CANTAGALO



Elevadores do Cantagalo completam um ano

Jornal do Brasil



Os dois elevadores panorâmicos que ligam a comunidade do Cantagalo à estação do metrô General Osório, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, completam um ano nesta quinta-feira, unindo o morro ao asfalto. A construção da Secretaria de Transportes marcou o começo de uma nova vida para os moradores do Pavão-Pavãozinho/Cantagalo - depois da inauguração de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) em dezembro de 2009 - e colocou a comunidade na lista de atrações turísticas da cidade.

"O elevador é uma das principais ações do governo no que diz respeito à integração social. Antes da construção do equipamento, o local estava em situação de completa degradação, com lixão a céu aberto, e total desordem urbana. Hoje, os moradores da comunidade têm seu direito de ir e vir garantido, com alto padrão de mobilidade. O resultado da operação neste primeiro ano está mais que aprovado, e é neste ritmo que continuaremos trabalhando", comemorou o secretário de Transportes, Julio Lopes.

Considerados um exemplo de integração social e mobilidade, os elevadores instalados no Complexo Rubem Braga - que conta com duas torres e irá receber até o início de agosto uma unidade do Rio Poupa Tempo - já fazem parte do roteiro turístico desenvolvido pelo projeto Rio Top Tour, da Secretaria de Esporte e Lazer.


Local faz parte do roteiro turístico desenvolvido pelo Rio Top TourEm breve, os elevadores cariocas receberão placas de sinalização turísticas que informam a história do local. "O grande sucesso de valorização do potencial turístico dos morros cariocas, evidenciado com o lançamento do Rio Top Tour na Comunidade Santa Marta, chegou ao complexo Rubem Braga. Estudantes de turismo do Colégio Estadual Prado Junior recebem qualificação para atender a demanda de turistas que vão conhecer os atrativos do local", explicou a secretária de Esporte e Lazer, Marcia Lins.

Do “Mirante da Paz”, que fica no ponto mais alto do complexo, é possível ver a praia de Ipanema e cartões-postais da cidade, entre eles a Pedra da Gávea, o Cristo Redentor e a Lagoa Rodrigo de Freitas. As próprias torres, revestidas por lâminas metálicas coloridas em dégradé de tons de verde e azul, chamam a atenção de quem passa pela Rua Teixeira de Melo.

"Não é a primeira vez que subo ao mirante para apreciar essa linda vista da cidade do Rio de Janeiro. Ver Ipanema e a comunidade do Cantagalo daqui do alto é incrível. Já conheci o Corcovado e o Pão de Açúcar, mas esse local é diferente. Com certeza ajudará a atrair mais turistas à comunidade. Para mim, a praia é a imagem mais bela que vemos daqui de cima. É linda demais. E as modernas torres dão um show a parte", disse o economista holandês Iago Smith.

Moradores e guias turísticos

Além de ponto turístico, os equipamentos permitem, desde 30 de junho do ano passado, com que os mais de 10 mil moradores das comunidades possam fazer o longo percurso entre suas casas e o asfalto em cerca de cinco minutos. O auxiliar de expediente Rafael Paquiel, de 27 anos, foi um dos que festejaram o fim do “sobe e desce” pelos quase 700 degraus da escadaria dos morros. Sempre que pode dá uma paradinha no mirante e vira guia turístico.

"Eu uso os elevadores todos os dias para ir ao trabalho, e sempre que tenho um tempinho venho conferir a vista do Mirante da Paz. Hoje, trouxe minha tia Lindalva, que veio de Minas Gerais, para ver a maravilhosa vista daqui do alto. Estou sempre trazendo alguém. Depois da pacificação e da inauguração desses equipamentos, nós começamos a receber mais visitas. Antes, por medo da violência, muitos não tinham coragem de subir na comunidade", afirmou.

Cariocas veem o morro de perto pela primeira vez

As amigas Dalvanize Bessa e Marilza Demasceno aproveitaram uma folga no trabalho para passear pela cidade e incluíram em seu roteiro o Mirante da Paz. Moradoras de Copacabana e do Flamengo, bairros vizinhos às comunidades, Dalvanize e Marilza se impressionaram com a vista do local e com a tranquilidade nos morros. Para a analista de sistemas Marilza, o complexo significa integração entre os moradores de diferentes realidades sociais.

"Desde que o complexo foi inaugurado, me programava para subir ao mirante e ver de perto as comunidades e os cartões postais. Hoje, arrumei um tempinho e fiz questão de conferir a nova atração da cidade. A vista é espetacular e quero voltar mais vezes, afinal moro muito perto daqui. E é importante ter essa proximidade com o Pavão-Pavãozinho e Cantagalo", contou.

CHOQUE DE ORDEM

Choque de Ordem apreende 190 kg de frutas com ambulantes em Ipanema

Rio - Agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) apreenderam, nesta terça-feira, 190 kg de frutas com ambulantes não autorizados que tentaram se instalar na Praça General Osório, em Ipanema, na Zona Sul, logo após o encerramento da feira livre que acontece no local.

Participaram da fiscalização, agentes da Divisão de Feiras da Seop, do Grupamento de Ações Especiais da Seop e guardas municipais.

.

DESCASO !!



Assunto: poça recapeada no Jardim de Alah


Este "obstáculo" que aparece a qualquer chuva foi recapeado há poucos dias.

Trata-se de um problema para quem anda nesta calçada do Jardim de Alah na Av. Ataulfo de Paiva virando R. Visconde de Pirajá.

Quando chove, temos que esperar não vir nenhum carro na rua para poder continuar andando, para não correr o risco de ser "banhado" pela poça.

Avisei a pessoa que estava recapeando, mas ... como não estava chovendo, assim ficou (foto anexa).

A sensação é de que nosso dinheiro é gasto de qualquer maneira, por pessoas que nunca andaram na rua...

Desculpem o desabafo!
abs

PRAIA DE IPANEMA -

Federação confirma etapa do Carioca de bodyboarding em Ipanema

Jornal do Brasil


A Federação de Bodyboarding do Rio de Janeiro (FEBBRJ) confirmou a realização da 2ª etapa do Circuito Carioca de 2011 para o posto 9, na praia de Ipanema. A competição terá premiação em dinheiro para a categoria profissional masculino, o que acirrará ainda mais as disputas. O evento está programado para os dias 9 e 10 de julho.

A praia de Ipanema anda lado a lado com a história do bodyboarding. Foi lá que, em 1987, foi fundada a ABBI – Associação de Bodyboarding de Ipanema –, que deu origem à primeira escola de bodyboarding do país. A última competição oficial realizada no local ocorreu em 2006.

"A FEBBRJ vem no processo de resgatar locais e eventos que foram importantes para o esporte. Na 1ª etapa trouxemos de volta as competições para o Posto 5 de Copacabana e agora estamos resgatando a histórica ABBI e incluindo uma premiação em dinheiro para o profissional masculino. Gostaríamos de ver todos que fizeram parte da história da ABBI presentes nessa 2ª etapa.", explica Flavio Brito, presidente da FEBBRJ

Sandro Barros, uma lenda viva da ABBI, comemora a volta dos eventos para Ipanema: "Fico muito feliz em saber que a saudosa ABBI será reativada e colocará Ipanema novamente no cenário do bodyboarding nacional", diz.

CADÊ A POLÍCIA ???




Crime

Filho de Ministro da Defesa é assaltado no Rio


Luana Soares (luana.soares@oglobo.com.br)

RIO - Dois homens armados invadiram no início da tarde de domingo um apartamento no segundo andar do prédio 14 da Rua Joana Angélica, em Ipanema. No imóvel estavam hospedados o advogado Alexandre Jobim, filho do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e a mulher dele, Candice, o filho de 3 a nos e a babá. Os bandidos levaram joias, celulares, computadores e R$ 500 em espécie. A família, que mora em Brasília, estava no Rio passando o feriado. Ninguém ficou ferido.

De acordo Flávia Monteiro de Barros, delegada adjunta da 14ª DP (Leblon), onde o caso foi registrado, há indícios de que o crime tenha sido premeditado, mas sem escolha de vítimas. Como aos domingos não há porteiro no local, ela crê que a dupla tenha escolhido a ocasião para o assalto.

- Para entrar no prédio, eles arrombaram a portaria. Acreditamos que tenham seguido para o elevador, de onde aguardaram que algum morador o chamasse. Assim, surpreenderiam a vítima já dentro da residência (o prédio tem um apartamento por andar, e os elevadores param dentro do imóvel). Foi o que aconteceu. A Candice estava saindo de casa no momento do crime. Eles a abordaram no elevador e entraram no apartamento - conta a delegada.

Em depoimento, Alexandre Jobim disse que os bandidos - um negro e um moreno, aparentando ter 40 anos e bem vestidos - revistaram a casa e pediram especialmente joias e dinheiro. Eles tentaram trancar a família dentro do banheiro, mas desistiram. A dupla saiu do prédio pela porta da frente, sem alarde.

- Apresentamos um álbum com retratos falados e fotos de bandidos que atuam na região, mas o casal não os reconheceu. A perícia já foi realizada, e vamos aguardar o resultado dos laudos. Solicitamos também imagens do circuito externo do prédio vizinho para identificarmos a dupla de ladrões - contou a delegada.

A família Jobim voltou no domingo mesmo para Brasília e, de lá, viajará de férias por um mês.

PEGA LADRÃO !!!

Apartamento do filho do ministro Nelson Jobim é assaltado em Ipanema


iG Rio de Janeiro

Dupla rendeu Alexandre Jobim e mulher e fugiu levando joias e dinheiro
Dois bandidos assaltaram na tarde deste domingo (26) o apartamento de Alexandre Jobim, filho do ministro da Defesa, Nelson Jobim, na avenida Vieira Souto, em Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro.

Segundo a Polícia Civil, a dupla rendeu o morador do 1º andar do prédio que estava no elevador e foi diretamente no apartamento do filho do ministro.

No local, Alexandre estava com a mulher. Os ladrões roubaram várias joias e cerca de R$ 500 em espécie. Em seguida, fugiram.

O filho do ministro e a mulher registraram o caso na delegacia do Leblon (14ª DP).

PROTESTO DOS BEBÊS







Incrível !

Tem gente que prefere conviver com a baderna de maconheiros,feses e urina de quem dorme na praia do que com crianças inocentes brincando.