ARRASTÃO EM IPANEMA !!

Cidade sem lei: dois arrastões em Ipanema, só na parte da tarde

Jornal do Brasil

Anna Ramalho


Dois arrastões em Ipanema, só na parte da tarde

Hoje houve dois arrastões em Ipanema: um, no início da tarde, na altura da Rua Farme de Amoedo.

O outro, presenciado por uma amiga da coluna, deu-se agora, por volta das 17:30h, ainda sob a luz do dia, na Rua Joana Angélica.

Um grupo de 15 pivetes aproximadamente roubava bolsas, celulares, carteiras, ameçando as vítimas com paus e pedras. A polícia chegou minutos depois e a turma de minimeliantes tomou o rumo da Avenida Vieira Souto.


JORGE ANTONIO BARROS

Enviado por Jorge Antonio Barros -


Ipanema denuncia volta da gangue da bicicleta


Moradores de Ipanema informaram a este blog que a gangue da bicicleta voltou a atuar no bairro. Além de ser um dos mais charmosos da cidade, o bairro de Ipanema tem moradores tão diligentes com a questão da segurança que criaram há algum tempo o Projeto de Segurança Ipanema, que tem um blog, no qual publicam os problemas do bairro. Integrantes do projeto me informaram que estão preocupados com a volta da gangue formada por adolescentes que passam de bicicleta atacando pedestres e fazendo arrastão pelas ruas do bairro com alta concentração de turistas.

A gangue da bicicleta começou a agir em Ipanema em 2004, tendo idosos como principal alvo. A polícia chegou a prender alguns dos integrantes, até que o problema ganhou contornos trágicos com a morte, em julho de 2004, da médica Rose Mary Haddad, atropelada na Avenida Vieira Souto por um carro enquanto fugia de ciclistas.

A preocupação dos moradores de Ipanema faz sentido. O GLOBO publicou ontem reportagem mostrando que há um clima de insegurança também na Zona Sul, uma das regiões mais bem policiadas do Rio. Segundo a reportagem publicada no jornal, três casos de violência ocorridos na semana passada deixaram assustados motoristas que passavam pela Lagoa e pelo Leblon — duas das áreas supostamente mais bem policiadas da cidade. Um dos episódios aconteceu por volta das 17h de quinta-feira, na altura da Fonte da Saudade, próximo ao acesso ao Túnel Rebouças. A empresária Anna Clara Hermann foi rendida por dois homens armados enquanto tentava estacionar o carro. Os bandidos, que estavam de moto, arrancaram um cordão do pescoço da vítima e ainda levaram sua bolsa, com cartões de crédito e dois celulares.

Como antecipou a jornalista Lu Lacerda em seu blog na internet, Anna registrou o assalto na 14a DP (Leblon). A empresária contou que ficou paralisada com a ação dos bandidos. Ela disse que o piloto da moto apontou a arma para a sua cabeça enquanto o carona desembarcou e, com outro revólver, quebrou o vidro do lado do passageiro. Outros motoristas ficaram imóveis diante da ação rápida dos criminosos.

— Eles (os ladrões) gritavam o tempo todo: “Quer morrer? Quer morrer?”. Entrei em pânico e fiquei paralisada, porque tive medo de eles atirarem. Já ouvi outros casos de pessoas que foram assaltadas e o bandidos atiraram, porque queriam resolver logo a situação — disse Anna, que se recupera em casa de do-
res musculares provocadas pela tensão do assalto.

A empresária contou o caso a amigos e soube de outras histórias de pessoas assaltadas por motociclistas armados:

— Considerava a Lagoa um lugar seguro, mas agora vejo que não é bem assim. Soube de outros assaltos praticados por motociclistas na Lagoa.

Um dia antes do ataque a Anna, motociclistas assaltaram outra pessoa na Rua Dias Ferreira, no Leblon. A vítima, um empresário do ramo da moda, também foi rendida com um revólver apontado para a cabeça.

Na sexta-feira passada, mais violência na Lagoa. Um casal foi abordado por outro casal, no estacionamento dos quiosques do Parque dos Patins. As vítimas, que pediram para não ser identificadas, disseram que o ataque ocorreu por volta das 20h. Segundo o motorista, o assalto só não foi concretizado porque ele
arrancou com o carro. Ele disse que os criminosos estavam armados com um pistola, mas não atiraram. “A Lagoa está abandonada. Não íamos lá há muito tempo”, escreveu uma das vítimas num e-mail a amigos.

Em nota, o comandante do 23 BPM (Leblon), coronel Frederico Caldas, disse que os assaltos a motoristas têm apresentado queda este mês. O coronel afirmou que esse “tipo de delito já foi identificado e todas as medidas para inibir essa prática foram tomadas”. Segundo ele, estão sendo realizadas diariamente, em parceria com a prefeitura, operações com o objetivo de identificar e prender assaltantes. “Além do policiamento normal, estão sendo utilizadas seis otos, mais duas viaturas fazendo ronda, policiamento a pé
e com bicicletas. Em consequência, em agosto houve redução expressiva desses delitos”, disse, sem citar estatísticas.

Hoje O GLOBO publica nova reportagem mostrando que de oito cabines da PM, cinco delas estavam vazias. Uma delas, na Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa - um dos bairros mais nobres da cidade - virou depósito de ambulantes. A data do calendário deixado na cabine entrega o período em que ela deixou de ser ocupada. A desativação das cabines é uma decisão de cada batalhão da PM. Não há uma orientação política por parte do comando. A Secretaria de Segurança investiu na implantação até de cabines blindadas, em locais como a Avenida Atlântica na esquina com a Princesa Isabel e na Avenida Maracanã. Este blog já publicou um vídeo , em novembro de 2008, mostrando o abandono de uma cabine da PM na Praça General Osório, no coração de Ipanema.

INSEGURANÇA




Insegurança

Zona Sul do Rio tem pouco policiamento nas ruas

Claudio Motta, Taís Mendes e Célia Costa (granderio@oglobo.com.br)




RIO - Há pelo menos dois anos, desde que se mudou, a moradora Zuila de Araújo, de 54 anos, não vê um só policial na cabine da Avenida Epitácio Pessoa, próximo à Fonte da Saudade, na Lagoa. O módulo ganhou até o apelido de "cabine fantasma" na vizinhança. Não é o único caso na cidade. Das oito unidades existentes num trajeto de 51km percorrido ontem por uma equipe do GLOBO, apenas três tinham policiais. E, mesmo assim, solitários e a pé. A ausência de policiamento provoca uma sensação de insegurança na população, que, embora elogie o projeto das UPPs e haja uma redução do número de crimes no estado, incluindo assaltos a transeuntes, reclama do número reduzido de PMs nas ruas.


LEIA MAIS: Crimes de repercussão podem contribuir para insegurança

Zuila conta que já perdeu as contas de quantas vezes foi assaltada:

- Passeio com meu cachorro todos os dias e nunca vi um PM nessa cabine, nem para fazer figuração.

Na quarta-feira, nem mesmo nos locais da Lagoa e do Leblon onde recentemente foram registrados assaltos havia policiamento. Na Fonte da Saudade, onde há uma semana a empresária Anna Clara Hermann foi atacada por dois homens armados, moradores se queixaram da falta de segurança.

- Além da falta de policiamento, a iluminação deficiente das ruas também assusta. Eu não saio de casa depois que escurece - disse a artista plástica Regina Lima, de 54 anos.

Para ser novamente ativada, a "cabine fantasma", toda pichada, precisaria no mínimo de uma faxina, porque virou depósito de geladeiras de isopor, provavelmente de ambulantes da área. Numa outra cabine, ainda na avenida, já no acesso à Autoestrada Lagoa-Barra, um policial sozinho e sem carro de apoio varria o módulo novinho em folha.

- Se pelo menos a vassoura voasse, ele poderia socorrer alguém - ironizou a aposentada Anita Silva, de 68 anos. - De manhã cedo e no fim da tarde, é perigoso andar na Lagoa, porque os assaltos são frequentes.

Nas principais vias internas do Leblon e de Ipanema, o policiamento ostensivo está só nas extremidades. Na Avenida Ataulfo de Paiva, por exemplo, uma van da PM fica estacionada logo após a esquina da Rua Dias Ferreira. Mas ontem estava vazia. Só na outra ponta da avenida havia policiamento: um carro com dois PMs. Nem mesmo na Dias Ferreira, onde há registros recentes de assaltos, policiais foram vistos ontem. Maria de Lourdes Ferreira, de 40 anos, mora na rua há dez anos e conta que já foi assaltada três vezes chegando em casa:

- Todas as três vezes, os assaltos foram praticados por menores, sem armas, para roubar celulares. Esses ataques seriam evitados facilmente por um PM circulando a pé.

