PRAÇA NOSSA SENHORA DA PAZ

Em primeiro lugar gostaria de relatar a reunião do Promotor Carlos Frederico Saturnino sob cuja responsabilidade está a representação feita pelo PSI e pelo Quadrilátero do Charme de Ipanema para que não seja construída a estação de metrô N. Sra. da Paz. O encontro aconteceu ontem, dia 5/10 às 20 hs. no Colégio Santo Inácio. O objetivo foi o promotor relatar à sociedade, representada por diversas associações de moradores como está se desenvolvendo a representação que as outras associações fizeram no sentido de se fazer não a Linha 1 do metrô mas sim a Linha 4 e que corre paralela à nossa sob a responsabilidade do mesmo promotor. Se a ação civil pública que vai ser proposta der resultado e a Linha 1 não puder ser construída, o nosso problema acaba, uma vez que se a linha não for passar por Ipanema, obviamente não terá estação na N. Sra. da Paz. O promotor vai propor a ação baseado no fato de que esta linha (1) está sendo feita na marra pelo Governo do Estado, mas ela está completamente irregular. Não tem as licenças ambientais necessárias, o planejamento também é caótico e existe o grande risco do mau uso do dinheiro público no sentido de se fazer uma obra desta magnitude às pressas, só para atender aos vinte dias das Olimpíadas. O promotor vai cumprir com a sua obrigação que é deixar esta situação clara para a Justiça, mas ele não está muito seguro do êxito. Ele acha que vai ser muito difícil, sobretudo porque as licenças que estão faltando são dadas por órgãos do próprio governo estadual, de modo que não vai haver dificuldade do Governo do Estado conseguir em tempo hábil regularizar toda a obra. Desta forma, a nossa representação fica mais urgente e pertinente.

Para o promotor é importante que os moradores do bairro se mobilizem e exprimam de maneira clara e pública o seu repúdio à construção da estação de metrô.

Marcamos a nossa manifestação para o sábado dia 22/10 de 11hs. às 13hs. Vamos fazer uma manifestação pacífica, e que terá o seguinte formato:

- quatro faixas colocadas nos quatro cantos da praça chamando a população para o evento.

- balões verdes enfeitando as duas principais entradas da praça.

- participação do Paulo Cintura que vai fazer uma aula de ginástica pública.

- distribuição de mudas.

- músicos tocando.

- abaixo assinado.

- ainda não está certo – animação infantil.

Distribuição de uma filipeta dizendo o porque de não querermos a estação na praça.

- distribuição de 10.000 convites nos dias anteriores ao evento convidando os moradores para participar.

- contato com o Pde. Manoel para que ele anuncie durante a Missa o na nossa manifestação.

- as pessoas devem levar cartazes com dizeres tipo – A praça é Nossa – Não à estação de metrô etc.


AJUDA

É LÓGICO QUE TODA ESTA ORGANIZAÇÃO NÃO PODE SER FEITA POR UM PEQUENO GRUPO DE PESSOAS. PRECISAMOS AJUDA!!!!


1) A FESTA VAI TER UM CUSTO: 200,00 CUSTO DAS QUATRO FAIXAS. + 50,00 COLOCAÇÃO DAS MESMAS+ 400,00 CUSTO DOS BALÕES E COLOCAÇÃO. TOTAL =R$ 650,00

2) OS CONVITES E FILIPETAS:

a) ARTE – ESCRITÓRIO Paulo Amendoeira de design

b) Convites – restaurante Fazendola na Praça Gen. Osório

c) Filipetas – vereador Carlo Caiado

Estamos fazendo uma vaquinha para pagar as faixas e balões uma vez que o resto foi conseguido graças a generosidade de nossos parceiros. Peço a contribuição que cada um puder e quiser dar entre R$ 10,00 e 50,00. Qualquer quantia é bem vinda, por favor, não se sintam constrangidos. Deixar as contribuições na minha portaria – Rua Prudente de Moraes 660 – a/c de Ignez. Na próxima semana já tenho de pagar as faixas e a colocação que serão 250,00 os outros 400,0 dos balões só no dia da manifestação.


3) DISTRIBUIÇÃO DOS CONVITES

Temos de distribuir os convites entre dias 17 e 21/10. O PSI já tem bastante experiência neste sentido. Como tem de fazer? Ir de prédio em prédio, chamar o porteiro, perguntar quantos moradores tem e pedir que deixe um convite na correspondência de cada um. Não adianta colocar em loja nem prédio comercial. As pessoas que trabalham nestes locais, gerentes etc. em geral não moram no bairro e querem mais é que tenha uma estação de metrô em cada esquina. Vai ser contraproducente. Penso que devemos entregar prioritariamente nos arredores da praça. Entre as Ruas Garcia d’Ávila e Farme de Amoedo da praia até a Lagoa. Se sobrar convite a gente aí entrega em outras ruas chegando mais para as pontas do bairro. Preciso saber quem se prontifica a ajudar neste serviço e que locais podem ficar sob a sua responsabilidade. Duas pessoas não podem fazer a distribuição no mesmo local. Pela minha experiência pode se fazer uma quadra – por exemplo Barão da Torre entre Vinicius e Joana em meia hora. Não é nada complicado, mas tem de ser feito. Uma rua como a Vinicius da praia até a Lagoa a gente faz em uns 45 minutos.

Fico aguardando a manifestação de todos.

Um abraço,

Ignez

Nenhum comentário:

Postar um comentário