PSI - INFORMA

Caros e Caras,



Todos devem ter acompanhado pela mídia a cerimônia da entrega dosm44 primeiros títulos de propriedade no Cantagalo.

Aa idéia de regularização do Cantagalo, veio em razão das obras do PAC no valor de trinta e cinco milhões de reais, aproximadamente, e que vai deixar a favela completamente urbanizada. O Projeto de Segurança de Ipanema percebendo a importância desta benfeitoria para o Cantagalo e temendo uma explosão populacional caso junto com a urbanização não viesse também a regularização, dando aos moradores títulos definitivos de propriedade e não uma concessão de uso, se uniu a outras instituições como o Instituto Atlântico, a Associação dos Moradores do Cantagalo , aos escritórios de advocacia Souza , Cescom e Goyareb & Mitchell e todos juntos começamos a trabalhar para propor ao governo do estado uma solução factível. Pesou muito para os moradores do bairro de Ipanema o fato de que só poderemos, efetivamente, ter segurança se o Cantagalo regularizado passar a fazer parte integrante de nosso bairro.

Há três anos estamos trabalhando neste projeto que foi levado ao governador e teve decisivo apoio do Vice Governador Pezão e do Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, dr. Regis Fichtner. Foi um trabalho muito bonito que partiu de dentro da sociedade, ao contrário da maioria das políticas públicas, esta foi dentro para fora. Tivemos a sensibilidade e vontade política do governo estadual de perceber a grandeza e o alcance social de tal iniciativa.

.

A regularização do Cantagalo, da forma que está sendo feita, é fato inédito no país. Até a constituição estadual teve de receber uma emenda para que o governo pudesse fazer esta doação. Espero que este esforço vá ser replicado em outras comunidades não só do Rio de janeiro, mas de todo o país. Até dia 31/08 de 2011 trezentos títulos vão serão dados . Estes, de agora, fazem parte do terreno na comunidade pertencente ao governo estadual. As outras propriedades são da antiga CEAHB. Entramos cm uma aça de uso capião em favor dos moradores destes terrenos. Tenho certeza que a regularização da parte pertencente ao governo vai acelerar o andamento desta ação e que o Cantagalo vai ser a primeira favela no Brasil totalmente regularizada e transformada em bairro.



É com orgulho que o PSI vê o resultado de um trabalho sério, apartidário e objetivo que vai proporcionar segurança e melhoria de vida para tantas pessoas, tanto da comunidade quanto do bairro de Ipanema. É uma transformação profunda, que talvez neste momento, a gente nem consiga avaliar todo o seu alcance.

Um abraço,



Ignez

Nenhum comentário:

Postar um comentário