PRAÇA GENERAL OSÓRIO





vc repórter:

com água parada, chafariz em Ipanema acumula lixo

O Chafariz das Saracuras fica na praça General Osório, em Ipanema, zona sul do Rio

03 de março de 2011 Márcio Mourão/vc repórter
A má conservação do Chafariz das Saracuras, localizado na praça General Osório, em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro (RJ), chama a atenção de moradores e turistas que passam pelo local. "Está abandonado, cheio de lixo e com água parada. Belo cartão postal da cidade...", relata o carioca Márcio Mourão.

Procurada pelo Terra, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, afirmou que em razão do Carnaval e do consequente aumento no fluxo de pessoas, o chafariz suja mais rápido. "Como a bacia está no nível da praça, fica muito mais vulnerável ao acumulo de lixo preso na água", disse o órgão em nota.

De acordo com a Secretaria, a limpeza superficial do lago é feita "dia sim, dia não". A repartição informou ainda que a gerência de Monumentos e Chafarizes esvaziou e limpou o fundo da peça na semana passada. "Agora o lago está enchendo, o que leva em torno de duas semanas nesse período seco e quente", afirmou.

Depois de ficar desativado por dois anos, o chafariz foi restaurado e voltou a funcionar em agosto de 2010. Além da construção de um sistema de bombeamento e esgotamento de água, ele recebeu duas novas saracuras, quatro tartarugas e uma cruz.

História
O Chafariz das Saracuras é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938. Construída em 1795, a obra foi encomendada pelo Mestre Valentim para o abastecimento do Convento da Ajuda, na época situado na praça Floriano, no centro da capital fluminense. Com a demolição do local em 1917, a peça foi transferida para Ipanema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário