PARQUE GAROTA DE IPANEMA














Sem doce balanço


Insegurança e má conservação afastam frequentadores do Parque Garota de Ipanema

O Globo, com a colaboração dos leitores Carlos Borges e Roberta Moura

RIO - O Parque Garota de Ipanema não tem feito jus ao charme de seu nome. Com brinquedos quebrados, grades soltas e pouca segurança, a área de lazer do bairro da Zona Sul tem afastado frequentadores. Embora tenha sido adotada pelo Instituto-E, da Grendene, que investiu R$ 600 mil no local desde 2008, a região sofre com a falta de manutenção, denunciam os leitores Carlos Borges e Roberta Moura.


"O descaso é permanente no parque. Ainda com tentativas de melhorar a área, a falta de segurança no local não permite que os trabalhos tenham continuidade. Não há jardim, lixeiras e os brinquedos estão constantemente quebrados. Sem falar nos inúmeros assaltos que ocorrem ali em plena luz do dia", diz Roberta Moura.

Para a presidente da Associação de Moradores de Ipanema, Maria Amélia Loureiro, a estrutura do parque melhorou após investimentos privados. No entanto, ela reconhece que a segurança é falha na região, principalmente quando a noite cai.


- À noite, o parque fica abandonado, não tem segurança - resume.

Assim como a representante do bairro, o Instituto-E afirma que a ação constante de vândalos tem prejudicado a conservação do parque. Com isso, a verba mensal, doada pela Grendene para a manutenção de jardins e aparelhos, é aplicada em reformas emergenciais. O instituto admite, ainda, que falta segurança na área, relatando furtos constantes de cabos de luz, "o que torna o local escuro e mal frequentado".

Além das melhorias realizadas desde 2008 - com o desenvolvimento de um projeto paisagístico, cercamento de canteiros, obras de drenagem e repavimentação, assim como a reforma do parque infantil -, o Instituto-E planeja o reparo e pintura das gangorras nos próximos meses.



A entidade disse que vai solicitar aos órgãos públicos o reforço da vigilância, além da regularização do sistema de abastecimento de água e a reposição da fiação.


Reforço na segurança
A respeito da falta de segurança no parque, a Polícia Militar informou que implementou o patrulhamento com motos para reforçar a segurança no local. O órgão informou, ainda, que a vigilância é realizada 24 horas no local, com policiamento a pé, a cavalo, na cabine e em viaturas.

Já a Guarda Municipal disse estudar a possibilidade de incluir uma dupla de agentes permanentemente no parque. Atualmente, a guarda faz rondas motorizadas e a pé das 7h às 19h, horário de funcionamento do parque.

O Parque Garota de Ipanema, que ocupa 25,8 mil metros quadrados, foi inaugurado em 1978 e, em 1994, passou a integrar a área de proteção ambiental das pontas de Copacabana e do Arpoador. Já serviu de palco para shows gratuitos memoráveis, como o do cantor Tim Maia.

Este texto foi escrito com a ajuda de um leitor do Globo. Quer participar também e enviar sua notícia?Clique aqui
Links patrocinados.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário