DESORDEM

Desordem

Punição aos mijões dos blocos de carnaval do Rio

Artigo do leitor Milton Corrêa da Costa

O carnaval de rua, não há mais dúvida, está de volta com toda força ao Rio de Janeiro. Neste reinado de Momo, e aí está outra certeza incontestável, o número de foliões que participarão dos desfiles dos 390 blocos, sem falar nos não catalogados pela prefeitura municipal, crescerá em relação ao ano passado. Os congestionamentos de trânsito, também não há dúvida - quem puder que deixe o carro em casa - ocorrem com mais intensidade, não só pelo aumento natural da frota de veículos, mas também pelo crescimento do número de foliões nas ruas. Afinal de contas, ninguém é de ferro e o carnaval é uma importante válvula de escape para esquecermos momentaneamente os problemas e os afazeres do cotidiano. Uma festa popular, em que a irreverência do sair do sério, dentro de limites de regras sociais e respeito ao próximo, nada tem de mal. Relaxar a mente e cair na folia é um direito de todos.

"
Quem urina na rua, além de transgressor da lei, é, sobretudo, mal educado
"
--------------------------------------------------------------------------------
.No entanto, da mesma forma que a alegria cresce, também aumenta o número de 'mijões' detidos em desfiles de blocos carnavalescos. Somente no último final de semana - vide a edição de 'O GLOBO" de 01/03/2011 - chegaram aos 214, os detidos por guardas municipais e outros controladores da ordem pública. O plantão de algumas delegacias policias congestionou devido ao número de infratores. Por mais que cresça o número de banheiros químicos - são 13 mil os instalados na cidade este ano - os mal educados 'mijões' continuam a fazer xixi em qualquer canto. Tomam cerveja, enchem a bexiga e 'tome xixi" por tudo que é lado.

Sob o efeito do álcool, alguns depois dirigem e causam tragédias. Parece que se sentem desinibidos e "autorizados" a praticar o crime de atentado ao pudor e a conduta anti-social que impregna de odor a chamada Cidade Maravilhosa. Talvez se esqueçam que a urina tem bactérias expelidas pelo organismo e um cheiro desagradável. Os turistas que aqui comparecem para ver o mais famoso carnaval do mundo, não têm dúvidas, devem apontar tal prática indesejável como um dos pontos negativos da grande festa. Alguma medida mais drástica, além, é claro, de um maior planejamento estrutural, terá que ser tomada pelas autoridades competentes para desencorajar os 'mijões' do carnaval. Quem sabe, tornar o crime inafiançável. Uma lei muitas vezes só é respeitada - vide a Lei Seca - pela sua rigidez. Quem urina na rua, além de transgressor da lei, é, sobretudo, mal educado.

Que se curta com toda a alegria e irreverência a maior festa popular do mundo, mas que se respeite também as regras mínimas de civilidade. Urinar na rua é um ato de desrespeito à sociedade. Puna-se, com o máximo rigor, os indesejáveis e deseducados mijões do carnaval. "Tá com vontade de fazer xixi, não faz aqui......" diz o refrão da nova marchinha do famoso compositor, João Roberto Kelly. Votos de que os 'mijões' compreendam o objetivo social da marchinha de carnaval. Quem for cair na estrada ou circular pelas cidades, lembre-se também que haverá fiscalização da Lei Seca. Se for dirigir, não beba. Se beber, não urine na rua. Cumpra-se a lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário