BANDA DE IPANEMA





Banda de Ipanema desfila diversidade de estilos e gêneros no Rio
Idosos, jovens, crianças, héteros e homossexuais se divertem na orla.
Mais de 200 agentes da Guarda Municipal e da Seop organizam desfile.

Bernardo Tabak

Do G1 RJ

Foliões com fantasias superproduzidas e outros mais à vontade marcam presença na Banda de Ipanema neste sábado (19) (Foto: Bernardo Tabak/G1)A Banda de Ipanema, uma das mais antigas e tradicionais do Rio de Janeiro, carregou milhares de foliões pela Avenida Vieira Souto, na Zona Sul da cidade, no fim da tarde deste sábado (19). O tempo nublado amenizou o calor dos foliões que desfilaram fantasias superproduzidas, uma das características do bloco carnavalesco. Homens e mulheres de todas as idades e orientações sexuais misturaram-se em um harmonioso conjunto de irreverência, sorrisos e alegria.

O empresário Carlos Alberto da Silva Pinheiro foi o autor de uma das fantasias mais fotografadas pelos foliões. Vestido com uma roupa branca com a cruz vermelha, com um megafone que emitia o som de uma sirene e empurrando uma maca com uma manequim deitada, com braços sangrando, ele não conseguia andar cinco metros sem ser parado para uma foto. “É uma homenagem a todas as enfermeiras do Brasil”, explicou. E sobre a manequim na maca, com uma guimba de cigarro numa das mãos? “Era um dos dois últimos desejos dela. O outro era desfilar na Banda de Ipanema”, disse, irreverente.

O casal Paulo e Suenia Guimarães, ele petroleiro e ela cabelereira, se esbaldava ao longo da orla. Ela carregando um enorme barrigão de grávida. “Sempre que estamos no Rio desfilamos na Banda de Ipanema”, disse ele. “E agora, estou trazendo minha filha na barriga para o primeiro desfile dela”, acrescentou ela. “O maior charme da Banda de Ipanema é a diversidade. E também é um bloco muito família”, finalizou Suenia.

Até 19h30, 6 detidos por fazer xixi na rua
As amigas Ana Karolina Lima e Thais Gomes Batista, de 16 anos, e Ana Paula Lima, de 18, saíram da Zona Norte só para curtir a Banda de Ipanema. “Esse bloco é a cara do carnaval”, destacou Ana Karolina. “A nossa mãe só pediu pra gente voltar cedo para casa”, disse ela, que vestia uma camiseta onde se lia: “My boyfriend is out of town” (“Meu namorado está fora da cidade”, em bom português).

Mais de 200 homens da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem Pública (Seop) cuidaram da organização do desfile e do trânsito. “Uma das principais preocupações é com os ambulantes, na concentração e ao longo do desfile, para não atrasar o percurso do bloco”, ressaltou o subsecretário de Controle Urbano da Seop. Marcelo Maywald. Aqueles que tentaram fazer xixi pelas ruas e calçadas também foram alvo dos agentes. Até às 19h30, seis pessoas haviam sido detidas, de acordo com a Seop. “Quem for pego vai ser conduzido à delegacia mais próxima e autuado por ato obsceno”, concluiu Maywald.

CHOQUE DE ORDEM


Camelódromo a céu aberto !
As placas que foram colocadas contra o xixi viraram abano nas mão de moleques.

VERGONHA ! XIXI NA RUA !!!


Parabéns ao banco Itaú,que botou o bloco na rua contra os mijões e mijonas.
Toda a vez que pegavam um fazendo xixi na rua ,corriam e cantavam chamando a atenção das pessoas.
Outros aproveitavam e usavam as cabines como privada.
A moça da foto foi apanhada,quanta baixaria!!!!
O rapaz não tem vergonha na cara e usou a própria cabine !!!!!
"ô abre alas ,eu quero passar,xixi narua não vou tolerar !"






CHOQUE DE ORDEM


Mercadorias apreendidas !

BANDA DE IPANEMA


BASTANTE POLICIADO!
Esperamos que seja assim também no Carnaval .














PSI - INFORMA

Aos que puderem, pedimos que fotografem os acontecimentos do nosso bairro e nos enviem para o e-mail: psi_ipanema@yahoo.com.br

Abrimos uma conta no Flickr e desde já iremos postar as fotos mais significativas do Carnaval e de tudo mais que acontece em Ipanema. Vamos disponibilizá-las para a midia, blogs etc e para quem mais se interessar. Fotografem, fotografem, fotografem.

Quem não puder fotografar, pode ver as fotos e acompanhar os acontecimentos apenas clicando no link: Flickr PSI Ipanema http://www.flickr.com/photos/psi_ipanema/ Já clicou?

Lembramos também que estamos no Facebook, aqui http://pt-br.facebook.com/people/Psi-Ipanema/100001396580012, no Twitter @psi_seguipanema aqui http://twitter.com/PSI_seguipanema e também nosso blog www.psipanema.blogspot.com

BLOCOS NA RUA !!!!!!!

Passagem de bloco complica trânsito em Ipanema

O Globo

RIO - O trânsito está intenso em Ipanema, onde uma faixa da Rua Maria Quitéria, na altura da Rua Aníbal de Mendonça, foi interditada para a passagem de um bloco carnavalesco.

PRAIA CHEIA !



Banhistas movimentam a praia
de Ipanema neste sábado
Temperatura é de 32ºC nesta tarde e pode chegar a 36ºC


..Fabio Motta / Agência Estado.
.

...O movimento de banhistas na praia de Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro, é intenso neste sábado (19).

A cidade tem um típico dia de verão com sol forte e muito calor.

Por volta das 13h40 a temperatura era de 32ºC, segundo o Tempo Agora. A máxima pode chegar a 36ºC.

Neste domingo (20), o tempo segue firme e promete dar praia. Previsão de poucas nuvens no céu, sem chuva.

VERGONHA !


A QUE PONTO CHEGAMOS !
As fitas amarelas com preto não dão conta da quantidade de pessoas que passam acompanhando a banda de Ipanema,agora são necesárias cercas de madeira para conter o vandalismo.
foto ;Ana L.A.

GARIMPO NA PRAIA

Homem vive de 'garimpar' objetos perdidos nas praias

Jornal do Brasil

Marcelo Migliaccio

Os cordões de ouro e o vistoso relógio que Jorge Mariano, 63, ostenta na Praia de Ipanema, foram conseguidos com muito suor. Ele os encontrou nas areias cariocas, onde garimpa objetos perdidos há 38 anos, desde que cansou de trabalhar num frigorífico. Hoje, ganha a vida com uma espécie de peneira de ferro, com a qual revolve a beira-mar ou com o equipamento de mergulho para ir mais fundo nas buscas.

– Outro dia, um senhor perdeu a aliança de casamento e eu achei – conta. – Ele ficou tão feliz que me deu R$ 300. Queria até me beijar!

CARTA AO JORNAL O GLOBO


Para seu conhecimento, segue carta tamanho Velho Testamento enviada ao jornal. Não para ser publicada, mas muito mais importante, quem sabe vira pauta. Vou torcer para que isso aconteça.
: cartas@oglobo.com.br


Prezado Srs. Editores,

Sobre ótimo e muito oportuno o texto de Ignez Barreto, Opinião, pg 7, de 16/fev/11, acredito que a Prefeitura do Rio precisa de um Estudo de Impacto sobre o Meio Antrópico antes de autorizar o número de blocos. E exigir um SEGURO e dos patrocinadores que garanta a reconstrução do bairro imediatamente após os dias de caos.

Entre vários questionamentos, o estudo de impacto sobre o meio antrópico poderia nos esclarecer:

- Quanto esse número abusivo de blocos fere o decreto Nº 23.161 de 21 de julho de 2003 que declara o BAIRRO INTEIRO de Ipanema um sítio cultural e estabelece a Área de Proteção do Ambiente Cultural?

- Quanto a prefeitura DEIXA de arrecadar em impostos dos estabelecimentos legalizados? O ambulante ilegal e sem nenhuma relação com o bairro "democraticamente" rouba o cliente de botecos, bares, restaurantes simples ou sofisticados. Ninguém consegue atravessar as multidões para chegar aos restaurantes. Lojistas nem têm coragem de abrir as portas durante o período em que poderiam fazer vendas espetaculares para turistas de todas as partes do Brasil e do planeta.

- Qual é o impacto no meio ambiente? Quem vai garantir que a recuperação da vegetação nativa da orla vá aguentar o tranco? Ecologia, preservação, conservação são assuntos sérios. Por que autorizar a destruição do trabalho espetacular do Instituto e, que vem recuperando a restinga nativa da orla? Os trechos recuperados mal aguentam o movimento gigantesco do verão; alguém sabe quanto sobrará depois da passagem de 30 e tantos blocos?!

- Qual é o impacto no ambiente social de se impedir a vinda democrática de todas as camadas da sociedade, inviabilizando na prática a vinda do turista mais abastado, em geral, mais exigente? Por que não a ótima e tradicional mistura de classes, do mais simples e durango ao ricaço, mistura tão característica do bairro, principalmente da Vinícius à Jangadeiros? Existe uma coisa em comum entre os muito abastados e os cachorros urbanos (de companhia): dão muito emprego. Muito mesmo!

- Qual é o impacto no trânsito do bairro e da cidade?

- Qual é o impacto na segurança pública?

- Qual é o impacto na praia, já que Ipanema tem, comprovadamente, a areia mais poluída da cidade inteira?

- Qual é o impacto na pavimentação de vias e calçadas? Qual é o impacto no bolso do contribuinte - morador e/ou empresário - que precisa refazer suas calçadas, canteiros, todo ano, após o período mais caótico? Quanto a cidade gasta na repavimentação das vias principais de Ipanema, que não agüentam esse descontrole que vem crescendo no Carnaval ano após ano?

- Qual é o impacto de se tratar Ipanema como "casa da mãe Joana" no processo de decisão de um grande grupo internacional, em adquirir e reformar adequadamente hotéis aqui? Por que não causa surpresa que grandes grupos europeus como o Espírito Santo invistam muito mais em outras regiões do Brasil (transformando hotéis medianos - para não dizer pior - em verdadeiramente locais de primeiro time)?

- Quanto a Prefeitura do Rio conhece de hotelaria internacional verdadeiramente cinco estrelas (como em Nova York, Paris, Londres, Roma, Tóquio etc.)? O Brasil tem excelência em muitas áreas, mas definitivamente não conhece praticamente nada de hotelaria de primeiríssimo time. Por mais que a gente ame o prédio do Copacabana Palace, qualquer pessoa minimamente informada sabe que hoje o turista abastado, que quer gastar, mas é exigente, espera um mínimo. E o queridíssimo Copacabana Palace não chega nem perto. O Rio precisa, mas não têm esse mínimo. Tem o Fasano, ok e não é à toa que 99% dos famosos se hospedam lá em vez de no Copacabana Palace (os telefones não devem estar encardidos, os lençóis devem ter mais fios, as roupas de cama e banho devem ser usadas no máximo dez vezes). E existem também dois ou três pequenos hotéis boutique. Hotelaria de primeiríssimo time gera muito emprego, muita renda, muita arrecadação! A única coisa de primeiro time que a maioria dos os hotéis do Rio têm, sem merecer, é o preço da diária.

Aliás, saindo um pouco de Ipanema, qual é o impacto no ambiente cultural da cidade se for verdade mesmo que o Hotel Glória vai ser rebatizado Glória Palace, banalizando uma identificação histórica do Brasil com o Hotel, além do constrangimento de fazer com que o magnífico Glória, ao renascer moderno, bacana, esplendoroso, perca uma de suas principais marcas: o seu nome. E ainda por cima Palace? Não é possível que a Prefeitura não tenha meios de conversar com o proprietário sobre isso. Mesmo que a intenção do empresário seja a de adquirir todos os Palaces do Rio, e ainda o Copacabana Palace, preservar o nome do Glória é fundamental.

- Voltando à Ipanema, qual o impacto no turismo, que perde no ano seguinte o turista que investe de verdade nos serviços da cidade, mas que fica muito descontente com o fato de a Prefeitura praticamente entregar de mão beijada o Arpoador e a praia junto ao calçadão a pessoas acampando de forma improvisada o verão todo, com travesseiros e colchões que lembram as imagens do Haiti pós-terremoto, pessoas que cozinham em fogareiros a céu aberto, deixam rastros de fezes humanas por todo o canto e toma banho no calçadão com água doce (dos chuveiros irregulares) coletada em latas de tinta de 18 litros e isso acontece desde o Natal até depois do desfiles das campeãs?

- Qual é o impacto no ambiente cultural de Ipanema enfiar goela abaixo do bairro todos esses blocos? Tirando a Banda de Ipanema, por toda a sua história, e o Simpatia é Quase Amor, que com mais de 1/4 de século ajudou a trazer de volta ao Rio os blocos de rua, quanto os outros 30 têm a ver com o bairro? Tavez dois ou três tenham, talvez todos tenham, mas será mesmo? O que o trio elétrico da Preta Gil ou o bloco do Afro-reggae tem a ver com Ipanema? Por que não promover o carnaval na própria comunidade ou próxima dela ou em região no meio do caminho entre as duas?

- Qual seria o impacto para o carnaval de rua do Rio de Janeiro se a Prefeitura incentivasse e autorizasse blocos gigantes em outras regiões? Adoramos o carnaval de rua, mas apoiamos a ida deles para outros locais, espalhando-os pela cidade, principalmente a região central da cidade, e bairros tradicionais como Tijuca, Grajaú, Rio Comprido, para onde se pode ir de ônibus, metrô, táxi ou mesmo carro próprio. Na região central, com as empresas fechadas no feriado, estacionamento e avenidas enormes, não vai faltar espaço para os tais milhares de banheiros químicos e os milhões de foliões.

- Qual é o impacto (político, social, ambiental, racional, econômico, visual, turístico) de paredões de banheiros na orla de Ipanema, mesmo na muito remota possibilidade de eles não estarem fedendo? Eles fedem desde a instalação, quem já presenciou a cena sabe disso. Esse impacto seria muito menor na região central, já que é muito maior, tem muito mais empresas do que residências e ótimo transporte público.

- Por que concentrar tantos blocos em um bairro com uma artéria principal e apenas 12 transversais?

-Ipanema é Rio. Mas a região central também é. E o Grajaú, Tijuca, Rio Comprido, Vigário Geral. Por que não incentivar grandes blocos a sair em outras regiões?

- Qual seria o impacto para a cidade, comerciantes, donos de imóveis etc. de se promover e facilitar a saída de blocos em regiões da Zona Norte e Zona Oeste, cheias de tradição, ginga e que também são a cara do Rio de Janeiro tanto quanto Ipanema?

- Por que abusar de forma tão agressiva, chucra, suja e egoísta de Ipanema? Por que o Rio de Janeiro quer matar essa galinha dos ovos de ouro?

- Qual seria o impacto econômico se Ipanema tivesse "apenas" 100 mil pessoas no Simpatia e 100 mil na Banda e essas forem as únicas a desfilar? Quanto a cidade deixaria de arrecadar? Ou será que seria “quanto alguns blocos perderiam em patrocínio”?

O estudo de impacto sobre o meio antrópico precisa ser feito por especialistas, acompanhados de acadêmicos de notório saber das grandes Universidades do Rio, e que nos apresente respostas realmente técnicas para as questões acima. Mesmo colocadas de forma um tanto amadoras, acredito que minhas dúvidas são pertinentes e que mereceriam atenção da cidade, da Prefeitura, dos editores do jornal.


Obrigada,

Cristina Franco

BAIRROS .COM

Charmosas do Engenho da Rainha em Ipanema

A ONG As Charmosas acaba de ganhar o apoio do Metrô Rio para utilização do “Quiosque Solidário” por um período de 30 dias na estação General Osório, em Ipanema. A partir do próximo dia 21 de fevereiro, os usuários poderão apreciar uma coleção exclusiva das Charmosas do Engenho da Rainha, que promovem a moda e o artesanato sustentáveis, no "Quiosque Solidário", na Estação General Osório, em Ipanema. Durante um mês, todos os produtos, que são uma releitura de peças descartadas e contam em suas estampas e bordados um pouca da história e cultura da comunidade, poderão ser customizados na hora de acordo com o gosto do cliente. Eleandra Fidélis, presidente da ONG, afirma que “além de toda a parte criativa e sustentável, As Charmosas têm forte preocupação em colocar os moradores, principalmente adolescentes, em um caminho de produtividade”. A ONG realiza também projetos no Complexo do Alemão e Morro do Juramento.

APACS - DECISÃO DO STF

Decisão do STF ameaça Apacs de Ipanema e Leblon

Isabela Bastos

- Uma decisão publicada nesta sexta-feira pelo Supremo Tribunal Federal (STF) lança uma incógnita sobre quase 600 imóveis das Áreas de Preservação do Ambiente Cultural (Apacs) do Leblon e de Ipanema. O STF negou recurso impetrado pela prefeitura em 2008 contra a anulação dos anexos dos decretos 20.300/2001 e 23.161/2003 (que criavam as Apacs do Leblon e Ipanema, respectivamente), decidida dentro de uma ação popular movida em 2005 por moradores.

Os anexos relacionam os chamados bens preservados (cerca de 230 no Leblon e 350 em Ipanema), que não podem sofrer modificações de fachada, mas podem ter seu uso alterado. A decisão do STF não atinge, contudo, os decretos em si, que delimitam as áreas de proteção em cada bairro e enumeram os bens tombados, que não podem sofrer qualquer modificação.

Paes afirma que vai recorrer da decisão
Os autores da ação argumentam agora que a decisão coloca em cheque dois decretos de 2007 que reeditaram as Apacs. A Procuradoria do Município disse na sexta-feira que não comentaria a decisão antes da notificação oficial. Já o prefeito Eduardo Paes foi enfático:

— Não conhecemos ainda a decisão judicial. Por isso não vou comentá-la. Mas vamos usar de todos os instrumentos jurídicos e administrativos para que tudo permaneça como antes. Não liberaremos construções. Então acho que ninguém vai querer comprar imóveis naquela região com esse intuito de derrubar. Não vou deixar construir — disse.

Para o presidente da Associação de moradores e proprietários de prédios do Leblon, Augusto Boisson, por anular os anexos dos decretos originais, a decisão do STF tiraria o respaldo jurídico dos decretos posteriores:

— Os decretos de 2007 não revogam os anteriores. Acreditamos que os anexos mais recentes não têm validade. Vamos recorrer para que o Judiciário esclareça isso.

Dizendo que não é contra a preservação, o presidente da associação quer propor à prefeitura a retomada da discussão sobre as Apacs, mas em novos moldes. Já Paes afirmou que não pretende rever a legislação das Apacs junto com os moradores.

— Não há hipótese de rever as Apacs. É um debate que não se abre na prefeitura.

REFENS EM IPANEMA

Amigos,
a Ignez é coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema.

No blog do Projeto: PSIPANEMA, encontram-se moradores, jornalistas, escritores, lojistas e amigos, com seus comentários, avisos e denúncias pertinentes.

Entendo que o PSI não é contra os blocos de rua e, sim, contra as consequências desastrosas de seu crescimento desordenado.

Dou meu apoio pessoal.

Conto com sua opinião.

Saudações,
Angela Moura

REFENS EM IPANEMA

Refens em Ipanema

Muito feliz o artigo sobre o estado de sítio em que moradores e comerciantes de Ipanema ficamos durante a passagem dos blocos de Carnaval. Eu como sócia de um restaurante há 12 anos, venho testemunhando ano a ano a devastação crescente após a passagem desses blocos pela porta de meu restaurante.
Os foliões ( e incrivelmente foliãs tambem) sem nenhum constrangimento fazem xixi na frente do restaurante, quando compreensivelmente fechamos as portas durante a passagem do bloco.
Sujeira, cheiros desagradáveis ( para dizer o minimo) e os clientes sem poder chegar ao restaurante.
Sem falar d bagunça rotineira, do verão, mesmo sem os blocos: estacionamento ilegal das vans e kombis que guardam cadeiras e guarda sois dos barraqueiros da praia e um caminhão de gelo transforamado em "loja"que fica estacionado o dia todo vendendo gelo para quiosques e barraqueiros. Ligo todo dia para a guarda, que me manda ligar para o choque de ordem que promete fazer algo e, no dia seguinte, o cenário é o mesmo de todos os dias.

Isabela Piereck

Reféns em Ipanema

O artigo da Coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema toca num ponto fundamental que as autoridades não atentaram. É o direito de ir e vir dos moradores do bairro que fica cerceado pelos blocos durante o carnaval e nos fins de semanas que o antecedem. Perdem o direito de sair de automóvel ou de regressar se estiverem em outro local. Os idosos, as crianças, os doentes, todos os que têm necessidades especiais ficam confinados em casa ou então se sujeitam a andar em calçadas infestadas de ambulantes, sujeira, odores fétidos, obrigados a presenciar cenas degradantes e de vandalismo, enfim, são as vítimas do cáos urbano, da desordem e da imoralidade pública. Nada disso ocorria quando o carnaval era uma manifestação espontânea produzida com confeti e serpentina, mas sem alcool de espécie alguma. Mas os interesses comerciais e políticos tomaram conta do carnaval e transformaram os bairros de Ipanema e Leblon, onde se concentra a nata dos formadores de opinião do Rio de Janeiro, na Sodoma e Gomorra da atualidade. O sequestro da liberdade dos moradores de Ipanema tem lhes custado um alto preço que está sendo lançado na conta dos responsáveis pelo cáos (governantes e patrocinadores), e será cobrado no devido tempo.

Pedro Avvad
__________________________________________

O muito apropriado artigo sobre os blocos de rua serve também para
alertar que o beneplácito do poder público está antecipando o carnaval
do Rio. E mais, no futuro, tende a transformar fevereiro no mês do
carnaval, porque parece que já há quem ache quatro dias insuficiente.
Então cabe a pergunta: Para atender a que conveniências? Para satisfazer
a quais interesses? Aos da população, certamente não.

Ou será que é apenas inocente vontade de aproveitar ao máximo o verão
turbinado pelos turistas?
Vamos então esperar a primeira grande lambança, daquelas com repercussão
internacional, acontecer?

É dever das autoridades constituídas organizar os legítimos eventos
públicos, sejam comemorativos, cívicos, religiosos ou de qualquer outra
natureza popular, nas datas próprias, seguindo as tradições e costumes
próprios, mas subordinando cada uma dessas festas a um interesse maior,
o bem comum.

Nenhum evento, comemoração ou razão, justifica ou é mais forte do que o
livre e insubstituível direito de ir e vir dos cidadãos. Evento de
massa, fora de hora,valendo tudo, um dia acaba mal.

Roberto Sobral Pinto Ribeiro
---------------------------------------------------------

Como carioca e moradora de Ipanema, parabenizo a O Globo pela publicação do artigo Refens em Ipanema.

Contamos com as autoridades para ouvirem os moradores e organizarem a festa de forma civilizada.

No último ano, vivemos uma situação caótica no bairro, durante e, principalmente, depois dos desfiles de blocos no bairro.

Milhares de pessoas apinhadas pelas ruas impedindo o trânsito e a passagem de pedestres, um cheiro de urina insuportável, canteiros vandalizados, toneladas de lixo pelas ruas, tudo muito além do limite de civilidade, transformaram o bairro num verdadeiro inferno.
Viva o carnaval! Mas não podemos onerar Ipanema dessa forma, transformando um local de residências e um dos pontos turísticos da cidade em um pardieiro, desrespeitando os direitos do cidadão que aqui vive e dando um exemplo de incivilidade para todos que participam da festa.

Celia Viana
celvc@terra.com.br


-------------------------------------------
Como cidadão e morador de Ipanema, venho endossar o excelente artigo de Ignez Barreto, ao descrever o suplício a que somos submetidos, contrariando a lei e o bom senso. Não se pode aceitar, que em nome de interesses econômicos, ignore-se a vontade da maioria: barulho ensurdecedor, transito caótico, sujeira, assaltos, aglomerações múltiplas, bebidas alcoólicas para adolescentes. Enfim, tudo contra a vontade da maioria dos moradores, que pagam impostos altíssimos e são ignorados sumariamente pelos que proclamam defender seus interesses. Um verdadeiro escândalo!


Keith Cattley
------------------------------------------
Parabenizo Ignez Barreto pelo excelente artigo sobre os blocos de rua. Os mesmos estão maiores à cada ano, com participação de pessoas advindas de todos os locais da cidade. Perderam portanto a caracteristica de um desfile do bairro, trazendo em consequencia, transtornos que permanecem por vários dias (sujeira, mal cheiro etc.) Nada contra o espirito original dos blocos que alegram toda a comunidade local, mas as autoridades terão que rever com seriedade, o funcionamento destes mega eventos antes de darem a permissão para a sua realização. O bairro é de todos os cidadãos que aí residem e que têm o direito de serem ouvidos.

Suzana Gradim Reis
Rio de Janeiro


O GLOBO - CARNAVAL








Rio,16/02/2011

Segue o artigo publicado no jornal O Globo de 16/02/2011.

Este artigo está assinado por mim, mas ele foi redigido a quatro mãos com a Ana Luiza Archer. Graças à inteligência, habilidade, tato e tenacidade da Ana Luiza juntos aos editores do jornal é que ele foi publicado.
No artigo fica explícita a posição do PSI em relação ao desfile de blocos de carnaval em nosso bairro. Peço a todos que concordam com o seu teor que mandem cartas para a página “Dos Leitores” de O GLobo – cartas@oglobo.com.br e que também transmitam este e- mail para seus respectivos amigos e moradores do bairro de modo a fortalecer e divulgar ao máximo a nossa posição.

Um abraço,
Ignez

RAINHA DA PRAIA


Juliana e Larissa querem reinar novamente em Ipanema


Dupla pentacampeã mundial encara o torneio Rainha da Praia Embratel, dias 5 e 6 de março, como boa preparação para a temporada.

Ambas já fizeram parte da realeza. Enquanto Juliana conquistou a coroa em 2005, Larissa teve seu reinado em 2007. A dupla chega à nova edição do Rainha da Praia Embratel determinada: quer levar para Fortaleza a coroa em 2011. Campeãs mundiais pela quinta vez em 2010, essa é a única chance que têm no ano de medir forças uma contra a outra. A disputa no Rainha da Praia Embratel - que acontece em 5 e 6 de março, na Praia de Ipanema (Rio de Janeiro) - é individual.

“Este evento é especial para mim, é sempre um momento de festa. Gosto muito de jogar com outras parceiras, sem a responsabilidade de atuar pela dupla. Além disso, o torneio é bem estruturado, o que nos deixa nas melhores condições”, diz Larissa.

Sua parceira Juliana percebe no evento a oportunidade de reinventar seu jogo. “O formato da competição abre novos caminhos. Aprendemos a nos adaptar a outros parceiros e, às vezes, até a uma nova posição, revezando entre a defesa e o posto da frente”.

Rainha da Praia Embratel em 2005, Juliana diz estar em sua melhor forma e feliz por ter se livrado dos problemas físicos. “Desde a lesão que me tirou das Olimpíadas, em 2008, procurei reescrever a historia da nossa dupla. Resolvi assumir mais responsabilidades, ser o timoneiro da barca. O ano de 2009 já foi maravilhoso, porque consegui voltar ao meu melhor nível, mas 2010 foi sem dúvida o nosso melhor ano”.

Larissa também guarda ótimas lembranças dos grandes resultados do ano passado: “A conquista do pentacampeonato mundial foi muito especial. Com nível técnico das outras duplas aumentando, se manter no topo tem sido cada vez mais difícil”.

Juliana e Larissa sabem que a temporada de 2011 será muito intensa. Elas encaram o Rainha da Praia Embratel como uma boa preparação para o ano. “Temos mais um grande desafio com a corrida para as vagas olímpicas. Com a nossa experiência, estamos acostumadas a não nos acomodar com os títulos e a nossa posição de líder. Sempre procuramos esse “algo mais” para continuar melhorando”, revela Juliana.

Além de Juliana e Larissa, mais seis jogadoras disputarão a coroa de Rainha da Praia Embratel: Talita, Val, Vivian, Maria Clara, Carol e Maria Elisa, atual Rainha da Praia Embratel.

O Rei e Rainha da Praia Embratel tem organização da Intersport, MaxSports e da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). O evento conta com patrocínio de: Embratel, NET, Água Schin, Banco BMG, Fiat, Nivea Sun, Fatal Surf e GOL. Apoio: Gula Gula, Sorvetes Nestlé, Kinoplex, Prophylaxis e Ipanema Plaza.

METRÔ

Metrô funcionará em esquema especial neste sábado

O Metrô Rio informou nesta quinta-feira (17) que, em função do desfile da Banda de Ipanema, as linhas Metrô na Superfície e Barra Expresso (que normalmente saem da Estação Ipanema/General Osório em direção à Gávea e à Barra, respectivamente), partirão excepcionalmente da Estação Siqueira Campos no próximo sábado (19), a partir das 13h.

De acordo com a concessionária que administra o metrô, com o término do horário de verão, o transporte vai funcionar uma hora a mais. Os trens circulam até meia-noite, mas como os relógios serão atrasados em uma hora a partir deste horário, as linhas um e dois continuarão operando normalmente até 0h de domingo.

Durante o final de semana, a Linha dois opera de Pavuna a Estácio, onde os passageiros podem fazer a transferência para a Linha um. No domingo, o metrô funciona de 7h às 23h e as linhas Metrô na Superfície e Barra Expresso fazem seus itinerários normais, partindo da Estação Ipanema/ General Osório.


REI DA PRAIA

Emanuel de olho no título de Rei da Praia

Redação e assessoria

Os 16 atletas que vão participar do Rei e Rainha da Praia Embratel de Vôlei de Praia, estão definidos. As mulheres serão as primeiras a entrar em quadra. O Rainha da Praia será realizado nos dias 5 e 6 de março, no fim de semana do Carnaval.

A bola sobe para o torneio masculino no fim de semana seguinte. O Rei da Praia será nos dias 12 e 13, na arena construída em frente à Rua Paul Redfern, em Ipanema, a partir das 10h. A entrada é gratuita. O Rei e Rainha da Praia 2011 terão a transmissão do Sportv.

Nove vezes campeão do Circuito Mundial e eleito o esportista do ano do Circuito Mundial 2010, o curitibano Emanuel está com altas expectativas para o torneio: “O Rei da Praia é especial para mim. Já ganhei três vezes e sempre joguei com muita alegria. Todos os atletas são ótimos e vai ser muito interessante jogar com outros parceiros”.

Além disso, Emanuel, que agora joga com Alison, investe em projetos sociais em Curitiba: “Tenho um projeto chamado “Leões do Vôlei’, em Curitiba, com o Giba. Temos oito núcleos de minivôlei e atingimos mais de 480 crianças em escolas da rede municipal. Vou para Curitiba umas cinco vezes por ano para acompanhar o projeto e para incentivar as crianças. No final de ano, organizamos o Festival do Vôlei, onde todas as crianças que participam do programa se encontram para jogar.”

BELA IPANEMA !!!!!

16 DE FEVEREIRO DE 2011

1) A CALÇADA DA RUA FARME DE AMOEDO ENTRE A VIEIRA SOUTO E A RUA PRUDENTE DE MORAES (EM FRENTE AO ANTIGO ALBERICO ´S) CONTINUA A MESMA LATRINA, COM FERROS ENFERRUJADOS PENDURADOS, BURACOS, DESNIVELAMENTO, PAPELÕES DEIXADOS PELOS MENDIGOS, E O INENARRÁVEL MAL CHEIRO CRÔNICO.
INCRIVEL QUE ESTE CENÁRIO É ESTÁTICO HA PELO MENOS 3 VERÕES

O PROPRIETÁRIO DAQUELE PRÉDIO(ANTIGO ALBERICO ´S) NÃO RESPONDE POR AQUELA CALÇADA????

2) UM VERDADEIRO MERCADO DE BEBIDAS INTINERANTE COM GRITOS, CONCORRÊNCIA, ISOPORES, PIVETES, ETC... SE INSTALA NOS DIAS DE PRAIA NA ESQUINA DA PRUDENTE DE MORAES COM FARME DE AMOEDO.
SERÁ QUE ISSO NÃO INCOMODA O RESTAURANTE DO PLAZA IPANEMA?

3) OS MENDIGOS CONTINUAM ACAMPADOS EM FRENTE AO NUMERO 455/ CITY BANK/DROGARIA PACHECO NA RUA VISCONDE DE PIRAJÁ.
ESSES MENDIGOS ESTAVAM AUSENTES DALI HA MAIS DE UM ANO QUANDO O SENHOR BERNARDO ATUAVA NA ÁREA.(POR VOLTA DE 2009)
EM 26/11/2010, NUMA REUNIÃO NA IGREJA DA PAZ , FOI PROMETIDO PELO SENHOR LEONARDO, UMA NOVA RETIRADA DESSES MORADORES DE RUA DAQUELE LOCAL.

4) SEMANA PASSADA, CAMINHEI PELA AVENIDA COPACABANA, RUA DO CATETE, SENADOR VERGUEIRO, RUA DAS LARANJEIRAS, PRAÇA TIRADENTES.
EM TODAS O RIO CIDADE, APRESENTA UMA BOA MANUTENÇÃO

COM CERTEZA , A MAIS DEGRADADA , SEM MANUTENÇÃO ALGUMA, E COM MAIS PEDINTES, É A NOSSA VISCONDE DE PIRAJÁ

COLETA SELETIVA NA PRAIA

Rio,15/02/2011

O piloto da coleta seletiva do coco na praia já começou em caráter experimental. Todos os finais de semana. Sei que ajustes ainda são necessários, mas o importante é que se deu partida em um projeto que está há tanto tempo para sair.
Segundo a impressão dos freqüentadores da praia, as pessoas estão entusiasmadas com o projeto, mas sentem faltas de mais lixeiras e acabam colocando o lixo comum no container que seria do coco.
Fui informada de que os barraqueiros deveriam ter cada um duas lixeiras de 60lts, em cada barraca. Existe, inclusive, uma multa de R$ 253,00 para aquele que não tiver as lixeiras.
Segundo a Prorio, a empresa tem muita dificuldade de fazer a fiscalização, por falta de pessoal.
Peço a todos que freqüentam a praia que, por favor, fiscalizem os barraqueiros. Anotem o número e nome da barraca que não tiver as lixeiras ( 2). Fotografar também é válido.
É claro, que o anonimato será total. Desta forma a Prorio pode multar os que tiverem irregulares.
O problema é que; embora a população seja mal educada, se os barraqueiros que tem por obrigação ter as lixeiras não as colocam, as pessoas também não têm lugar para jogar o lixo.
É do interesse de todos manter a praia o mais limpa possível. O estado das areias é lamentável e a praia de Ipanema, infelizmente, apresenta o pior índice de qualidade do Rio.
Sei que contamos com a colaboração, esforço e o interesse de todos.
Ignez

SÓ O PRÉ CARNAVAL !!!!

Bloco Vira-Lata arrasta 20 mil foliões pela orla do Leblon

Bruna Talarico


RIO - O bloco Vira-Lata já reúne cerca de 20 mil foliões, pela orla da Praia do Leblon, no começo da tarde deste domingo. O público presente é quatro vezes superior ao número estimado pela Riotur. A faixa de rolamento próxima aos edifícios está tomada por uma multidão, na altura da Rua Bartolomeu Mitre, e provoca reflexos no trânsito até a altura da Rua Leblon.

( Concurso Bloco de Ouro vai premiar os destaques do carnaval de rua. Saiba como participar )

Desde o início do bloco, 13 pessoas foram flagrados urinando em espaço público e foram encaminhados à 14ª DP (Leblon). A Seop rebocou 67 veículos estacionados irregularmente em ruas de Ipanema e do Leblon.

A Seop está testando o carro espião e a mochila espiã, que captam imagens em 360º da movimentação e ordenamento da área utilizada pelo bloco. No sábado, o mesmo equipamento foi utilizado, em caráter de teste, na Banda de Ipanema e no Vem Ni Mim que Eu Sou Facinha. Os dois blocos não tinham roteiro, ao contrário do Vira-Lata, que sai do Posto 12 e vai até o Jardim de Alah.


PRAIA DE IPANEMA

Confusão em praia de Ipanema teve até tiro para o alto

Disparo provocou correria; suspeitos de usarem drogas foram detidos


Publicidade

Um tiro para o alto foi disparado durante a confusão ocorrida na tarde deste domingo (13) na praia do Arpoador, em Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, segundo informações da Polícia Militar. Ninguém ficou ferido.

De acordo com a corporação, PMs foram abordar homens que estavam consumindo drogas na praia. Na ação, um dosjovens atirou uma cadeira nos PMs, que foram cercados pelos suspeitos.

Para apartar a confusão, uma pessoa fez um disparo para o alto. Houve correria. Três homens foram levados para a delegacia do Leblon (14ª DP).

BANDA DE IPANEMA

CARNAVAL 2011

Folia em Ipanema transcorre sem grandes problemas

Bruna Talarico

Durante o primeiro sábado de grandes blocos na Zona Sul, a concentração de foliões na Praça General Osório, em Ipanema, aconteceu sem grandes incidentes. As cerca de duas mil pessoas que compareceram ao ensaio da Banda de Ipanema e do bloco Vem ni mim que sou facinha contaram com 20 banheiros químicos divididos por sexo, cercados por grades e guardados por seguranças e funcionários que faziam a limpeza.

Segundo a Riotur, trabalharam no evento 50 guardas municipais, oito agentes da Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop), nove agentes de Controle Urbano e dez funcionários da Comlurb. Até o início da noite deste sábado, cinco foliões que urinaram em espaço público foram encaminhados à 14ª DP (Leblon), por agentes da Seop. Foram apreendidos 10 quilos de carne, duas churrasqueiras, duas garrafas de cachaça, 12 garrafas de vodca flavorizada com limão e tônica e 250 tiras de 'melzinho' (mistura de vodca ou cachaça com mel flavorizada com frutas).

- Nossa estratégia é evitar o comércio ambulante, principalmente nos blocos para que não atrase os desfiles - enfatizou Marcelo Maywald, subsecretário de Integração e Controle Urbano.