ATA 03/ 10 / 2011

Ata da Reunião de 3 de outubro de 2011

Local : Colégio Notre Dame

Participantes : 11 voluntários,

Sr. Tony Teixeira, assessor do Vereador Carlo Caiado



1.Audiência / Linha 4

A Coordenadora, Sra. Ignez Barreto, abriu a sessão explanando sobre o contato que teve com o promotor Carlos Frederico Saturnino , da Promotoria de Tutela Coletiva e Defesa da Capital.

Ressaltada que se a ação for bem sucedida, ou seja se a construção da continuação da Linha 1 do metrô , considerada inviável, pela Justiça, nossos problemas acabarão, sem necessidade de maiores desdobramentos, porque sem a Linha 1 a estação N. Sra. da Paz deixa de existir.



2.Manifestação Pró-Praça N.Sra. da Paz

Ficou decidida a data de 22 de outubro próximo, sábado , no horário das 11:00 às 13:00 h, o evento programado pelo PSI e Quadrilátero do Charme, conforme detalhado , abaixo :

Faixas - Deverão ser colocadas frente às Ruas V.Pirajá , Joana Angélica e M.Quitéria , bem visíveis pelos passantes , tanto pelo fluxo de tráfego quanto transeuntes. Sugeridos os dizeres " A PRAÇA É NOSSO PULMÃO.NÃO À ESTAÇÃO !" e " RESPEITEM

O TOMBAMENTO DA PRAÇA ! ESTAÇÃO NÃO ! "



Tony ficou encarregado de providenciar orçamentos e viabilizar confecção.As faixas serão importantes para convocar a população local e chamar a atenção da população flutuante , aquela que não é moradora de Ipanema , mas por aqui circula bastante.Será excelente recurso para motivar as pessoas a participar.



Convites e Panfletos - Ignez se encarregará de providenciar os lay outs que serão oferecidos pelo escritório de criação gráfica Paulo Amendoeira, o restaurante Fazendola oferecerá a confecção dos convites e o vereador Caiado a dos panfletos que serão distribuídos no evento.Nestes panfletos o PSI lista as razões de serem contrários à construção desta estação ;

Mudas de plantas - À cargo da colaboradora Nazaré ;

Balão do Greenpeace - Sendo providenciada a participação do Greenpeace.Para tanto, Tony mantém contato com aquela entidade.Aguardando retorno.

Balões em geral - Para ornamentar os arcos da Praça: Sendo providenciados por Ignez, orçamentos e execução.

Participação de Artistas -Está sendo aguardado retorno da Sra. Sonia Tomé no sentido da participação de alguns artistas da Rede Globo, voluntários e simpáticos à causa;

Mídia/contatos - A cargo de Roselene , através do blog e Ana e Ignez, através seus contatos pessoais.

Ignez também contatará a Sra. Lucimar , da Paróquia N.Sra. da Paz , no sentido de obter do Pe. Manuel autorização para colocação de convites na mesinha de entrada bem como a participação de representantes da Igreja para aderirem ao movimento , levando em conta que foi justamente a Paróquia quem há poucos anos obteve o tombamento da Praça e tão importante argumento quanto - a segurança da construção da edificação , já que acabaram de completar 90 anos - quase um século ! existindo sim , grande preocupação quanto aos seus alicerces, pilares, etc.



3."Desenrolando a Serpentina"

O PSI e Quadrilátero do Charme, nas pessoas dos Coordenadores Ignez Barreto , Ana Archer, Monica Garcia e Bruno Pereira, estarão presentes na reunião que será realizada , sábado próximo , dia 08/10 , nas dependências do IAB - Instituto dos Arquitetos do Brasil para ,juntamente com a Presidente da Sebastiana - Liga dos Blocos da cidade do RJ ; representantes da Prefeitura e de carnavalescos de outros estados debaterem sobre o carnaval , em 2012.

O grupo levará proposta de agenda, organizando o desfile dos blocos e Banda do Bairro - um por dia; a ratificação dos cuidados com a comercialização de bebidas ; o ordenamento das ruas , a fim de se evitar o caos verificado neste ano.

Ana apresentou slides mostrando irregularidades verificadas neste Carnaval - 2011.

Deverá ser obtido , por escrito , documento de intenções que, esperemos, sejam cumpridas pelos organizadores.

Independentemente dessa ação , também ficou de ser planejado movimento no sentido de alertar a Riotur e patrocinadores do Carnaval 2012 , que " esse ano não vai ser igual aquele que passou "... As brincadeiras ( direitos ) de uns não podem prejudicar o bem-estar (direito idem ) dos outros. Estaremos de olho vivo para que não sejam repetidas as barbaridades - vandalismo, venda de bebidas a menores e por menores, sujeiras nas ruas, atos de urinar publicamente, impossibilidade de os moradores poderem desfrutar de descanso, ou seu direito de ir e vir ameaçados , pois não podem sair nem receber visitas, verificados nos últimos festejos de Momo.Lembramos e ressaltamos que a maciça maioria de freqüentadores de blocos e bandas não são de Ipanema.Vêm de outros bairros e turistas, do Brasil e Exterior, atraídos pelo carnaval de rua , grátis, sem controle.Por não terem compromisso com o bairro , aqui estando somente na condição de foliões em usufruto do bônus , deixam rastro de destruição e aborrecimentos para os residentes , que ficam com o ônus - prejuízos materiais e pessoais.



4.UPP/Cantagalo - A comunidade funkeira insiste na realização dos bailes e o Comando da PM na necessidade de colocação de proteção acústica da quadra a fim de que a comunidade do entorno, tanto na favela como no bairro - MAIORIA da população atingida! não seja prejudicada.

Entende o PSI que quem organiza os eventos é quem deve arcar com esse tipo de despesa.Monica, da ONG Entrelaces ficou de providenciar cotação de preços.O Comandante da UPP fará uma reunião com o PSI, e os organizadores do evento. Se não houver consenso , será feita representação junto ao Ministério Publico.



A próxima reunião será no dia 17/10 às 18:00 h, no Colégio Notre Dame

Ata por Grace Fabor



--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário