CARNAVAL 2011





Número de banheiros químicos triplica para este Carnaval
POR DIOGO DIAS

Rio - Considerado pelo secretário municipal de Turismo como o ponto fraco do Carnaval de 2010, o número de banheiros químicos quase triplicou em relação ao ano passado. Os equipamentos serão posicionados em 13 mil pontos diferentes. Em 2010, o número chegou a 4,6 mil.


A mochila-vigilante será um dos destaques do Carnaval de rua deste ano Foto: Rafael Lima
Assim como os blocos, os banheiros químicos vão ser monitorados de perto. A prefeitura vai deslocar uma equipe para garantir a limpeza e a manutenção dos equipamentos. Segundo Antonio Pedro, quase a metade dos banheiros disponibilizados no ano passado foram depredados.

Por isso, ele pediu bom senso da população. “Vai ter banheiro em tudo que é lugar. Mas é importante que as pessoas o usem e respeitem a fila. Afinal, esse patrimônio è colocado à disposição deles”.

Hoje, o bloco ‘Vem ni Mim que sou Facinha’ ensaia às 15h na Praça General Osório, em Ipanema. São esperados cerca de dois mil foliões na festa. Amanhã, o bloco ‘Vira-lata’ vai se concentrar a partir das 11h na Avenida Delfim Moreira, no Leblon.
Hoje na BANDA DE IPANEMA,na General Osório vários banheiros foram instalados e uma novidade ,um gari com um spay desinfetante que jogava em todas as árvores,perfumando o ambiente .

ABANDONO

Enviado por leitora Ana Lucia Brasil -

OPINIÃO DE LEITORA

Praça General Osório está abandonada

Onde está choque de ordem na Praça General Osório? O local está abandonado. Continuam os mendigos a morar e os buracos a se proliferar. O chafariz não funciona e está seco! Os restaurantes já firmaram seu ponto, nem retiram seus utensílios da praça. Qual a diferença entre eles e os camelôs? Quando vão providenciar uma iluminação adequada? A segurança é ineficiente. Não vejo guardas e nem policiais para nos proteger do assédio dos mendigos.

Esta não é minha primeira reclamação e talvez não seja a última, pois continuarei até que se tome as devidas providências.

BANDA DE IPANEMA

Amigos, lembrando:

hoje, sábado, 12/02, ensaio da Banda de Ipanema na Praça Gal. Osório, às 16,00h, com muitos músicos, e lançamento da camiseta 2011 (R$30,00) a partir das 15,00h, no Fazendola e pela praça.

abs
maria amelia loureiro

CARNAVAL 2011

Enviado por Claudio de Souza -

Simpatia já tem seu samba para 2011

Salve!

O Simpatia É Quase Amor escolheu ontem o samba "Simpatia, Aquarela de Ipanema", de Mariozinho Lago, para seus desfiles de 2011. É o quarto ano em que Mariozinho vence a disputa no Simpatia. O primeiro foi em 1991.

Mariozinho disputou a final com mais dois sambas que também tinham campeões de outros anos entre os autores. Em um deles estava Eduardo Medrado e no outro, Guilherme Sá, Alípio Carmo e Flavinho 7, que faziam parte da parceria que ganhou o samba do ano passado.

O evento para a escolha final do samba foi realizado na Parada da Lapa e teve show do Sombrinha antes da disputa, que começou depois de uma da manhã. Abaixo, segue a letra do samba campeão.

E NÃO ESQUEÇAM DE OLHAR A PROGRAMAÇÂO DO FIM DE SEMANA NA PÁGINA DE BLOCOS ( http://oglobo.globo.com/carnaval2011/blocos ) AQUI DO SITE. ALÉM DOS ENSAIOS, JÁ TEM DESFILE DO SÓ CAMINHA, NO HUMAITÁ, NO DOMINGO, A PARTIR DAS 11H.

Simpatia, Aquarela de Ipanema

Meu amor...

Madrugada é quase dia, um botão em flor

O teu beijo me inebria, teu carinho me arrepia

Não pára por favor

Chega pra cá... Eu quero mais

E o sol já vai raiar



Depois, de amarelo e liás

Eu vou pra rua com meu bloco desfilar



Ipanema está tão bela

Não existe nada igual

Simpatia é aquarela...Carnaval

E eu tô aí na multidão

Com a cara cheia e a alma tão feliz

Vai sambar meu coração

Nessa avenida que é o meu país



Laiá laiá laiá laiá ôôô

Laiá laiá laiá laiá ôôô

Laiá laiá laiá laiá

Vem comigo minha flor

Tudo é magia

Simpatia é quase amor

EM IPANEMA -

11/02/2011 - 08:46

Charmosas em Ipanema

Destaque na última edição do Fashion Business, A ONG As Charmosas acaba de ganhar o apoio do Metrô Rio para utilização do “Quiosque Solidário” por um período de 30 dias na estação General Osório, em Ipanema. A partir do próximo dia 21 de fevereiro, os usuários poderão apreciar o trabalho das Charmosas do Engenho da Rainha, que promovem a moda e o artesanato sustentáveis. Todos os produtos são uma releitura de peças descartadas e contam em suas estampas e bordados um pouca da história e cultura da comunidade. Eleandra Fidélis, presidente da ONG, afirma que “além de toda a parte criativa e sustentável, As Charmosas têm forte preocupação em colocar os moradores, principalmente adolescentes, em um caminho de produtividade”. A ONG realiza também projetos no Complexo do Alemão e Morro do Juramento.

LIXO DE IPANEMA- CANTAGALO

Lixo na encosta do Cantagalo

Culminando uma série de reuniões/tratativas sobre o problema do lixo na encosta do Cantagalo, foi realizado hoje um encontro com a comunidade do Cantagalo mais atingida pelo problema , com a presença dos coordenadores do Projeto de Segurança de Ipanema ( Ignez Barreto e Rogerio Esteves), do vice presidente da Associação de Moradores Paulo Cesar, do Gerente da Comlurb Francisco, da representante da Entrelaces Mônica( reflorestamento e aproveitamento do lixo orgânico) e moradores do local.

O gerente da Comlurb Francisco nos deu a boa noticia de que o Presidente do metrô tinha visitado a área hoje e acertou com a Comlurb uma solução em três etapas:

- a curto prazo a colocação de quatro baias para depósito do lixo perto do local , lixo este que sera´ recolhido pela Comlurb e transportado via elevador em horário noturno;

-a médio prazo a colocação de um conduto pelo qual o lixo seria jogado e cairia numa compactadora já na parte de baixo e daí recolhido pelos caminhões:

-após a continuação da obra do PAC , com a construção da rua planejada o assunto estaria resolvido.

Foi enfatizada a necessidade dos moradores se conscientizarem desta necessidade urgente de limpeza do local e que cada um é responsável por isto.

A Associação de Moradores pretende instituir agentes comunitários que pecorreriam a comunidade alertando, chamando a atenção e conscientizando os moradores, além das chamadas pelo alto falante.

A representante da Entrelaces Mônica ressaltou a importância da limpeza da área, o que possibilitara´ a execução do projeto de reflorestamento paisagístico com plantio de flores, hortaliças, etc

O gerente Francisco disse que já na próxima semana poderá começar a limpar a área degradada visitada e iniciar as ações de curto prazo.

Foi estabelecido que o Projeto de Segurança de Ipanema acompanhara´ as ações junto com a comunidade , em parceria com a Comlurb.

Ignez Barreto Rogerio Esteves

PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA

projetodeipanema@terra.com.br

psipanema.blogspot.com

SUBPREFEITURA ZONA SUL

Prefeitura acolhe população de rua nas praças do Leblon e Ipanema

Jornal do Brasil

A Subprefeitura da Zona Sul, através da 6ª Região Administrativa, realizou na manhã desta quinta-feira (10) operação de acolhimento de moradores de rua nas praças do Leblon e Ipanema. A ação resultou no acolhimento de 26 adultos, sendo uma grávida que estava sob efeito de drogas, e uma criança que vendia doces no Jardim de Alah.

Os agentes encontraram a mãe da criança, Elizângela dos Santos da Silva, 32 anos, na praia (Posto 10). Ambas foram levadas para o Conselho Tutelar. As outras pessoas acolhidas foram encaminhadas para abrigos da Prefeitura do Rio. A operação foi realizada em parceria Secretaria Municipal de Assistência Social e a Guarda Municipal.


CARNAVAL 2011





Bloco Que Merda é Essa?!

critica censura na literatura

Liana Carvalho

RIO - O bloco Que Merda é Essa?! vem, neste carnaval, com o tema é proibido proibir, inspirado na polêmica tentativa de censura aos livros de Monteiro Lobato, acusado de racismo contra personagens de suas histórias. Um dos fundadores do bloco,o engenheiro Floriano Torres conta que o grupo sempre deixava para escolher o tema poucas semanas antes do desfile, mas este ano foi diferente

PARQUE GAROTA DE IPANEMA

O Parque Garota de Ipanema, na praia do Arpoador, recebe mais dois shows do projeto Verão Oi FM. O cantor e compositor Paulinho Moska se apresenta hoje (10) e a cantora paulista Tulipa Ruiz (foto) sobe ao palco na sexta-feira (11).

Moska promete fazer um show intimista, utilizando apenas um banquinho e um violão em sua apresentação. Canções de seu trabalho mais recente, o disco duplo Muito Pouco, devem estar presentes no repertório.

Tulipa, por sua vez, divulgará seu álbum de estreia, Efêmera. A entrada dos dois shows é gratuita.

METRÔ






Enviado por Anna Luiza Santiago
.Por dentro da Linha 4

Desde o início de janeiro, 300 operários trabalham nas escavações da Pedra do Focinho do Cavalo, na Barra da Tijuca. O objetivo é abrir caminho para a ligação sobre trilhos entre as zonas Sul e Oeste da cidade. A partir do início de 2016, quando a linha 4 do metrô entrar em operação, 230 mil passageiros circularão diariamente entre Ipanema e Barra. Esta semana, o coração do projeto na região começa a se materializar, com o início da construção da estação Jardim Oceânico, no canteiro central da Avenida Armando Lombardi.

Na direção de São Conrado, já foi escavada uma passagem de 120 metros. Rumo ao Jardim Oceânico, o avanço ainda é tímido: 30 metros. O túnel de serviço, por onde entram e saem máquinas e operários, já foi totalmente aberto e tem 270 metros de comprimento. Ao final das obras, ele será usado como saída de emergência e via de ventilação.

Para atingir São Conrado, ainda é necessário escavar quatro quilômetros e 980 metros. Sem contar os outros oito quilômetros que levam a Ipanema. A maior parte do trajeto será feita por debaixo da terra, mas, na Barra, o projeto prevê um trecho de 275 metros na superfície. A ideia é construir uma ponte estaiada, que sairá da Pedra do Focinho a 11 metros de altura e seguirá até a Avenida Armando Lombardi, onde sua altura será reduzida gradativamente até atingir a estação, já a 23 metros abaixo do solo.

A estação ficará no canteiro central da avenida, pouco depois da altura do número 400. As saídas levarão aos dois lados da via, próximo aos números 33 e 601. Também está prevista a construção de um pequeno estacionamento nas proximidades, ainda sem número de vagas definido. O sistema de BRT terá um ponto de encontro com a estação do Jardim Oceânico por meio de um mecanismo que ainda será avaliado, como uma plataforma. O objetivo é diminuir a distância entre o metrô e os ônibus e facilitar o acesso de passageiros, já que o terminal será erguido atrás do Condado de Cascais.

A previsão é de que a obra, orçada em R$ 5 bilhões, seja entregue em 15 de dezembro de 2015. Porém, devido aos três meses de testes de segurança necessários, a Linha 4 só deverá entrar em operação em março de 2016. O trajeto entre Barra e Ipanema deverá ser feito em 20 minutos. Os curiosos poderão percorrer os túneis do metrô da Barra já a partir do segundo semestre. A visitação será aberta uma vez por mês, aos sábados.

Em 45 dias, começam as escavações a partir de São Conrado. Segundo Eduardo D’Aguiar, gerente de Obras da Riotrilhos, que pertence à Secretaria estadual de Transportes, a ideia é abrir duas frentes de trabalho, nos dois sentidos.

Em São Conrado, a estação será construída nas proximidades da Rocinha. Na Gávea, o projeto também prevê uma, na altura do Planetário. O Leblon ganhará uma estação no Jardim de Alah e outra, possivelmente, na altura da Rua Bartolomeu Mitre. Já em Ipanema, a Secretaria estadual de Transportes prevê a construção de uma estação nos arredores da Praça Nossa Senhora da Paz.

ATA 07/02/11

sem conotação política que tem como objetivo proporcionar desenvolvimento social para o bairro, a partir de participação voluntária de seus moradores.

ATA DA SEPTUAGÉSIMA OITAVA REUNIÃO.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: COLÉGIO NOTRE DAME

R. Barão da Torre – Ipanema

Dia: 07/02/2011

HORÁRIO: 18H

COORDENAÇÃO: IGNEZ BARRETO

NÚMERO DE PARTICIPANTES: 30

REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO:

Ø Oficiais do 23º Batalhão da PM.

TÓPICOS ABORDADOS :

1- LIXO NA ENCOSTA DO CANTAGALO

Realizou-se reunião com representantes do metrô e da COMLURB na qual decidiu-se que serão colocadas caçambas em locais apropriados para a recolha em dias programados. Os moradores, também em reunião, foram sensibilizados diante do problema ambiental e mostraram-se prontos a cooperar. Ressalta-se que não há meios e vias que possam escoar o lixo através dos caminhões da COMLURB pois as obras do PAC, ainda não realizaram tal infra-estrutura.

2- CONSELHO COMUNITÁRIO

O oficial representante do 23ºBPM levantou a importância sobre a participação dos moradores nosConselhos Comunitários que acontecem às últimas quintas-feiras, todos os meses, nesse local queJuntamente com os Fóruns de Segurança a serem promovidos pela 14ª DP promoverão debates sobre aSegurança.

Tal assunto veio à baila haja vista os contínuos assaltos e agressões sofridos pela população, principalmenteno quarteirão em frente ao Posto 9.

3- CARNAVAL E BLOCOS:

O grupo responsável por tal assunto relatou todos os procedimentos legais que estão em curso
junto à Promotoria que aguarda decisão sobre o que será permitido e quais as infrações a serem
consideradas.

Todavia ressaltou-se que, diante dos procedimentos considerados ilegais, os infratores poderão serProcessados por não terem cumprido a Lei.

2- Praça Gen. Osório.

Um dos maiores problemas enfrentados por esta Praça, refere-se à quantidade de finais de pontos de ônibus no seu entorno. Descreveu-se que foi realizado abaixo-assinado junto a população dos edifícios mais afetados com tais veículos, no sentido da retirada e remanejamento para outros locais onde não causem tanto transtorno, principalmente para a saúde, tal o despejo de monóxido de carbono.

Como foi mencionado na última ata o tema foi abordado pela Coordenadora do PSI, junto ao Secretáriode Transportes e com o Sr. Leonardo Spritzer, Sub-Prefeito da Zona-Sul. Dessa forma, transcrevem-se as mensagens(sic)“- a conversa com o Leonardo ontem foi bem pertinente. Ele é totalmente favorável à retirada dos finais dos pontos de ônibus, dentro da mesma linha que eu defendo de que ônibus é rotativo e que os do metrô têm um esquema que funciona às mil maravilhas, onde os motoristas e trocadores se revezam, saltam em determinado lugar para fazer as suas necessidades e depois tomam o próximo ônibus que passa.

Ele me disse que o assunto está nas mãos do Alexandre Sansão, secretário municipal de transportes. O mesmo com quem eu já falei, e se comprometeu a cobrar.”“ - na sexta feira passada o Rogério e eu tivemos uma reunião com o sub secretário municipal de ordem pública. Falamos com ele a respeito dos finais de pontos de ônibus e no Domingo fomos fazer com a SEOP uma vistoria da Praça Gen. Osório e da praia e mostramos o problema. Ele nos disse que o caso é com o secretário municipal de transporte, mas pedimos que ele reforçasse o pedido.”

3- JARDINEIROS DE IPANEMA (sic última ata)

O grupo encarregado deste tema está organizando palestra a ser realizada no Hotel Ipanema Plaza em data ` próxima, sobre o trabalho de recuperação de calçadas e canteiros. Deverá haver a possibilidade de adoçãodestes locais com emplacamento referente.

4- CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO. (sic última ata)

Serão realizadas campanhas para conscientizar a população sobre limpeza, mendigos e ambulantes, nosmoldes anteriormente feitos em que foram colocadas faixas sobre tais fatos. O PSI receberá sugestõesde frases e palavras de ordem que deverão constar nos mesmos.

OUTROS ASSUNTOS

Ø Chamou-se atenção para o terreno baldio na Av. Epitácio Pessoa, no local onde se encontrava o restaurante Castelo da Lagoa. Este ponto tornou-se infestado de mosquitos transmissores da Dengue.

Ø Com relação à recuperação de calçadas e jardins ( Jardineiros de Ipanema), sugere-se que o trabalho de levantamento, realizado acuradamente pelo antigo grupo, seja observado como forma de orientação precisa para os pontos que deverão ser atacados prioritariamente.

Ø PRÓXIMA REUNIÃO: 21/02/2011

Elaboração da ata: JGuia

Rio de Janeiro, 08/02/2011





--------------------------------------------------------------------------------

CARNAVAL 2011



Quatorze blocos esquentam os tamborins essa semana

SRZD-Carnavalesco

Durante a semana e, principalmente no final de semana, quatorze blocos tomam as ruas do Centro, Tijuca, Vila Isabel, Magalhães Bastos, Bangu, Centro e Zona Sul.

Segunda e terça-feiras, Mocidade Unidade de Magalhães Bastos esquenta os tamborins no bairro, porém, é no final de semana que a Festa de Momo se espalha pela cidade: no sábado, o Boa Carioca faz seu desfile no Centro do Rio e seis outros ensaiam. Entre os mais conhecidos estão Nem Muda nem Sai de Cima, na Tijuca, e Vem Ni Mim que Sou Facinha, em Ipanema, a Banda de Ipanema, e o Barbas, em Botafogo.

O gostinho de carnaval continua no domingo com quatro blocos nas ruas: Fúria de Bangu; Vira-Lata; Só Caminha e Aí, Que Cimento, na Zona Sul.

Serviço:

7 e 8 de fevereiro ( segunda e terça-feira)

Mocidade Unida de Magalhães Bastos - Rua Carombert, perto da Autoviação Bangu, em Magalhães Bastos, a partir das 19 horas.

12 de fevereiro (sábado)

Eu Sou Eu, Jacaré é Bicho D´água - Concentra na Rua Visconde Abaeté esquina com Torres Homem, Tijuca, a partir das 17 horas.

Nem Muda nem Sai de Cima - concentra na Rua Garibaldi esquina com Maracanã, a partir das 16 horas.

Vou Treinar e Volto Já - Concentra na Rua Martins Pena com Rua Afonso Pena, na Tijuca, a partir das 15 horas.

Vem Ni Mim que Sou Facinha - Concentra na Praça General Osório ao lado da Rua Prudente de Morais, Ipanema, a partir das 17 horas.

Barbas - Concentra na Praça Mauro Duarte, em Botafogo, a partir das 19 horas.

Boa Carioca - Concentra na Rua do Lavradio com Rua da Relação, a partir das 11 horas.

Sem Noção - Concentra na esquina da Mem de Sá com Lavradio, a partir das 12 horas.

das 15h. Banda de Ipanema - Concentra na Rua Gomes Carneiro, a partir

13 de fevereiro (domingo)

Fúria de Bangu - Concentra na Rua dos Banguenses esquina com Rua Magnólia, a partir das 19 horas.

Só Caminha - Concentra no Largo dos Leões, em Botafogo, a partir das 12 horas.

Vira-Lata - Concentra na Delfim Moreira, posto 12, no Leblon, a partir das 10 horas.

Ai, Que Cimento - Concentra na Avenida Prefeito Mendes de Moraes, em São Conrado, a partir das 17 horas.

BANDA DE IPANEMA

Por Eugênia Rodrigues

Publicada em 8 de Fevereiro de 2011

Estado: RJ

Assunto: Carnaval

A Banda de Ipanema lança sua camiseta neste sábado, 12, na Praça General Osório, a partir das 16 horas. A camiseta terá um desenho dos irmãos Chico e Paulo Caruso, que são os padrinhos deste ano. A flor desenhada por Oscar Niemeyer e estampada na camiseta de 2010 será utilizada todos os anos.

Serão homenageados Assis Valente, José Maria de Abreu, Mario Lago, Nelson Cavaquinho, Pedro Caetano, Peterpan e Sinval Silva, cujas músicas serão executadas.

Abaixo, a programação da Banda para os demais dias.

12/02 - Lançamento da camiseta e ensaio Aberto da Banda de Ipanema – Praça General Osório, a partir das 16 horas.

19/02 - 1º grande desfile da Banda (dois sábados antes do Carnaval), partindo às 17h da Rua Gomes Carneiro, entre Rua Prudente de Morais e a Av.Vieira Souto. Concentração: 16 horas.

05/03 - 2º grande desfile da Banda (sábado de Carnaval), partindo, às 17h, da Rua Gomes Carneiro, entre Rua Prudente de Morais e a Av.Vieira Souto. Concentração: 16 horas.

07/03 - Bandinha Infantil (segunda-feira de Carnaval) – Evento exclusivamente para a criançada, com início às 16h, no interior cercado e gradeado da Praça General Osório.

08/03 – 3 º grande desfile da Banda (terça-feira de Carnaval), partindo, às 17h, da Rua Gomes Carneiro, entre Rua Prudente de Morais e Av.Vieira Souto. Concentração: 16 horas.

TODO CUIDADO É POUCO !!!



Enviado por leitor João Renato Christianes de Pádua

EU-REPÓRTER

Ciclovia se transforma em 'Triciclovia do gelo'


As ciclovias da cidade são destinadas às bicicletas. Uma reportagem publicada no Globo deste domingo mostrou que as pessoas estão usando a ciclovia para andar de skate e patins, e que isso é feito de forma irregular e prejudica a circulação, podendo causar acidentes graves. A ciclovia da Zona Sul vem sendo usada também por vendedores de gelo que ocupam mais da metade da ciclovia causando alguns acidentes, principalmente em dias quentes como o de hoje, quando todos vão passear com suas bicicletas na orla.

Como diz o secretário de Meio Ambiente, "precisamos disciplinar o uso". Segundo ele haverá uma campanha que consiste em 15 pessoas treinadas, circulando pela ciclovia para coibir excessos e tirar dúvidas. A população precisa se conscientizar e colaborar! Alô Brasil!

MAURO VENTURA

Enviado por Mauro Ventura -

O sabor das coisas boas

Recebo e-mail do Ricardo Dias, que é luthier e moderador do www.violao.org, o maior fórum de violão erudito em língua portuguesa. Ela fala do "fim de uma era":

- Os biscoitos Globo, que são vendidos no sinal, agora vêm embalados em plástico, e mudaram de tamanho. O gosto, decididamente, não é o mesmo, o plástico adere um travo que muda tudo. Por que não podemos ter coisas boas para sempre?

Confesso que faz tempo que não compro biscoitos Globo, então não tenho condições de dizer se o gosto mudou. Mas não sei se todas as coisas boas vão mesmo ficando pelo caminho. Tenho consumido o mate limão vendido naqueles galões e o sabor me lembra o da minha infância - continua uma delícia. O Mineirinho também me parece igual.

Pena que não tenho mais como avaliar o milk shake de ovomaltine do Bob's, pois passei a boicotar a rede de fast-food depois que roubaram um belo naco da calçada em Ipanema.

ACIDENTE EM IPANEMA

Mulher morre em acidente de carro no Arpoador

Athos Moura

RIO - Uma mulher morreu, na madrugada desta terça-feira, depois de capotar com o seu carro na Rua Francisco Otaviano, no Arpoador. Testemunhas alegam que a motorista estava alcoolizada.

Chris Calixto Bittencourt, de 30 anos, acabara de sair de um bar, na Rua Maria Quitéria, em Ipanema. Por volta das 3h da manhã, ela não conseguiu fazer a curva entra as ruas Vieira Souto e Francisco Otaviano. Seu carro derrapou e capotou por cerca de 50 metros. O corpo da vítima foi projetado para fora do veículo. Ela estava sozinha no carro. O acidente destruiu parte da proteção da ciclovia da rua.

O companheiro de Chris, o comerciante Marcos César Bobba, de 42 anos, contou que ela estava em um bar com algumas amigas da loja em que trabalhava. Segundo Marcos, ele pediu que ela não dirigisse após beber:

- Ela gostava de beber um pouco. Mas a gente acha que pode tudo, mas na verdade não pode. Eu pedi que ela pegasse um táxi se bebesse.

O atendente Antonio de Jesus Santos, de 23 anos, trabalha em frente ao bar onde Chris estava bebendo com as amigas. De acordo com ele, ela saiu do local visivelmente alcoolizada.

- Ela entrou no carro, quase bateu em um caminhão do lixo. O carro estava cambaleando. Dava pra perceber que ela não estava bem - relatou a testemunha.

FIM DAS FESTAS

Zona Sul pede fim de festas

Moradores se organizam para impedir megaeventos na orla e têm o apoio da Zona Norte

POR DIOGO DIAS

Rio - Moradores da Zona Sul declararam guerra aos megaeventos na orla. Vítimas do caos gerado no trânsito e fartos da depredação do espaço público, eles se mobilizam para limitar o número de festas à beira-mar. A iniciativa tem apoio de quem mora na Zona Norte, vai virar dossiê e será enviado ao Ministério Público pelo Movimento Rio Para Todos.

A proposta é manter só as festas oficiais e pulverizar outras por toda a cidade. O grupo, que reúne dezenas de associações de moradores de toda a cidade, tentará audiência com o prefeito Eduardo Paes. “Os eventos na orla são importantes, mas é preciso ter limites. Outras regiões do Rio podem e precisam de grandes eventos”, defende Augusto Boisson, presidente do Movimento Rio Cidade Legal.

Os últimos eventos na Zona Sul não deixaram boas recordações a muitos moradores. No Natal, o show de Roberto Carlos na Praia de Copacabana impediu famílias de se encontrar porque as vias foram interditadas para carros. Em abril, culto religioso reuniu 1 milhão de fiéis na orla de Botafogo e provocou engarrafamento em 13 bairros.

Para o presidente da Associação de Moradores do Entorno do Engenhão, Aníbal Antunes, que representa 23 bairros da Zona Norte, a região tem condições de sediar megaeventos. “Não temos o privilégio de receber o Roberto Carlos ou a Cláudia Leitte. Se na Zona Sul cria problemas, o show deveria ser aqui”.

Sujeira e danos ao ambiente incomodam

Os problemas gerados na orla da cidade por causa dos grandes eventos foram debatidos durante a semana no 1º Fórum de Discussão sobre a Realização de Sucessivos Eventos nas Praias da Zona Sul. A preocupação é que a presença de milhares de pessoas cause danos ao meio ambiente e ao mobiliário urbano.

“Temos que preservar nossa orla marítima, que é uma área de preservação ambiental. O evento acaba, mas o lixo e o cheiro de urina ficam”, comenta Augusto Boisson.

Para o vice-presidente da Associação de Amigos e Moradores do Leme, Francisco Nunes, a falta de banheiros públicos pode contribuir com a contaminação da areia. Ele critica também a quantidade de lixo jogado na praia.

“Depois dos eventos, a praia fica tomada por lixo. A urina infiltra na areia por causa do número insuficiente de banheiros públicos, e o cheiro fica insuportável. Isso pode transmitir doenças”, ressalta Nunes.

Procurada, a Prefeitura do Rio não se pronunciou.

Elevador no Cantagalo - Ipanema Total - Parte I .wmv

Elevador no Cantagalo - Ipanema Total - Parte I .wmv


SIDNEI TARTARUGA