo.

16/09/2011 – O cartório certificou que a contestação apresentada pelos Réus é tempestiva e informou à Desembargadora Relatora do recurso de Agravo de Instrumento que os Réus-Agravantes cumpriram o disposto no artigo 526 do CPC. Por fim, os autos foram remetidos à conclusão da Juíza Maria Paula Gouveia Galhardo. Provavelmente a Juíza determinará que o Ministério Público se manifeste sobre a contestação dos Réus através de réplica.


RELÓGIO FUTURISTA



Relógio futurista será instalado em Ipanema, no Rio

Redação SRZD Rio+


A primeira unidade do "Design do Tempo" ao ar livre, será inaugurada no próximo mês de dezembro na orla de Ipanema, na Zona Sul do Rio.

O relógio que marca a passagem das horas de forma orgânica, produzido por Hans Donner na década de 80, irá reproduzir através de gradientes de luz e sombra a alternância de dia e noite. A partir desta iniciativa, a concessionária Orla Rio e Hans, irão render um tributo a Sérgio Bernardes, que projetou os postos na década de 70 com um relógio ousado para os padrões da época, a caixa e os ponteiros eram na cor laranja e foram destruídos, sendo jamais repostos.

Além de agregar à orla um mobiliário urbano inovador, o mostrador promete surpreender os banhistas tanto na forma como no conteúdo: desenvolvido em LED de alta resolução, poderá descortinar a intervalos regulares belezas da nossa cidade.

A Orla Rio pretende estender a instalação do relógio por toda a orla carioca

4ª TENTATIVA ! ! !



QUARTA TENTATIVA DE SENSIBILIZAÇÃO (19/09/2011)




( estacionamento de ônibus)

Nós os moradores do entorno da Praça Gen. Osório, Largo Banda de Ipanema, R. Teresa Aragão, R. Gomes Carneiro e Av. Rainha Elizabeth, vimos solicitando à Prefeitura do Município do Rio de Janeiro e às empresas de ônibus que estão fazendo ponto final das linhas 125, 485,486, 740, relativas a SP, CityRio, !001, Braso Lisboa, principalmente na R Teresa Aragão que façam remoção para outros locais menos prejudiciais. Esta rua, com não mais do que 200 metros de extensão, não comporta até 8 veículos, como tem acontecido, haja vista seu reduzido tamanho.
As conseqüências do estacionamento de tais ônibus têm sido desastrosas; emissão de gases tóxicos, congestionamento de veículos alterando o trânsito, aglomeração de pessoas, mau cheiro do banheiro químico lá instalado, ruídos constantes dos motores e freios, entre outros.
Lembramos ainda que foi realizado abaixo-assinado, levado à Prefeitura em dezembro de 2010, para providências.

JGuia

20 DE SETEMBRO





VAI SER BONITA A FESTA. VAMOS LÁ!

Dia 20 de setembro, terça-feira, 17h, Cinelândia, RJ

Não importa que seja difícil. Não importa que o caminho seja longo e que a gente não saiba quando vai chegar.

Não importa que muitos tenham medo e rabo preso, que tantos estejam resignados com a corrupção.

Não importa que digam que sempre foi assim, que o Brasil não tem jeito, que nada vai mudar.

Não importa que digam que a corrupção é o preço a pagar pela governabilidade e para acabar com a pobreza.

A gente sabe que a corrupção eterniza a pobreza, que rouba a educação e a saúde do pobre, que rouba a segurança e o transporte do trabalhador, que rouba o salário do professor, do médico, do policial, do bombeiro, do funcionário.

A gente sabe que a corrupção desmoraliza a democracia e afasta o povo da política.

A gente sabe que é possível governar com respeito ao cidadão, ao eleitor, ao contribuinte, ao país.

Também não importa que cada um de nós pense diferente e que a gente não tenha pronta a solução.

A gente sabe o que não quer: corrupção, impunidade, desmoralização da democracia.

A gente sabe o que quer: político corrupto processado, julgado e condenado; governança pública honesta; um sistema eleitoral mais democrático.

Vamos fazer a nossa parte. Vamos em frente com o bom combate, na rede e na rua.

2011 já está na História. Os brasileiros começam a sair da inércia política, começam a virar o jogo contra a corrupção. Participe da festa da democracia!

Altamir Tojal

REUNIÃO

A próxima reunião do Projeto de Segurança de Ipanema será, SEGUNDA FEIRA, dia 19/09 às 18hs. no Colégio Notre Dame .


PAUTA

Praia – visita à cooperativa de reciclagem do coco verde. - Ignez

Audiência Pública sobre a regularização dos grandes eventos na orla - Ignez

Jornal da N. Sra. da Paz – Grace

Casa Garcia d’Avila esquina com Redentor –Bruno - Ignez

Evento na N. Sra. da paz contra a estação de metrô. -organizar

MP – Carnaval e Réveillon – Tereza

MP – Metrô N. Sra. da Paz – Ignez

Denúncias - Ignez

ACESSE O NOSSO BLOG – WWW.PSIPANEMA.BLOGSPOT.COM

PROJETODEIPANEMA@gmail.COM.

ENTRE NO FACEBOOK E INDIQUE NOVOS AMIGOS - PSI IPANEMA

Twitter: @psi_seguipanema

HTTP//WWW.flickr.com/photos/psi ipanema

DEDIC – 14ª. DP – 23322866/ 23322880

DISQUE DENÚNCIA – 22531177

REUNIÃO DEPOIS DO DIA 019/09 SERÁ DIA 03/10 –

CONVITE

Esta visita é do interesse de todos os moradores de frequentadores da praia de Ipanema. Sem resolver o grande problema ambiental causado pelos detritos deixados na areia pelos seus frequentadores, não vamos avançar na preservação deste que é o nosso maior tesouro.
Por favor quem quiser participar, confirmar a presença para que o transporte seja suficiente para todos.
Obrigado e um abraço,
Ignez



VISITA A EMPRESA DE RECICLAGEM – DE CASCA DE COCO

A fruta mais pedida no verão e a vedete das praias - o coco verde faz sucesso entre os brasileiros por ser um hidrante natural, com alto potencial nutritivo, refrescante e ideal para quem busca uma alimentação mais balanceada.

Infelizmente, esta delícia pode também se tornar um problema: a casca do coco verde, descartada sem nenhuma preocupação no lixo convencional, demora muito tempo para se decompor.

Um coco leva cerca de 8 a 10 anos para se decompor de maneira tradicional !

Além disso, causam:

ü Poluição ambiental e visual

ü Foco de insetos, mau cheiro e local de proliferação de doenças, como a dengue.

ü Contribui para o aquecimento global (emissão de metano)

ü Reduz a vida útil dos aterros

ü Aumenta custos da limpeza urbana

ü Entope galerias de águas pluviais



A ECOFIBRA obteve transferência de tecnologia para aproveitamento industrial de casca de coco junto a Embrapa.

q A empresa recém constituída produzirá vasos, placas e bastões de forma artesanal, coordenando a produção através de cooperativas de trabalho já constituídas.

q Este projeto pretende expor uma série de produtos que poderão ser elaborados a partir dos resíduos sólidos da casca de coco, seja o pó ou a fibra como insumo para elaboração de novos produtos.

q A empresa tem como objetivo tornar-se referência na reciclagem da

casca de coco no Rio de Janeiro atingindo uma produção de escala,

em curto prazo, em torno 40 toneladas/dia.



Visita a ECOFIBRA

Dia 21 de setembro, 2011.

Saída: 14 horas.

Concentração: Quiosque do Banco do Brasil, em frente a Rua Siqueira Campos, praia de Copacabana.

Maiores informações: 7733-9331-3208-2147-Aristeu