PRAÇA GENERAL OSÓRIO





Chafariz tombado acumula detritos na Praça General Osório, em Ipanema

O Globo, com a colaboração do leitor

Márcio Mourão

RIO - O mau estado de conservação do Chafariz das Saracuras, construído por Mestre Valentim em 1795 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938, revoltou o leitor Márcio Mourão, que enviou fotos ao Eu-Repórter , a seção de jornalismo participativo do GLOBO.

"Carnaval atraindo turistas em Ipanema e o Chafariz das Saracuras, na Praça General Osório, abandonado, cheio de lixo e com água parada. Belo cartão-postal da cidade...", lamenta o leitor, que fez a foto do chafariz na manhã deste domingo (27).

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva), responsável pela Gerência de Monumentos e Chafarizes, disse que, "com o carnaval e o aumento de fluxo de pessoas, o chafariz suja mais rápido. Como a bacia está no nível da praça, fica muito mais vulnerável ao acúmulo de lixo preso na água".

Segundo o órgão, a limpeza superficial do lago é feita "dia sim, dia não". O órgão também informou que esvaziou e limpou o fundo do chafariz na semana passada e agora está voltando a enchê-lo, "o que leva em torno de duas semanas nesse período seco e quente."

A construção do chafariz foi encomendada ao Mestre Valentim para abastecer de água encanada o Convento da Ajuda, onde hoje é a Cinelândia. Pronto em 1795, ele foi doado ao município em 1917 e transferido para a praça de Ipanema. Em 2008, o chafariz foi restaurado e reinaugurado , mas só foi reativado em agosto passado. Em novembro, duas das saracuras que dão nome ao mobiliário foram roubadas .

Nenhum comentário:

Postar um comentário