PRAIA CHEIA !

sábado de praia cheia e o choque de ordem não impede a "altinha".


REUNIÃO DIA 10 / 01

A próxima reunião do Projeto de Segurança de Ipanema será, SEGUNDA FEIRA, dia 10/01 às 18hs. no Colégio Notre Dame .

SUGESTÃO DE PAUTA

1) – Lixo na encosta do Cantagalo – Rogério

2) - Jardineiros de Ipanema – Bruno e Cristina

3) - Ministério Público – Ignez

4) - Reunião Julio Lopes – Ignez

5) - Academia de ginástica na praia – Ignez /Georgeana

6) - Fórum de segurança de Ipanema – Waldemar

7) – Campanhas – Ignez/Rogério

8) – Grupo da praia – Bruno

9) - Plano Diretor – Maria Teresa



ACESSE O NOSSO BLOG – WWW.PSIPANEMA.BLOGSPOT.COM

PROJETODEIPANEMA@TERRA.COM.BR

ENTRE NO FACEBOOK E INDIQUE NOVOS AMIGOS - PSI IPANEMA

DEDIC – 14ª. DP – 23322866/ 23322880

DISQUE DENÚNCIA - 22531177

CARNAVAL 2011

Cabral diz que autorização para blocos de carnaval será negociável

Ana Claudia Costa

RIO - O governador do Rio Sérgio Cabral disse na manhã desta quarta-feira, após a inauguração do Banco Bradesco na Cidade de Deus, que a autorização para o desfile de blocos de carnaval será negociável de acordo com o tamanho do bloco. Na véspera, o presidente da Associação de Blocos Folia Carioca, Ricardo Rabelo, defendeu que os blocos tenham um tratamento diferenciado ao que é dado a grandes eventos .

A associação critica as exigências feitas pelo comando do 23º BPM (Leblon) para autorizar desfiles, e defende que as agremiações utilizem apenas o "nada a opor" da Riotur (concedido após consulta a órgãos municipais, como a CET-Rio e a Rioluz) e o da PM.

Cabral acrescentou que planejamento de segurança e assistência médica vai ser feito de acordo com a necessidade de cada bloco.

"
Queremos dar todo o conforto para aqueles que no momento de folia estejam precisando de atendimento público
"

CARNAVAL 2011

Blocos vão a Cabral contra exigências da PM

Selma Schmidt e Fábio Vasconcellos

.RIO - A primeira polêmica envolvendo o carnaval de rua do Rio já está na passarela do samba. Diante das exigências feitas pelo comando do 23º BPM (Leblon) para autorizar desfiles, o presidente da Associação de Blocos Folia Carioca, Ricardo Rabelo, pretende pedir uma audiência ao governador Sergio Cabral. Ele quer que as agremiações tenham um tratamento diferenciado ao que é dado a grandes eventos. Para isso, defende que os blocos sejam excluídos da resolução da Secretaria de Segurança que, desde 2007, estabelece as normas para a aprovação de eventos artísticos, sociais e desportivos no estado.

- O carnaval de rua traz divisas para a cidade. Não se pode exigir de um bloco o mesmo que se pede para a realização de um grande show como o da Madonna ou o dos Rolling Stones. Ninguém quer fazer nada à margem da lei, mas sim obedecendo a uma legislação adequada - diz Rabelo.

O líder da associação, que reúne 19 blocos, entende que bastam o "nada a opor" da Riotur (concedido após consulta a órgãos municipais, como a CET-Rio e a Rioluz) e o da PM.

- A resolução exige ainda autorização do Corpo de Bombeiros, da Fundação Parques e Jardins e da Polícia Civil. Os blocos têm também que contar com uma UTI móvel e postos de observação de tantos em tantos metros. Estamos indo ao 23º BPM, que está entregando a cópia da resolução e informando que só dará o "nada a opor" após o cumprimento de cada exigência - diz Rabelo, que também preside o Bafafá.

O protesto contra a exigência do cumprimento da resolução pelo 23º será o enredo da abertura extraoficial do carnaval dos blocos, no próximo domingo na Praça Quinze. A Riotur tem 465 blocos registrados, mas muitos não se reúnem em associações. Presidente da Sebastiana - que congrega os 12 maiores do Rio, entre eles o Simpatia É Quase Amor e o Suvaco do Cristo -, Rita Fernandes espera que a decisão tomada no carnaval passado pelo comando da PM, que não tratou os desfiles de blocos como eventos, seja mantida:

- Bloco de rua não é evento, é cultura - diz Rita.

O comandante do 23º BPM, tenente-coronel Roberto Garcia, explica que pretende analisar os pedidos feitos pelos blocos. Segundo ele, que assumiu o cargo há apenas dois meses, o batalhão não é contra os blocos:

- Estou sabendo por você que eles não teriam condições de cumprir a resolução. Talvez no passado tenha havido uma maior flexibilidade. Não sei. Vou analisar para saber - disse Garcia ao GLOBO.

Para a presidente da Associação de Moradores do Leblon, Evelyn Rosenzweig, não adianta exigir demais dos blocos:

- Não adianta forçar a barra para os blocos não saírem irem e saírem de qualquer maneira, sem autorização. A PM tem de dar a segurança. A prefeitura deve orientar o trânsito, pôr banheiros suficientes, impedir bebidas em garrafas e reprimir o excesso de ambulantes.

Diretor da Associação de Moradores de Ipanema, Roberto Motta diz ser favorável às exigências:

- Não temos nada contra a alegria, mas está na hora de botar um pouco de bom senso nessa questão. Absurdos acontecem durante a passagem dos blocos.

Já o presidente da Riotur e secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello, garante que cumprirá o seu papel:

- Vamos entrar com o bloco da prefeitura: Guarda Municipal, Comlurb, CET-Rio e Secrearia de Saúde, todos sob a batuta da Riotur.

No carnaval de 2010, blocos arrastaram até 30 mil foliões pelas ruas e 62 pessoas foram detidas urinando na rua - 14 delas só no tradicional Simpatia. Fiscais do Choque de Ordem também removeram 30 barracas de acampamento montadas irregularmente por ambulantes nas areias de Ipanema.

PRAIA DE IPANEMA -



Golfinhos nadam na Praia do Arpoador

Waleska Borges

RIO - Pelo menos quatro golfinhos foram vistos por banhistas na Praia do Arpoador, na Zona Sul do Rio, na manhã desta quinta-feira. Segundo bombeiros do G-Mar de Copacabana, a temperatura da água na Zona Sul está em 19 graus. ( Conseguiu registrar os golfinhos no Arpoador? Mande sua foto! )

Segundo o biólogo marinho e diretor do Instituto Aqualung, Marcelo Szpilman, o grupo de golfinhos pode ter aparecido em busca de cardumes de sardinhas e tainhas que estavam na área. Ele diz ainda que provavelmente a espécie é do tipo nariz de garrafa ou rotador, que seria comum na região.

- Eles vivem em nossa costa, no alto mar. Ficam nadando de um lugar para o outro. A presença dos golfinhos não é perigosa e não representado risco para os banhistas - explicou o biólogo, acrescentado que os golfinhos podem aparecer em qualquer época do ano.



PSI - INFORMA

Rio, 06/01/2011

Prezados srs.,

Em referência à matéria publicada no O Globo de 05/01/2011 sob o título, “Blocos vão a Cabral contra as exigências da PM”, o Projeto de Segurança de Ipanema, movimento voluntário e apartidário da sociedade, e o Quadrilátero do Charme de Ipanema, associação que congrega mais de setenta comerciantes do bairro, vem a público para dar seu inteiro apoio à atitude do cel. Garcia comandante do 23º. BPM.

Entendemos o seguinte:

1) É um abuso, que os presidentes as associações de blocos Folia Carioca e Sebastiana entendam que regras estabelecidas pela SESP e que visam dar a maior segurança possível à população, possam ser flexibilizadas em nome do interesse de seus respectivos grupos e em detrimento dos da população.

2) Esperamos que o governador Sergio Cabral não desautorize o seu secretário de segurança e o comandante do 23º. BPM.

3) A afirmação de que o carnaval de rua traz divisas para a cidade é relativa. Em Ipanema, a nossa experiência com 36 blocos no último carnaval foram: comércio, restaurantes, serviços e teatros fechados durante uma semana, acarretando enorme prejuízos para estes empresários exatamente no momento em que a cidade se encontra lotada de turistas.

4) Dizer que o carnaval de rua é cultura também é uma afirmação que não se sustenta. Vejamos:

a) Ser cultura quer dizer que tudo pode?

b) Que cultura popular é esta que só sobrevive com os generosos subsídios e patrocínios que recebe?

c) Como fica a venda indiscriminada de bebidas que nos deixa o espetáculo deprimente de crianças e adolescentes bêbados nas nossas ruas?

d) E a distribuição de propaganda das marcas de bebida patrocinadoras para crianças de até 2 anos, levando as à indução de que o álcool é lúdico e que não oferece maior perigo para elas?

5) Qual é o objetivo real das patrocinadoras? Será realmente o apoio à cultura popular? No nosso entender elas estão atrás da imensa mídia em escala mundial que os grandes eventos na cidade proporcionam. Esta mídia não tem preço e só grandes eventos é que vão gera la. Não importa os incômodos, tais como sujeira, barulho, impedimento do direito de ir e vir e a insegurança, assim como os prejuízos sofridos pela população. Que crianças se viciem em álcool prematuramente, ou que outras se acostumem desde a tenra idade com a idéia de que a bebida é benéfica e lúdica. O objetivo é a repercussão mundial do evento exibindo as marcas patrocinadoras pelos quatro cantos do mundo.

6) As normas para a realização de eventos existem e devem ser cumpridas, por todos, aliás, como todas as normatizações vigentes. Precisamos entender de uma vez por todas que esta flexibilidade diante de normas e leis foi o que levou a nossa cidade ao descalabro em que nos encontramos hoje. Estamos pagando um preço muito alto e com muito sacrifício, para conseguirmos ordenar de novo o nosso espaço público.

Ignez Barretto – Projeto de Segurança de Ipanema – 93984020

Bruno Pereira – Quadrilátero do Charme de Ipanema - 99145092




LIXO DE IPANEMA- CANTAGALO



Lixão na encosta do Cantagalo faz moradores do asfalto e da favela reclamarem da sujeira, do mau cheiro e da proliferação de insetos

Rafael Galdo

RIO - Uma montanha de lixo despejado irregularmente numa encosta no Morro do Cantagalo, em Ipanema, contrasta com o cenário da favela, que ganhou uma UPP em 2009 e foi beneficiada por obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os detritos estão a cerca de cem metros do elevador e do Mirante da Paz - um dos marcos da transformação do Cantagalo -, deixando preocupados moradores tanto da favela como do asfalto, por causa do mau cheiro e da proliferação de insetos.

Moradora de um edifício da Rua Nascimento Silva, Ivone Ferraz contou que há alguns anos o terreno já era usado como depósito de lixo. No entanto, antes a quantidade de detritos era pequena. Além disso, o lixo era sempre recolhido ou queimado pelos garis comunitários que trabalhavam na favela. Nos últimos meses, porém, o despejo na encosta aumentou.

- Desde então, temos convivido com mosquitos e moscas. Por isso, somos obrigados a manter as janelas fechadas. Em dias de sol, o cheiro é muito ruim. Já telefonei para a ouvidoria da Comlurb reclamando e recorri até ao comando da UPP, mas nada aconteceu - disse Ivone.

Uma vizinha dela, que se identificou apenas como Andréa, já flagrou até pessoas com uniformes da Comlurb jogando lixo no terreno:

- Outros moradores já presenciaram a mesma cena. Despejam de garrafas a entulho e móveis velhos.

O problema também incomoda a dona de casa Franci Matos, moradora de um dos prédios construídos pelo PAC.

- O caminhão de coleta da Comlurb só passa pelas ruas principais (Estrada do Cantagalo e Rua Saint Roman). Os moradores que vivem mais distantes têm que levar o lixo até caçambas nessas vias. Mas muitos jogam na encosta. É preciso um trabalho para conscientização da população - disse.

Valquíria Cardoso Maciel, que vive ao lado do lixão, diz que começou a ter problemas na pele:

- O lixão é um risco à nossa saúde.

Os garis comunitários deixaram de atuar no Cantagalo entre o fim de novembro e o início de dezembro, segundo a Comlurb. A companhia promete fazer uma grande de limpeza no local no sábado. Sobre a denúncia de que pessoas com roupas da Comlurb despejam lixo na encosta, a empresa não se pronunciou.

CONVITE

A 14a. DP mandou este convite a todos os membros do PSI que possam se interessar em fazer os cursos sobre direitos humanos. Acho super interessante e como as opções de datas são muitas, ficará mais fácil. O momento de construir uma cultura de paz é este, o assunto não pode ser mais atual.

Um abraço,
Ignez
=================

ACADEPOL – CONVITE

1º CURSO EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – “CONSTRUINDO UMA CULTURA DE PAZ”

A Diretora da Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra, Delegada de Polícia, Dra. Fabíola Martire M. Willis Fernandez, no uso de suas atribuições legais, CONVIDA toda a classe policial e amigos, para comparecimento à ACADEPOL e participação no 1º CURSO EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – “CONSTRUINDO UMA CULTURA DE PAZ”.

INSCRIÇÕES: instituto.ihv@ig.com.br HORÁRIO:10:00h à 12:00h

DIAS: segundas-feiras e quartas feiras. LOCAL: ACADEPOL (sala 15)

PERÍODO: 03 de janeiro à 16 de março de 2011.



PALESTRANTE
DISCIPLINA
DATA

ABERTURA
André Luiz Franco Pereira
03/01/11

Balanço Histórico sobre os Direitos Humanos
Marlucia Santos de Souza
05/01/11

Educação, Direitos Humanos e Cultura da Paz. Desafios Contemporâneos
Maria Tereza Goudard Tavares
10/01/11

O Estatuto da Criança e do Adolescente / Considerações sobre os “incluídos” e “excluídos” sociais
Pedro Roberto da Silva Pereira
12/01/11

Soberania do Estado e universalidade dos Direitos Humanos;

Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes
Vera Cristina Pereira de Souza Azeredo
17/01/11 e 19/01/11

Saúde: uma questão de cidadania
Ruth Floresta de Mesquita
24/01/11

Direitos Humanos e Negociação de Conflitos
Sérgio Alves Henderson
26/01/11

Os Direitos Humanos das Mulheres;
Georgia Bello Corrêa
31/01/11

Políticas Públicas / Direitos Humanos
Gleyde Selma da Hora
02/02/11

Lei 11.340/06 - Lei Maria da Penha - Conhecendo a legislação e seus aspectos controvertidos
Ana Paula Scimmarella
07/02/11

Considerações Sobre Violência Contra Mulher
Simone Estrellita
09/02/11

Educação: uma ponte para o mundo
Icléa Lages de Melo
14/02/11

Direitos Humanos na Dimensão da Segurança Pública
Maria Isabel M. Marmello
16/02/11

O Abuso Sexual Contra Crianças: Fortalecendo a Rede e Promovendo Direitos
Emerson Brant
21/02/11

Homofobia
Luciane Berni
23/02/11

Intolerância Religiosa e Racial
Henrique Pessoa
28/02/11

Reconhecimento e Convívio com a Diversidade

Dimensões da Identidade Pessoal e Cultural
Isaias Bezerra de Araújo
02/03/11 e 14/03/11

CULMINÂNCIA
Fabíola Martire
16/03/11

MORTE EM HOTEL



Turista americano é encontado morto em hotel de Ipanema
POR MARCELLO VICTOR

Rio - O turista americano Christopher Alan Lutile, de 43 anos, foi encontrado morto no quarto do Hotel Sol Ipanema, na Zona Sul, na tarde desta terça-feira. Peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) recolheram utensílios, entre copos e talheres, além de equipamentos eletrônicos, objetos e documentos pessoais da vítima para análise.

Segundo policiais da Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Deat), não foram encontrados sinais de violência no corpo de Chistopher e no quarto onde ele estava hospedado. A polícia trabalha com duas hipóteses: mal súbito ou suicídio.

.

METRÔ




Começa a escavação do túnel que ligará Ipanema à Barra

Rio - O governo do estado do Rio de Janeiro iniciou nesta terça-feira as escavações do túnel da Linha 4 do metrô, que ligará Ipanema, na Zona Sul, à Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade. A nova fase das obras começa depois da conclusão, no final do ano passado, do túnel de serviço, que serve de acesso ao pavilhão principal.

.
As escavações do túnel devem avançar cerca de 4.5 metros por dia Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Segundo o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, a nova linha de metrô vai desafogar o trânsito da Barra da Tijuca, bastante castigado pelos congestionamentos. “Os usuários da Barra da Tijuca, em razão das dificuldades de tráfego, serão os maiores beneficiados. Mas ganha com isso toda a população do Rio, que melhora substancialmente sua mobilidade, qualidade de vida, conforto e segurança em todos os seus deslocamentos”, disse o secretário.

O investimento na construção dos 14 quilômetros de via está estimado em R$ 4 bilhões e será bancado com dinheiro público. A intenção é que a obra esteja concluída em dezembro de 2015. A Linha 4 terá seis estações e será usada por cerca de 230 mil pessoas diariamente.

.