BAGUNÇA !






Vagas da discórdia

Moradores e barraqueiros disputam espaço de estacionamento em ruas de Ipanema

O Globo, com a colaboração das leitoras Vera Bastos-Tigre e Hebe Ribeiro


RIO - Uma disputa territorial movimenta as ruas - e areias - de Ipanema, na Zona Sul carioca. Proibidos pela fiscalização do Choque de Ordem de estacionarem seus veículos na orla, barraqueiros da praia começaram a parar os carros, que servem como depósito, em ruas transversais do bairro, para o desgosto dos moradores.


De um lado, os que moram nas ruas Vinicius de Moraes, Farme de Amoedo e Joana Angélica reclamam do uso permanente das vagas para carga e descarga de mercadorias que abastecem o comércio na praia. De outro, barraqueiros dizem que estão em área regular e que o depósito ao lado da estação de metrô General Osório, na Rua Barão da Torre, é pequeno para atender a todos os 140 trabalhadores que atuam na faixa de areia de Ipanema. As leitoras Vera Bastos-Tigre e Hebe Ribeiro flagraram veículos nessas vias e enviaram relatos ao Eu-Repórter:

"Há alguns meses, essas kombis estão paradas na esquina da Vinicius, gerando todo tipo de inconveniente. Já fizemos diversas reclamações na prefeitura, mas nenhuma delas foi atendida", observou Vera.


As reclamações da moradora não surtiram efeito porque, segundo a Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal, as kombis não estão cometendo nenhuma irregularidade. Após fiscalização nos pontos citados pelas leitoras, os órgãos constataram que as kombis estacionam em locais permitidos e pagam a diária do Rio-Rotativo.

Contudo, para a leitora Hebe Ribeiro, o problema ultrapassa as questões de trânsito. Segundo ela, o uso das vagas pelos barraqueiros, além do barulho provocado pelo desembarque de mercadorias são questões a serem sanadas pelo município:

"Sabemos que essas pessoas estão trabalhando. Mas as kombis chegam às 5h da manhã e transformam a rua em estacionamento exclusivo e depósito de bebidas, gelo e cadeiras. Não conseguimos ter paz dentro de casa", critica Hebe.


Já o presidente da Associação de Barraqueiros da Zona Sul, Paulo Vargas, afirma que os trabalhadores não têm onde colocar suas mercadorias. Segundo ele, o depósito criado ao lado da General Osório consegue atender apenas a 40 dos 140 barraqueiros da região. Se somados aos do Leblon, o número chega a 200.

- Todos os barraqueiros se comprometem a tirar suas kombis da área depois das 19h. Mas, para a situação ser resolvida, é preciso criar depósitos ou estacionamentos próximos. Todos paramos em vagas permitidas e pagamos a diária - explicou Vargas.

A presidente da Associação de Moradores de Ipanema, Maria Amélia Loureiro, diz que o problema é maior no verão:

- A fiscalização precisa atuar, mas também é necessário encontrar uma alternativa para os barraqueiros. Em dias de sol ou no verão, as kombis pernoitam ali, o que não é o ideal - diz.

A Subprefeitura da Zona Sul disse já ter recebido reclamações de estacionamento permanente de kombis de barraqueiros e que pretende levá-las à reunião do Comitê Gestor da Orla, que reúne 11 órgãos municipais e traça estratégias de ação na faixa de areia da cidade. O órgão afirmou ainda que não tem projeto para a construção de um depósito para os trabalhadores, como querem os barraqueiros, mas que está disposto a receber demandas deles e dos moradores de Ipanema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário