PRAIA LIMPA

PRAIA LIMPA

Apesar das temperaturas amenas, típicas do mês de agosto, as praias da Zona Sul andam lotadas. Por causa disso, dois frequentadores do Posto 9 de Ipanema, andam dando duro, e não é vendendo mate: eles tentam conscientizar banhistas sobre a importância de não deixarem lixo na areia.

A iniciativa é dos irmãos gêmeos Marcio e Marcos Andrade, que fundaram em 2006 o Movimento Guapuruvu, que une arte e criatividade para apresentar hábitos sustentáveis. Um exemplo disso é o projeto “Luxo por lixo”, iniciativa de educação ambiental desenvolvida nos finais de semana com a troca de gravuras por sacos de latas, palitos e papéis recolhidos na areia.

— Meu pai contava que já nadou no Rio Tietê, em São Paulo. Você acha que vou dar mole de perder Ipanema? — brinca Marcos.

Batizado com o nome de uma árvore indicada para plantio em áreas degradadas, o Movimento Guapuruvu também promove discussões sobre a necessidade de hábitos sustentáveis para quem frequenta as praias do Rio. A divulgação é feita pela internet e por boca a boca.

— Como seremos sede das Olimpíadas e da Copa do Mundo, a tendência é que a praia fique cada vez mais cheia. Nosso objetivo é estabelecer novas formas de conscientização. Se prefeitura apoiasse nossa iniciativa, o resultado poderia ser ainda mais eficiente — diz Marcio.

Um comentário: