CARTA MANDADA

Assunto: A Turma do Atraso
Para: vejario@abril.com.br
Cc: cartas@oglobo.com.br



Senhores,

Tem a imprensa o dever de publicar verdades.Esclarecer e não confundir os leitores.

Infelizmente , na cobertura da polêmica - que não é de araque como desrespeitosamente considerou , à pag.34,da edição no.44 - o articulista está completamente equivocado , publica inverdades, em trabalho tendencioso.A troco de quê ?
Senão vejamos :

1.Na página 10 a revista mostra linda foto daPça.NSPaz - motivo de nosso
orgulho e uma das razões pelas quais não a queremos descaracterizada.
Igualmente, apresenta resultado de enquete cujo resultado diverge daquele que coletamos , através abaixo-assinado . levado ao Ministério Publico quando 91% dos entrevistados foram contrários àquela estação.A nossa foi colhida entre moradores do bairro , em trabalho minucioso, com nome e endereço.Foi levado em conta o impacto causado à Praça e aos seus frequentadores,sobretudo porque já temos metrô no bairro.A de VejaRio foi obtida através de que método de aferição ?

2.A resposta obtida pela revista alegando que 72,9% a aprovam - pode ser questionada.Enquanto os 20,8% alegam um motivo provável, real , a parte contrária alega suposições.Como afirmar que vai melhorar o fluxo ? Raciocinem :

2.1.O Centro da Cidade tem várias estações de metrô e o fluxo de veículos particulares e coletivos é infernal.Idem Copacabana , com 3 estações.Mesmo com a implantação do BRS o trânsito é confuso e a propria imprensa já divulgou que a diferença de tempo economizado no trajeto é irrelevante ;

Voltemos à pág.34 : Nas primeiras linhas do texto, VejaRio concorda que é válido o protesto para chamar a atenção do governador, mas que deveríamos reclamar sobre outros problemas.Estamos em uma democracia, não é mesmo ? Não venham os senhores, portanto nos dizer sobre qual assunto devemos protestar.Não lhes damos esse direito.Ainda somos livres para decidir.

Repudiamos veementemente a opinião do articulista e endossada pelos responsáveis pela circulação da revista de que deveríamos nos mobilizar por outras causas.Fiquem os senhores cientes de que além de ser uma das organizadoras daquele evento de 22/10, também . como cidadã brasileira comum , participo de passeatas contra a corrupção , como as que ocorreram recentemente na cidade.Escrevo regularmente para a seção de cartas de O GLOBO , sobre os mais diversos assuntos - e sinto-me honrada em ter minhas opiniões publicadas, algumas com destaque, também com frequencia.As ultimas foram no dia 18/10 sobre as denuncias envolvendo o ex-Ministro de Esportes e a mais recente no ultimo dia 27/10 sob o título " Dois Presidentes ".Mas já escreví e tive cartas publicadas sobre diversos assuntos.Os recortes são guardados , com carinho.Portanto, ridicularizar o nosso grupo, tratando-nos como pessoas alienadas ou atrasadas é de péssimo gosto, desinformação , maldade. E assim como eu, outros moradores participantes do Movimento Pró-Praça, idosos, que ainda compram periódicos impressos o fazem, assim mantendo a sobrevivência de jornais e revistas e , consequentemente , o emprego de seus funcionários.Ouvir os dois lados, sim.O debate é saudável.Ofender, não ! Logo, a reclamação de V.Sas. não procede.Estão completamente enganados.

Mais adiante mencionam o episódio de Higienópolis,SP.Como adoram repetir à exaustão e fazer comparações ! Esse estilo " Big Brother " de informação a quem interessa ? Mais uma vez ponto para nós. Não há comparação.Que algumas pessoas se valham desses argumentos por serem ignorantes ou providos de sentimento de inferioridade, até entendemos. Mas não os jornalistas.Ah, vocês não ! É inadmissível.
Só para " lembrá-los " : O metrô foi inaugurado em Ipanema em dezembro de 2009.Jamais fizemos qualquer tipo de objeção.Pelo contrário. Ficamos animados diante da possibilidade de termos uma opção de transporte ágil, que nos pouparia tempo.Repetimos - parece que vcs não querem entender ou se fazem de desentendidos : Já temos metrô , o que não concordamos é com a estação ora pretendida pelos motivos que já expusemos ; pelo tombamento da Praça , pela manutenção do pulmão verde de Ipanema e por seus frequentadores, sejam estes moradores ou não.A alegação da Secretaria de governo de que dezenas de milhares de pessoas que passam pelo metrô seriam beneficiadas também não justifica. JÁ são beneficiadas há quase dois anos e continuarão sendo, sobretudo diante da perspectiva da estação futura de Jardim de Ala. E quanto ao " gente diferenciada" , que igualmente utilizam, de forma provocativa , pergunto : Os senhores foram bons, na escola, em interpretação de texto ? "Gente diferenciada" pode ser interpretada para o bem ou para o mal.Depende da cabeça/pensamento e coração/sentimento de cada um.Em um Rio de Janeiro com tantas mazelas , tantos conflitos, com bondinhos se espatifando pelas esquinas , matando e sequelando inocentes ; em um Brasil com tantos casos de corrupção; cracolândias ; estudantes desequilibrados, desrespeitando, agredindo física e verbalmente professores; hospitais em situação calamitosa por conta do descaso e incompetência dos gestores publicos - " gente diferenciada " para mim é quem é honesta , trabalhadora, bem-educada , que não joga papel no chão , não polui as praias, as matas e quem respeita os animais e o próximo, sobretudo os mais velhos.Porque experiência de vida é patrimônio que jamais poderá ser usurpado. Qualidades que, por exemplo , o empresário que teve declaração infeliz publicada, em 25/10/2011, no Segundo Caderno/OGlobo certamente não têm pois foi extremamente preconceituoso , desrespeitoso com os participantes de nosso movimento.
Para os mal-educados e ignorantes, para aqueles que carecem de valores éticos, perguntamos : aposentados são o quê ? Trastes ? Inuteis ? Não pagam impostos ? Não consomem ? Não sofrem com as mazelas da cidade e do país ? Não participam do cotidiano ? Não votam ?

