PARQUE GAROTA DE IPANEMA

Enviado por Pablo Rebello -


A nova garota de Ipanema da Zona Sul

A música de Vinicius de Moraes e Tom Jobim marcou gerações, serviu de trilha sonora para milhares de casais apaixonados e ganhou o mundo. Mesmo após tantas décadas de existência, a melodia continua a inspirar artistas como Romero Britto, autor da escultura que será inaugurada em breve no Parque Garota de Ipanema, no Arpoador.

A obra de arte captura a simplicidade e a sensualidade da canção imortal em traços coloridos, numa mistura de características dos vários biotipos femininos que embelezam a Praia de Ipanema. O local escolhido para receber a peça também atende ao apelo do mar, pertinho da cerca que separa o parque do calçadão onde caminham os banhistas. Até parece que a expressão da moça de pedra aprecia o quebrar das ondas a poucos metros de distância.

Feito todo com peças de vidrotil de tamanho irregular, o desenho forma um mosaico colorido que fica mais bonito com os reflexos da luz solar. Uma empresa de São Paulo se encarregou da montagem do mosaico, enquanto outra firma de Porto Alegre ficou responsável por produzir a base de concreto da nova estátua.

O artista mora em Nova York e doou o monumento para a cidade. Romero Britto nasceu em Recife e se mudou para Miami aos 25 anos, quando alcançou fama internacional com sua arte pop profundamente influenciada pelos trabalhos de Matisse e Picasso.

O subprefeito da Zona Sul, Bruno Ramos, explicou que o local escolhido para abrigar a estátua foi definido após uma vistoria no parque realizada juntamente com a Fundação Parques e Jardins, o Instituto-E e a Associação de Moradores de Ipanema. Eles levaram em conta o pedido do artista de deixar a escultura num local que não atrapalhasse a passagem de pedestres.

— Sem dúvida, a estátua vai agregar mais valor à paisagem do parque e atrair visitantes de todos os lugares — opina Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário