RELATÓRIO -VISITA À ECOFIBRA

RELATÓRIO VISITA À ECOFIBRA

DIA 21/09 ÀS 14HS.

PARTICIPANTES: SONIA AGNES, ARISTEU, CARLA SALOMÃO, SARINA NIGRI;PAULO HIME;JULIA;DOIS REPRESENTANTES DO INSTITUTO E- EVANILDO E TAINÁ; PAULO JOAREZ - RIO ORLA ( QUE FINANCIOU A VISITA )JULIA; IGNEZ e JOVANILDO - PRESIDENTE DO COMITÊ GESTOR DA ORLA

Fundão 21/09/2011

Cocos – Ecofibra – Maurício -é uma empresa que faz parte da incubadora de projetos da UFRJ que tem outras incubadoras como a Criopax –cordão umbilical.

Objetivo - reciclar e dar sustentabilidade às cascas de côco consumidas na praia. Substituir o sisal por fibra de coco


Foi explicado o processo que começa com a separação das cascas que vêm com muitos resíduos como pets, guardanapos de papel, copos, canudos etc. Depois as casacas entram em uma máquina e depois são necessários de 45 a 60 dias de exposição ao ar livre para que a fibra de coco (que tem muito carbono) vire compostagem. Chorume pq o coco tem 60% de água. Fibra 1/3 e pó 2/3 o produto tem com muita umidade. Leblon, Ipanema, Lagoa e Arpoador “produzem” 15t de coco por final de semana no inverno, no verão são 20 a 22t. O pó vai como substrato. Pó e fibra mais longa e mais curta. Fibra – misturada à terra, seria um equilibrador do solo.

Tratamento da fibra é conforme o gosto do freguês: marron ou mais escura. Trabalham só o beneficiamento do coco



Ouro Verde – coleta de lixo especial – até dezembro fará a coleta dos cocos para eles. Um dos problemas como já foi falado acima é que o coco vem com muitos resíduos (canudos, pets, gimbas etc). O ideal seria se conseguir que a separação dos resíduos fosse feita na origem. Fornecedores como o Hortifruti já entregam o produto limpo.



Projeto Social Ambiental –a limpeza das areias é um projeto de importãncia ambiental enorme uma vez que os resíduos orgânicos atrem uma fauna que não é a original e que tem uma função biológica importante para a preservação da boa qualidade da areia. Esta fauna que é atraída pelos resíduos é depredadora da original causando o que se vê atualmente: areia morta, mais grossa e desertificada. Os canteiros restaurados na orla, são importantes não só sobre o aspecto da estética e da contenção das ressacas de areia,, mas também como alimento para a fauna original da praia que praticamente desapareceu por causa dos dejetos deixados na areia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário