CARNAVAL 2012

Riotur anuncia regras para o Carnaval de Rua 2012

Jornal do Brasil


A Riotur publica nesta sexta-feira, em Diário Oficial, as regras para a autorização de desfiles de blocos em toda a cidade. As inscrições estarão abertas entre os dias cinco e 30 de setembro. Todos os pedidos serão analisados individualmente pela Diretoria de Operações da Riotur. Bairros como Leblon, Ipanema, Copacabana, Leme, Gávea, Jardim Botânico, Humaitá, Botafogo e Laranjeiras terão novas regras, com o objetivo de dar mais conforto aos foliões e aos moradores dos bairros. Ainda no DO desta sexta-feira, está publicada a portaria que define o Caderno de Encargos e Contrapartidas para o Carnaval de Rua de 2012. Entre as exigências do caderno está a contratação de, no mínimo, oito mil banheiros, 25% a mais do que no ano passado.

- Estamos preparando um Carnaval com os moldes dos últimos anos que foram um grande sucesso, mas fazendo algumas adaptações para que tanto foliões como moradores possam ter mais conforto. Em festas de grande porte como essa que preparamos, as adaptações são sempre necessárias. Já fizemos isso no ano passado e agora estamos melhorando ainda mais. Temos certeza que mais uma vez teremos um Carnaval de rua à altura do que o Rio merece - diz o secretário Especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello.

Este ano, por exigência da Riotur, os organizadores terão que disponibilizar, no mínimo, 8 mil banheiros químicos, além de 40 contêineres sanitários, se comprometendo a fazer a instalação, manutenção, limpeza e retirada dos banheiros dos logradouros públicos. A proposta deverá cumprir outros requisitos básicos, como a contratação de pelo menos mil orientadores de trânsito (25% a mais do que o ano passado), o fornecimento de 75 faixas e 350 galhardetes de sinalização; além de 80 UTIs móveis, entre outros itens.

O promotor, em conjunto com o a SEOP – Secretaria Especial da Ordem Pública, ficará responsável pelo credenciamento de ambulantes para atuação durante os desfiles dos blocos de rua em toda a cidade. A Prefeitura do Rio, através da Riotur, designará uma comissão técnica para acompanhar todo o projeto e mobilizar o apoio dos órgãos públicos municipais envolvidos na estruturação do Carnaval de rua.

Novas regras para os blocos da Zona Sul

A Riotur limitará o tamanho e a potência dos carros de som que serão utilizados durante o desfile na orla dos bairros de Ipanema e Leblon. O tamanho máximo permitido será de 4,80m de altura (incluindo o guarda-corpo), 2,80m, de largura, e com no máximo 15 metros de comprimento. A potência máxima de som a ser utilizada pelos carros de som será de 50 mil watts (cinquenta mil watts).

Por conta do crescimento expressivo de alguns blocos no último Carnaval em bairros como Leblon, Ipanema, Copacabana, Leme, Gávea, Jardim Botânico, Humaitá, Botafogo e Laranjeiras, a Riotur implementará normas para que possam conciliar a realização dos desfiles de blocos de rua e ao mesmo tempo não afetar as atividades cotidianas dos bairros.

Diretoria de Operações da Riotur realizará um estudo avaliando individualmente cada bloco que solicitar autorização para desfile para o Carnaval 2012. O objetivo é checar a situação de cada um, adequando a realidade de cada bairro.

Os pedidos para mais de um desfile do mesmo bloco serão analisados caso a caso, sendo considerados para autorização, em caráter excepcional, os fatores de tradição comprovada, viabilidade operacional em função do dia, horário e local de desfile, e estimativa de público.

A retirada dos cadernos de encargos acontece entre os dias 05 de setembro e 20 de setembro de 2011, na Diretoria de Operações da Riotur (Praça Pio X, 119/12º andar, Centro). A entrega das propostas deve ser feita até o dia 06 de outubro. A proposta escolhida será anunciada em data ainda não definida.

Já os blocos podem conferir a documentação necessária para a obtenção de autorização no site da Riotur, no Portal da Prefeitura (www.rio.rj.gov.br/web/riotur/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário