DESCASO




Enviado por Victor Costa -



Uma rua que já foi musa inspiradora
Eternizada em música por Toquinho e Vinicius de Moraes, a Rua Nascimento Silva, em Ipanema, não é mais aquele palco que inspirava canções de amor. É que moradores do início da via, na divisa com a comunidade do Cantagalo, estão convivendo com um canal de esgoto que corre diariamente do alto do morro, lixo nas encostas e casos de dengue.

Em meio às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), à construção do elevador com mirante e à chegada da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), Eduardo Lanfim, morador de Ipanema, conta que venderam a ideia de que o esgoto do Cantagalo estaria canalizado. No entanto, uma água escura e fétida continua desembocando no início da Nascimento Silva.

— É esgoto, com certeza. Uma equipe da prefeitura veio aqui e disse que é água da chuva, mas é mentira. Desentupiram a rede pluvial da comunidade e esse líquido continua descendo do alto do Cantagalo — afirma Lanfim.


De acordo com moradores, a água continua escorrendo mesmo durante um grande período sem chuva. Na rua, o canal desemboca no “piscinão”, como já ficou conhecido o espaço entre os moradores, acumulando sujeira e se tornando um potencial foco de dengue.

— Não é raro observar que a intensidade do esgoto é, às vezes, maior num dia ensolarado do que chuvoso.
Quando isso acontece, a altura da água chega a aproximadamente um metro — conta Lanfim.

O piscinão fica escondido por um pequeno muro de concreto, mas não é difícil encontrá-lo. Basta ir ao lado do estacionamento no fim da rua.

Até 2007, a rede de esgotamento em comunidades carentes era trabalho para a Cedae. Mas um acordo municipal transferiu essa responsabilidade para a prefeitura. Assim, a assessoria de imprensa da Secretaria municipal de Habitação (SMH) informou que uma equipe da Rio-Águas iria esta semana ao local
para tomar as medidas cabíveis. O serviço de manutenção do esgotamento deve voltar em breve para a Cedae, mas ainda não existe data definida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário