FOTO ENVIADA !




Prezados,

Segue foto de desordem urbana no nosso bairro.

Notem que já tem Barraca de Camelo.

Abs.

LIMPEZA EM IPANEMA

Prefeitura faz limpeza em escultura de Ipanema

Jornal do Brasil


A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos realiza nesta sexta-feira a limpeza no vaso de mármore de Carrara que está na Praça Professor José Acioli, em Ipanema, próximo à Lagoa Rodrigo de Freitas e à Rua Alberto de Campos.

Técnicos da Gerência de Monumentos e Chafarizes foram informados que realizaram um plantio no vaso e terão que retirar a terra, sob pena da obra ficar danificada.

O vaso, é uma réplica da "Triomphe de Galatée", obra do escultor François Girardon (1628-1715), que existe hoje no jardim do Museu do Louvre, em Paris. Com 1,05 metro, o vaso corre o risco de ficar escuro e ter o mármore degradado por conta da umidade da terra que foi posta lá dentro para o plantio. Além da retirada da terra, os técnicos farão uma lavagem no interior do vaso.

METRÔ




Enviado por Simone Avellar -


Ipanema fica fora dos trilhos


Mal abriu e já vai fechar. A Estação General Osório do metrô, em Ipanema, inaugurada em dezembro de 2009, terá os serviços interrompidos, até o fim do ano — por um período de seis meses —, para as obras de interligação das linhas 1, 2 e 4. De acordo com o diretor de Engenharia da Rio Trilhos, Bento Lima, a Secretaria estadual de Transportes está, no momento, estudando as intervenções necessárias para unir as três linhas. Lima confirma que o fechamento da estação é inevitável.

— A estação foi prevista como término da Linha 1, não tem para onde expandir. Precisaremos mexer e não
será possível realizar as obras com a estação em funcionamento. Quanto a isso, não há o que fazer — afirma o engenheiro.

A presidente da Associação de Moradores de Ipanema (AMIpanema), Maria Amélia Loureiro, conta que os passageiros estão apreensivos com a notícia.

— É complicado. As pessoas já se acostumaram com a facilidade do metrô. Ago- ra, depois da estação pronta, eles resolvem fechar de novo. Difícil de entender.

PRAÇA GENERAL OSÓRIO



Enviado por leitora Ana Lucia Brasil -

EU-REPÓRTER


A Praça General Osório está deteriorada


A Praça General Osório, em Ipanema, está deteriorada. Os jardins estão pelados, falta segurança, ambulantes impedem a passagem de pedestres - inclusive nos acessos ao metrô e a iluminação noturna é precária. Enfim, muitos problemas e poucas soluções. Vou continuar a reclamar até que as providências sejam tomadas!

METRÔ



Fumaça suspende circulação de trens da Linha 1 do metrô do RJ




Notícia

Um trem da Linha 1 do metrô do Rio apresentou um problema técnico com emissão de fumaça na estação Flamengo

Foto: Murilo Rezende/Futura Press

Um trem da Linha 1 do metrô do Rio de Janeiro, sentido Ipanema-General Osório, apresentou um problema técnico por volta das 18h desta quarta-feira. Após emissão de fumaça na estação Flamengo, a empresa decidiu suspender a circulação até normalizar a situação. Às 19h40, o problema foi resolvido.

Em nota divulgada, o MetrôRio disse que "por questões de segurança, desligou a energia dos trilhos e os passageiros foram orientados a desembarcar na plataforma. A composição foi retirada de circulação para manutenção. Os intervalos estão sendo regularizados".

METRÔ

Expandir Estação General Osório

Explosões para ampliação do metrô começam na quinta-feira em Ipanema, para ligar Linha 1 até a 4


Luiz Ernesto Magalhães (luiz.magalhaes@oglobo.com.br)

RIO - O governo do estado começa na quinta-feira a fazer detonações em rochas do Morro do Pavão-Pavãozinho, para levar a Linha 1 do metrô, da Praça General Osório, em Ipanema, até a Gávea, onde ela se conectará à Linha 4 (Barra-Zona Sul). Os trabalhos, que fazem parte do pacote de obras para os Jogos de 2016, envolvem a abertura de uma via de serviço, para que os operários construam uma expansão da Estação General Osório. As explosões acontecerão duas vezes ao dia, nos intervalos de circulação das composições.


Obras devem ficar prontas em dezembro de 2015

O secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, confirmou ontem que as seis novas estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Praça Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e a expansão da General Osório estarão prontas em dezembro de 2015, para entrar em testes e estar em funcionamento nas Olimpíadas.

O túnel de serviço será escavado no Morro do Pavão-Pavãozinho a partir de um canteiro de obras montado na esquina das ruas Professor Gastão Baiana e Barata Ribeiro, em Copacabana. O gerente de Obras da Riotrilhos, Marco Antônio Lima Rocha, explicou que as novas instalações serão construídas oito metros abaixo da estrutura hoje existente. Pelos novos trilhos passarão os trens que seguirem para a Barra ou retornarem de lá.

- É a melhor solução, já que as obras de expansão estão sendo feitas numa cidade já consolidada. Uma alternativa seria expandir os trilhos a partir da estação já existente. Mas, nesse caso, teríamos um custo elevado para desapropriar imóveis na Rua Barão da Torre (em Ipanema) - disse Marco.

O túnel de serviço terá 220 metros e, após o término das obras, servirá como saída de emergência da Linha 1. A expectativa é que as obras terminem até dezembro. Também com o uso de dinamite, na etapa seguinte, que levará dois anos, operários avançarão 500 metros na rocha para construir a nova estação da Praça General Osório.

- Acreditamos que os passageiros podem nem perceber a trepidação das explosões. As detonações provocarão uma trepidação inferior à que é possível perceber quando um trem do metrô passa por alguns pontos da cidade - acrescentou o gerente da Riotrilhos.

Obras da segunda etapa terão escavadeira gigante
A extensão da estação General Osório é fundamental para dar início a uma outra etapa da ampliação. Para isso, a Secretaria estadual de Transportes está concluindo as especificações técnicas para comprar uma escavadeira gigante, a Tunnel Boring Machine (TBM), conhecida também como Shield.

O equipamento, que no Brasil é usado na expansão do metrô de São Paulo, será responsável por escavar o túnel até a Gávea. As escavações no trecho entre as estações do Jardim Oceânico e da Gávea começaram a ser feitas no ano passado.

- O equipamento será fabricado sob medida, para atender às condições de solo do Rio. Boa parte dessas escavações será feita dentro d'água, no lençol freático - explicou Marco Rocha.

O secretário Júlio Lopes acrescentou que, no primeiro trimestre de 2013, quando a montagem da escavadeira gigante tiver sido concluída, a estrutura das demais estações já deverá estar pronta.

- O que esse equipamento fará é abrir caminho para interligar as novas estações - disse o secretário de Transportes.

Polêmica sobre traçado ainda não acabou
As obras em Ipanema são retomadas sem que a polêmica sobre o traçado da Linha 4, que envolve moradores da Zona Sul e da Barra da Tijuca, tenha chegado ao fim. Um grupo defende uma rota alternativa ao traçado previsto para o trecho Barra-Ipanema. Ao chegar à estação da Gávea, em vez de seguir pela Linha 1, a Linha 4 seria expandida até o Centro, passando por Jardim Botânico, Humaitá e Laranjeiras.

O secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, voltou a defender o traçado que será executado. Mas disse que, após as escavações, o Shield será posicionado na Gávea de forma a permitir que, depois de 2016, novas escavações sejam feitas para a rede metroviária.

- A opção que escolhemos terá uma demanda de 240 mil passageiros por dia. Na rota alternativa, 120 mil usuários seriam transportados - argumentou o secretário.

Para as obras de ampliação da estação General Osório e o pagamento de 30% dos custos da fabricação do Shield, há cerca de R$ 330 milhões assegurados. Falta ainda definir de onde virão os recursos para prosseguir com as obras até a Gávea. A Fundação Getúlio Vargas, contratada pelo estado para os estudos de ampliação da Linha 1, ainda não fechou o orçamento. Mas a estimativa é que os gastos podem chegar a R$ 5 bilhões.

- Ainda estamos negociando empréstimos tanto com o BNDES quanto com a Agência Francesa de Desenvolvimento - disse Lopes.

DIÁRIO DE IPANEMA

CARLO CAIADO

http://www.carlocaiado.com.br/site/newsletter/Diario_Ipanema/Diario_Ipanema_2011-06/Diario_Ipanema_2011-06.html

TIM TIM !

SUSTO !


Cozinha de churrascaria Porcão, em Ipanema, é atingida por incêndio

Rio - Um incêndio de pequenas proporções atingiu a churrascaria Porcão, na Rua Barão da Torre, em Ipanema, Zona Sul do Rio, por volta das 20h. O fogo começou e ficou restrito a cozinha, atingindo a coifa, que é aparelho que retira vapor do ambiente; segundo informações do Corpo de Bombeiros. Não houve feridos.

Uma guarnição do 17º GBM, de Copacabana, se dirigiu ao local e já encontrou a situação controlada por funcionários da churrascaria