TINHA QUE SER EM IPANEMA !!!!!!


Trambolhões

Moradores de Ipanema reclamam de cabines que substituem antigos orelhões

Simone Candida
(simone.candida@oglobo.com.br) e Bruno Rosa

(bruno.rosa@oglobo.com.br)

RIO - Instaladas em Ipanema como alternativa mais moderna aos orelhões, as novas cabines da Oi, que unem telefone público e rede wi-fi grátis, já chegaram causando polêmica e serão alvo de uma vistoria da prefeitura, que suspendeu temporariamente a troca dos equipamentos. De acordo com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, a concessionária de telefonia foi autorizada a fazer um teste por 90 dias na Rua Visconde de Pirajá, instalando a cabine em 15 pontos. Mas, segundo moradores e comerciantes, o principal problema é justamente a localização: em alguns trechos, as estruturas - horrendas, para alguns - estão perto demais do meio-fio ou no meio de pontos de ônibus.

Diante do grande número de reclamações, a prefeitura fará uma vistoria no local segunda-feira para verificar os transtornos. Segundo o secretário Carlos Osório, o município concedeu a licença, em caráter experimental, com o objetivo de oferecer um serviço mais moderno ao carioca, mas, se ficar provado que as cabines estão atrapalhando, o projeto terá que ser revisto.

- Vamos ver se elas foram colocadas em pontos onde havia orelhão, conforme foi licenciado - disse, acrescentando que as equipes analisarão se o painel instalado pela Oi nas cabines pode ser considerado material de propaganda, pois a licença não permite publicidade.

Na avaliação da presidente da AMA-Ipanema, Maria Amélia Loureiro, as cabines - estruturas de metal, com um banquinho e espaço para um telefone público- viraram mais um obstáculo na calçada:

.- Soube delas há 15 dias porque um amigo passou pela Visconde de Pirajá, viu e me telefonou, perguntando o que era. Fui então conferir e não gostei, achei que são feias. Viravam mais um monstrengo na calçada. A que ficou perto da Chaika (lanchonete) deixou a calçada estreita.

Repórteres do GLOBO estiveram na Rua Visconde de Pirajá e constatou que, além da instalada em frente à Chaika, outras cabines interferem na mobilidade dos pedestres. O pior caso é o da montada em frente número 303, que atrapalha a visão de quem quer pegar ônibus no ponto.

- Começaram a instalar isso aqui e não avisaram ninguém - reclamou o morador José Paulo Gomes. - Ficou num local péssimo, porque aqui já há uma árvore do lado do ponto.

O morador Alexandre Seabra Rudge ficou tão irritado que enviou a sugestão de reportagem ao GLOBO, junto com fotos da cabine, que ele diz "destoar da paisagem".

A Oi informou que iniciou esta semana o projeto piloto com nove cabines. O serviço permite conexão sem fio à internet através de celulares e computadores portáteis, como tablets e laptops. O alcance da rede é de 50 metros.

Um comentário:

  1. Quando finalmente fazem algo decente as pessoas reclamam.

    Impressionante com as pessoas em geral gostam de reclamar de TUDO, TUDO MESMO.

    Façam o meu favor.

    ResponderExcluir