BANDA DE IPANEMA





Banda de Ipanema agita multidão com marchinhas e clássicos

Os cartunistas Paulo e Chico Caruso são os homenageados do ano.

Fantasias elaboradas marcam passagem do bloco tradicional.

Alba Valéria Mendonça

Do G1 RJ

A chuva que caiu durante todo o dia deu uma trégua e esquentou a animação dos milhares de foliões na concentração e no início do desfile de uma das mais tradicionais bandas do Rio: a banda de Ipanema, que esbanjou alegria e jovialidade com seus 46 anos de idade e 47 desfiles pelas ruas de Ipanema, na Zona Sul do Rio, no final da tarde deste sábado (5).

Foliões da Banda de Ipanema capricharam nas fantasias (Foto: Paulo Nicolella/Agência O Globo)Este ano, os homenageados são os irmãos cartunistas Paulo e Chico Caruso, segundo um dos fundadores da banda, J. Rui. Mesmo debaixo de chuva, a expectativa dos organizadores é de que 10 mil foliões acompanhem o bloco.

Repertório de clássicos
As tradicionais marchinhas tocadas pela banda se misturaram ao som de clássicos, como o "Trenzinho caipira" de Villa-Lobos. E embalaram a multidão. Aproveitando o surgimento de guarda-chuvas, o bloco incluiu também o frevo no repertório.

Fantasiados de palhaço, o advogado Ailton Silva e a pedagoga Greice Mara, não perderam o rebolado e, com um violãozinho infantil, prometiam engrossar a turma de 60 ritmistas.

"Este ano, vamos ficar só no carnaval de rua. Já estivemos no Cordão do Bola Preta, agora vamos aproveitar a banda", disseram os foliões.

Vestido de capricórnio sobre pernas de pau, o técnico de laboratório Renato Leal, prometia garra, animação e muito suor vestindo uma fantasia feita de espuma. "É o primeiro ano que saio de pernas de pau. Estou animado. Daqui de cima dá pra ver tudo e curtir muito mais", afirmou Renato.

LIXO

Comlurb recolhe 19 toneladas de lixo no carnaval de rua desta sexta-feira

Jornal do Brasil

Na abertura oficial do Carnaval, sexta-feira, (04), diversos blocos desfilaram pelas ruas da cidade e arrastaram milhares de foliões, que produziram 19 toneladas de lixo público.

Os blocos que mais produziram resíduos foram o Carmelitas I, em Santa Teresa, com 2,5 toneladas; Vem ni mim que sou facinha, em Ipanema, com 2,2 toneladas; Embaixadores da Cidade Maravilhosa, na Lapa, com 1,5 toneladas.

Já no Sambódromo a atuação dos garis continua para preparar a avenida e o entorno para o desfile de hoje a noite. Um grupo de 142 garis atua na parte interna do sambódromo, 72 garis atuam no entorno e, durante o desfile, serão mobilizados 188 garis. Já foram coletados até agora 12,5 toneladas na parte interna, 9,5 toneladas na parte externa, 0,3 toneladas no Terreirão do Samba e 1,4 toneladas de resíduos recicláveis, totalizando 23,7 toneladas de lixo público coletadas com o apoio de oito veículos e equipamentos dentre os quais, caminhões compactadores, basculantes e pipas d’água.

BANDA DE IPANEMA


Antes da banda passar os ânimos já estavam exaltados !
Era quase 18hs e nada !
Nem polícia.




AFRO REGGAE

Mensagem de combate à dengue chega a Ipanema com o Bloco AfroReggae

Por Redação -

RIO DE JANEIRO - A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) aproveita o Carnaval para levar sua mensagem de necessidade de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti aos foliões. E o local escolhido foi a orla da Avenida Vieira Souto, em Ipanema. Um time de mais de 200 ritmistas do Bloco AfroReggae vai comandar a festa entre os Postos 8 e 9 na segunda-feira de Carnaval. A ação faz parte da campanha Rio Contra Dengue Verão 2010/2011, que inclui eventos de mobilização culturais e esportivos, sempre com o objetivo de informar, envolver e criar na população uma verdadeira cultura contra o mosquito vetor da dengue.

– A campanha Rio Contra a Dengue foi criada há três anos e tem sido bastante valiosa, pois temos conseguido levar profissionais, músicos, artistas e desportistas, entre outros interlocutores que se identificam com o público-alvo, para falar sobre o assunto, na linguagem da população. Todo dia é dia de combate à dengue e esse ensinamento é para toda a família – explica o secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes.

Ele lembra que as ações de combate aos focos do mosquito devem ser realizadas durante todo o ano, mas, no verão, quando a circulação do vetor da dengue é maior, é preciso intensificar o trabalho.

Para evitar o aumento do número de casos da dengue no Estado, a Sesdec vem atuando em várias frentes distintas, junto aos municípios: capacitando os técnicos que atuam no controle do vetor; os médicos que trabalham na assistência, acompanhando as visitas feitas nos imóveis; treinando crianças que serão multiplicadores da orientação sobre o combate ao mosquito dentro da sua família e no grupo social em que convive; reforçando o trabalho dos agentes municipais de controle de endemias; entre outras ações não menos importantes.

Além disso, militares do Corpo de Bombeiros devem realizar cinco mil visitas a prédios públicos e residências, em busca de focos do mosquito, em 26 municípios. Outra ação importante é aquela voltada à orientação da população, quanto ao combate ao vetor. O projeto Rio Contra Dengue nas UPPs, iniciado em 29/12, é um bom exemplo. Ele já capacitou 675 crianças e adolescentes moradoras de nove comunidades no combate aos focos do Aedes aegypti.

Outra ação é o Projeto Rio Contra Dengue nas Escolas, que começou em abril de 2010 e passou por 46 escolas, chegando a 3.389 alunos multiplicadores. Para 2011, a previsão é atender 200 escolas da rede estadual, municipal e privada, formando 20 mil multiplicadores, até o final do ano.

Uma novidade no combate ao vetor da dengue este ano é o uso de um sistema online de informação do controle de focos do mosquito nos municípios. Pela Internet, tanto o público em geral, como as autoridades públicas de saúde estaduais e municipais poderão ter acesso a informações como o número de agentes de saúde em ação em cada cidade, e de visitas aos imóveis.


GM

Guarda Municipal atua com 141 homens

durante desfile da Banda de IpanemaApresentação vai começar às 18h deste sábado

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro vai atuar com 141 agentes no desfile da Banda de Ipanema, que vai acontecer neste sábado (5), a partir das 18h, em Ipanema, na zona sul da cidade.

O patrulhamento começará às 16h com ações de controle urbano, ordenamento do trânsito, fiscalização e atendimento ao público em geral. O esquema será mantido até o término do evento.
Já para os desfiles de blocos populares, cerca de 500 guardas atuarão para manter a ordem.

Aproximadamente 120 fiscais vão trabalhar coibindo a presença de ambulantes não autorizados durante as apresentações.

A Subop (Subsecretaria de Operações) e a Equipe Bacana disponibilizaram 74 agentes para impedir que foliões urinem nas ruas.

INFANTIL

DESORDEM

Desordem

Punição aos mijões dos blocos de carnaval do Rio

Artigo do leitor Milton Corrêa da Costa

O carnaval de rua, não há mais dúvida, está de volta com toda força ao Rio de Janeiro. Neste reinado de Momo, e aí está outra certeza incontestável, o número de foliões que participarão dos desfiles dos 390 blocos, sem falar nos não catalogados pela prefeitura municipal, crescerá em relação ao ano passado. Os congestionamentos de trânsito, também não há dúvida - quem puder que deixe o carro em casa - ocorrem com mais intensidade, não só pelo aumento natural da frota de veículos, mas também pelo crescimento do número de foliões nas ruas. Afinal de contas, ninguém é de ferro e o carnaval é uma importante válvula de escape para esquecermos momentaneamente os problemas e os afazeres do cotidiano. Uma festa popular, em que a irreverência do sair do sério, dentro de limites de regras sociais e respeito ao próximo, nada tem de mal. Relaxar a mente e cair na folia é um direito de todos.

"
Quem urina na rua, além de transgressor da lei, é, sobretudo, mal educado
"
--------------------------------------------------------------------------------
.No entanto, da mesma forma que a alegria cresce, também aumenta o número de 'mijões' detidos em desfiles de blocos carnavalescos. Somente no último final de semana - vide a edição de 'O GLOBO" de 01/03/2011 - chegaram aos 214, os detidos por guardas municipais e outros controladores da ordem pública. O plantão de algumas delegacias policias congestionou devido ao número de infratores. Por mais que cresça o número de banheiros químicos - são 13 mil os instalados na cidade este ano - os mal educados 'mijões' continuam a fazer xixi em qualquer canto. Tomam cerveja, enchem a bexiga e 'tome xixi" por tudo que é lado.

Sob o efeito do álcool, alguns depois dirigem e causam tragédias. Parece que se sentem desinibidos e "autorizados" a praticar o crime de atentado ao pudor e a conduta anti-social que impregna de odor a chamada Cidade Maravilhosa. Talvez se esqueçam que a urina tem bactérias expelidas pelo organismo e um cheiro desagradável. Os turistas que aqui comparecem para ver o mais famoso carnaval do mundo, não têm dúvidas, devem apontar tal prática indesejável como um dos pontos negativos da grande festa. Alguma medida mais drástica, além, é claro, de um maior planejamento estrutural, terá que ser tomada pelas autoridades competentes para desencorajar os 'mijões' do carnaval. Quem sabe, tornar o crime inafiançável. Uma lei muitas vezes só é respeitada - vide a Lei Seca - pela sua rigidez. Quem urina na rua, além de transgressor da lei, é, sobretudo, mal educado.

Que se curta com toda a alegria e irreverência a maior festa popular do mundo, mas que se respeite também as regras mínimas de civilidade. Urinar na rua é um ato de desrespeito à sociedade. Puna-se, com o máximo rigor, os indesejáveis e deseducados mijões do carnaval. "Tá com vontade de fazer xixi, não faz aqui......" diz o refrão da nova marchinha do famoso compositor, João Roberto Kelly. Votos de que os 'mijões' compreendam o objetivo social da marchinha de carnaval. Quem for cair na estrada ou circular pelas cidades, lembre-se também que haverá fiscalização da Lei Seca. Se for dirigir, não beba. Se beber, não urine na rua. Cumpra-se a lei.

QUE VERGONHA !




No mar

Foliões transformam as águas da Praia do Leblon em banheiro público

O Globo, com a colaboração de um leitor

Agora, a festa dos mijões é no mar. Não bastassem as ruas, as praias cariocas também se tornaram banheiros públicos dos mijões. No último fim de semana, muitos foliões que participaram de desfiles de blocos na orla da Zona Sul correram para as águas da Praia do Leblon e, sem qualquer constrangimento, urinavam na frente de banhistas - alguns deles, expondo a genitália. Embora a Riotur tenha instalado 13 mil sanitários químicos neste carnaval, o número parece não ser suficiente. Só na temporada pré-folia, a Operação Choque de Ordem deteve 341 pessoas urinando em local público, 205 no fim de semana.


"Estava na praia com a minha família e, a todo momento, as pessoas deixavam os blocos para fazer xixi na água. O que mais me impressionou foi a falta de vergonha de moças e rapazes, que levantavam as roupas e mostravam as partes íntimas na frente de todo mundo, sem poupar idosos ou crianças", relatou o leitor ao enviar à seção Eu-Repórter, as fotos que registrou .

Um efetivo de dois mil homens, entre agentes da Secretaria Especial de Ordem Pública, Controle Urbano e guardas municipais, ficará encarregado da fiscalização durante o carnaval, incluindo a orla. A "genitália desnudada" - que já deixou escolas de samba na berlinda em outros carnavais - poderá provocar a detenção do folião, mesmo na praia.

Este texto foi feito com a colaboração de um leitor do Globo. Quer participar também e enviar sua notícia?Clique aqui
Links patrocinados.

MAURO VENTURA











Enviado por Mauro Ventura
-A beleza e o caos

Recebo e-mail do Projeto de Segurança de Ipanema (PSI) sobre os blocos de carnaval. Na semana passada, paralela à alegria, o saldo foram vidro de proteção de prédio na Vieira Souto arrebentado por chutes, canteiros de árvores arrasados, plantas pisoteadas, cerca de proteção do canteiro de restauração da vegetação original das dunas destruída, foliões urinando na rua, montanhas de lixo, brigas, moradores impedidos de entrar ou sair de casa. No metrô, os seguranças não conseguiam controlar a turma, que chutava os trens.

O PSI mantém fotos aqui, em que mostra toda a beleza e o caos do carnaval de rua. Eis alguns exemplos

CARNAVAL





Fácil, eu?

Paquera nada fácil no bloco Vem Ni Mim Que Eu Sou Facinha

Sergio Ramalho

RIO - Cinco mil foliões acompanharam o batuque do bloco Vem Ni Mim Que Eu Sou Facinha, na Praça General Osório, em Ipanema, de acordo com a Guarda Municipal. O bloco permaneceu concentrado na praça e fluxo de veículos se manteve normal nas ruas do entorno até as 19h.

(Concurso Bloco de Ouro vai premiar os destaques do carnaval de rua. Saiba como participar)
Os foliões que foram animados para encontrar companhia fácil se enganaram. A universitária Camila Ribeiro, de 22 anos, disse que o nome do bloco é só mais uma brincadeira de carnaval. Acompanhada por cinco amigas, ela aguardou a chegada do namorado à festa.

O estudante Marcelo de Souza dos Santos, de 17 anos, que faz parte de um grupo fantasiado de Chapolin Colorado, reclamou que não estava encontrando facilidade alguma com as foliãs. Desanimado, o grupo pensou em deixar a praça, onde começou a chover no começo desta noite.

No Leblon, mais de 20 mil pessoas, segundo estimativas da Guarda Municipal, se reuniram na Rua Dias Ferreira, no Leblon, por causa do bloco Azeitona sem Caroço. Apesar dos protestos de moradores do bairro, o bloco fez um pequeno desfile.

BOM CARNAVAL !

UPP DA SAMBA





UPP dá samba

Com favelas pacificadas, Simpatia volta a subir o Cantagalo sem medo, após 27 anos, e PM reduz efetivo de prontidão

Felipe Frazão, Ediane Merola e Simone Candida

RIO - Os efeitos das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) já podem ser sentidos no carnaval carioca: o bloco Simpatia É Quase Amor voltou na noite desta quinta-feira a subir o Morro do Cantagalo, em Ipanema, depois de 27 anos de distância, e, com a ocupação de todas as favelas do entorno do Sambódromo, a PM decidiu reduzir para 49.785 policiais - mil a menos que no carnaval passado - o efetivo que estará de prontidão em todo o estado a partir desta sexta-feira.

No Cantagalo, diretores e percussionistas confraternizaram com 30 integrantes da escola infantil Golfinho da Guanabara, que reúne crianças das comunidades Cantagalo, Pavão-Pavãozinho, Cruzada, Dona Marta e Vidigal. Ritmistas mirins e adultos batucaram na quadra do morro, em homenagem à pacificação.

- É um encontro simbólico, neste momento que a cidade vive. Nossa proximidade foi interrompida pelo tráfico. Mas agora estamos livres para visitar qualquer um - disse Fábio Palazzo, violonista do Simpatia.

( Confira as interdições no trânsito a partir de sexta-feira )

Segundo o diretor Dodô Brandão, o trajeto que o bloco fará no desfile de domingo, da Praça General Osório à orla, originou-se após uma briga na bateria que envolveu moradores da comunidade, há cerca de dez anos.

- Houve até tiro. Não tínhamos um bom convívio e o bloco deixou de dar a volta na praça, passando perto da ladeira do Cantagalo. Mas daqui para a frente será uma nova era - disse.

No Sambódromo, duas unidades móveis - do Centro de Controle Operacional (CCO) e do Centro de Comando Virtual (CCV) - serão usadas no monitoramento da região. Com isso, segundo o relações-públicas da PM, coronel Lima Castro, outras áreas da cidade serão mais bem policiadas.

- O efetivo estará menor, mas a segurança será muito maior. A Coordenadoria de Inteligência terá uma viatura no entorno do Sambódromo e agentes poderão averiguar qualquer pessoa ou veículo suspeito - disse ele, referindo-se ao ônibus da CCO.

( Arcos da Lapa volta a ser palco de shows gratuitos no carnaval )

O CCV usa tecnologia do FBI e foi testado durante um jogo no Engenhão. Doze policiais - civis e militares - vão monitorar câmeras e rádios da PM para rastrear ações suspeitas.

( Funcionamento das áreas de lazer e das reversíveis da orla da Zona Sul sofrerá alterações durante o carnaval )

Mais viaturas e helicópteros
Apesar de o efetivo da PM estar menor, o número de viaturas em serviço aumentou: serão 2.955, cerca de mil a mais em relação a 2010. Batizado de Bloco da Paz, o esquema da PM para os dias de folia só terminará às 9h do próximo dia 9. Locais de grande movimento, como o Aterro e a Lapa, receberão atenção especial da PM, que reforçará o policiamento a pé e a cavalo. O Grupamento Aeromarítimo fará o patrulhamento do alto, com o auxílio de quatro helicópteros, um deles blindado. Eles vão sobrevoar vias especiais e a orla do Rio. O Batalhão de Polícia Rodoviária também atuará em conjunto com o DER, empregando nova tecnologia, capaz de verificar a situação dos veículos em tempo real.

Além disso, 30 novas câmeras de monitoramento do Centro de Operações Rio estarão de olho no que acontece nas ruas da cidade neste carnaval . Os novos equipamentos foram instalados em pontos considerados estratégicos para o controle do trânsito, da ordem pública e da limpeza durante o carnaval. Elas fazem parte do pacote de 400 câmeras que serão instaladas até o fim do ano e trazem uma novidade: usam tecnologia sem fio, para evitar vandalismo e interferências na transmissão das imagens.

Segundo a presidente da CET-Rio, Cláudia Secin, além de não terem mais fios, as novas câmeras estarão posicionadas a 17 metros de altura - cinco acima das atuais. Em linha reta, as câmera têm alcance de 2km e visão de 360 graus. Até agora o Centro de Operações trabalhava com as imagens de 200 câmeras do município e de outras 250 da Secretaria de Segurança.

- Nossa prioridade foi dar apoio à operação do carnaval, por isso as 30 câmeras foram instaladas em regiões onde há mais blocos e no Sambódromo. Mas as próximas 370 serão instaladas em pontos cegos, onde não há nenhuma, como na Zona Norte. A ideia é ter toda a cidade monitorada até o fim do ano - disse Cláudia.

CARNAVAL 2011

Associação de moradores do Leblon quer transferir blocos de carnaval para a orla da praia

Vinícius Lisboa

O crescimento do carnaval de rua, que tem dado aos cariocas motivos para comemorar, virou razão de preocupação para a Associação de Moradores do Leblon, que só espera o fim da festa de Momo para formalizar um apelo à subprefeitura da Zona Sul: o remanejamento de todos os blocos das ruas internas do bairro para a praia ou outros lugares da cidade. Na mira da entidade, estão duas agremiações novas, que ganharam projeção rapidamente devido às redes sociais: o Bloco da Preta e o Imaginou? Agora Amassa.


— Essas redes sociais conseguem reunir uma multidão de uma hora para outra. Imagine no caso de eventos marcados com antecedência, como desfiles de blocos. O bairro só tem 70 mil moradores e não comporta uma concentração tão grande de pessoas — argumentou Evelyn Rosenzweig, presidente da AMA-Leblon.

A associação passou a considerar a ideia de pedir a transferência das agremiações, após o bloco Vira-Lata ter superado, no domingo, a expectativa de cinco mil foliões na orla do bairro — apareceram 20 mil. No mesmo dia, o desfile do Imaginou? Agora Amassa, na Rua José Linhares, só fortaleceu a intenção da entidade.

— Eles desfilam numa rua estreita e cada vez atraem mais pessoas. Este ano, passaram pela Avenida Ataulfo de Paiva sem autorização da subprefeitura. Até os donos de bares e restaurantes se queixaram. Se eles, que vendem bebida, reclamaram, é porque algo está errado — criticou Evelyn.

Preta Gil afirma que “a tradição se renova”
Os organizadores do Imaginou?Agora Amassa foram procurados, mas não deram declarações. Segundo a Riotur, o bloco não passou pela Ataulfo de Paiva.

Outro que, segundo a AMA-Leblon, deveria ser realocado é o Bloco da Preta, da cantora Preta Gil, que saiu em Ipanema no domingo, reunindo 40 mil pessoas na orla. O bloco contou com grande divulgação nas redes sociais, especialmente através do perfil da própria Preta Gil no Twitter, que tem 693.978 seguidores.

— Isso já não é mais bloco tradicional. É outra coisa. Já virou escola de samba, com tanta gente e até trio elétrico — disse Evelyn.

Preta Gil já disse que não se importaria de ter o bloco remanejado. Quanto à crítica de que seu bloco não se enquadraria na tradição do carnaval de rua, ela rebate:

— Tenho um bloco inovador, mas não muito diferente de outros que vemos nas ruas do Rio. Acho que a tradição se renova. Um dia o Bloco da Preta será tradição nas ruas do Rio.

A cantora negou ainda que tenha ultrapassado o tempo previsto para o desfile.

PRAÇA GENERAL OSÓRIO





vc repórter:

com água parada, chafariz em Ipanema acumula lixo

O Chafariz das Saracuras fica na praça General Osório, em Ipanema, zona sul do Rio

03 de março de 2011 Márcio Mourão/vc repórter
A má conservação do Chafariz das Saracuras, localizado na praça General Osório, em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro (RJ), chama a atenção de moradores e turistas que passam pelo local. "Está abandonado, cheio de lixo e com água parada. Belo cartão postal da cidade...", relata o carioca Márcio Mourão.

Procurada pelo Terra, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, afirmou que em razão do Carnaval e do consequente aumento no fluxo de pessoas, o chafariz suja mais rápido. "Como a bacia está no nível da praça, fica muito mais vulnerável ao acumulo de lixo preso na água", disse o órgão em nota.

De acordo com a Secretaria, a limpeza superficial do lago é feita "dia sim, dia não". A repartição informou ainda que a gerência de Monumentos e Chafarizes esvaziou e limpou o fundo da peça na semana passada. "Agora o lago está enchendo, o que leva em torno de duas semanas nesse período seco e quente", afirmou.

Depois de ficar desativado por dois anos, o chafariz foi restaurado e voltou a funcionar em agosto de 2010. Além da construção de um sistema de bombeamento e esgotamento de água, ele recebeu duas novas saracuras, quatro tartarugas e uma cruz.

História
O Chafariz das Saracuras é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938. Construída em 1795, a obra foi encomendada pelo Mestre Valentim para o abastecimento do Convento da Ajuda, na época situado na praça Floriano, no centro da capital fluminense. Com a demolição do local em 1917, a peça foi transferida para Ipanema.


CRIME EM IPANEMA





Policiais estão em Ipanema recolhendo imagens de câmeras que possam mostrar ladrões que mataram piloto da Gol

Roger e sua mãe Geuse, quando o jogador ainda atuava pelo Fluminense em 2004 /

Foto: Alexandre Cassiano
Ana Claudia Costa

Policiais da Divisão de Homicídios estão desde o início da manhã desta quinta-feira na Rua Alberto de Campos, em Ipanema, procurando imagens dos circuitos de câmeras dos edifícios da região. O objetivo é que os vídeos possam ajudar a identificar os assaltantes que na noite de quarta-feira mataram o piloto da Gol Luiz Paulo Viola, de 54 anos. A delegacia já recebeu várias informações dando conta da procedência dos bandidos. Policiais, no entanto, vão aguardar as imagens das câmeras para verificar o destino dos ladrões e só então definir de onde eles são. O jogador Roger, do Cruzeiro, continua sendo aguardado no Copa D'Or, onde deve visitar sua mãe Geuse Galera, que foi baleada no braço durante o assalto

CRIME EM IPANEMA






Mãe do jogador Roger é baleada em Ipanema


Deborah Secco chega ao hospital para visitar a sogra, baleada num assalto /


Foto: Raphael Mesquita / Photo Rio News


Luana Trindade e Antero Gomes


A mãe do jogador Roger, Geuse Galera, de 52 anos, foi baleada na noite desta quarta-feira, em frente à praça Saddock de Sá, em Ipanema. Ela estava em uma moto, acompanhada do namorado Luiz Paulo Viola. Os dois sofreram uma tentativa de assalto e foram baleados. Viola levou seis tiros e morreu no local. Geuse foi levada para o Hospital Miguel Couto, na Gávea, após ser atingida de raspão na mão.

Crime em Ipanema / Foto: Marcelo Carnaval

A atriz Deborah Secco, nora de Geuse, e a mãe dela foram para o hospital. Ainda na noite desta quarta-feira, a mãe do jogador foi transferida para o Hospital Copa D'Or, em Copacabana, segundo informações passadas pelo médico Michel Simoni, que trabalhou com Roger no Fluminense, para o site G1.

Enquanto o crime acontecia, Roger estava em campo, atuando pelo Cruzeiro, no jogo contra o Tolima, na Colômbia. Após a partida, o jogador entrou em contato com o ex-médico do Fluminense, Michael Simoni, e pediu que ele fosse até o hospital para ver o estado de saúde da mãe.

— Fui avisado pela minha mulher (Deborah Secco). Acionei um médico amigo (Michael Simoni) para ver a minha mãe. Vai dar tudo certo — disse Roger, após o jogo. O jogador embarcou de volta para o Brasil logo depois da partida.
Imprimir Enviar por e-mail Comentar (193)Compartilhar Ir ao topo

CARNAVAL 2011





Folia com mutirão contra a desordem e pela Lei Seca

Governos municipal, estadual e federal montam esquemas de vigilância de foliões nas estradas, ruas e avenidas do Rio

POR DIOGO DIAS

Rio - Motoristas e pedestres que se programam para aproveitar os dias de folia no Rio terão que andar e dirigir na linha. Prefeitura, governo estadual e Polícia Rodoviária Federal preparam verdadeiro mutirão para combater a desordem pública e a desobediência à Lei Seca.


No fim de semana, ação preventiva de acidentes apresentou a foliões de Ipanema o personagem ‘homem-balão’, que carrega o símbolo da Lei Seca Foto: Divulgação
Segundo a Secretaria Estadual de Governo, de sexta-feira até a Terça-feira Gorda, serão 35 operações para coibir o consumo de bebida no trânsito e 30 ações para orientar foliões em blocos do Grande Rio sobre o perigo de combinar álcool e direção. No fim de semana, agentes da Lei Seca já distribuíram panfletos no desfile do ‘Simpatia É Quase Amor’, em Ipanema.


Também sexta, a partir da 0h, a Polícia Rodoviária Federal inicia a Operação Carnaval nas estradas federais que cortam o estado, com uso de bafômetros. A polícia vai fiscalizar também o tráfego pelo acostamento das estradas.
Já a Secretaria Municipal de Ordem Pública define hoje o número de agentes que vai intensificar o combate a desordem e aos ‘mijões’ durante os dias de folia. Serão, ao menos, 2 mil homens. No último fim de semana, 214 pessoas foram detidas urinando nas ruas.

'Quantidade de blocos de rua chegou ao limite’, diz Paes

O prefeito Eduardo Paes anunciou ontem que o número de blocos de rua não vai aumentar no Carnaval de 2012. Para ele, a quantidade de festas nas vias da cidade já chegou ao limite. Ano que vem, alguns dos 424 blocos registrados podem, inclusive, não ter autorização para desfilar.

“A quantidade de blocos já chegou ao limite. A festa de rua tem pontos positivos, como a espontaneidade. No próximo ano, não teremos mais blocos do que em 2011. Caso exista alguma diferença, será para menos”, garantiu Paes, durante visita aos barracões das escolas de samba do Grupo Especial ontem.

Paes criticou a organização dos blocos que preveem a participação de grande público para obter permissão para desfilar e a adesão acaba não se confirmando. Por esperar número considerável de foliões, a prefeitura mobiliza infraestrutura maior — e mais cara — do que a realmente necessária. “Muitos blocos não justificam a estrutura que colocamos a sua disposição”, critica.

Já o secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Melo, tocou no outro extremo do problema. “Alguns blocos anunciam a expectativa de mil foliões, mas comparecem dez mil”, reclama.

O secretário não poupou elogios aos blocos tradicionais, como Suvaco do Cristo e Cordão do Bola Preta: “Nesses, a gente não muda nada. Eles respeitam as regras e fazem um belo Carnaval”.

Trânsito muda sexta-feira e metrô abre 32 estações 24h

A partir de 13h de sexta-feira, já estarão interditadas ao trânsito ruas na Cidade Nova, Catumbi e Centro para os desfiles das escolas de samba. A Avenida Presidente Vargas é uma das que ficará fechada até a Quarta-Feira de Cinzas. O tempo também deve fechar: o Instituto Climatempo previu 70% de chances de chuva na passagem das agremiações pela Sapucaí.

Os moradores do entorno da Passarela do Samba devem ficar atentos: a recomendação é que tenham em mãos comprovante de residência para transitar nos locais bloqueados. O melhor é optar pelo transporte público, mesmo para quem não vai à Sapucaí. Com os desfiles de blocos, dezenas de ruas da cidade estarão fechadas. Por isso, 32 estações do metrô vão funcionar 24h de sábado a terça-feira, durante o Carnaval .

Segundo previsão do Climatempo, no sábado de Carnaval, o céu estará nublado e pode chover forte. De domingo a quarta, haverá nebulosidade de dia e condições de chuva à noite no domingo, segunda e na terça-feira de Carnaval.

INFANTIL


Carnaval

Sebastiana e Riotur promovem bailes infantis grátis em praças da cidade

O Globo

RIO - A Sebastiana, associação de 12 blocos da Zona Sul e Centro, e a Riotur vão promover, durante todo o carnaval e no sábado seguinte, cinco bailinhos para a criançada em praças públicas do Rio. É o projeto Mamãe eu quero!, que se inicia neste sábado, às 9h, na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. O evento é grátis e totalmente voltado para o público infantil.

Além da Bandinha Mamãe eu quero!, composta por instrumentos de sopro e percussão, que vai tocar marchinhas tradicionais e músicas infantis, haverá animação com artistas circenses, pernaltas e equipe de brincadeiras com atividades como pintura de rosto e oficinas de adereços, máscaras e fantasias, tudo para os pequenos entrarem no clima do carnaval.

O objetivo do projeto realizado pela Sebastiana, em parceria com a Riotur, é estender o carnaval de rua aos pequenos foliões, aproximando as crianças dessa tradicional manifestação da cultura popular brasileira e do Rio de Janeiro.

Blocos também fazem a festa da criançada
Além dos bailes, alguns blocos de carnaval também são voltados para os pequenos foliões. Nesta quinta-feira (3 de março), sai o Bloco Cobra Sarada, em Laranjeiras. A concentração é no Parque Guinle, às 18h, e o bloco desfila pela Rua Gago Coutinho. O bloco foi criado pela escola Edem e os alunos ajudaram a preparar as fantasias e alguns instrumentos. O enredo é sobre as redes sociais.

Na segunda-feira de carnaval, dia 7 de março, outros dois blocos prometem sacudir a criançada. Às 10h, desfila, pela primeira vez, o Largo do Machadinho, mas não largo do suquinho. A bandinha é formada por crianças e adolescentes entre 8 e 14 anos que fazem parte da escola de música do maestro Carlos e da Dona Ivete, na Rocinha. A concentração é no centro do Largo do Machado, e o desfile acontece em torno do chafariz.

Ainda na segunda-feira de carnaval, outra opção é a Bandinha de Ipanema, a versão para menores da tradicional banda do bairro. A festa acontece às 16h, no interior gradeado da Praça General Osório, em Ipanema.

Confira a Programação dos bailes
5 de março (sábado) - 9h às 12h - Praça Nossa Senhora da Paz - Ipanema

6 de março (domingo) - 9h às 12h - Praça do Lido - Copacabana

7 de março (segunda-feira) - 9h às 12h - Praça Afonso Pena - Tijuca

8 de março (terça-feira) - 9h às 12h - Praça Santos Dumont - Gávea

12 de março (sábado) - 9h às 12h - Praça Antero de Quental - Leblon

A agenda dos bloquinhos
Cobra Sarada - quinta-feira (3 de março), às 18h. Concentração no Parque Guinle, em Laranjeiras

Bandinha de Ipanema - segunda-feira (7 de março), às 16h, na Praça General Osório, em Ipanema

Largo do Machadinho - quinta-feira (7 de março), às 10h, com contração no Largo do Machado

JORGE ANTONIO BARROS

Enviado por Jorge Antonio Barros

- 02.03.2011 04h11m

.desordem urbana

Carnaval antigo com gente do século XXI

O carnaval ainda nem começou e o Ministério Público estadual já bagunçou o coreto da Polícia Federal, ao desqualificar o inquérito que indiciou o ex-chefe da Polícia Civil, Allan Turnowski, por quebra de sigilo funcional. Mas não é desse bafafá que quero falar hoje, não. Vou escrever em defesa dos que acabam sendo vítimas de uma paixão carioca chamada carnaval de rua. Sem dúvida é instituição do Rio de Janeiro, que foi retomada como um revival cheio de patrocínio público e privado, que tornou-se mal sucedido porque a cidade não é mais aquela do carnaval de 40 ou 50 anos atrás. Muitos cariocas insistem em reviver a maravilhosa folia de outros carnavais, numa época em que a cidade tinha menos habitantes, menos automóveis e se respeitava ao menos as moças de família. Hoje ninguém dá a mínima de botar os "documentos" pra fora e fazer xixi pelas esquinas, a bebedeira é o principal combustível dessa alegria de ocasião e o direito de ir e vir - de quem não quer brincar - é tratado com profunda indiferença. Não são poucas as vezes que se lê na cara dos foliões: "Quem mandou não gostar de carnaval? Ah vá tomar no Grajaú"

No fim de semana passado os blocos deixaram um rastro de destruição, que não poupou portarias de edifícios e nem mesmo estações do metrô. Na de Ipanema, soube que teve bêbado urinando até na linha do trem. A quantidade de lixo deixada por todo canto é o sinal mais visível de que a grande maioria desses carnavalescos não está nem aí pra hora do Brasil. O sentimento individualista que toma essas hordas de arruaceiros é flagrante. Não há mais limites para a diversão e o entretenimento. O espaço público é tratado como o quintal de casa, e quem não quer brincar fica exposto a toda essa fúria carnavalesca.

Com todo esforço para botar ordem na festa, a prefeitura sempre adia uma solução para o carnaval seguinte. Ontem o prefeito anunciou que vai mandar para o Centro uma parte dos blocos que desfila pela Zona Sul. Em 2012. Carnaval de rua no Méier ninguém quer. Praia combina com cerveja que combina com bloco na orla, em domingo de sol. O efeito dessa mistura foi o caos em Ipanema, domingo passado.

A coordenadora do Projeto Segurança de Ipanema, Ignez Barreto, denuncia a venda ilegal de bebidas alcóolicas durante a passagem dos blocos no bairro:

- O fato é que os blocos foram inflados com gordos patrocínios, há muito deixaram de ser inocentes blocos de bairro. A cerveja vendida livremente (é ilegal) faz com que uma multidão de 70.000 pessoas alcoolizadas se transforme numa bomba relógio incontrolável. Outro fato que chama atenção é que a cerveja vendida por ambulante – é ilegal – ambulante só poderia ter autorização pra vender refrigerante, água, suco e mate expõe e induz crianças e adolescentes ao vício do álcool que acaba levando também para outras drogas.
É claro que uma situação como esta não pode continuar.

Ignez propõe que cada morador do bairro se transforme numa espécie de fiscal da ordem, fotografando, escrevendo em mídias sociais como o Twitter e o Facebook. No mundo árabe, as redes sociais ajudaram a derrubar governos. No Rio, elas ajudam mesmo é a turbinar blocos pouco conhecidos.

Os blocos que traduzem a irreverência e o bom humor do carioca - a começar pelos nomes engraçadíssimos - não devem se ofender com a necessidade de um pouco de ordem nessa zona. Nem chegaria a defender choque de ordem nos blocos porque carnaval e ordem são duas coisas que definitivamente não combinam. O que acho importante é que se reflita sobre os direitos de quem não quer sambar. E dessa forma cheguemos a um denominador comum. Do contrário, será preciso se criar uma passarela de blocos, como a pista do Aterro do Flamengo. Já pensou que monótono seria a pessoa vestir a camisa listrada e ter que pegar um ônibus no domingo de carnaval? "Tá indo aonde?" "Vou sair no meu bloco, ali no Aterro". Até que não seria má ideia. Que tal no carnaval de 2016?

VANDALISMO NA ORLA





Vandalismo na orla

Foliões quebraram vidro de prédio e destruíram vegetação de restinga em Ipanema

Isabela Bastos

RIO - Se é consenso que a organização dos blocos apresentou avanços , como O GLOBO mostrou na terça-feira, a festa ainda está longe de passar em brancas nuvens para os moradores da rota dos desfiles e para o patrimônio público. Um prédio da Avenida Vieira Souto, em Ipanema, teve o vidro da portaria quebrado na passagem do Simpatia É Quase Amor, no sábado, conforme noticiou a coluna Gente Boa, do GLOBO. Outros edifícios da orla tiveram os jardins danificados pelos foliões, que pisotearam plantas e flores. Nem mesmo a vegetação de restinga da Praia de Ipanema escapou. Quatro dos nove canteiros de plantas nativas reintroduzidas nas dunas pelo Instituto E, em parceria com a prefeitura, foram destruídos por foliões do Empolga às 9 e do Bloco da Preta, ambos no domingo.

(Foliões pisoteiam restinga em Ipanema)

(Redes sociais inflaram blocos de carnaval recém-criados que tumultuaram desfile na Zona Sul)
Segundo a diretora do Instituto E, Nina Braga, o replantio da vegetação de restinga começou a ser feito em março do ano passado, em parceria com diversos órgãos da prefeitura. O projeto pretende criar 18 canteiros de vegetação nativa na orla de Ipanema e em parte do Leblon. Nove canteiros já haviam sido introduzidos nas dunas, sendo que os quatro que foram destruídos eram os mais novos. Eles ficavam no trecho entre a Rua Farme de Amoedo e o Jardim de Alah:

- Pisotearam em poucas horas um trabalho de meses. Fizeram das plantas parte do asfalto. Danificaram um patrimônio que é de todos. As mudas são produzidas por um horto apenas, na Zona Oeste. As plantas demoram meses para chegar a um tamanho bom para o replantio. Os danos ficarão visíveis por muito tempo - reclama Nina.

Os estragos se estenderam aos jardins dos prédios da orla e até mesmo às vidraças de um edifício. Preocupados, moradores de alguns condomínios se precaveram e cercaram os jardins com grades de madeira e fitas. Mas, em alguns casos, não adiantou. Segundo Ignez Barretto, do Projeto Segurança de Ipanema, que reúne cerca de 600 moradores do bairro, o vidro da portaria do prédio 364 da Avenida Vieira Souto foi chutado várias vezes por foliões, que só pararam quando o blindex rachou. Os jardins dos edifícios foram usados como ponto de descanso e de acomodação de geladeiras de isopor pelos ambulantes.

DINHEIRO JOGADO FORA !











VANDALISMO EM IPANEMA
















CARNAVAL 2011

















Imagens para ilustrar o registro de vcs do rastro de destruição deixado pelos blocos em Ipanema.





Uma jornalista do Globo ligou há pouco e acabou enviando um mensageiro buscar um CD com imagens – inclusive com filme – da “folia” em cima dos canteiros proximos ao Posto 9.


Foram destruídos 4 canteiros desta vez e esperamos que os orgãos públicos tomem providências para impedir que o vandalismo se espalhe pelos demais, sobretudo agora quando vai aumentar ainda mais a frequencia de blocos.


Esta fotos foram passadas para a Sec de Conservação, de Turismo. SEOP, Meio Ambiente, SubPrefeitura, etc

abraços

PRAÇA GENERAL OSÓRIO





Chafariz tombado acumula detritos na Praça General Osório, em Ipanema

O Globo, com a colaboração do leitor

Márcio Mourão

RIO - O mau estado de conservação do Chafariz das Saracuras, construído por Mestre Valentim em 1795 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938, revoltou o leitor Márcio Mourão, que enviou fotos ao Eu-Repórter , a seção de jornalismo participativo do GLOBO.

"Carnaval atraindo turistas em Ipanema e o Chafariz das Saracuras, na Praça General Osório, abandonado, cheio de lixo e com água parada. Belo cartão-postal da cidade...", lamenta o leitor, que fez a foto do chafariz na manhã deste domingo (27).

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva), responsável pela Gerência de Monumentos e Chafarizes, disse que, "com o carnaval e o aumento de fluxo de pessoas, o chafariz suja mais rápido. Como a bacia está no nível da praça, fica muito mais vulnerável ao acúmulo de lixo preso na água".

Segundo o órgão, a limpeza superficial do lago é feita "dia sim, dia não". O órgão também informou que esvaziou e limpou o fundo do chafariz na semana passada e agora está voltando a enchê-lo, "o que leva em torno de duas semanas nesse período seco e quente."

A construção do chafariz foi encomendada ao Mestre Valentim para abastecer de água encanada o Convento da Ajuda, onde hoje é a Cinelândia. Pronto em 1795, ele foi doado ao município em 1917 e transferido para a praça de Ipanema. Em 2008, o chafariz foi restaurado e reinaugurado , mas só foi reativado em agosto passado. Em novembro, duas das saracuras que dão nome ao mobiliário foram roubadas .

PORTAL FATOR

Rainha da Praia Embratel 2011 //

Ipanema na expectativa da nova Rainha da Praia Embratel

Atletas do vôlei de praia disputam a coroa do Rainha da Praia Embratel, neste fim de semana.

À medida que a estrutura da arena do Rainha da Praia Embratel, em Ipanema, ganha forma nas areias do Posto 10, cresce também a expectativa dos fãs do vôlei para mais uma edição do evento que tem a cara do Rio. No próximo fim de semana, dias 5 e 6 de março, as principais atletas do vôlei de praia brasileiro entram na disputa pela majestade. A entrada é gratuita e as partidas começam às 9h. O Rainha da Praia Embratel tem transmissão do SporTV.

Com mais ritmo de jogo, com quatro etapas do Circuito Brasileiro já realizadas, elas prometem um espetáculo emocionante e de alto nível técnico. "Com o evento em março, estarei no melhor de minha forma física", avalia Maria Clara. E complementa: "Adoro jogar no Rio e tenho certeza de que participarei de um evento de excelente nível técnico. Há sempre um clima de parceria e bom humor entre as meninas. A troca de parceiras a cada jogo aumenta também o entrosamento. Se eu não ganhar, espero que a minha irmã conquiste o título".

As irmãs Maria Clara e Carol, que treinam rotineiramente em frente à Rua Garcia D´Ávila, na Praia de Ipanema, vão se sentir em casa na arena, que fica a apenas três quadras de lá, na altura da Rua Paul Redfern.

Maria Elisa, atual Rainha da Praia, que também treina no Rio de Janeiro, conta com o apoio da torcida para conseguir o bicampeonato. "Além dos amigos e da família, é bacana jogar diante das pessoas nos acompanham no dia-a-dia. Os cariocas nos veem treinando na praia, nos reconhecem na academia, mas é neste evento que terão a oportunidade de conferir a nossa performance num torneio", explica ela, que chega à disputa em clima de euforia depois da sua vitória no último fim de semana na etapa de Curitiba do Circuito Brasileiro. Com sua parceira Talita, acabou com a invencibilidade das pentacampeãs mundiais Larissa e Juliana, que estavam invictas há 70 partidas, desde o dia 13 de março de 2010.

"Essa vitória nos dá mais confiança ainda, é sempre uma grande satisfação ver que os nossos esforços estão dando resultados. Só que para o Rainha da Praia Embratel, eu terei de encarar a Maria Elisa como adversária. O lado bom é que só podemos nos enfrentar na final. Mas, de qualquer forma, se isso não acontecer, vamos torcer uma pela outra", ressalta Talita.

Além de Maria Elisa, Talita, Maria Clara e Carol, disputam a 13ª edição do Rainha da Praia Embratel Juliana, Larissa, Val e Vivian. Os jogos serão realizados na arena montada na Praia de Ipanema, em frente à Rua Paul Redfern. As partidas começam às 9h com entrada gratuita. O evento tem transmissão do SporTV.

O Rei e Rainha da Praia Embratel tem organização da Intersport, MaxSports e da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). O evento conta com patrocínio de: Embratel, NET, Água Schin, Banco BMG, Fiat, Nivea Sun, Fatal Surf e GOL. Apoio: Metrô Rio, Gula Gula, Sorvetes Nestlé, Kinoplex, Proforma, Prophylaxis e Ipanema Plaza.

VANDALISMO

28/02/2011 - 19:54

Blocos: ação contra a Prefeitura por depredação de prédio

Arrebentaram os vidros e danificaram os canteiros do prédio 364, da Av. Vieira Souto, durante a passagem do bloco “Simpatia é quase amor”, nesse fim de semana, onde desfilaram 70 mil pessoas, segundo a PM. Alguns moradores entraram em pânico quando os muitos vândalos começaram a agir na frente do edifício. A polícia foi chamada, mas não veio e, se viesse, teria como chegar? O Projeto de Segurança de Ipanema entrou com uma ação cível pública contra a Prefeitura, que receberá a notificação depois do carnaval. A coordenadora do PSI, Ignez Barreto, comenta: “Estimulam gente demais para seguir os blocos. Nenhuma cidade está preparada pra isso. Estão esperando que aconteça uma tragédia?”

Você também pode gostar:

Enviado por: Garoto Zona Sul

Esse “blocos de rua” são o câncer do carnaval do Rio de Janeiro. Só atraem turismo de 5a categoria, gente feia e porca. Anotem um nome: Antonio Pedro Figueira de Mello. Esse rapaz é o responsável, junto com o Sr. Eduardo Paes, pelas liberações politiqueiras de tais blocos. Isso aqui virou uma Salvador. Morte aos blocos de rua!
01/03/2011 - 08:41

Enviado por: Carolina Moren

Concordo 100% com a opinião do Garoto Zona Sul aí de cima!!
Esse Blocos no Rio de Janeiro tem que acabar, pelo menos na ZS, se querem tanto continuar com isso por que é tradição e blá blá blá…. Okay, continuem, mas que seja organizado uma avenida no centro do Rio de janeiro ou na Lapa para o desfile dessas pragas.
01/03/2011 - 10:00

Enviado por: jose antonio

O carnaval nem começou de verdade e já acontecem tais atos de vandalismo, e o pior é que envolvendo o bloco Simpatia que se destaca pela organização e ótima frequencia, os fatos devem ser rigorosamente apurados…


CARNAVAL

Funcionamento das áreas de lazer e das reversíveis da orla da Zona Sul sofrerá alterações durante o carnaval

O Globo


RIO - O funcionamento das áreas de lazer e as reversíveis da orla da Zona Sul sofrerá alterações durante os dias da folia de momo. De sábado a terça-feira de carnaval, dias 5 a 8 de março, o espaço reservado do Aterro do Flamengo funcionará todos os dias das 7h às 18h. Já as áreas de lazer das orlas de Copacabana, Ipanema e Leblon terão uma hora a mais de duração, das 7h às 19h, devido aos desfiles de blocos.

A Secretaria municipal de Transportes ressalta que a reversível da Avenida Atlântica acompanha o horário da área de lazer. Já as reversíveis de Ipanema, Leblon, Avenida Niemeyer, Jardim Botânico e Humaitá não serão implantadas nessas datas.

Na Quarta-feira de Cinzas, as reversíveis matutinas das orlas de Copacabana, Ipanema e Leblon e da Avenida Niemeyer não funcionarão. Entretanto, as reversíveis vespertinas das ruas Jardim Botânico e Humaitá vão ser executadas normalmente.

No domingo seguinte ao carnaval, dia 13 de março, as áreas de lazer da orla Copacabana, Ipanema e Leblon voltam ao horário normal, das 7 às 18h.

SÁBADO - DIA 26

Falta de respeito ! Não desviaram o trânsito !

RUA VINÍCIUS DE MORAES

Árvore cai em Ipanema e interditaparte da rua Vinicius de Moraes

Calçada está parcialmente fechada para pedestres


...Um árvore caiu sobre parte da rua Vinincius de Moraes, na altura do número 272, em Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro. Uma faixa de rolamento e parte da calçada estavam interditadas nesta segunda-feira (28).

A Guarda Municipal acionou a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio) para retirar os galhos e o tronco que dificultam o trânsito de pedestres e de veículos. Ninguém ficou ferido.

MIJÕES





Mijões já botaram o bloco na rua mesmo antes do início oficial do carnaval no Rio

O Globo, com a colaboração das leitoras Mary Singer e Adriana Schnoor

. ....RIO - Nem bem o carnaval começou e os mijões já botaram o bloco, e muito xixi, nas ruas do Rio. No final de semana que antecede os festejos de Momo, leitores flagraram foliões se aliviando em árvores, muros e até atrás de banheiros químicos durante os desfiles do Simpatia É Quase Amor, no sábado (26), e do Suvaco de Cristo, neste domingo (27).

Na orla de Ipanema, na Zona Sul, os banheiros químicos foram utilizados do lado errado, como mostra a foto da leitora Mary Singer. "Não vi nenhuma simpatia nesta foto. Os mijões continuam fazendo xixi fora do penico. Eca!", relatou ao Eu-repórter , a seção de jornalismo participativo do GLOBO.

Todos os anos, o batuque de fevereiro também causa calafrios aos moradores da Rua Major Rubens Vaz, um dos "banheiros" prediletos dos frequentadores dos blocos do Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio. Neste domingo, durante o desfile do Suvaco de Cristo, não foi diferente. Segundo a leitora Adriana Schoonor, uma horda de foliões apertados se revezava entre as árvores e canteiros da ruela para se aliviar.

."A cada desfile de bloco, ano após ano, tudo se repete. Os foliões vandalizam e os moradores se desesperam, tendo que arcar com a despesa de muitos litros de água, desinfetante e a reposição das plantas dos canteiros", reclama ela, que fotografou mijões da janela do seu apartamento.

Desde o início da temporada pré-carnavalesca, nesta sexta-feira (25), a Operação Choque de Ordem deteve 205 pessoas urinando nas ruas da cidade . Somente durante a passagem do Suvaco de Cristo, agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) flagrou 43 mijões. Eles tiveram que prestar esclarecimentos na 15ª DP (Gávea). Já no Simpatia, a Prefeitura do Rio deteve 44 foliões fazendo xixi na rua.

'SE NÃO QUISER ME DAR ,ME EMPRESTA"

Muita gente ficou o dia inteiro por aqui.Agora à tarde saiu outro bloco,"se não quiser me dar ,me empresta.
As ruas ficaram imundas ,mas a COMLURB já começou a entrar em ação!

BLOCO DA PRETA GIL





Carolina Dieckmann e Preta Gil se preparam para desfilar em bloco

Atriz é madrinha do bloco da cantora, que sai em Ipanema, na Zona Sul do Rio.


Neste domingo, 27, Carolina Dieckmann e Preta Gil se arrumaram em um hotel em Ipanema, na Zona Sul do Rio, para desfilar no Bloco da Preta, que sai no mesmo bairro carioca. Dieckmann é madrinha do bloco e o promoter David Brazil é o muso.

BLOCO DA PRETA GIL


BEBIDA LIBERADA PARA MENORES,VERGONHA !!!!
DE QUE ADIANTA A LEI SECA SE NO CARNAVAL A PREFEITURA DEIXA OS AMBULANTES VENDEREM BABIDA ALCOÓLICA PARA MENORES.
ESSA FOTO DIZ TUDO,O GAROTO JOGADO NO CHÃO JÁ SEM SENTIDOS,ENTRANDO EM COMA ALCOÓLICA E NÃO APARECEU NENHUM POLICAL PARA TENTAR SOCORRÊ-LO.
O XIXI NA RUA CONTINUA O MESMO,A BANDINHA TOCA O TEMPO TODO,MAS NÃO CONSEGUE ENVERGONHAR NINGUÉM

BLOCO DA PRETA GIL











SIMPATIA É QUASE AMOR





"Simpatia é quase Amor" reúne cerca de 70 mil pessoas em Ipanema

Patricia de Paula

RIO - A animação que começou ao som das antigas marchinhas reuniu cerca de 70 mil foliões. A concentração do bloco "Simpatia é quase Amor" começou por volta das 15h, na praça General Osório, em Ipanema, e o bloco saiu às 16h15 da Rua Teixeira de Melo. Ao longo do trajeto, 148 banheiros químicos estavam disponíveis para os foliões. Segundo a Guarda Municipal, 117 guardas municipais e 50 policiais militares foram convocados para reforçar o patrulhamento na região. O desfile terminou por volta das 18h40m, na Rua Henrique Dumont.

Com o termômetro marcando cerca de 35 graus, os foliões investiram mesmo em fantasias leves, como a estudante de farmácia, Juliana Moura, de 21 anos.

- Com este calor, a dica é usar roupas leves, beber muita água e se divertir - disse Juliana, de 21 anos, que estava com tiara de diabinha, ao lado de amigas.

LEI SECA

QUE CONSCIENTIZAÇÃO É ESSA QUE POR UM LADO TENTA SENSIBILIZAR OS FOLIÕES PARA O RISCO DA COMBINAÇÃO "ALCOÓL/DIREÇÃO",SE DO OUTRO LADO OS AMBULANTES VENDIAM BEBIDAS ALCOÓLICAS PARA MENORES ,QUE BÊBADOS CAÍAM PELOS GRAMADOS E VOMITAVAM NOS POSTES !
Operação Lei Seca conscientiza foliões em blocos no Leblon e Ipanema

Jornal do Brasil

A Secretaria de Estado de Governo promoveu, neste sábado (26/2), nos bairros de Leblon e Ipanema, em parceria com o Detran, campanha de conscientização da Operação Lei Seca, destinada a sensibilizar os foliões para os riscos da combinação álcool e direção. Uma equipe de 35 pessoas acompanhou os blocos Demorou e Simpatia É Quase Amor distribuindo adesivos, folhetos educativos e ventarolas com a mensagem "Operação Lei Seca - Nunca dirija depois de beber". A ação vai acompanhar diversos blocos da cidade até o final do carnaval.

O grupo de trabalho contou com a atuação de agentes e homens que carregavam grandes balões da Lei Seca. Seis cadeirantes também participaram da campanha de conscientização contando suas histórias pessoais sobre as conseqüências dos acidentes causados por quem bebe e dirige.

Para o coordenador-geral da Operação Lei Seca, Major Marco Andrade, o primeiro dia da operação, com foco no carnaval, teve um retorno além do esperado.

- O resultado surpreendeu. Fomos muito bem recebidos. As pessoas nos procuravam para pegar o material de divulgação. É importante preparar o cidadão carioca para o carnaval - afirmou, lembrando ainda que a meta maior da campanha é o salvamento de mais vidas.

Ana Paula Carius, cadeirante que participa da Operação Lei Seca há dois anos, comemora o sucesso do trabalho:

- Hoje, encontramos muitos jovens conscientes do perigo de dirigir alcoolizado. O retorno tem sido muito positivo.

Betyna Cardoso, foliã de 18 anos, apoia e considera a campanha importante para toda a sociedade.

- É preciso agir com responsabilidade. Todos precisam aprender a pensar não só na sua própria segurança como também na do próximo - disse.

Números expressivos

No mês de fevereiro, 52.810 pessoas foram orientadas pelo grupo de cadeirantes em ações realizadas em vários pontos do Grande Rio. Até o carnaval, vários blocos vão contar com a presença da equipe. O mesmo trabalho será realizado nas praças de alimentação do Sambódromo durante os desfiles das escolas.

Lançada em 19 de março de 2009 pela Secretaria de Estado de Governo, a Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, que abrange os bairros da Capital e municípios da Região Metropolitana (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá) e da Baixada Fluminense. As ações são desenvolvidas nas vias com maior número de acidentes – como é o caso, por exemplo, das avenidas Brasil e das Américas (as duas campeãs de colisões e atropelamentos) – e perto de locais de grande concentração de pessoas, principalmente à noite.

De 19 de março de 2009 até a madrugada deste sábado (26/02), 418.431 motoristas foram abordados nas blitzes, 69.113 foram multados e 28.822 tiveram a habilitação apreendida. Os agentes realizaram 395.556 testes com o etilômetro – aparelho utilizado para medir a quantidade de álcool no sangue. Desse total, 3.914 condutores sofreram sanções administrativas e 1.403, criminais. Só no dia de ontem foram detectados 197 casos de alcoolemia.