UOP EM IPANEMA


Pelotão da ordem começa a agir em Ipanema

Estacionamento irregular será principal desafio da UOP do bairro, que será inaugurada hoje com 234 guardas

Marco Grillo


Flanelinha sinaliza para motorista na Rua Barão da Torre

Eduardo Naddar / O Globo


RIO - Os motoristas acostumados a rodar por Ipanema conhecem bem o problema da falta de vagas. Para driblar a questão, alguns recorrem a artifícios ilegais. Em dois dias de ronda pela ruas da região, a equipe do GLOBO constatou irregularidades como carros estacionados na calçada, em fila dupla, além da livre atuação dos flanelinhas. Será esse o cenário encontrado pelos agentes da Unidade de Ordem Pública (UOP) que será inaugurada nesta segunda-feira no bairro. Quarta unidade da cidade, a UOP de Ipanema terá 234 guardas municipais, 11 viaturas, 4 motos, 9 bicicletas, cães treinados e armamentos não-letais.

Veja também
Região da nova unidade
Estacionamento irregular na mira da UOP de Ipanema
Moradores reclamam de atuação da Guarda Municipal no Leblon
Ao longo da Rua Visconde de Pirajá, mais de 20 veículos foram flagrados em fila dupla. Além da via, estão dentro do perímetro de atuação da UOP a Avenida Epitácio Pessoa (no trecho do Jardim de Alah) e as ruas Barão da Torre, Prudente de Morais, Farme de Amoedo, Barão de Jaguaripe, Joana Angélica, Vinicius de Moraes, Teixeira de Melo, Maria Quitéria, Garcia D'Ávila, totalizando uma área de 470 mil metros qudrados. A Avenida Vieira Souto, uma das principais do bairro, ficou de fora. Segundo o secretário especial da Ordem Pública, Alex Costa, a região de atuação foi determinada com base em um estudo da prefeitura.

— De qualquer forma, este recorte da unidade pode aumentar ou diminuir de acordo com a necessidade — afirmou o secretário, garantindo que o efetivo da Guarda Municipal que já atuava no bairro continuará lá.

Na Rua Redentor, também fora da UOP, 12 carros estavam estacionados em cima da calçada, apenas no trecho entre as ruas Joana Angélica e Garcia D’Ávila. Já os flanelinhas foram encontrados dentro e fora do perímetro de atuação. Na Barão da Torre, quase na esquina com a Vinicius de Moraes, um guardador ilegal orientava os motoristas sem ser incomodado. Na Alberto de Campos, fora da UOP, dois flanelinhas agiam livremente.

O consultor de telecomunicações Marcos Ferreira, que vive em Ipanema há quatro anos, destaca os carros em fila dupla e a imprudência de alguns motoristas como os principais problemas da região:

— Sempre tem acidente na esquina da Nascimento Silva com a Aníbal de Mendonça. Os motoristas não respeitam a sinalização de "pare" no chão.

A Seop informou que o objetivo da Guarda Municipal é coibir a atuação de ambulantes não autorizados, a ocupação das calçadas com mesas e cadeiras, além dos problemas de estacionamento irregular. Para isso, o patrulhamento será feito com o auxílio de rádios transmissores e palmtops, acoplados a mini-impressoras, onde as irregularidades serão registradas e transmitidas para uma central.

A inspetoria da Guarda Municipal, na Rua Mário Ribeiro, no Leblon, servirá como base de apoio para a unidade. A Seop informou ainda que não haverá rotatividade de efetivo, garantindo que um determinado grupo de guardas cuide sempre da mesma área. O secretário Alex Costa afirmou que Copacabana será o próximo bairro a receber uma Unidade de Ordem Pública, no próximo dia 20.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário