IPANEMA

--
Caros e caras,

Como vocês já devem estar acompanhando pela mídia, o governo quer realmente fazer a estação de metrô na praça N. Sra. da Paz.
O PSI, como é do conhecimento de todos se coloca frontalmente contra esta estação:

1) Entendemos que como já vai ter uma estação nos arredores do Jardim de Alá, não há a menor necessidade de ter uma outra em Ipanema deixando o nosso bairro com três estações, sendo que a da praça vai ficar praticamente colada à da Gen. Osório.

2) A estação de Gen. Osório já trouxe um adensamento insuportável para o bairro. Depois dela, o morador simplesmente perdeu o direito à sua praia no final de semana.O carnaval deste ano mostrou também os prejuízos que os moradores têm quando um mundo de gente vem para anarquizar, sujar e depredar o nosso bairro.

3) O Rio de Janeiro tem um histórico de desenvolvimento que foi indo em direção à orla da Zona Sul e depois da Zona Oeste deixando atrás de si um rastro de bairros degradados, empobrecidos. Já foram locais nobres, e cujos imóveis hoje valem um terço do que valeriam caso o dito "progresso" não fosse feito de forma tão predatória. Flamengo, Copacabana etc. são bons exemplos.

4) A praça N. Sra. da Paz é tombada.

5) Ela é o pulmão do bairro, suas árvores estão com mais de dez metros de altura. Quem vai repor?

6) As estações de metrô no Rio são monstrengos: têm uma imensa coifa, uma torre de respiração , que não é vista em nenhum lugar do mundo, e mais uma torre para o elevador. Elas são invasivas e a o que fizeram na Gen. Osório demonstra a pouca preocupação em respeito ao meio ambiente e às características de cada local.Depois da estação, o chafariz do Mestre Valentim, de valor histórico e artístico inestimável, que sempre deu um peso especial ao ambiente daquela praça, desapareceu em meio aos monstros construídos. Ninguém mais nota o chafariz.

7) Desde de que o Shopping Leblon foi inaugurado o fluxo de pedestres na região do Jardim de Alá se multiplicou infinitas vezes. É sinal de que o morador de Ipanema gosta de andar. A região está se revitalizando com novas lojas, pequeno restaurante onde era um bar muito feio etc.

A graça da vida em Ipanema consiste justamente nesta combinação de bairro descontraído, onde as pessoas gostam de andar e se encontrar nas ruas, mas que ao mesmo tempo oferece serviços e comércio de alta qualidade.
Não podemos deixar que estas características se percam e que o nosso bairro vire um despajadouro de gente que vai usá-lo, e deixar o bagaço.
A projeção de passageiros nesta linha é de 400.000 pessoas/dia!!! Nos números atuais, e evidentemente com tendência a crescimento.

O fato é que se esta estação se concretizar nos estamos dando um passo a mais, aliás gigantesco, para a copabanização do bairro, Por favor, não entendam este termo como preconceituoso em relação a Copacabana. Não resta dúvida de que Copacabana, que já foi o bairro mais caro do Rio, conta atualmente com imóveis cujos preços valem a metade dos paraticados em Ipanema.
Não podemos deixar que nosso patrimônio se deteriore

A nossa única chance como moradores é nos posicionarmos de maneira inequívoca contra a estação. A hora é esta porque se demorarmos mais o processo vai chegar a um ponto de não retorno.
Resolvermos fazer um abaixo assinado e uma enquete. A enquete que fizemos em 2010 e que demosntrou que 78.6 da população do bairro era contra o reveillon foi muito importante para a não realização da festa. Com estes dois instrumentos vamos mostrar que a população do bairro realmente não quer a estação N. Sra. da Paz.
Peço que cada um imprima os anexos enviados e se respnsabilizem por fazer o abaixo e a enquete em seus respectivos prédios e que também repasse a seus amigos e vizinhos.
Sei que muitos às vezes não se entendem com os síndicos, mas acho que todos devemos superar este tipo de problema em nome de um bem maior- a preservação de nosso bairro e a proteção do nosso patrimônio.

Ignez

METRÔ

RJ quer usar 'tatuzão' em trecho Ipanema-Gávea da Linha 4 do metrô


Máquina tem mais de 100 metros de comprimento e pesa cerca de 2 mil t.

Secretário de Casa Civil diz que ligação estará pronta em 2015.

Do RJTV

O governo do Rio anunciou nesta quarta-feira (6) que os impasses e discussões sobre a construção da Linha 4 do metrô do Rio – que vai ligar a Zona Sul à Barra da Tijuca, na Zona Oeste – envolvendo as obras do trecho entre Ipanema e Gávea poderão ser resolvidos com a aquisição de uma supermáquina, conhecida como “tatuzão”.

Shield é o nome técnico do “tatuzão”, que tem mais de 100 metros de comprimento e pesa cerca de 2 mil toneladas. Ele já foi usado na construção do metrô de São Paulo e também no Rio, nos anos 80. E vários países no mundo também utilizam esta tecnologia em obras de metrô.