Relembrando a propaganda " Eu, sou você amanhã".Com a palavra, as Associações de Aposentados...Senhores da revista, desinformados , recomendamos assistir o filme RED ( Retired and Dangerous ) - Velhos e Perigosos... Já não se faz mais velhinho como antigamente, podem crer.Pelos ultimos estudos e projeções, essa parcela da população - acima de 60 anos - continua em franco desenvolvimento , para desespero da Previdência Social.Cansou de ficar calada.Tornou-se participativa.A quem interessa calar suas vozes ? Provavelmente seus votos farão a diferença nas próximas eleições.Tomara !

O tal empresário entrevistado tirou suas próprias conclusões baseado no ódio e na contrariedade.Os organizadores do Movimento jamais atacaram ninguém.Ataques, agressões de forma contínua - pedem resposta à altura.
Ou acham que não sabemos reagir contra a artilharia fedorenta ? Por questões de sobrevivência, sabemos ,sim !

Comparem as declarações publicadas - de um lado e de outro.

Lí frase curiosa , na cobertura do evento : .." Não houve registro de confusão" ...Queriam o quê ? Não queimamos pneus, não fazemos barricadas.No máximo , com tantos velhinhos presentes, alguns mais exaltados , poderia ter havido episódio de alguns darem boas bengaladas - daquelas muito bem dadas, como já ocorreu no passado, naquela figura petista de grande rejeição.

Fomos ingênuos.Enfeitamos a Praça com cachos de bolas verdes , doamos mudas de plantas.As consequências advindas daquela manifestação têm nos mostrado que estamos lidando com pessoas malvadas, capciosas.Deveríamos ter contratado cinegrafista e produtora independentes para registrar o evento no qual compareceram
503 pessoas, pela lista de adesões, com nomes e endereços e não 200, como declarou a mídia.Quinhentas e três pessoas, com pouquíssima divulgação ! Em meio a mais de 500 adesões pró-Praça , 3 depoimentos a favor da estação. Bolas não documentam.Mas temos guardado recortes , registrando tudo e todos que minimizaram e desmereceram nosso movimento e os participantes, em clara demonstração de que não querem dar voz aos dois lados - Até porque nossos argumentos são mais críveis que os do grupo contrário.Querem a estação de forma ditatorial , tirânica.

A matéria da VejaRio, edição anterior, intitulada " Por que os bairros ricos não querem o metrô " era no mínimo, curiosa.Cheia de contradições do jornalista.Em determinado ponto até concorda com a Coordenadora do PSI/Projeto de Segurança de Ipanema.O jornalista precisa ser informado de que temos , no que êle classifica de bairro rico - uma favela/comunidade, com cerca de 80 anos de idade.O Leblon tem a Cruzada São Sebastião, criada para cidadãos de baixa renda , há décadas. A convivência sempre foi pacífica.Não conhece a história do bairro, que existe há 117 anos e de seus moradores, alguns com 90 anos de idade.Ipanema não tinha a fama que tem hoje.O articulista, se foi o mesmo nos dois textos, dá claros sinais de que é " do contra ".Sabe-se lá porque motivo.

O Pensamento é livre.A expressão é livre.Mas ofensa declarada é passível de sansões.É inaceitável.Imaginem se a moda pega.Todo mundo insultando todo mundo.Resolveram usar o termo " elite " de forma pejorativa.
Lamentamos se os anarquistas , os mal-amados, complexados e invejosos estão contrariados.Não querem ordem.Sequer podem ouvir a palavra , surtam. Somos logo chamados de "caretas" ou como VejaRio intitulou nosso grupo - " A Turma do atraso ". Tem gente demais no mundo , tem gente demais na cidade.Há que se ordenar, sim! Há que existir regras de boa convivência.Há que se ter bom senso.O direito de um termina onde começa o do outro.Qualidade de vida se obtém através de pequenos gestos e gentilezas. Os senhores estão fomentando o ódio , a luta de classes, tão pretendida por certos partidos políticos e tão desmoralizados.

Pessoas educadas se utilizam do dom da palavra, do diálogo franco e respeitoso.Não vociferam.Pessoas educadas dirimem seus conflitos na Justiça.Assim o fazemos , assim sempre será.Os aposentados, as donas-de-casa , os trabalhadores, as crianças, os estudantes, os ipanemenses de nascença e os honorários, de bom coração , que prestigiaram o evento da Paz - para nós realmente da Paz , serão compensados , no devido tempo, das injustiças que lhes foram maliciosamente impostas .O Tempo é o Senhor da Razão.

E já que o articulista termina o texto com uma sugestão, retribuimos com outra : Que tal em vez de gastar milhões com estação da NSPaz, o Governo do estado não completa o seu dever de casa e resolve a situação dos flagelados da tragédia serrana que completará 1 ano em janeiro próximo ? Afinal, as chuvas de verão logo chegarão...
Cordialmente,
Maria da Graça Cunha Fabor
Aposentada , Cidadã Brasileira que exige respeito e justiça !

Nenhum comentário:

Postar um comentário