UOP



Estacionamento irregular na mira da UOP de Ipanema

Bairro ganhará uma Unidade de Ordem Pública na segunda-feira, com efetivo de 234 guardas

Rafaela Santos

Carro para irregularmente na Maria Quitéria:

prática é alvo da UOP

Pedro Kirilos / O Globo


RIO - A quarta Unidade de Ordem Pública (UOP) da cidade chega a Ipanema na próxima segunda-feira com o desafio de coibir uma das principais irregularidade praticadas no bairro: o estacionamento em locais proibidos. A unidade da Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) vai fiscalizar ilegalidades na região que abrange as ruas Barão da Torre, Visconde de Pirajá, Prudente de Morais, Farme de Amoedo, Barão de Jaguaripe, Joana Angélica, Vinícius de Moraes, Teixeira de Melo, Maria Quitéria e Garcia D’Ávila, além da Avenida Epitácio Pessoa. Para fiscalizar a área de 470 mil metros quadrados, a UOP contará com 234 guardas municipais.

Numa ronda feita pelo GLOBO na tarde de quinta-feira, foram encontrados mais de 70 carros e motos parados sobre a calçada e em fila dupla. Quase metade desses veículos estava estacionada fora da área delimitada para a UOP. Em algumas ruas com grande índice de estacionamento irregular, como Maria Quitéria e Joana Angélica, apenas nos trechos entre as ruas Visconde de Pirajá e Barão da Torre haverá fiscalização.

O secretário de Ordem Pública, Alex Costa, garante que a área delimitada para a UOP concentra os maiores problemas. Para ele, a desordem nas outras vias pode ser controlada pelo efetivo já existente no bairro.

— A área foi decidida depois de uma pesquisa feita com os guardas que atuam na região — disse o secretário.

Os agentes da UOP vão fiscalizar também irregularidades como o comércio ambulante não autorizado e a ocupação de calçadas por mesas de restaurantes sem permissão. A presidente da Associação de Moradores de Ipanema, Maria Amélia Loureiro, diz que acha estranho delimitar uma área para a fiscalização:

— O certo seria atuar em todo o bairro. Para começar está bom, mas é preciso ter cuidado para a desordem não sair de um lugar e ir para outro.

A exemplo do que acontece nas outras UOPs — na Tijuca, Centro e Leblon —, os guardas de Ipanema terão radiotransmissores e computadores de mão com mini-impressoras. Com o equipamento, poderão registrar e transmitir em tempo real as irregularidades para uma central da Guarda Municipal. A base de apoio da UOP de Ipanema ficará na inspetoria da guarda localizada na Rua Mário Ribeiro, no Leblon. Os agentes terão 11 viaturas, quatro motos, nove bicicletas, cães treinados e equipamentos não letais.

No fim do mês, será a vez de Copacabana receber uma UOP. Em 2012, Botafogo, Flamengo, Glória e Catete também ganharão uma unidade. A meta é chegar ao fim do ano que vem com três mil guardas nas UOPs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário