METRÔ

Maria Amelia Loureiro: Sim para o metrô na N. Sra. da Paz

Rio - A Estação Nossa Senhora da Paz do metrô não é um projeto novo. Ela foi concebida ainda nos anos 70, como parte da futura expansão da Linha 1 pela Zona Sul. Não temos dúvida de sua importância para a cidade e para Ipanema. Uma estação de metrô não é um bem exclusivo para os moradores do bairro. Ela deve ser entendida como parte de um processo de integração de diferentes regiões da cidade. No caso, vai beneficiar não só os moradores do entorno da praça, mas também os da Lagoa e todos os que diariamente trabalham no comércio, nos hotéis, nos edifícios comerciais e nas residências.

O benefício se estende ao meio ambiente, com a diminuição da quantidade de veículos nas ruas e consequentemente a redução das emissões de gases poluentes. A praça não será destruída. É o que garante o corpo técnico da Secretaria Estadual de Transportes, que, através de estudos, elaborou um projeto que preserva ao máximo as árvores do local. A Estação Jardim de Alah, apesar do nome, será na confluência da avenidas Ataulfo de Paiva e Afrânio de Melo Franco, no Leblon, a 2,3 km da Estação General Osório. Estudos internacionais recomendam que a distância entre estações, em áreas urbanizadas, deva ser de no máximo 800 metros. Concluindo, é para se pensar: se a linha passará bem embaixo da praça, não faz sentido nenhum não termos a estação para beneficiar os que estão na superfície.

A Associação de Moradores de Ipanema (Amipanema) participa do movimento ‘O metrô que o Rio precisa’, que reúne outras 27 entidades representativas. Maus informações sobre a nossa causa podem ser obtidas através do site www.metroqueorioprecisa.com.br.

Maria Amelia Loureiro é presidente da Associação de Moradores de Ipanema, com integrantes da entidade

.O DIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário