PEDALINHOS


Proprietário diz que Little Boat funcionará nesta sexta-feira

Fiscais começaram a retirar da Lagoa pedalinhos da empresa, que opera sem autorização

Célia Costa

Fiscais da subprefeitura da Zona Sul retiram um dos pedalinhos da empresa Little Boat, que operava na Lagoa sem autorização

Pablo Jacob / O Globo


RIO - Fiscais da subprefeitura da Zona Sul começaram na quinta-feira a retirar da Lagoa Rodrigo de Freitas os pedalinhos da Little Boat, empresa que funciona há quatro meses sem autorização do Corpo de Bombeiros. Quatro embarcações foram levadas em reboques para o depósito da Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop), no Rocha, e restante deveria ser retirado pelo proprietário a partir desta sexta-feira. Mas a história está longe do fim. O dono da Little Boat, Paulo Vilas Boas Vargas, contesta a subprefeitura da Zona Sul. Segundo ele, toda a documentação requisitada foi entregue, inclusive a fornecida pelo Corpo de Bombeiros. E mais: mesmo tendo parte de sua frota de pedalinhos apreendida, Vargas disse que vai funcionar normalmente a partir das 9h desta sexta-feira.

— Estão dizendo que não tenho autorização. Mas tenho sim. Não é verdade que a empresa foi interditada em agosto. Até hoje não recebi qualquer auto de interdição — argumentou o proprietário da Little Boat.

Empresas que operam pedalinhos na Lagoa são impedidas de funcionar
Vargas garantiu ainda que, além da autorização dos bombeiros, tem permissão da Capitania dos Portos e uma licença transitória da prefeitura. A empresa, segundo ele, funciona desde 1984 e, até o último sábado, não tinha registrado nenhum tipo de acidente. Nesse dia, um pedalinho naufragou com um casal.

O dono da empresa havia recebido um prazo de 24 horas — que expirou às 14h de quinta-feira — para apresentar toda a documentação necessária para seu funcionamento. No entanto, ele não entregou o principal deles: a liberação do Corpo de Bombeiros.

A subprefeitura informou que tentou notificar a empresa na terça-feira. Segundo o órgão, fiscais estiveram duas vezes na Lagoa, mas não encontraram nenhum representante da Little Boat para apresentar a notificação. O responsável foi comunicado no final da tarde daquele dia por telefone, mas o documento só tem validade a partir da data do recebimento pelo representante da empresa.

Na quinta-feira, segundo fiscais da subprefeitura, a Little Boat apresentou apenas uma apólice de seguro de responsabilidade civil, cartão de CNPJ, nota fiscal da compra de coletes salva-vidas e a habilitação e licença da condução da lancha de apoio. Além do certificado do registro do Corpo de Bombeiros — que estava vencido desde janeiro deste ano —, a empresa não entregou o certificado de vistoria e atestado assinado por um engenheiro naval.

Para voltar a operar na Lagoa, além de apresentar toda a documentação exigida, a Little Boat terá que receber a aprovação da prefeitura. Os pedalinhos retirados da Lagoa na ação de quinta-feira, segundo fiscais da subprefeitura, estão à disposição do proprietário. Ele pode até retirá-los do depósito. Só não pode levar os equipamentos de volta para a Lagoa.

A Irmãos Klein, a outra empresa que opera pedalinhos na Lagoa, também foi notificada e, segundo a subprefeitura, já apresentou a documentação necessária e, por isso, continua operando normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário