INSEGURANÇA


Insegurança de volta

Número de roubos a transeuntes sobe em parte da Zona Sul; Ipanema se queixa da violência

Ludmilla de Lima (ludmilla.lima@oglobo.com.br)




RIO - A sensação de tranquilidade proporcionada pela Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) dos morros Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, em Ipanema, inaugurada no fim de 2009, começa a ficar para trás. O medo diante da morte do arquiteto Romulo Castro Ramos Tavares, baleado na manhã do último sábado, na Rua Prudente de Morais, contribuiu para alimentar o clima de insegurança no bairro. Líderes comunitários, moradores e comerciantes contam que, há pelo menos seis meses, percebem uma maior frequência de crimes nas ruas, como assaltos praticados por motoqueiros, gangues de jovens e ladrões em bicicletas.

LEIA MAIS:Arquiteto morto em Ipanema será sepultado nesta segunda
A percepção do aumento dos assaltos a pedestres e a motoristas (sem o roubo do carro) já reflete nas estatísticas de segurança: em agosto subiu o número de roubos a transeuntes, embora tenha caído o número de roubo de veículos. A informação é do comandante do 23 BPM (Leblon), tenente-coronel Frederico Caldas. Foram 120 ocorrências de roubo a transeuntes, enquanto em agosto de 2010 houve 97 ( 23,7% de aumento). Já os casos de roubos de veículos caíram de nove, em agosto de 2010, para seis, em agosto passado (menos 50%). Alguns crimes contra pedestres, diz Caldas, são praticados por homens em motos.

PM: ações contra ladrões em motos
O comandante afirma que intensificou, há 15 dias, as ações que têm como alvo motociclistas, com apoio de um reboque. Entre dez e 12 motos são apreendidas diariamente. Desde quinta-feira, o batalhão também reforçou o patrulhamento nas ruas de Ipanema e Leblon com duas equipes do Grupo de Ações Táticas (GAT).

- Em agosto, detectamos uma tendência de crescimento de roubo a transeuntes. Quando o número começou a se aproximar da média de 90 casos por mês, desencadeamos as ações. Já identificamos uma tendência de queda no fim do mês - afirma o comandante, que fará hoje uma reunião com a equipe para discutir possíveis mudanças nas ações no bairro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário