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Zona Sul começa a receber as obras do metrô em fevereiro de 2012

Moradores de prédios dos trechos interditados não terão acesso a garagem


POR PÂMELA OLIVEIRA

Rio - Ruas e praças começarão a ser interditadas em fevereiro de 2012 para as obras da linha 4 do Metrô, que ligará Ipanema a Barra da Tijuca. De acordo com o secretário de Estado da Casa Civil, Régis Fichtner, que apresentou o mapa das interdições nesta quinta-feira no Palácio Guanabara, cerca de 500 metros de vias públicas serão interditados para construção de 4,5 km de obras no trecho Zona Sul.

"Não há no mundo inteiro como fazer uma obra desta magnitude sem que haja algum transtorno à população, mas os benefícios serão muitos. Vamos ter dois anos de transtornos e depois benefícios para população. Vamos ter que viver com algumas dificuldades por conta de um bem maior para nossa cidade", disse Fichtner .

A Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, ficará fechada de fevereiro de 2012 a fevereiro de 2013. Segundo Fichtner, a feira que acontece às sextas-feiras será transferida para outro local. Em maio, 60% da praça será devolvido à população.

Por nove meses (entre fevereiro e outubro), o trecho da Atualfo de Paiva entre as ruas Anfrânio de Melo Franco e Borges de Medeiros, no Leblon, terá o trânsito em meia pista apenas para a passagem de ônibus do Sistema BRS. Outro trecho da Avenida, entre a rua General Urquiza e Av. Bartolomeu Mitre, também será parcialmente interditada, permitindo apenas o tráfego de ônibus dos sistema BRS. Moradores de prédios localizados nos trechos interditados para veículos não terão acesso a garagem: o governo afirmou que eles terão acesso a a serviço de manobrista 24 horas que guardarão so carros em prédios próximos.

O governo apresentou sugestões de desvio de trânsito à CET-Rio e caberá ao órgão as modificações:

Ainda durante as obras, duas estações do metrô - General Osório e Cantagalo - que passarão por obras para conexão com a Linha 4 serão fechadas por oito meses. Isso vai ocorrer de dezembro de 2012 a julho de 2013. Nesse período, a estação Siqueira Campos voltará a ser a estação terminal da Linha 1.

A partir da obtenção das licenças para o trecho Sul, serão iniciadas, simultaneamente, as escavações das quatro novas estações na Zona Sul: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental e Gávea. Todas precisam ser escavadas ao mesmo tempo para a passagem do Shield (“Tatuzão”), equipamento que vai perfurar os túneis subterrâneos na Zona Sul, sem a necessidade de abrir valas na superfície e ao longo das ruas. Um equipamento deste porte será utilizado pela primeira vez em uma obra do Estado do Rio, operando a cerca de 12 metros abaixo do solo, de forma silenciosa, e sem impacto para a população.

Segundo dados do Governo do Estado, a Linha 4 do metrô vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Iniciadas em junho de 2010, as obras serão concluídas em dezembro de 2015. O trecho Oeste (Barra - Gávea) e a expansão da estação General Osório já possuem licença ambiental e de execução e, por isso, as obras já começaram.

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