CARNAVAL 2011






Assunto: artigo carnaval


Peço a todos que leiam com atenção ao artigo publicado hoje na página 7 do jornal O Globo – “ Dando a Volta por Cima”

Neste artigo o autor simplesmente ignora alguns fatos que, ao meu ver, são muito relevantes:



1) – o direito constitucional da população a ter garantidos seu ir e vir, assim como o da sua tranqüilidade, preservação do patrimônio público e privado e de sua ambiência. Não se trata de apenas uma questão de direito de sair de carro como está descrito. O autor está propondo que simplesmente se passe por cima da nossa Constituição!!! A liminar que o PSI conseguiu é bem clara neste sentido.

2) O autor ignora igualmente todos os atos de vandalismo sofridos pelos moradores e empresários tais como:

a) - destruição dos canteiros de preservação da vegetação original das dunas na orla.

b) Destruição dos canteiros dos prédios.

c) Quebra dos vidros de proteção de prédios na orla.

d) Quebra-quebra dentro do metrô com pessoas alcoolizadas que chutaram as janelas e portas dos trens, se jogaram nos trilhos etc. o que ocasionou a ação da PM, fechando a estação e obrigada a impedir o acesso das pessoas.

e) Ação de gangues de jovens alcoolizados que fez com que a livraria Travessa tivesse de fechar as suas portas.

f) Aumento no número de assaltos á mão armada a restaurantes e outros estabelecimentos do bairro.

g) Imenso número de crianças e adolescentes bêbados e caídos por nossas ruas, alguns até vendendo bebida alcoólica.



3) o fato é que a Prefeitura, patrocinadores e associações de organizadores dos blocos acham que é natural que ambulantes vendam bebida alcoólica, mais uma vez passando por cima da lei, que diz que bebida é produto de venda controlada e proibido para menores de 18 anos.

Ambulantes só poderiam ser autorizados a vender água, refrigerantes, mate, sucos etc.

O resultado é uma multidão bêbada o que é uma combinação que não pode dar certo. E que se torna incontrolável.

Os moradores, como sempre, não foram ouvidos.

O autor apresenta uma realidade totalmente distorcida e que absolutamente não aconteceu em Ipanema.



Precisamos, TODOS de nos fazer ouvir.

Temos de mandar cartas para : cartas@oglobo.com.br ou para o twitter – Siga WWW.twitter.com/oglobo__rio. protestando em massa o teor deste artigo, se não quisermos que em 2012 o carnaval seja ainda pior do que o deste ano.



Ignez

METRÔ

Estudantes fazem manifestação contra aumento da tarifa do metrô na zona sul

Alunos se organizaram pelo facebook


...A Assembléia Nacional de Estudantes Livres realizava uma manifestação contra o aumento da tarifa do metrô, por volta das 17h deste sábado (19), na estação General Osório, em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro. Os alunos se organizaram pelo facebook.

A partir do dia 2 de abril, o bilhete unitário do metrô vai custar R$ 3,10. O reajuste foi aprovado pelo Conselho Diretor da Agetransp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro).

Em nota, a Agetransp explicou que o reajuste foi determinado pelo IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado) acumulado no período de janeiro de 2010 a janeiro de 2011 que foi de 11,5%. O reajuste anual tarifário está previsto em contrato de concessão. A data base do reajuste do metrô é 1º de fevereiro.

Ainda de acordo com a agência, a tarifa do metrô teria sido congelada em 2010, período em que se cobrou o mesmo valor de 2009: R$ 2,80.

EMAIL RECEBIDO

Observei todas as opiniões sobre a degradação do nosso bairro e tenho lutado juntamente com o PSI para sua melhoria. Entretanto, noto que grande parte das pessoas que se dirigem ao bairro, aqui chegando, parece que são tomadas por uma "insanidade psicológica" e acreditam que aqui pode-se fazer de tudo!!!
Necessitamos envidar campanha para modificação deste fato. Devemos tomar por base que tudo começou nos anos 60 com o mote - TERRITÓRIO LIVRE DE IPANEMA... -
J.G.

CALÇAMENTO DA PREFEITURA





..Enviado por leitora Maria Victória W. M. Monteiro Costa -

.EU-REPÓRTER

Esgoto alaga parte da Praça General Osório


Uma água imunda vasa de dentro da Praça General Osório até o meio da Avenida Visconde de Pirajá, em Ipanema, deixando a calçada intransitável. Os pedestres acabam tendo que passar por cima de enormes poças.


CANTAGALO

Prezados -

Segue abaixo o link com as imagens da área que foi revitalizada no Cantagalo através do sistema de parcerias entre o Programa de Segurança de Ipanema (PSI), o Programa de Saúde da Família (PSF) - Clínica da Familia do Cantagalo, Pavão-Pavãozinho, a Associação de Moradores do Cantagalo, a Comlurb e a Entrelaces.
O PSI tem orgulho desta parceria.
Um grande abraço,
Monica e Ignez


http://entrelaces.webs.com/resultados.htm

CRIME CONTRA O CONSUMIDOR

Crime contra consumidor

Policiais encontram várias mercadorias vencidas no Bar 20, em Ipanema

O Globo

RIO - Policiais civis da Delegacia do Consumidor (Decon) encontraram várias mercadorias com prazo de validade vencido no tradicional Bar 20, em Ipanema. O bar, cujo nome faz referência à antiga Rua Vinte de Novembro, fica na Rua Henrique Dumont 85.

Segundo os agentes, o responsável pelo estabelecimento comercial será detido e encaminhado à especializada, onde responderá por crime contra as relações de consumo.

O GLOBO tentou entrar em contato com os responsáveis pelo Bar 20, mas ainda não obteve retorno.

Na terça-feira, policiais da Decon apresentaram o material apreendido na operação "Pratos Limpos", deflagrada em virtude do Dia Mundial do Consumidor e que resultou em autuações para seis estabelecimentos comerciais. No restaurante La Mole, no 1º piso do Shopping Rio Sul, em Botafogo, foram apreendidas duas peças de picanha com prazo de validade vencido. Os agentes ainda recolheram mercadorias sem data de vencimento ou com prazo de validade vencido nos restaurantes Spoleto e Viena, também naquele shopping. Os restaurantes Tower Grill e Emporium Pax também foram autuados.


RUA REDENTOR






Enviado por Patricia de Paula

- Decoração feita em casa


O prédio de quatro andares e grandes janelas de vidro na Rua Redentor, em Ipanema, lembra até uma galeria de arte. Porque é exatamente assim que o seu proprietário, João Caetano, trata as peças lá expostas. Claro que há todo um cuidado para que sofás, mesas, bancos e cadeiras ganhem um destaque no ambiente. Mas, para o empresário, o que alça tais peças ao status de obras de arte é a assinatura de artistas brasileiríssimos.

Nomes como Sérgio Bernardes, Carlos Motta, Aristeu Pires, Flávio Borsato e Maurício Lamosa, entre outros, que antes eram conhecidos apenas por arquitetos e gente especializada, agora caíram nas graças do consumidor final. E foi para atender esse público que nasceu o Arquivo Contemporâneo, que tem 100% de seu acervo formado por peças de artistas nossos. Caetano percebeu que o interesse pelo produto nacional aumentou de 2001 para cá, quando despontaram novos talentos do design.

— Foi quando abrimos nossa primeira loja, no Recreio. Mas 90% dos nossos clientes são da Zona Sul e cobravam muito a instalação de uma loja aqui, porque o deslocamento é grande — conta o empresário, que faz questão de escolher cada uma das peças que serão vendidas. — Já fui até Chapecó, divisa de Santa Catarina com Rio Grande do Sul, em busca de uma boa peça. O Brasil tem grandes talentos.



No showroom de Hetty Goldberg, 50% de seu acervo são de criações brasileiras. Mas nem sempre foi assim. Aberto há 11 anos, com a proposta de oferecer móveis clássicos do design internacional, somente há três começou a investir em nomes nacionais.

— Visitando feiras especializadas descobri uma nova geração de designers brasileiros incríveis e passei a garimpar peças nos ateliês — lembra Hetty, que descobriu que pode ter o design clássico internacional, como Eero Saarinen, Arne Jacobsen, Mies Van der Rohe e Marcel Breuer, dividindo o mesmo ambiente com nomes como Leonardo Lattavo e Pedro Moog, da Latoog Design.

ATA 14/02/2011

Atividade sem conotação política que tem como objetivo proporcionar desenvolvimento social para o bairro, a partir de participação voluntária de seus moradores.

ATA DA REUNIÃO

LOCAL DE REALIZAÇÃO: COLÉGIO NOTRE DAME

R. Barão da Torre, 308 – Ipanema

Dia: 14/03/2011

HORÁRIO: 18H

COORDENAÇÃO: IGNEZ BARRETO

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 10


REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO:

Ø Oficial do 23º Batalhão da PM - 1a Tenente Margarete

Ø Luiza Salatino - Assessora do Subsecretário de Integração e Controle Urbano, Sr. Alex Costa (SEOP).

Ø Antônio (Toni) - Assessor do Vereador Carlo Caiado.


TÓPICOS ABORDADOS :


1- CARNAVAL E BLOCOS:

Necessidade de maior rigor por parte da Prefeitura no controle do número de blocos liberados para 2012, assim como a limitação no número de ambulantes, que por lei, não poderiam estar vendendo bebida alcóolica nas ruas.

Será feito o contato com o representante responsável pelo departamento de Marketing da AMBEV para que haja um diálogo entre as Associações de Moradores da Zona Sul (Leblon, Gávea, Botafogo, dentre outras) e o patrocinador oficial do carnaval do Rio de Janeiro.

Bruno entrará em contato com a Associação de Moradores do Leblon e da Dias Ferreira.

Sugestão da Ana Luisa para que outras Associações sejam também convidadas para o encontro.

A 1a Tenente Margarete, representante do 23ºBPM deu seu relato sobre a péssima experiência vivida durante os 4 dias de carnaval de rua, assim como o alto grau de desordem e depreciação do espaço público. Foi recebido também um grande número de reclamações sobre o número insuficiente de banheiros químicos disponíveis durante o carnaval.

O comandante da 23ºBP está preparando um relatório minucioso sobre tudo o que foi observado nas ruas durante o carnaval, de forma que haja um maior controle da ordem pública para os próximos anos.


2 - POLO GASTRONÔMICO JANGADEIROS - Sr. Demetrius:

Devido às reclamações apresentadas contra o polo no último encontro do PSI, o Sr. Demetrius, presidente do Polo Gastronômico Jangadeiros, veio à presente reunião informar que já foram providenciadas as novas capas plásticas, substituindo as que já se encontravam bastante deterioradas.

O polo gastronômico se responsabilizou também pela limpeza e manutenção dos canteiros de plantas que não são renovados desde 2006, a restauração da pintura dos tijolinhos vermelhos que compõem a calçada do polo, e a renovação e manutenção do sistema de iluminação, que apesar de se encontrar sob a responsabilidade da Rioluz, o polo irá assumir após inúmeras tentativas de contato com o orgão responsável.

3- JARDINEIROS DE IPANEMA

Inauguração do Projeto Canteiros do Rio, dia 17/3 às 18:30hrs no Hotel Ipanema Plaza, através da parceria entre a Prefeitura do Rio, o PSI e o Quadrilátero do Charme de Ipanema com o objetivo de recuperar e manter as nossas calçadas e canteiros.

Para entender e contextualizar os blocos de rua em Ipanema, veja fotos finais aqui >

PSI no Flickr (fotos): http://www.flickr.com/photos/psi_ipanema/

Querendo saber mais, os outros links são:

PSI no Twitter : @psi_seguipanema
PSI no blog: http://psipanema.blogspot.com/
PSI no Facebook http://www.facebook.com/home.php#!/profile.php?id=100001396580012

DISQUE DENÚNCIA 22531177

14a.DP DEDIC 23322866/23322880--


Ø PRÓXIMA REUNIÃO: 28/03/2011

Rio de Janeiro, 15/03/2011



ATA ELABORADA POR MONICA GARCIA

BAFAFÁ LITERALMENTE !

Gangues de jovens levam pânico a Ipanema após desfile do Bafafá

Gustavo Goulart

RIO - Moradores e lojistas da Rua Visconde de Pirajá, na altura da esquina com a Rua Aníbal de Mendonça, em Ipanema, assistiram a cenas típicas do filme "Gangues de Nova York", do diretor Martin Scorcese, na noite de sábado passado, após o desfile do bloco Bafafá. Uma gangue formada por jovens moradores da Barra da Tijuca encurralou um pequeno grupo de moradores do bairro de Laranjeiras para se vingar de uma confusão ocorrida em outro local durante o carnaval. Como informou ontem Joaquim Ferreira dos Santos na coluna Gente Boa, no GLOBO, houve pânico e muito tumulto quando os jovens de Laranjeiras, em desvantagem numérica, buscaram refúgio na Livraria da Travessa, no número 572 da Visconde de Pirajá.

Gerente fechou as portas por uma hora
A gerente da loja precisou fechar as portas por cerca de uma hora para evitar a invasão pelo grupo da Barra, com cerca de 50 jovens entre 14 e 17 anos, bastante alterados. O florista Kleber Ferreira, de 27 anos, que trabalha num quiosque naquela esquina, contou que muitos rapazes seguravam garrafas de vodca, entre outras bebidas alcóolicas, e energéticos.

- Fiquei impressionado porque eram muito jovens, meninos mesmo. Os da Barra gritavam "Beira da praia/isso é o que dói/ na Zona Sul só tem playboy" e incitavam uns aos outros a "pegarem" os de Laranjeiras. Entraram no quiosque do outro lado da rua e fizeram arruaça na frente da Livraria da Travessa. Os seguranças tiveram muito trabalho. Só achei que a Polícia Militar demorou muito a chegar. De 20 a 30 minutos - disse o florista.

Procurado pelo GLOBO, o comandante do 23º BPM, o coronel Roberto Garcia, não quis fazer comentários.

Os dois grupos se encontraram durante o desfile do bloco Bafafá, na Avenida Vieira Souto. De acordo com o jornaleiro Ricardo Neto, de 30 anos, os grupos vieram pela Praça Nossa Senhora da Paz, provocando muita correria e medo.

- Clientes contaram que as gangues vêm aprontando nas ruas. Foi a primeira vez que vi isso.

RIOTUR MULTADA !

Riotur é multada por falta de documentos de blocos

O Globo
RIO - O carnaval de rua do Rio, que este ano bateu recordes, virou briga de Justiça mesmo antes de a folia ter começado. O juiz João Felipe Nunes Ferreira Mourão, da 4ª Vara de Fazenda Pública, multou o município em R$ 30 mil por dia pelo descumprimento da decisão judicial, que determinava que a Riotur apresentasse documentação dos blocos programados para desfilar em Ipanema. A decisão do juiz foi tomada no dia 4 de março, depois que a promotora Ana Paula Petra, da Promotoria de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente, apresentou uma petição avisando ao juiz que a prefeitura não cumprira os prazos exigidos no processo. A Riotur informou que não vai se pronunciar porque ainda não foi comunicada da decisão.

A ação foi movida pelo Ministério Público depois de reclamação de moradores de Ipanema, representados pela ONG Projeto de Segurança de Ipanema, sobre a desordem causada pelos blocos.

Promotora citou morte de jovem em trio elétrico

Na petição, também expedida no dia 4 de março, a promotora comunica ao juiz que a Riotur não apresentou ao MP, entre outros dados, a estimativa de público para os dias de desfiles, a estrutura para concretização do evento, o aparato de ambulâncias, médicos e paramédicos, fiscais da Secretaria de Ordem Pública, agentes da Comlurb e da CET-Rio. Outro item exigido pelo MP era liberação dos eventos pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros.

A promotora cita ainda alguns fatos que ocorreram antes do carnaval, como a depredação do patrimônio público, desordem e falta de segurança. Ana Paula Petra inclui na lista o acidente com a jovem de 21 anos que morreu durante o desfile de um bloco na Praia de Copacabana, no dia 20 de fevereiro.

A coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema, Ignez Barreto, disse que a entidade luta desde 2009 para evitar os transtornos ocorridos no carnaval. Para ela, a redução do número de blocos no bairro deve ser drástica:

— Sugerimos um termo de ajustamento de conduta (TAC), mas os moradores do bairro não foram ouvidos.

MAURO VENTURA

Enviado por Mauro Ventura -

De um bloco a outro

Frase de Fábio Gondim, do Simpatia é Quase Amor, um dos blocos mais tradicionais do Rio:

— Com todo o respeito à cantora, por que a Preta Gil precisa desfilar em Ipanema? Só por que o lugar é bonito?

FRALDÃO NELES !

Fraldão neles!
uma alternativa é estimular fantasias de bebê
Reproduzo aqui artigo assinado por mim, Lu Lacerda, sobre os mijões cariocas, publicado no jornal O Globo, desta terça-feira (15/03):

O secretário especial da Ordem Pública, Alex Costa, fez muito bem em sugerir multa para quem for flagrado fazendo xixi na rua (O Globo de 10/03). Tem que prender os mijões no ato, só liberando depois que pagarem uma fiança, por exemplo, uma taxa de R$ 50 (há quem defenda meio salário-mínimo). A verdade é esta: quando se mexe no bolso, a coisa muda de figura. Quem faz isso é daquele conhecido perfil “esperto” – os que sempre querem se dar bem, nem que para isso alguém tenha que se dar mal, ou seja, ignoram o que é respeito pelo outro, o que é civilidade.

Tem-se a impressão de que mijar na rua virou uma diversão: “Pode parecer brincadeira, mas abrir a janela e sentir essa fedentina tão forte e nada desejável é revoltante. Afinal, o carnaval não é pra ser uma celebração de alegria?”, dizia uma moradora da Praça Santos Dumont, na Gávea, verdadeiro “desaguadouro” de blocos.

O problema é sério, muito sério! E deve ser resolvido pela Prefeitura, que há de encontrar uma solução para o problema, já que estimula gente de mais para seguir os blocos, segundo a coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema, Ignez Barreto. (“Nenhuma cidade está preparada pra isso”). Depois dos desfiles, fica impossível respirar nas ruas por onde os blocos passaram, até para os moradores de andares mais baixos. E não venha dizer que é pela época festiva. De jeito nenhum! Esse péssimo hábito é antigo, acontece o ano inteiro, seja antes, seja durante, seja depois do carnaval, sendo que se agrava nesta época.

Puni-los e puni-las pelo lado financeiro pode ser a melhor maneira -sim, porque há tembém mulheres, embora em menor número. O urologista Luiz Carlos Miranda lembra que o comportamento da bexiga é igual em homens e mulheres – “o que talvez interfira é o número de cervejas consumidas”. Seria interessante também que as marcas famosas – tão competitivas e preocupadas em vender – participassem, junto com a Prefeitura, da solução do problema. Por exemplo, patrocinando a instalação de mais banheiros para os foliões-mijões. Até porque, como diz o otorrino Jair de Castro: “Todo cheiro desagradável, que emite substâncias químicas e, portanto, tem impurezas, pode levar a irritação das mucosas, para quem fica inalando aquele odor. E pode até desencadear um processo inflamatório ou uma rinite”. Uma alternativa, até mais prática, é estimular fantasias de bebê: fraldão para todos!

EU REPÓRTER





por leitor Fernando Cesar de Carvalho Alves -

EU-REPÓRTER

Mendigos acampam sob marquise em Ipanema

A esquina das ruas Antonio Parreiras e Jangaderos, em Ipanema, virou residência oficial de mendigos.
Desde a semana anterior ao carnaval, dois casais e mais quatro homens acamparam sob a marquise do prédio sede da OI e utilizam o local como sua própria casa. Ali cozinham durante a madrugada (acendem um fogo entre dois tijolos e fazem a comida numa calota de carros), urinam e defecam, e ainda têm um cão de guarda para velar seu sono. Já liguei para a polícia, a Guarda Municipal e ninguém fez nada até agora.

BLOCOS NA RUA

Associação Folia Carioca defende a manutenção de blocos identificados com bairros na Zona Sul
O Globo Tamanho do texto A A A RIO - A Associação Carioca de Blocos e Bandas, Folia Carioca, divulgou uma nota em resposta à decisão da prefeitura de reduzir em 50% o público dos blocos na Zonal Sul e limitar as autorizações de desfile de novos blocos no carnaval do ano que vem. As medidas foram anunciadas, nesta segunda-feira, pelo secretário municipal de Turismo e presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Mello.

A Folia Carioca defende a manutenção de blocos que sejam formados por moradores e frequentadores dos bairros onde desfilam. A nota cita blocos como: Volta, Alice (Laranjeiras), Empolga às 9 e Bafafá (Ipanema) e Areia (Leblon).

"Ao avaliar e decidir quais blocos serão transferidos para o Centro da cidade, a prefeitura precisa levar em conta a história de cada bloco e sua identidade com os bairros onde desfilam."

Para a Folia Carioca, que representa 17 blocos e duas bandas de rua, a transferência de tais agremiações descaracterizaria a proposta original.

"Fazemos um apelo à prefeitura para que não tome decisões precipitadas. Acreditamos no espírito democrático da prefeitura de não cometer injustiças com agremiações amplamente identificadas com os bairros onde desfilam

E O ANO COMEÇOU ..........................





por leitor Ricardo Dias Martins -

.EU-REPÓRTER

Sinal de trânsito quebrado em frente a escola em Copacabana

Tem um sinal para pedestres na Rua Francisco Otaviano, no Posto 6, em frente à Escola Municipal Castelnuovo, que está quebrado há meses. Quando ele funcionava os motoristas já não respeitavam, agora então... Gostaria muito de saber por que, além de não consertar, não tem um guarda (nem nos horários de entrada e saída) no local. Além disso, só vejo a Polícia Militar e a Guarda Municipal nos locais onde não é preciso e o que é pior: sempre estão com seus veículos atrapalhando o trânsito. Será que eles não percebem que deveriam ser os primeiros a dar o exemplo?

DEPOIS DA DESTRUIÇÃO....................

Prefeitura vai reduzir pela metade o número de foliões na Zona Sul em 2012

Waleska Borges

.
RIO - A prefeitura do Rio informou que vai reduzir pela metade o número de foliões na Zona Sul para o carnaval de 2012. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello, a prefeitura também não vai autorizar, para o próximo ano, a criação de novos blocos.

Este ano, o número de foliões nos blocos de rua superou o estimado em cerca de 2 milhões. O público foi de 4.877.900, espalhado por sete regiões da cidade. A Zona Sul, por exemplo, tinha público estimado de 744.050 e ficou, no entanto, em 1.542.900.

- Isso não significa que vamos engessar o carnaval da cidade. O que será feito é a organização de acordo com a capacidade de público - disse Antônio Pedro.

De acordo com Antônio Pedro, os blocos que não tinham autorização para desfilar serão penalizados. A prefeitura vai enviar o nome e o CPF dos responsáveis por eles ao Ministério Público cobrando providências.

Já o secretário municipal de Conservação, Carlos Osório, comparou a operação do carnaval com as Olimpíadas, mas lembrou, porém, que nos Jogos há venda antecipada de ingressos:

- Durante o carnaval, a prefeitura passou por um teste operacional que superou nossas expectativas, mas estamos satisfeitos e com a sensação de dever cumprido. Em termos de desafio operacional, saímos fortalecidos.


CONVITE

O Projeto de Segurança de Ipanema, o Quadrilátero do Charme de Ipanema e a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços, têm o prazer de convidar para a apresentação do projeto de recuperação das calçadas, golas de árvores e canteiros cujo objetivo e estimular a população do bairro a adotar e cuidar de suas ruas com o apoio da prefeitura.



A preservação de nosso bairro é responsabilidade de todos. Assim contamos com a sua presença.


Hotel Ipanema Plaza – Farme esquina com Prudente – dia 17/03 às 18.30

Ignez Barretto – Projeto de Segurança de Ipanema

Bruno Pereira – Quadrilátero do Charme de Ipanema

Joaquim Monteiro e Gustavo Faria – Secretaria Municipal de Conservação e Serviços

PARECEM BICHOS !



NÃO HAVIA NECESSIDADE ,FORAM INSTALADOS MUITOS BANHEIROS !

foto;M.A.L.


Para preservar a vegetação de restinga, a diretoria do Bafafá disse que solicitou grades à prefeitura para cercar as dunas de Ipanema, cuja vegetação fora quase totalmente destruída durante a passagem de blocos pela orla. Parte das grades também foi usada para cercar o palco e uma área reservada a convidados na areia.

A locução do Bafafá pedia, no intervalo das músicas, que os foliões não invadissem a área de proteção ambiental. Pouco adiantou. Foliões arrebentaram fitas zebradas de isolamento, pisotearam as dunas e ainda urinaram no local, logo atrás dos banheiros químicos. Restaram apenas traços da vegetação nativa.

CARNAVAL 2011

Prefeitura começa a debater nesta segunda mudança de roteiro dos blocos de carnaval do Rio menos tradicionais

A folia chegou ao fim, mas o carnaval de rua do Rio promete ainda dar muito samba. O excesso de blocos, principalmente na Zona Sul, começa a ser discutido nesta segunda pelo prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello. A ideia é manter em seus lugares os blocos que têm tradição e mudar de bairro os que são mais novos e os citados como comerciais. Ricardo Rabelo, presidente da Associação Carioca de Blocos e Bandas (Folia Carioca), que representa 17 blocos — a maioria na Zona Su — acha que a prefeitura tem de levar em conta os grupos tradicionais e com raízes nos bairros. É o que mostra a reportagem de Célia Costa, Felipe Frazão, Renata Leite e Taís Mendes na edição do O Globo desta segunda-feira.

— O Bafafá e o Empolga às 9h não têm condições de mudar de local. São grupos de tradição, que participaram da retomada do carnaval de rua do Rio em 2003 — disse Ricardo Rabelo.


Um dos que poderão ser transferidos da Zona Sul é o Bloco da Preta, que este ano levou uma multidão para Ipanema. A cantora Preta Gil, que está em Maraú, na Bahia, não falou sobre o assunto. A assessoria do seu bloco informou que não há problema na mudança para o Centro da cidade, por exemplo.

Outro bloco na mira dos tradicionais é o Chora, Me Liga, de música sertaneja, que desfilou no dia 27 de fevereiro, na Avenida Delfim Moreira, no Leblon. Sem qualquer tradição no carnaval carioca, corre o risco de mudar de lugar.

Alguns dos blocos que se agigantaram saíram da Zona Sul e já garantiram seu lugar. É o caso do Monobloco, que desfilava na Gávea, mas, à medida que cresceu, foi transferido para a orla de Copacabana. Há três anos, nem mesmo a praia comportava mais o grupo, que passou a percorrer a Avenida Rio Branco, desde a Presidente Vargas até a Cinelândia.

GALINHA DO MEIO DIA

Galinha do Meio-Dia vai desfilar com faixas em defesa do carnaval de rua do Rio

Felipe Frazão

RIO - O bloco Galinha do Meio-Dia preparou n manhã deste domingo um café da manhã diferente para fechar o carnaval. O desjejum dos integrantes do bloco foi a base de frango assado, pão e cerveja no Arpoador. Apenas um aperitivo do desfile marcado para as 15h na Avenida Delfin Moreira, no Leblon.

O Galinha do Meio-Dia encerra o carnaval de rua com a presença do Rei Momo e uma série de sátiras e protestos. A diretoria do bloco levará placas e faixas com dizeres como: xô axé, aqui não é Bahia, tradição é cultura, passado não é lixo.

- Precisamos preservar o Rio e o carnaval de rua - disse o fundador do bloco, Nelson Couto, da Confraria do Garoto.

O bloco vai desfilar ao som de marchinhas, sambas e frevos. E contará com 30 instrumentistas 10 ritimistas da Banda de Ipanema, além de integrantes do Galo da Madrugada, de Recife.

FIM DE FESTA





.Últimos dias

Bafafá e Mulheres de Chico se apresentam na Zona Sul.
Mijões e brigões atacam de novo na orla

Felipe Frazão

RIO - O bloco Bafafá estendeu a folia pós-carnaval na areia da Praia de Ipanema, no fim da tarde deste sábado. Cerca de cinco mil pessoas acompanharam a apresentação da orquestra convidada, a do Cordão da Bola Preta. Os ritmistas tocaram sambas e marchinhas voltados para o mar, mas sob tempo fechado. O DJ Franz também tocou hits de sambalanço nos intervalos.
Apesar das más condições climáticas, milhares de banhistas emendaram a estada na praia, no Posto 9. O professor de educação física Marcos Vinícius chegou às 10h, com uma fantasia improvisada na mochila: canga de bolinhas pretas, sombrinha de cabeça, cordão havaiano, máscara e sunga.

- Essa é minha homenagem ao Bola Preta. O Bafafá é o meu preferido, porque ninguém está esperando e, de repente, começa o carnaval de novo - disse ele, que veio de Juiz de Fora passar o carnaval no Rio, há 10 dias.

Como o bloco é pós-praia, boa parte dos foliões estava apenas com adereços na cabeça. Uma das únicas fantasiadas era a atriz Cristina França, de 47 anos, que veio com a família de Botafogo. Ele e a filha se vestiram de policial, o marido de prisioneiro e a neta de fada.

- Guardamos a fantasia para hoje. E ele está de prisioneiro, porque o mundo é das mulheres - disse Cristina.

O diretor do Bafafá e presidente da Associação de Blocos e Bandas Folia Carioca, Ricardo Rabelo, reconheceu a evolução na organização do carnaval de rua.

- O poder público era omisso. A prefeitura acordou para o carnaval de rua. Nunca foi tão bom, nunca se divertiu tanto no carnaval - disse.


Apesar de a Riotur ter instalado 70 banheiros químicos na orla, além de dois containers com sete cabines cada para o público do Bafafá, ele disse que ainda será necessário melhorar a distribuição da estrutura em outros blocos:

- A distribuição foi aquém do esperado. A prefeitura precisa discutir mais com todos os blocos e não somente com uma associação - ponderou.

Para preservar a vegetação de restinga, a diretoria do Bafafá disse que solicitou grades à prefeitura para cercar as dunas de Ipanema, cuja vegetação fora quase totalmente destruída durante a passagem de blocos pela orla. Parte das grades também foi usada para cercar o palco e uma área reservada a convidados na areia.

A locução do Bafafá pedia, no intervalo das músicas, que os foliões não invadissem a área de proteção ambiental. Pouco adiantou. Foliões arrebentaram fitas zebradas de isolamento, pisotearam as dunas e ainda urinaram no local, logo atrás dos banheiros químicos. Restaram apenas traços da vegetação nativa.

Ao fim da apresentação do bloco, novas cenas de vandalismo e desordem. Mais de 50 adolescentes bêbados brigaram na esquina da Rua Joana Angélica com a Avenida Vieira Souto. No tumulto, eles arremesaram garrafas de vidro e outros objetos. A Guarda Municipal dispersou a confusão. Segundo foliões, a briga envolveu grupos da Barra da Tijuca e de Ipanema. Eles também relataram que este não foi o primeiro confronto entre os dois grupos no carnaval.


Agentes da Operação Choque de Ordem prenderam garrafas de vidro portadas por foliões e cerca de 200 tirinhas de mel com cachaça vendidas por ambulantes.

Mulheres de Chico muda de local da apresentação

O Mulheres de Chico comemorou cinco anos de apresentação em novo cenário: a Praia do Leblon, na altura do Posto 12. O grupo prestou uma homenagem a Vinícius de Moraes, incluindo no repertório as canções "Canto de Ossanha" e "Berimbau", além das músicas de Chico Buarque. A mudança de local do bloco, que não desfila, teve o intuito de desafogar o trânsito no Leblon que, em edições passadas do bloco, sofreu com congestionamento. A estratégia surgiu efeito, mas não conseguiu evitar a lentidão enfrentada por motoristas nas avenidas Visconde de Albuquerque, Ataulfo Paiva, General San Martin e Delfim Moreira.

O show começou com mais de uma hora de atraso, com o céu bastante nublado mas sem chuva. O tempo fechou mesmo para o folião Thiago Rodrigues, de 27 anos, flagrado por um porteiro urinando no canteiro de um prédio da Rua Aristides Spínola. Na hora da bronca, o jovem admitiu o erro e se ofereceu para jogar um balde d'água no local:

- Sei que estou errado, mas não há banheiro suficiente. A fila estava longa e não dava para esperar - explicou.

EMAIL RECEBIDO

Amigos,
hoje passei pelo Zona Sul que fica na esquina de Gomes Carneiro com Prudente. A calçada em frente ao mercado estava um horror. Era uma imensa lixeira. os ambulantes compraram as embalagens de cerveja, abrem tudo e deixam os plásticos jogados no chão, além de imensa quantidade de sacolas do mercado etc.
Eram mais ou menos umas 7.30 da noite. falei com o gerente e pedi a ele que mandasse varrer pois depunha contra a própria imagem do mercado aquela sujeirada toda na rua.
Ele me disse que a responsabilidade era da Comlurb que mais tarde passaria etc. Disse a ele que compreendia que a culpa não era exatamente deles, mas que como o Zona Sul é o melhor e único mercado do bairro eles deveriam num esforço fazer várias varreduras por dia, uma vez que todo o lixo era gerado pelos clientes do próprio supermercado.Ele não ficou muito feliz, mas disse que iria providenciar.
Quando passei de novo por volta de 21horas alixaria continuava a mesma. Chamei o mesmo sr. e fiz ver que o vizinho de frente dele, o Felicce estava limpo e que tinha uma pessoa varrendo a calçada.
Aí o cara já ficou meio enfezado, disse que não tinha lugar onde colocar tanto lixo e eu falei que era o cúmulo um mercado do porte do Zona Sul não ter a preocupação , em consideração aos seus clientes moradores do bairro de não já ter providenciado um eaqema de manutenção da calçada durante o carnaval.
Qual é a opinião de vocês.? Acho o fim da picada um mercado do porte do Zona Sul deixar que a calçada em frente ao mercado fique imunda igual ao um lixão.Sei que responsabilidade em tese não é deles, embora a manutenção das calçadas naquele local seja , sim,
responsabilidade dos proprietários.
Não fotografei porque estava sem o celular.
É muito cômodo as empresas ficarem só dando uma de coitadinhas e não colaborando. Tenho certeza de que se comessássemos a envolvê-las nos problemas, rapidinho tomariam providências.

BRIGA EM IPANEMA

Briga em Ipanema gera tumulto

Bruno Rohde Tamanho do texto A A A Uma briga entre jovens na Rua Visconde de Pirajá, nas proximidades da Rua Aníbal de Mendonça, em Ipanema, assustou quem passava pelo local, na noite deste sábado. A confusão ocorreu entre dois grupos de jovens que seriam rivais. Com barras de ferro, parte desses jovens atacou os demais. Em seguida, alguns fugiram e se refugiaram dentro da Livraria da Travessa. O estabelecimento precisou ser fechado. Policiais do 23º BPM (Leblon) foram para o local.