A ligação entre a Barra da Tijuca e a Gávea é considerada mais simples: túneis serão abertos nas rochas dentro das montanhas e outra parte da linha será suspensa. Bem diferente do trecho entre Gávea e Ipanema.

"Ele é o mais difícil de fazer do ponto de vista da engenharia. Aquele terreno ali fica entre a Lagoa e o mar, é um terreno arenoso, que tem muita água", avaliou o secretário da Casa Civil, Regis Fichtner.

"Primeira coisa pra fazer nessa obra vai ser um buraco lá na estação General Osório, do lado da estação General Osório, para o Shield ser montado lá", disse Fichtner.

Outro obstáculo

A concentração de prédios, ruas e avenidas também é um grande obstáculo. Segundo o governo, com o “tatuzão”, o número de desapropriações será mínimo e praticamente elimina o risco de danos para os prédios.

Os locais das novas estações do metrô já foram definidos: na Praça Nossa Senhora da Paz, no Jardim de Alah, na Praça Antero de Quental e na Gávea. As escavações vão passar debaixo de vias importantes, como Avenida Ataulfo de Paiva e as ruas Visconde de Pirajá e Barão da Torre: “Vai ficar pronto até 2015”, assegurou o secretário.

Segundo o governo, as obras do trecho Ipanema-Gávea devem começar no início de 2012. Além da chegada do “tatuzão”, essas obras dependem ainda de um estudo de impacto ambiental, que está em fase de licitação. O custo para esse trecho de quatro quilômetros não está fechado, mas deve passar dos R$ 3 bilhões.

EMAIL RECEBIDO

OBRAS NA VISCONDE DE PIRAJÁ OBRA DA VISCONDE DE PIRAJÁ LADO IMPAR.

O REALINHAMENTO DO CALÇADÃO VERMELHO DA VISCONDE DE PIRAJÁ , DEPOIS DE 3 SEMANAS DE OBRAS, ENTRE AS RUAS MARIA QUITÉRIA E GARCIA DÁVILA, SE APRESENTA, INENARRÁVEL .

SUGESTÃO;

1) AO MENOS, UM JATO D ´AGUA (BANCADO PELO RESPONSÁVEL DA OBRA) PODERIA SER USADO NA LIMPEZA DAS PEDRAS VERMELHAS, RETIRANDO O EXCESSO DE AREIA LAVADA SECA, QUE TRAZEMOS NOS PÉS PARA CASA, (COM AS ULTIMAS CHUVAS, O LAMAÇAL FOI GRANDE, E COM O SOL, A POEIRA INVADE PORTARIAS APARTAMENTOS LOJAS ETC...)

2) UMA TINTA VERMELHA DE MANUTENÇÃO , A EXEMPLO DA MUITO BEM APLICADA EM SUAS CALÇADAS, PELO QUARTIER IPANEMA, GALERIA DOS CORREIOS, GALERIA CIDADE DE IPANEMA, E O NUMERO 444 DA MESMA AVENIDA, PODERIA SER MINISTRADA NO CAMINHO PERFURADO PELA OBRA. SALDO POSITIVO ; OS MENDIGOS SUMIRAM DA REGIÃO DURANTE AS PERFURAÇÕES !

M.

RESSACA



Ressaca chega ao Arpoador

O Globo RIO -

A mudança de tempo que trouxe ressaca à Praia do Arpoador e formou uma língua negra em Copacabana não prejudicou a festa de cerca de 2 mil nadadores que participaram da nona edição da maratona aquática Travessia dos Fortes, na manhã deste domingo. Com um mar tranquilo e vento e correnteza a favor, os atletas profissionais - e os de ocasião - tomaram conta dos 3,5 quilômetros entre os fortes de Copacabana e o do Leme. A primeira largada foi dada às 9h.

FOTOGALERIA: As imagens da orla carioca neste domingo

Na categoria elite, masculina, Samuel de Bona conquistou título inédito, desbancando Allan do Carmo e Luis Rogério Arapiraca, empatados em segundo lugar. No feminino, depois de uma disputa acirrada, Ana Marcela Cunha acabou faturando os R$ 10 mil, superando Poliana Okimoto. O terceiro lugar foi de Betina Lorscheitter. No Arpoador, ondas superam calçadão A chegada de uma frente fria fez o domingo amanhecer nublado e provocou ressacas nas praias da cidade.

No Arpoador, as ondas chegaram a ter pouco mais de um metro e chocaram-se contra o calçadão. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que a semana permanecerá com clima ameno e possibilidades de pancadas de chuvas até quarta-feira. Na segunda-feira, a temperatura vai variar entre 18 graus e 26 graus.

A chuva forte que caiu na madrugada de domingo formou uma língua negra na Praia de Copacabana, na altura da Rua Santa Clara.