BRS


Faixa de ônibus em Ipanema e Leblon passa hoje por primeiro grande teste


Natalia Castro (natalia.castro@oglobo.com.br)

RIO - Inaugurado na manhã de sábado, o sistema rápido de ônibus (BRS, na sigla em inglês adotada pela prefeitura) de Ipanema e Leblon terá nesta segunda-feira seu primeiro grande teste. Ontem, sem o funcionamento do corredor, que opera somente de segunda a sábado, havia várias filas duplas do lado esquerdo das avenidas Ataulfo de Paiva e Visconde de Pirajá. Alguns coletivos não obedeceram o limite de velocidade implantado nas faixas.

Nos pontos do BRS, funcionários da CET-Rio distribuíram folhetos com explicações aos passageiros. As câmeras que farão o controle das faixas do corredor só devem entrar em funcionamento em 15 dias.

Morador de Copacabana, onde já existe o corredor exclusivo, Luiz Brandão acredita que a implantação do sistema também no Leblon e Ipanema contribuiu com o trânsito:

- Para quem anda de ônibus melhorou bem. A viagem ficará bem mais rápida.

Desde sábado, oito linhas tiveram seus itinerários modificados e deixaram de circular na Ataulfo de Paiva. Das 55 linhas que cruzam as duas vias, 50 permanecem circulando no BRS e estão separadas em três grupos: BRS 1, BRS 2 e BRS 3, com 16 pontos, seis no Leblon e dez em Ipanema.

O horário de funcionamento é o mesmo de Copacabana: das 6h às 21h, nos dias úteis, e das 6h às 14h aos sábados. Nesses horários, apenas ônibus autorizados, táxis ocupados por passageiros e veículos de transporte escolar podem trafegar pelo corredor preferencial. Porém, devido à menor largura das vias, em alguns trechos específicos e sinalizados os carros de passeio serão autorizados no BRS de Ipanema e Leblon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário