CARTA MANDADA AO "O GLOBO"

Metrô e caos


Se um simples estouro de uma tubulação de esgoto , em Ipanema, causou afundamento do asfalto após infiltração de esgoto, imaginem o que poderá acontecer com a obra gigantesca
do metrô em Ipanema-Leblon , com o tal "tatuzão" que será utilizado de forma pioneira bem
como sua estratégia de operação.


Ipanema foi construída sobre um grande areal.Que nossas "autoridades" levem isso em grande consideração.E não a sua vaidade pessoal e preocupação com os turistas que virão para a Copa e Olimpíadas...Estas passarão - os transtornos permanecerão.Como afirmar que os motoristas deixarão de utilizar seus automóveis ? Os moradores de Ipanema consultados temem a reedição do epísódio do "Palace II", nesse caso podendo ocorrer em série.


Em um país em que a vida humana vale nada , vide : assassinatos a torto e a direito;vítimas ( muitas fatais) causadas por chuvas torrenciais causando desabamentos, todo ano; tragédias no Morro do Bumba;do bondinho de Santa Tereza; do restaurante que foi pelos ares na Pça.Tiradentes; da barca que faz a travessia Rio-Niteroi; do pedalinho da Lagoa que acabou afundando a 4 metros de profundidade...todos poderiam ser evitados se houvesse um gerenciamento de riscos inteligente ; uma política de prevenção eficiente ; responsabilidade.Mas , não ! O cidadão que se dane ! Que êle reze para não ser mais uma vítima !

Aos responsáveis pela concessão das licenças de impacto ambiental, no caso do metrô, pedimos cautela, sensatez, honestidade, principalmente.

Aproveitando a oportunidade : Que a Praça Nossa Senhora da Paz seja devolvida à população com as mesmas árvores centenárias, espécies em extinção; com a mesma vegetação abundante , com o mesmo canto dos pássaros.Não aceitaremos chão duro de pedra portuguesa, coqueirinhos e árvores de pau-brasil que não sombreiam nada ! e que não se transforme em Terminal Rodoviário , mesmo destino da Pça.General Osorio e entorno, no momento.Se não respeitam o tombamento por Decreto no.23.161,de 2003-( ...estão ainda incluídas nessa área a Pça.Nossa Senhora da Paz...) que ao menos respeitem o desejo dos moradores

Penhoradamente agradecemos !


Aos palpiteiros de plantâo :


Progresso, sim ! Descaso com a vida humana , não !

Maria da Graça C F

3 comentários:

  1. voces estao aceitando o metro na praca? e isso mesmo?
    que progresso e esse?
    Ipanema tem 8 ruas e querem colocar 3 estacoes...isso e progresso

    ResponderExcluir
  2. parece que vc não lê jornais ! Lutamos e continuamos a lutar ,mas não depende de nós,esses políticos fazem o que querem !
    NÒS NÃO QUEREMOS ESSA ESTAÇÃO !!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nao queremos este metro! Queremos o traçado original.Cade ele? Roubaram? Cade a mobilização,gente? Pra que serve este site? Paralisação dessa loucura- JÁ!

    ResponderExcluir