Em Ipanema, uma cabine no início da Rua Visconde de Pirajá estava ocupada por um policial apenas. Ele contou que nem sempre há PMs no módulo e que muitas vezes eles são deslocados. Moradores disseram que nos domingos é raro ver policiais ali.

A
situação só é diferente na orla marítima e da Lagoa, onde o patrulhamento é mais ostensivo. Ontem, nos 7,5km da orla da Lagoa, havia seis PMs fazendo patrulhamento.

Em Copacabana, a situação não é diferente. Enquanto na Avenida Atlântica, entre a Princesa Isabel e a Praça do Lido, era possível ver ontem quatro policiais, na Nossa Senhora de Copacabana não havia qualquer policiamento - nem de carro, nem a pé.

- Quando as UPPs foram inauguradas nas favelas, pensei que estaria mais segura. Depois, percebi que o policiamento no asfalto foi reduzido - lamentou Mônica Barros, de 46 anos, moradora do bairro.

A PM informou em nota que pretende contratar sete mil policiais ainda este ano. E que as carências dos efetivos estão sendo supridas de acordo com a formatura dos policiais. A nota diz ainda que a desativação das cabines é uma decisão de cada batalhão e que o "comando optou por aumentar a presença dos PMs em viaturas e a pé".

O comandante do 23 BPM (Leblon) informou que mantém funcionando todas as seis cabines da área, mas que eventualmente ocorrem remanejamentos. Segundo ele, até agora ocorreram dois roubos de carro este mês na área do 23 BPM, quando, segundo a meta, o limite é nove. Já o total de roubos de rua já chega a 80, quando a meta é 92.

Já a Secretaria de Segurança disse não dispor de pesquisa sobre a sensação de segurança, mas afirmou que ela "está em alta entre os cariocas".

Na Zona Norte, patrulhamento mais ostensivo




Mesmo com a sensação de insegurança ainda em alta, moradores da Tijuca, de Vila Isabel e do Grajaú enfrentam situação bem diferente da encontrada em bairros da Zona Sul. Pelo menos no quesito visibilidade. Os três bairros da Zona Norte, cercados por favelas (Turano, Salgueiro, Formiga, Andaraí, Borel, Macacos e São João) onde foram implantadas UPPs, têm policiamento mais ostensivo. Ontem à tarde, num percurso de 35km, uma equipe do GLOBO contou 37 policiais militares - o que dá mais de um por quilômetro. Eram 27 PMs circulando a pé, além de outros dez fazendo patrulhamento, em duplas, dentro cinco carros estacionados em esquinas da Tijuca.

Em todas as cabines da PM da região, policiais estavam a postos. Entre o Estácio e a Tijuca, nas ruas João Paulo I e Doutor Satamini, num trecho de 1.400 metros, duas cabines estavam devidamente ocupadas. Na Praça Edmundo Rego, no Grajaú, havia policiamento a pé, de quadriciclo e também um veículo da PM.

Nas ruas internas dos três bairros, não havia policiamento a pé, mas vários carros do 6 BPM (Tijuca) circulavam à tarde.

- Desde as UPPs, estamos vendo mais policiais pelas ruas, mas o perigo dos assaltos continua - disse Márcia dos Santos Araújo, que mora na Tijuca.

Para a antropóloga Jacqueline Muniz, professora da Universidade Candido Mendes e da Universidade Católica de Brasília, o resgate pacífico de territórios é fundamental. Mas, para seguir rumo à pacificação das favelas e garantir o patrulhamento no asfalto, é necessário haver um aumento de efetivo, para suprir um déficit histórico:

- Cerca de 8% do efetivo da PM estão empenhados nas UPPs. É necessário que estejam lá? Sim.

EMAIL RECEBIDO DE UM COLABORADOR

Prezados vizinhos,

informamos a todos os moradores e participantes da AMIPANEMA, PSI, E SUB-PREFEITURA que apesar de todos os esforços e mobilização social empreendida para retirada dos pontos de ônibus do entorno da Praça Gen.Osório, foram infrutíferos. Agora, notadamente na R. Teresa Aragão, após a reestruturação realizada nos transportes do bairro de Ipanema; colocaram mais DOIS PONTOS RELATIVOS ÀS LINHAS 740 E 400, ALÉM DA 125!

Assim, a pergunta maior é:- Porque nossas palusíveis reivindicações não são atendidas?

Cordialmente,

J.G.

CADÊ A FISCALIZAÇÃO !!!!!!!



A prefeitura nos intimou a retirar os frades,mas não fiscaliza o abuso de alguns motoristas ,que sabem que vão ficar impunes,fazendo o que bem entendem !

Nem tivemos tempo de consertar a calçada e esse motorista parou em cima do buraco deixado pelo frade.Reclamei e em troca fui agredida com palavras .Ainda disse que amanhã irá parar o caminhão de mudanças com as 4 rodas em cima da calçada.

É isso que acontece,você anda direito e esse pessoal acha que tudo pode.disse que na calçada quem manda são os pedestres.AGORA NA HORA DE CONSERTAR QUEM PAGA SOU EU ! Muito engraçado !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

C O N V I T E ! !



CONVITE AOS CIDADÃOS



Quando: 28 de agosto 2011, domingo - 11:00 h

Onde: Av. Delfim Moreira, junto à estátua do Zózimo, no Leblon.



CONTRA A CORRUPÇÃO E A IMPUNIDADE



Assim como você, somos cidadãos INDIGNADOS com a IMPUNIDADE e a ROUBALHEIRA que tomou conta do nosso país. Em 31/7/2011 fizemos uma passeata para mostrar a todos que não aceitamos mais esta vergonha e suas consequências dramáticas para o nosso povo.



Deu certo e já vemos movimentos positivos de adesão a esta importante causa em todos os setores da sociedade.



Voltaremos às ruas no próximo dia 28/08/2011 e convidamos todos a participarem e cobrarem as providências urgentes das Autoridades Constituídas, em alto e bom som, mostrando os reclamos da população pelo imediato REESTABELECIMENTO da MORALIDADE PÚBLICA com uma FAXINA geral e irrestrita dos corruptos da nação.



Trata-se de um movimento espontâneo da Sociedade Civil, que pertence exclusivamente a nós cidadãos, sem envolver Partidos Políticos, Sindicatos, Religiões, ONG’s ou qualquer outra instituição.



PARTICIPE E MOSTRE A SUA INDIGNAÇÃO – ELES VÃO NOTAR

Vamos em frente, o Brasil precisa de nós e nós somos o Brasil !!!

www.movimento31dejulho.blogspot.com







MENOS OBSTÁCULOS




Menos obstáculos

Prefeitura determina retirada de mais 400 fradinhos na Zona Sul


Célia Costa (celia@oglobo.com.br)


RIO - Criticados por motoristas que insistem em estacionar sobre as calçadas e também por cadeirantes e deficientes visuais, os fradinhos - barreiras de concreto ou ferro - passaram a ser um atentado à estética urbanística da cidade. Por isso, em um ano da "Operação Antifradinho" da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos já foram retirados três mil obstáculos, a maioria na Zona Sul. Ontem, em mais uma etapa, a prefeitura retirou as estruturas do entorno do Parque Peter Pan, em Copacabana. Outros 400 terão que ser removidos das ruas Barata Ribeiro, Raul Pompeia e Prudente de Morais, além da Avenida General San Martin. Condomínios e estabelecimentos terão 30 dias para cumprir a determinação.


Moradores de Copacabana demonstram preocupação com a operação de retirada dos fradinhos. O presidente da Sociedade Amigos de Copacabana, Horácio Magalhães Gomes, enviou um ofício à Secretaria, no qual expôs a preocupação com a invasão das calçadas por motoristas. Segundo ele, Copacabana tem um déficit de guardas municipais.

- Nós somos contra a retirada pura e simples, mas a prefeitura garante que a operação seguirá critérios - disse Horácio Gomes.

O secretário de Conservação, Carlos Roberto Osório, reforçou que serão retirados apenas os fradinhos das vias de grande movimento de pedestres. E que a fiscalização será intensificada. Nas vias internas de Copacabana os obstáculos serão mantidos. Em uma segunda etapa, os fradinhos - alguns deles instalados irregularmente - terão que ser padronizados. Segundo Osório, há casos absurdos pela cidade. Um quarteirão da Rua São Clemente, por exemplo, contabiliza seis tipos de estruturas diferentes.

A primeira etapa do "Operação Antifradinho", que teve início em julho de 2010, consistiu na retirada dos fradinhos da orla marítima do Rio. Do Flamengo ao Recreio dos Bandeirantes, 1.502 foram removidos em seis meses de operação. A etapa seguinte foi na orla da Lagoa Rodrigo de Freitas, concluída em julho com a retirada de 768.

A atual fase da operação consiste na retirada de fradinhos de praças públicas e de áreas de interesse histórico. O trabalho está sendo feito nas praças Santos Dumont, na Gávea; General Osório, em Ipanema; e na região do Centro, onde já foram retirados mais de 700 obstáculos. A operação seguirá para a Candelária, onde serão retirados 150 fradinhos

BRS


Faixa de ônibus em Ipanema e Leblon passa hoje por primeiro grande teste


Natalia Castro (natalia.castro@oglobo.com.br)

RIO - Inaugurado na manhã de sábado, o sistema rápido de ônibus (BRS, na sigla em inglês adotada pela prefeitura) de Ipanema e Leblon terá nesta segunda-feira seu primeiro grande teste. Ontem, sem o funcionamento do corredor, que opera somente de segunda a sábado, havia várias filas duplas do lado esquerdo das avenidas Ataulfo de Paiva e Visconde de Pirajá. Alguns coletivos não obedeceram o limite de velocidade implantado nas faixas.

Nos pontos do BRS, funcionários da CET-Rio distribuíram folhetos com explicações aos passageiros. As câmeras que farão o controle das faixas do corredor só devem entrar em funcionamento em 15 dias.

Morador de Copacabana, onde já existe o corredor exclusivo, Luiz Brandão acredita que a implantação do sistema também no Leblon e Ipanema contribuiu com o trânsito:

- Para quem anda de ônibus melhorou bem. A viagem ficará bem mais rápida.

Desde sábado, oito linhas tiveram seus itinerários modificados e deixaram de circular na Ataulfo de Paiva. Das 55 linhas que cruzam as duas vias, 50 permanecem circulando no BRS e estão separadas em três grupos: BRS 1, BRS 2 e BRS 3, com 16 pontos, seis no Leblon e dez em Ipanema.

O horário de funcionamento é o mesmo de Copacabana: das 6h às 21h, nos dias úteis, e das 6h às 14h aos sábados. Nesses horários, apenas ônibus autorizados, táxis ocupados por passageiros e veículos de transporte escolar podem trafegar pelo corredor preferencial. Porém, devido à menor largura das vias, em alguns trechos específicos e sinalizados os carros de passeio serão autorizados no BRS de Ipanema e Leblon.

COMEÇOU A BAGUNÇA !!!!



FOI TIRAR O FRADE QUE EVITAVA O ESTACIONAMENTO NA CALÇADA,PARA OS ESPERTOS SE APROVEITAREM !!!!

FOMOS INTIMADOS PELA PREFEITURA PARA A RETIRADA DOS FRADES !!!!!!



O CARRO ERA UM NISSAN PRETO SENTRA ( LST - 6424 )




PRÓXIMA REUNIÃO



A próxima reunião do Projeto de Segurança de Ipanema será, SEGUNDA FEIRA, dia 22/08 às 18hs. no Colégio Notre Dame .



PAUTA


Praia – Bruno


Jornal da N. Sra. da Paz - Grace


Abraço à Praça N. Sra. da Paz – Sonia Tomé


MP – Carnaval e Réveillon – Tereza


MP – Metrô N. Sra. da Paz – Ignez

Denúncias - Ignez


ACESSE O NOSSO BLOG – WWW.PSIPANEMA.BLOGSPOT.COM

PROJETODEIPANEMA@gmail.COM.

ENTRE NO FACEBOOK E INDIQUE NOVOS AMIGOS - PSI IPANEMA


Twitter: @psi_seguipanema

HTTP//WWW.flickr.com/photos/psi ipanema

DEDIC – 14ª. DP – 23322866/ 23322880

DISQUE DENÚNCIA – 22531177


REUNIÃO DEPOIS DO DIA 022/08 SERÁ DIA 05/09 –

RETIRADA DOS FRADES







Meu edifício,recebeu essa intimação de retirada dos dois frades colocados na calçada ,evitando o estacionamento de carros nos fins de semana.Estavam lá há quase uma década sem incomodar ninguém.

Logo que recebemos esse papel,pedimos ao nosso porteiro que os destruisse.

Foi feito ! Como num passe de mágica apareceu um sujeito,nos entregando esse informe ,nos avisando que agora todos os "frades seriam iguais",e ainda disse que seriam de ferro !!!!!!!NA BEIRA DO MAR???????

MUITO ESTRANHO !!!!!!!!!!!!!!!!!!! NÃO ACHAM ???????????????????

Vamos deixar do jeito que está !

METRÔ



Novo itinerário do ônibus do metrô