BAIRROS .COM



Enviado por Monique Vasconcelos -


Sustentabilidade e beleza

A combinação entre sustentabilidade e beleza faz parte da meta de estabelecimentos da Zona Sul. Seguindo o conceito de salão verde, o maquiador Charles Santos e a empresária Viviane Guillaume inauguraram, em Ipanema, um estúdio de beleza para ressaltar um assunto de grande importância para ambos: consciência ecológica e preservação do meio ambiente. O espaço conta com toda a marcenaria de madeira reciclada e a iluminação é de lâmpadas LED, que duram mais e consomem menos energia.

— Pesquisei na internet e vi que no Rio não havia outro espaço que tivesse compromisso com a preservação do meio ambiente. Só achei algo parecido em Curitiba — diz Viviane.

A coleta do lixo do estúdio também é diferenciada. Todo o material produzido é doado para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Coopama), na Zona Norte. Representante dos 64 cooperados da Coopama, Wellington Meirelles, de 36 anos, considera a iniciativa de grande importância.

— Um frasco de xampu pode ser pouco, mas se todos os salões tiverem a mesma iniciativa, juntaremos milhares de frascos todo mês. Outro ponto positivo é que, geralmente, o vizinho segue o exemplo, e não vai demorar muito para que outras lojas façam coleta seletiva — afirma Meirelles.

No lugar de sacolas plásticas, ainda entram ecobags recicladas e descoladas, com a logomarca do estúdio feitas especialmente para levar os produtos de beleza vendidos no salão.

O salão Ophicina do Cabelo, do Shopping Leblon, oferece uma linha capilar completamente natural: a escova ecológica Ciclo Natural. A novidade foi introduzida no fim do mês passado pelo hairstylist Wagner Lisboa, que utiliza água filtrada e ionizada para complementar o serviço.

— O tratamento nada mais é do que uma combinação altamente ecológica com tecnologia. O produto leva na composição flores amarelas, frutas tropicais e pimenta-rosa e é livre de parabenos, silicones e conservantes — explica Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário