LAGOA


Enviado por Equipe de Rio -

Lagoa tem nova iluminação

A Lagoa Rodrigo de Freitas ganhou ontem uma nova iluminação com tecnologia LED. Foram instaladas 540 luminárias, que proporcionarão maior luminosidade, com menor consumo de energia. A nova iluminação gera uma luz branca e uniforme, que permite melhor identificação de cores e condições de visibilidade para o tráfego de veículos, ciclistas e pedestres.

- Entregamos aqui um presente da prefeitura para um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. É o primeiro logradouro público iluminado a LED. Esse investimento tem um duplo efeito para a cidade: reduz em 50% o consumo de energia e aumenta em quase 40% a luminosidade. Passamos a ter aqui um dos principais cartões postais da cidade, mais iluminado, com mais qualidade, mais atrativo e consumindo menos energia, garantindo a sustentabilidade do Rio – afirmou o secretário Carlos Roberto Osorio.

Foram trocados todos os postes da orla da Lagoa, incluindo os que sofreram com processo corrosivo ao longo dos anos. Os novos são de aço com 4,5 metros e na base possuem sapatas que os elevam do solo e permitem o maior controle da corrosão. Os velhos postes serão levados para a Gerência de Materiais da Rioluz. Depois de avaliação técnica, eles serão recuperados com tratamento especial e pintura específica para reutilização em outros logradouros da cidade.

A substituição reduzirá em 50% o consumo de energia, o suficiente para iluminar 360 casas por um ano.
As luminárias escolhidas obedecem aos padrões europeus RoHS (Restriction of Hazardous Substances), não contém materiais prejudiciais ao meio ambiente e oferecem redução de 50% na emissão de CO2, considerando a emissão anual de 0.536 kg CO2 por kWh (European average from Eco-Invent). A nova iluminação também terá maior durabilidade, chegando a 50 mil horas de vida útil (11 anos considerando o uso diário de 12 horas).


Nenhum comentário:

Postar um comentário