PREFEITURA




Mudanças

Prefeitura retira escultura de Pinheiro Machado, em Ipanema, para reparos

O Globo




RIO - A estátua em homenagem ao advogado e senador José Gomes Pinheiro Machado, situada na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, na Zona Sul da cidade, foi retirada para reparos durante o trabalho de reinstalação. A iniciativa foi tomada pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos. Mais cedo, a prefeitura havia informado que a estátua seria reinstalada.

Ao ser suspensa com apoio de um caminhão munck, para reinstalação em seu pedestal, técnicos da Gerência de Monumentos e Chafarizes identificaram uma trinca na escultura e decidiram retirá-la para ser recuperada em uma fundição.

O monumento, que caiu no chão na tarde de segunda-feira , é de bronze e pesa cerca de 500 quilos. Para fixar a estátua da década de 40, antes somente encaixada em pedras como era comum na época, seria usada cola especial para peças que não são pinadas, de acordo com a Secretaria de Conservação.

Moradores do bairro chegaram a temer que a estátua fosse alvo de bandidos durante a última madrugada. Segundo alguns jovens encontrados no local na segunda-feira, o monumento teria se desprendido do pedestal após um homem usá-lo como apoio para praticar slackline. O esporte consiste em amarrar uma fita em dois pontos e treinar o equilíbrio percorrendo-a em toda sua extensão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário