PRESÉPIOS

Rio de Janeiro abre Festival de Presépios

Da Redação, com Arquidiocese do Rio de Janeiro

Na sexta-feira, 2, às 19h, foi realizada no Jardim de Alah, em Ipanema, a cerimônia de abertura do Festival de Presépios 2011. O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, abriu o Festival com uma benção de boas vindas aos presentes e falará também do objetivo do evento que é resgatar o verdadeiro significado do Natal – Nascimento de Jesus – através da arte dos presépios.

Organizado pela Dez Mais Promoções e Eventos, com os apoios da Prefeitura do Rio de Janeiro, Governo do Estado e Arquidiocese do Rio, o Festival de Presépios é considerado pelo Guiness World Records a maior exposição de Presépios Natalinos em tamanho grande a céu aberto do mundo. Em sua 3ª edição, o evento mostrar a diversificação da arte genuinamente brasileira com obras de estilos, técnicas e materiais variados.

O Festival foi aberto ao público na manhã deste sábado, 3, e traz vinte e nove presépios distribuídos pela cidade e uma Vila do Papai Noel instalada no Jardim de Alah. Com o tema “Natal do Polo Norte”, o espaço concentra vinte trabalhos, além de atividades e shows gratuitos para toda a família. Entre os outros nove presépios espalhados pelo Rio, três estão expostos na Lagoa Rodrigo de Freitas, enquanto Leblon, Barra, Rocinha, Cidade de Deus, Complexo do Alemão e Morro Santa Marta têm um cada.

O destaque deste ano é o presépio produzido por portadores de deficiência visual da Oficina de Cerâmica do Instituto Benjamim Constant. Participam também do Festival artistas de outras cidades e estados como Petrópolis, Niterói, Cachoeira de Macacu, Volta Redonda, Paraty, Fortaleza (CE), São Mateus (ES), Bento Gonçalves (RS) e Barbacena (MG).

A Vila do Papai Noel oferece também praça de alimentação, lounges, e uma vasta programação cultural gratuita durante todo o mês de dezembro. Serão apresentados vários espetáculos infantis, shows musicais, corais e atrações como a Casa do Papai Noel, Fábrica de Brinquedos, entre outros.

A arena do Festival funciona diariamente de 3 a 25 de dezembro, das 10h às 22h. A programação infantil (Vila do Papai Noel) será realizada todas as sextas-feiras, sábados e domingos, a partir das 17h. Para conferir a localização dos presépios e a programação das apresentações culturais acesse o site www.festivaldepresepios.com.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário