CARNAVAL FORA DE ÉPOCA




LU LACERDA


Ipanema não quer carnaval fora de época na orla

Homens fazem xixi atrás de banheiro químico, em área de preservação de Ipanema: exemplo de vandalismo na orla, recordação do Carnaval / Foto: Márcio Alves

O Projeto de Segurança de Ipanema já avisou a Alex Costa, Secretário Especial da Ordem Pública, que muitos moradores do bairro estão temorosos com a notícia de que vai ter um desfile da Banda de Ipanema no dia 07 de setembro, para festejar os 90 anos da Paróquia Nossa Sra. da Paz.

Ignez Barretto, Coordenadora do PSI, diz reconhecer que os moradores, mesmo os que não são religiosos, sabem da atuação da Paróquia – que tem sido uma parceira constante em todos os movimentos para melhorias do bairro -, mas alega que “abrir qualquer brecha para a desordem urbana em uma cidade que, exatamente por ter feito concessões aqui e ali, se vê neste momento com enormes dificuldades de retomar o controle do espaço público é, no mínimo, insensato”. E completa: ” A Paróquia Nossa Sra. da Paz não precisa fazer uma festa na orla para festejar seu aniversário. Ela tem uma linda praça em frente à igreja que se prestaria muito melhor para fazer ali o seu baile. Não existe a menor relação da paróquia com a praia nem da religião com a Banda”.

Os ipanemenses temem ainda que instituir o carnaval fora de época seja o que todos os blocos e patrocinadores querem. Começa com o aniversário da igreja, depois vem outro motivo qualquer e aí fica o evento institucionalizado.”Não imagino que a Paróquia Nossa Sra. da Paz tenha o menor interesse em estimular este tipo de coisa. Muito pelo contrário, ela não está se dando conta do precedente que está abrindo”, diz Ignez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário