SAMBA COM FÉ



Samba e fé se unem na orla

Banda de Ipanema anima procissão pelos 90 anos de igreja.

Padre ora por paz no Alemão


POR FELIPE FREIRE

Rio - Fé e samba se reuniram nesta quarta-feira na Praia de Ipanema para celebrar os 90 anos da Igreja de Nossa Senhora da Paz, completados na terça-feira. A procissão pela Av. Vieira Souto foi animada pela Banda de Ipanema que batucou músicas religiosas e ‘Jesus Cristo’, canção de Roberto Carlos. Durante show, o padre Reginaldo Manzotti lembrou da violência que voltou ao Complexo do Alemão e disse à plateia de 50 mil fiéis que “só nos resta pedir à Nossa Senhora que abençoe a nossa cidade e nossas famílias”.

.
Cortejo de 2 mil pessoas celebrou os 90 anos da Igreja de N. Sra. da Paz ao som da Banda de Ipanema Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
Com instrumentos de percussão e sopro, a banda levou os fiéis a dançarem discretamente ao som do batuque do Arpoador ao Posto 10. “A energia do público não tem jeito, sempre aumenta quando tem samba. Foi especial tocar esse tipo de música”, comentou o trompetista Miguel Ramos. “Essa procissão ocorreu com muita alegria, o Rio de Janeiro é assim: fé, alegria e festa popular. Este é o carnaval com um toque da religião”, disse o padre Jorjão.

Depois do cortejo, Elba Ramalho cantou o Hino Nacional e o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, rezou missa em palco montado na praia. “As pessoas precisam viver em paz e com mais prosperidade”, pregou Dom Orani fazendo referência também ao Alemão.

Na celebração, foram pedidas preces pela alma do arquiteto Rômulo Castro Ramos Tavares, 33 anos, assassinado em Ipanema sábado, e de Maria Eduarda Dourado Nicéas Nunes, 12, moradora do bairro, vítima do bonde de Santa Teresa.

‘Só nos resta pedir a Nossa Senhora’

O Padre Reginaldo Manzotti, colunista do jornal O DIA, levou multidão de fiéis ao show que aconteceu após a missa do arcebispo.

Ele destacou que os cariocas precisam ter fé para enfrentar problemas de violência, como o do Alemão. “O evento ocorreu no dia propício, apesar dos acontecimentos violentos da madrugada do Rio. Só nos resta pedir à N. Sra. que abençoe a nossa cidade e nossas famílias”. Durante um de seus sucessos, o religioso pediu à plateia que rezasse para que “a paz volte a reinar no Complexo do Alemão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário