DOMINGO DE CARNAVAL





Folia na Zona Sul

Blocos 'Que Merda é essa?' e 'Simpatia é Quase Amor' reúnem 85 mil foliões em Ipanema

Bruna Talarico e Renata Leite

RIO - A passagem do bloco Simpatia é Quase Amor, na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, mostra que a energia dos foliões ainda está longe de acabar. Segundo a Riotur, cerca de 75 mil pessoas acompanharam o desfile neste domingo de carnaval. O mesmo número de foliões que marcaram presença no desfile realizado no último dia 26. Também em Ipanema, o 'Que Merda é essa?' recebeu um número menor de pessoas: cerca de 10 mil. A polêmica, no entanto, esteve presente desde a preparação do bloco , que desfilou ao ritmo do "é proibido proibir".

A camisa e o enrendo do Que Merda foram alvo de críticas, por fazer uma sátira ao parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), que, ano passado, vetou a distribuição às escolas públicas do livro "Caçadas de Pedrinho", de Monteiro Lobato, por considerar racistas algumas de suas passagens.

Foram distribuídos pelo presidente do bloco, Paulo Costa, cerca de 100 cartazes com frases que satirizam o parecer de 2010 e o Conselho Nacional de Educação (CRE), que classificou o livro de Monteiro Lobato como racista.

"Atirei o pau no gato: incitamento à violência", e " O teu cabelo não nega: racismo", são algumas das inscrições atribuídas a "delegacia do patrulhamento ideológico" citadas nos cartazes.

Desfile do Simpatia mobilizou 200 guardas municipais

A bateria composta por 150 integrantes usavam chapéus feitos de folhas de coqueiro secas, no espírito irreverente que é tradicional no bloco.

Desde 1985, o Simpatia leva as cores amarelo e lilás para uma das avenidas mais nobres. Famílias inteiras compareceram ao evento, como aconteceu com Luiz Carlos Gouveia Junior, que levou os filhos de 8, 7 e 4 anos de idade. Para garantir a segurança, ele colocou pulseira nas crianças, com o telefone de contato tanto dos pais quanto de parentes que ficaram em casa.

- Procuro ficar sempre nas esquinas das ruas, para ter uma rota de fuga em caso de confusão - disse Luiz.

O coordenador da Riotur, Alexandre Martins, disse que o carioca está entendendo como a organização é importante neste tipo de evento:

- Estamos com funcionários nas filas dos banheiros, o que tem feito diferença para manter a ordem. Como estou na rua, também uso os banheiros químicos e fiquei no máximo por nove minutos aguardando a vez.

O desfile do Simpatia é Quase Amor mobilizou 200 guardas municipais, 30 agentes de controle urbano, 40 operadores da CET-Rio e mais 44 operadores de trânsito contratados pela Riotur e pelo bloco. Ao longo do trajeto, estão expostos 200 banheiros químicos e 12 containeres sanitários, que estão conectados à rede de esgoto e de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário